Otários

Na Folha, hoje, Nélson de Sá repercute o que já há alguns dias vem saindo na imprensa econômica internacioal.

A China está a um passo de um acordo comercial – as estimativas variam em torno de US$ 30 bilhões por ano- com os Estados Unidos.

Suas exportações de manufaturados e importações de semimanufaturados ficariam livres ou aliviadas de sobretaxas.

O Financial Times, diz Nélson, diz que a compensação seria “a importação maior, por parte dos chineses, de produtos agropecuários como soja, carne bovina e aves”.

A compra de US$ 10 bilhões em soja já foi comemorada pelo Secretário de Agricultura de Trump, Sonny Perdue.

Mesmo que você não seja um Chicago Boy de Paulo Guedes deve saber quem vende soja para a China, não é?

Idem carne bovina e aves.

O título resume tudo: “China oferece comprar dos EUA o que hoje compra do Brasil”.

O mix de cegueira ideológica e estupidez geopolítica fizeram este governo (governo?) começar chacoalhando as relações com a China, nosso maior parceiro comercial  e fonte imensa dos capitais que eles dizem tanto querer atrair, para puxar saco, escandalosamente da administração Trump.

Claro que os idiotas vão ganhar uns jantares em churrascaria e um tablados, para nos exibir como aqueles latinos bonzinhos, que abanam a cabeça, o rabo, e se comprometem a ser fiéis aliados dos EUA nestas terras selvagens do Sul.

Mas business, mesmo, vão fazer com quem tem dinheiro e fome de compras.

Os chineses, com seus milênios de paciência e determinação, não fazem barulho, fazem negócios.

E os nossos ruralistas – que enriqueceram com a ação do Estado brasileiro – ocupação do cerrado, terras baratas, subsídios governamentais, isenções de impostos, tecnologia da Embrapa, investimento em rodovias e ferrovias – usam a cabeça para colocar chapéu de cowboy e sonhar com o dia em que possam andar com o coldre à mostra.

E vociferando contra quem lhes compra a produção.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

57 respostas

  1. Gente, eu achei que a coisa seria ruim, mas nem meu pior pesadelo é tão horroroso. E por incrível que pareça começo a sentir saudades de um Delfim Neto, Roberto Campos, Simonsen até do Jarbas Passarinho, embora de direita eles eram/são inteligentes e nacionalistas. Quando a janaína pasqual, como bem frisou o Brito postagens atrás, parece sensata a coisa está Muiitttoooo ruim.

  2. rsrsrsrsrsrs……rindo até a tampa dos brancos europeus sulistas, dos “puros do sudeste e centro-oeste”, onde o agro-negócio é fortíssimo. Apoiaram o Boçal Nato e agora vão enfiar a soja, frango e carne bovina no rabo, onde já enfiaram o cabo das panelas das passeatas ridículas de 2014-5-6. E o nosso Nordeste lindo aqui que “não sabe votar, é?”………..kkkkkkk

    1. Me arruma um lugarzinho aí para rir com você. Já vou avisando, a alegria pela fria que estão entrando os ruralistas é tão grande que o riso será estridente e prolongado. E se alguém argumentar que é o Brasil todo que perde, retruco que foi o Brasil que elegeu esta pústula de governo. Bem feito!

    2. Acontece que o Grande Plano não é só acabar com o agronegócio. É tomar o agronegócio. Poucos sabem jogar xadrez como os Estados Unidos. Eles pressionam a China por equilíbrio na balança comercial. A China vê que não há mais razão para continuar fazendo negócios com um governo sulamericano que a hostiliza. Então, os bilhões de dólares em soja que compra do Brasil, passa a comprar dos Estados Unidos, que não têm escrúpulo algum de negociar com os “comunistas”. E os donos do agronegócio do Brasil vão para o vinagre. Lá no vinagre, aceitam vender seus negócios para as grandes multinacionais americanas que dominam globalmente o setor. Os governos entreguistas do Brasil, a estas alturas, já fizeram leis muito aplaudidas pela mídia traiçoeira, permitindo que estrangeiros comprem até um bilhão de hectares no Brasil, se quiserem. E o Brasil volta a ser grande produtor, mas nada mais é brasileiro. Todo o lucro dado pela terrra vai para os cofres de fora do país. Toda a sofisticada tecnologia desenvolvida no país vai para mãos estrangeiras Os antigos donos vão ser gerentes e capatazes dos barões e acionistas americanos.

      1. “(…)Estados Unidos, que não têm escrúpulo algum de negociar com os “comunistas”.(…)”

        Viram, bolsominions, olavetes, militares senis do Clube Militar, o que é política “sem” ideologia? Aprendam com o Trump.

      2. Resumindo;essa cambada no poder ,assim como a gente rica,sequer sabem ser capitalistas.

        1. Caçador, é que um BURRO é um burro, seja ele rico ou poderoso… Há muitos e muitos anos, eu já dizia para meus filhos não se enganarem com as aparências: um filho-da-puta é um filho da puta, seja andando de ônibus seja dirigindo uma BMW.

      3. Bravo, pelo resumo da ópera bufa. minha dúvida é se os antigos donos vão ser capatazes ou irão se juntar ao $ que está bem aplicado no exterior.

  3. Anos de trabalho para conseguir mercados para o Brasil, milhões de brasileiros que dependem direta, ou indiretamente do agronegócio > tudo indo pelo ralo.
    O mais intrigante é que a defesa dos interesses dos americanos representada pelos capachos milicianos continua alta (cerca de 39%).
    Os barões do agronegócio que apoiam essa quadrilha agora vão se dedicar ao rentismo e deixarem o barco afundar sem dar um pio?
    Veremos nos próximos capítulos dessa novela sobre a insanidade coletiva.

  4. Este país é amaldiçoado com.uma “elite” branca, ignorante, reacionária e escravocrata que espalha sua estupidez pelos campos e pelas cidades desde 1500. E só fica a cada século mais burra. Caminhamos muito mas mentalmente essa turma nunca saiu do século XVIII. Um campo miserável que só produz riqueza para os coronéis e seus herdeiros, todos pendurados nas tetas do Banco do Brasil.

  5. Será que a soja serve como substituta de areia para gato?

    Se ficar baratinha com o grande excedente aqui dentro…é um caso a considerar.

    1. Ia sugerir que um dos ministros notáveis desse governo (sic) baixasse mais uma norma dizendo que após cantarem o hino nacional três vezes e tirarem as fotos oficias gritando o slogan do Bozo, eles seriam obrigados a comer carne de soja…
      Mas parece que também teremos excedente de carne de gado e frango….

      Triste dias.

  6. PHA, no seu afiadíssimo blog, assim como o duplo Expresso, que dá voz ao embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, já vinham cantando essa pedra há muito tempo. Quero ver esses agroidiotas, com a EMBRAPA privatizada e entregue a uma multinacional estadunidense ou européia, sem o crédito barato do BB e sem os refis e perdões de dívidas (só para eles porque o trabalhador que pedir um empréstimo caro e atrasar uma prestação tem até os bens confiscados pelo banco) e agora sem o mercado do Planeta China para comprar suas commodities agrícolas vociferarem contra os governos do Partido dos trabalhadores. Vão ‘tomar na tampa’ até arder. Se quiserem sobreviver, terão de produzir alimentos para o mercado interno; e os brasileiros não se alimentam de soja ou de cana de açúcar.

  7. Foi nisso que deu deixar um povo ignorante dar palpite nos destinos de um país do tamanho e riqueza como o brazil. A ignorância nivela ricos e pobres. Pior para os ricos, porque estes idiotas tiveram boa educação e tem todas as possibilidades de serem bem informados. Pobre, como diz Bozo, só serve pra votar com um diploma de burro no bolso. Plim-plim!

  8. SAINDO O ACORDO COMERCIAL DA CHINA COM OS ESTADOS UNIDOS
    O AGRONEGÓCIO QUE ELEGEU O PSICOPATA VAI QUEBRAR,ISSO PORQUE TRUMP É LOUCO MAS NÃO COME BOSTA COMO O PSICOPATA E NÃO SAI POR AÍ FALANDO MAL DA CHINA E DOS CHINESES ,NÃO OS CHAMA DE CÂNCER DO MUNDO A SER EXTIRPADOS,IMAGINEMOS A INDÚSTRIA QUEBRADA POR FALTA DE TECNOLOGIA E O PARASITA SOCIAL AGRO DEIXANDO DE TER RECEITA,SEREMOS ENFIM UM PORTO RICO PIORADO,SEREMOS A COLÔNIA MAIS PAUPÉRRIMA DOS U S A.

    1. Boçal Nato diz que é contra as drogas, mas deve fumar cigarro de bosta de boi mofada.

      O chanceler também deve fumar desses, só que é fumante inveterado.

    2. Apenas uma observação ao seu excelente comentário.
      O Trump também esbravejou com os chineses, e muito.
      Só que o Trump tem cacife suficiente pra blefar com os chineses, ou seja, ali é briga de cachorro grande.

      Já por aqui, os midiotas acharam que também poderiam blefar e brigar com os chineses…
      Mas esperar o quê de pessoas que chamam um idiota de mito???

  9. Olha só como são as coisas:
    – governo do Capitão Bozo, obedecendo às ordens de Trump, diz que Brasil fará mais negócios com os EUA e menos com a China.
    – governo chinês se prepara para dar um pé na bunda do agronegócio brasileiro e aumentar o comércio com os EUA.
    – secretário de Trump COMEMORA o acontecimento.

    A definição de otário foi atualizada no desgoverno do Capitão Bozo.

  10. Não foi por falta de aviso

    pois é ..O ATAQUE a JBS e BRF não foi de graça ..a desconstrução das empreiteiras ..a demolição de Eike Batista muito menos ..O ATAQUE a Petrobrás e Embraer também fizeram parte do enredo ..a tomada da pré sal, nem se fala

    Pior que muito progressistas, achando que o “sistema” desabaria, bateu palma pra LOUCO dançar ..e muitos ditos informados, pensavam que nossos vaticínios eram delírios ou fantasias de incauto

    ..e agora isso ..a verdade é que os EUA nos querem como quintal, como mercado consumidor formado por ENDIVIDADOS precarizados – um tipo de gente que não tem ambição nem forças pra reivindicar ou ambicionar NADA, sem sindicado, sem proteção trabalhista ou social ..uma gente que esta longe de ser uma classe média (status tão criminalizado por outros abestados ditos de esquerda)

    Doutra feita, fora equacionar seus próprios problemas ..os BRICs, em especial a CHINA, já viram que o BRASILEIRO não é de confiança, que o BRASIL não é uma NAÇÃO – que tem risco de perder, ou doar, seu território – que é um país que não tem tutano, passado, história, portanto, fora pressionarem pra este TITERE fétido cair – este sub humano e seus filhos – tratam agora de equacionar seus problemas geopolíticos sem ter que se preocupar em carregar o BRASIL pra fora do atoleiro em que se meteu.

    FATO – não fosse a CHINA (que tb trouxe lá alguns problemas), até hoje estaríamos presos as amarras do FMI ..e HOJE, graças ao BOZO e sua trupe – INCLUSIVE AS FORÇAS ARMADAS que, por covardia, não sabem nem querem falar MANDARIM, russo ou bengali – nosso país é devolvido sem resistência aos domínios do tio SAM, numa rendição INGLÓRIA, sem pedir nada em troca, meio que implorando pra ser o GANDULA do jogo.

    ..são uns PARVOS mesmo, e o povo mais ainda, essa é a dura realidade

    e pra quem pensa que apostar no quanto pior melhor eu reflito :da crise do Iraque, Afeganistão, Egito, libia e Siria recentes, vc viu nascer algum país por acaso ? ..esse é o preço quando o IMPERIO te toma
    de assalto.

  11. ESSA MILICADA ANTIPATRIOTA NOS ENVERGONHA PERANTE AS FORÇAS ARMADAS DO MUNDO;80% DA EMBRAER PASSANDO PRA BOEING NÃO É FUSÃO É VENDA DA MAIOR INDUSTRIA AERONÁUTICA DA AMÉRICA DO SUL.

    1. Não existe esse negócio de que a Embraer está sendo vendida à Boeing.
      Está é sendo doada.
      E, se tiver alguma dívida, ainda vão deixar para que os cofres públicos paguem!

  12. Trump comunista! Virando as costas para nossos valores brasileiros e fazendo negócios com os globalistas do Consenso de Moscou!
    Bozo tem que derrubar esse comuna e colocar alguém desideologizado em seu lugar. Melhor propor uma colaboração com o judiciário de lá.

    1. Não há mais dúvida possível: Trump foi cooptado por Kin Jong Un, age sob sua supervisão e a soldo de Pyogyang!
      É evidente que essa tal “reunião” em Hanói foi agendada apenas para que ele recebesse ordens do raivoso bolchevique!

  13. O agro-negócio é POP (patetas, otários e perdidos). Se perdermos a China, vamos vender para o Butão, Suriname, Liechtenstein, Vaticano e Guiana. Juntando tudo, podemos exportar uns 4 caminhões de soja, 2 de frango e 3 de carne. E a economia será salva!

    1. Não concordo, você é pessimista, parece que torce contra. Tenho fontes muito confiáveis que garantem que podemos chegar a 3 caminhões de frango também.

  14. Não é à toa que Bolsonaro bate continência à bandeira ianque. É a quem ele serve, como nem prova o baita negócio que arrumou para os gringos mandando por água abaixo contratos e possibilidades que o Brasil tinha com os chineses.
    E os nossos barões do agronegócios também devem estar muito felizes, não é? Afinal, não é todo dia que têm oportunidade de ver negócios de 30 bilhões de dólares voando janela a fora.
    E tudo porque tiveram a inteligência de lutar pela prisão de quem lhes favoreceu com mais de uma década de crescimento e bons negócios, preferindo trocar tudo isso pelo apoio a um energúmeno que fez toda uma campanha presidencial (aliás, pautada em fraudes) declarando aos quatro ventos que iria fazer exatamente o que está fazendo, arrebentando o Brasil e seu povo. E, claro, o “nada ideológico” pessoal do agronegócio.
    Há uma história segundo a qual cada um colhe o que planta. E o pessoal do agronegócio “plantou” o clã Bolsonaro na Presidência da República.

  15. Kkkkkkkkkkkk chupa ruralistas de merda!!!! Olha onde a ideologia coxinheira levou vcs seus otários!!!!!

  16. sensacional
    assim esses defensores do traste vão ter que se preocupar em sobreviver – e não de persguir MTST e Índios

  17. Sei que o povo é quem mais sofrerá… mas torço para que a China deixe de importar produtos do agronegócio brasileiro.. quem sabe esse povo fascista não acorda para o governo que ele elegeu? Vai ser muito bom ver latifundiário reclamando… assim como já vimos os produtores de leite…

  18. Atenção agroboys: “É a Economia, estúpido.”
    Haverá mega-quebradeira no cerrado. Fazendas empresariais serão adquiridas a preço de banana pelo Mercado Internacional.

  19. Eu continuo esperando a carne encalhar nos frigoríficos, o preço cair, para fazer bastante churrasco.

  20. Tudo isso é culpa da elite (grandes empresários, banqueiros e multinacionais) que foi pedir aos Isteites, em 2003, uma ajuda para retirar do poder a esquerda que acabava de chegar lá. Ela sabia que, em eleições, não conseguiriam tão cedo. Os “do norte” colocaram na mesa o preço e os bobocas daqui acharam que era barato. Deu no que deu.

  21. na época do fhc esses fazendeiros viviam rolando as suas dividas, graças ao Lula que abriu o mercado Chinês, eles ficaram todos milionarios, tomara que voltem a viver de empréstimos!!!

  22. Eu sou de araxa triangulo mineiro,região leiteira e de cana.Era dono de um bar por mais de 30 anos e minha clientela sempre foi predominante de fazendeiros.Na epoca de fhc as terras no brasil eram muito baratas.Uns tres anos antes do Lula assumir,um cliente meu vendeu suas terras por 10 mil o alqueirão.Hoje,as mesmas terras valem cerca de 150 mil.E mesmo assim eles não deixam de malhar o Lula.

  23. Não vai ocorrer quebradeira no agronegócio. Será feita apenas uma troca do comprador. Sai China e entra EUA. O agro vai perder parte dos lucros. O Isteites vão revender toda nossa produção para a China aumentando seus lucros. Os “do Norte” são muito espertos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *