Os pedófobos

Saiu ontem no The New York Times e, hoje, a Folha reproduziu a história das crianças detidas nos Estados Unidos de Donald Trump, separadas dos pais, imigrantes.

Reproduzo o trecho inicial, suficiente para embrulhar o estômago de quem não tenha resistência para ir até o final.

Basta ler para comprovar que a imensa riqueza e poder daquele país não têm mais nada a ver com os seus pais fundadores, inspirados nos ideais humanistas da do século expressos na Declaração de Independência dos Estados Unidos da América:

São verdades incontestáveis para nós; todos os homens nascem iguais; o Criador lhes conferiu certos direitos inalienáveis, entre os quais os de vida, o de liberdade e o de buscar a felicidade…”

Os pais destes meninos e meninas foram fazer exatamente isso: buscar a felicidade.

O que encontraram está descrito na reportagem de Dan BarryMiriam JordanAnnie Correal  e  Manny Fernandez .

Limpar banheiros, seguir regras: os
dias das crianças imigrantes na detenção

Seja comportado. Não sente no chão. Não compartilhe sua comida. Não use apelidos. E é melhor não chorar. Se você chorar, isso pode prejudicar seu processo.

As luzes são apagadas às 21h e acesas ao amanhecer, e depois disso você tem que arrumar sua cama seguindo as instruções passo a passo fixadas à parede. Lave o banheiro e passe pano no chão, escove as pias e privadas. Depois disso é hora de formar uma fila para o café da manhã.

“A gente tinha que fazer fila para tudo”, recordou Leticia, uma garota da Guatemala.

Pequena, magra e com cabelos pretos compridos, Leticia foi separada de sua mãe depois de elas terem atravessado a fronteira ilegalmente no final de maio. Ela foi enviada a um abrigo no sul do Texas, um dos mais de cem centros de detenção encomendados pelo governo para abrigar crianças migrantes, espalhados pelo país e que são um misto de escola interna, creche e presídio de segurança média. Esses centros são reservados para pessoas como Leticia, 12 anos, e seu irmão Walter, 10.

A lista de proibições do centro incluiu a seguinte: não toque em outra criança, mesmo que essa criança seja seu irmãozinho ou irmãzinha.

Leticia queria dar um abraço em seu irmão menor, para deixá-lo mais tranquilo. Mas, recordou, “me disseram que eu não podia encostar nele”.

Aqui, o texto na íntegra, na Folha.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

18 respostas

      1. Os imigrantes indesejados são tão considerados não pessoas como os negros de Tuskegee. Essa é mais uma história estadunidense. The United States way of life.

  1. De um País governado por um psicopata, esperar o que? Mais triste é a passividade do governo golpista brasileiro nessa questão: omisso, covarde, apequenado e com terrível acomodação à condição de colônia.

    Entendeu, o motivo de Lula ter que voltar a presidir oi Brasil? Nos 13 anos de governos do PT, nossa Política Externa “não fala alto com a Bolívia, nem baixava a voz pros EUA”.
    #VoltaLulaEstaoApequenandoNossoPais

    1. O governo americano é isto desde muitas décadas atrás. O bufão alaranjado só lhe deu ares de ópera.

  2. Gostaria que vcs publicassem uma análise sobre as crianças Venezuelanas. Nem precisam ir a outros países. Basta dar um pulo em Roraima. Ou as crianças nos EUA valem mais que as venezuelanas?

    1. Que comentário estúpido.
      Por causa do golpe, o Brasil está voltando ao mapa da fome, a mortalidade infantil aumentou, a vacinação diminuiu, o sarampo e a poliomielite voltaram, para falar o mínimo. E você preocupada com as crianças da Venezuela?
      Maduro não é um santo, mas se existe carência de produtos essenciais na Venezuela, é por causa do boicote comercial dos EUA e não dos abusos de Maduro.

    2. A questão fundamental é que a Venezuela estä fraturada, um lado não aceita ser governado pelo outro. Assim como no Brasil. O que não justifica vir um país de fora dar pitaco e dizer que lado deve exercer o poder. A internet deu voz a todos e a grande utopia é achar que a democracia do outro não vale.

  3. Crueldade, é claro!…Mas o que esperar de um país que chegou a fazer oficialmente o experimento de Tuskegee?!…

  4. Me deu vontade de vomitar!. Se fosse no México e as crianças americanas, eles jogariam uma bomba lá.

  5. LEMBREM-SE SEMPRE… IANQUE SÃO O CÂNCER DA HUMANIDADE!
    LEMBREM-SE DAS DEZENAS DE MILHÕES DE MULHERES, CRIANÇAS, JOVENS, HOMENS E MULHERES DE ALDEIAS INDÍGENAS TRUCIDADAS! PELAS FORÇAS NOBRES E LIBERTADORES IANQUES! ISTO OCORREU EM SOLO DOS EUA…
    DIZEM ELES QUE ISSO REPRESENTA O “DESTINO MANIFESTO DA NAÇÃO IANQUE”…
    SE O DIABO EXISTE, DEVE TER SIDO O DEMÔNIO QUEM OS CREDENCIOU…

  6. Não gostei da gramática ” Leticia foi separada de sua mãe depois de elas terem”.Onde se usa “de elas” poderia muito bem usar “delas” ou “terem-na atravessado”.A preprosição de +a =da ,de + o= do ,de +elas =delas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *