Palocci, o inservível, vira tábua de salvação da Lava Jato

Durante meses, a Procuradoria Geral da República negociou a delação de Antonio Palocci.

Alto dirigente do PT, ministro de Lula e de Dilma, pelas posições ocupadas nos governos petistas, ele seria, é claro, o “canhão” de maior calibre para atingir os alvos que, todos sabem, eram as “jóias da coroa” para a lava Jato.

Durante um ano, preso, Palocci negociou com os procuradores do Paraná ,louco para sair da prisão – estava detido desde setembro de 2016 – mas não conseguiu apresentar quaisquer provas do que dizia.

Numa cena inédita, a dizer num depoimento diante de Sérgio Moro, a anunciar que falaria tido o que o mestre mandasse.

É insuspeita a declaração do procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, o cérebro por trás de Deltan Dallagnol, à Folha:

Demoramos meses negociando. Não tinha provas suficientes. Não tinha bons caminhos investigativos. Qual era a expectativa? De algo, como diz a mídia, do fim do mundo. [A delação de Palocci] Está mais para o acordo do fim da picada.”

Tudo o que Palocci dizia o tornava uma espécie de “super-Delcídio do Amaral”: muito barulho, nenhuma substância.

A Polícia Federal, porém, foi buscar Delcídio no lixo e construiu uma delação para chamar de sua.

Foi, como já chamei aqui, a delação- xepa.

E produziu um depósito de acusações sem provas, ou com algumas absolutamente ridículas, como os supostos diálogos que mantinha com motoristas sobre dinheiro que estaria levando quando tinha encontros com Lula. A “prova” seria ter tido reuniões com Lula, o que só surpreenderia se não tivesse havido, dado o posto que ocupava.

Desde a véspera da eleição presidencial – então por obra de Sérgio Moro – a cloaca palociana vem respingando pelos jornais. Nenhum dos empresários que firmou delação premiada pôde dizer que destinou dinheiro a Lula, exceto Marcelo Odebrecht e, assim mesmo, dizendo que Palocci era o único agente destes pedidos, sucedido por Guido Mantega. Mantega, como todos sabem, é alguém que, posto a tomar conta de uma tartaruga, deixaria duas fugirem.

Agora, com a Lava Jato em baixa, a delação “fim da picada” tornou-se a tábua de salvação em que o lavajatismo se agarra, vazando vídeos e textos onde a melancólica figura se espalha em declarações que não são senão uma resenha de todas as acusações que, durante anos, foram feitas ao ex-presidente.

Com pouquíssima efetividade, aliás, porque Palocci tornou-se um monturo deprimente, quase um monumento à capacidade de alguém tornar-se sórdido para livrar a pele e o bolso, porque assegurou também conservar patrimônio que não tem como explicar.

Virou o Delcídio de Ribeirão Preto, ainda que piorado.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

17 respostas

  1. Uma vez assisti um filme alemão (que pena, queria assistir de novo mas não lembro o nome) cujo protagonistas havia sido inquiridor na Alemanha Oriental. Ai ele explicava seus métodos para saber se o inquirido estava mentindo. Um deles é bem coerente e fácil de perceber. Quando a pessoa mente, ela conta sempre a mesma versão, praticamente sem mudar as palavras ou as frases. Quando ela conta a verdade, cada vez ela fala de um jeito, mudando os termos para outros de mesmo significado, alterando a ordem dos fatos, enfim, ela não decorou nada, ela simplesmente se lembra do ocorrido e conta de formas diferentes, conforme as circunstâncias.
    As delações de Palocci são claramente invenções. Não trazem as marcas da verdade.

    1. Também acredito nessa constatação. Mas a Globo ficar amarrada a esta estupidez para tentar enganar seu público pela milésima vez, é um absurdo. É como se esconder a mentira na folhagem durante todo o tempo, sem levar em conta a mudança das estações. Quando o inverno chega, a folhagem desaparece e o que nela se esconde fica inteiramente à mostra.

      1. A globo está no seu papel. Absurdo é que um número considerável de pessoas ainda acredita nessas manipulações. Vivemos num país de idiotas.

  2. O que nos leva à reflexão: quem foram os gênios por trás das nomeações de figuras como Palocci, Janot, Moreira, Fux, Barroso?

  3. Me desculpem, sei que não é a hora mais adequada, mas quando tudo isso passar um dia será preciso entender e explicar o porquê da presença de figuras da estatura de um Palloci, de um Geddel, de um Lobão, de um Temer, de um…ocupar o lugar que ocuparam em um governo popular e democrático. O pragmatismo falhou en seu próprio campo, ou seja, o de garantir um mínimo de governabilidade, ele foi a origem e a razão da ingovernabilidade. Ou de fato criamos maiorias fiéis na Câmara e no Senado ou nunca teremos paz no presidencialismo nacional.

    1. Quer um governo popular de fato ? então coloque na câmara e no senado pessoas vinculadas a partidos de esquerda. Caso contrário você terá que fazer composições para conseguir governar e avançar a duras penas. Em todos os mandatos, de Lula e Dilma, a população nunca permitiu ao governo ter maioria de fato nas duas casas legislativas, portanto, fez-se, o que era possível para governar.

      1. É verdade mas há uma contradição aqui, o PT cresceu não por fazer composições mas por pagar o preço por dissentir. O PT não embarcou na Aliança Liberal com Tancredo à época do Colégio Eleitoral, nem no Governo Itamar quando do impeachment de Collor, e mesmo apesar das derrotas políticas manteve-se na oposição contra os dois mandatos tucanos. Não foram a carta aos brasileiros ou aliança com o PMDB que garantiram quatro vitórias nas presidenciais mas essa resistência de 20 anos além é claro dos bem sucedidos governos petistas. O PT como partido ainda é arma política mais eficaz é ele que permite permanecer por mais de 35 anos como alternativa política viável para um projeto de país democrático e solidário. Parece que nós petistas de carteirinha ou de coração ainda não perceberam essa importância. Nossos adversários no entanto sabem desse poder e tem feito de tudo para destrui-lo.

  4. É emocionante, assistir a tudo isso! Mesmo depois de um ministro do Supremo dizer em plena corte com todas as letras que as delações da Lavajato foram obtidas sob tortura, sendo que o Palocci é notoriamente o mais torturado, mesmo assim a Globo apela pela milésima vez para sua delação absurda e já considerada incrível pelo próprio Ministério Público! A Globo está em plena crise de desespero, e não procura outra saída senão a de se afundar mais e mais na mentira que espalhou de que o Lula é um corrupto. Eles por lá tentam sustentar a risível tese de que Paris está homenageando um corrupto, e dentro em pouco vão dizer que a ONU, a Suécia e o mundo inteiro fazem o mesmo. Nesta última tentativa de recuperar seu velho poder de desinformar, a Globo entrou pelo caminho errado. Vai ficar gritando sozinha afundando na areia movediça, aos olhos do mundo inteiro.

  5. Usando o genuíno baianês para comentar o texto. Esse Palloci tá querendo tirar agente de otário é? Num tô comeno reggae! Esse sujeito é um punhetinha.

  6. Palocci é o delator de plantão,queridinho da globo e preferido dos golpistas.A cada denúncia demolidora do Intercept,ignorada pela globo,chama o Palocci….. e lhe dão toda a repercussão.Só mesmo o boner e o Homer Simpson para acreditar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *