Os outros jogos: os vorazes, do capital contra o trabalho. Adeus, direitos!

vorazes

Enquanto, com todo o direito, o povo brasileiro celebrava sua história e sua alegria na abertura da Olimpíada, outros jogos estão sendo aberto,s quase em silêncio.

O Globo traz hoje o que será a reforma trabalhista do governo golpista.

Tudo será negociado entre aquele que tem todo o poder e os representantes daqueles que só têm a força de trabalho, porque nem mesmo emprego hoje lhes é garantido.

Tudo passa a ser objeto de acordo: férias, 13º, duração da jornada de trabalho e até mesmo os intervalos para almoço e lanche.

Querem chegar àquela vontade expressa pelo empresário Benjamim Steinbruch, do trabalhador comer o sanduíche com uma mão e trabalhar com a outra!

Diz a reportagem de Geralda Doca, em O Globo:

Na prática, tudo o que estiver na CLT poderá ser alvo de negociação.

Não é preciso me alongar aqui sobre a força que cada lado tem numa negociação, desequilíbrio que é ainda maior num quadro onde conservar o emprego já é uma grande vitória.

O espantoso – ou nem tanto – é que existem setores do movimento sindical – em geral, suas elites – que acham muito bom poderem negociar tudo.

Mentira e traição.

A lei trabalhista não impede nenhum benefício a mais.

Intervalos no trabalho não são lazer, do qual se possa abrir mão. São ferramentas necessárias para a saúde e a segurança do trabalhador.

Qualquer pessoa pode ir lá na CLT e ler no artigo 71 que o intervalo, quando a jornada excede seis horas, é para repouso ou alimentação.  Um “gravatinha” pode até dispensar 15 minutos de sua hora , mas imagine um trabalhador da construção civil almoçando em meia hora e em seguida voltando a carregar sacos de cimento ou baldes de concreto…

E é mentira que não possa ser reduzido, se a empresa oferecer e comprovar perante o Ministério do Trabalho, que oferece boas condições para isso (§ 3º). Como é mentira que essa hora não possa ser trabalhada excepcionalmente, sendo paga com o adicional de 50% igual ao da hora-extra, o que ela é, de fato.

Sindicalista que entrar nessa, em nome de “aumentar o poder de negociação” vai ser visto como quem está vendendo o direito dos trabalhadores. Quando não o de suas próprias categorias, o dos trabalhadores sem “poder de fogo” sindical, dispersos, cuja única garantia é a lei que, há mais de 70 anos, Getúlio Vargas fez para defendê-los.

Aqueles que não têm sindicato para brigar e que só podem correr atrás de seus direitos quando são demitidos, porque reivindicar, para eles, é o próprio olho da rua!

Serão tão canalhas quanto os que querem fazer o trabalhador brasileiro voltar a condições escravocratas, não importa se cobertos por um “acordo sindical”.

Modernidade é valorização da vida humana, não a sua redução a ferramenta descartável do dinheiro!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

9 respostas

  1. Somos um povo sem-vergonha. Empresários sem-vergonha e certamente muitos sindicalistas sem-vergonha. Muitos já vimos serem vendidos na privataria e acho que estou vendo ao menos um, a cofirmar em breve futuro.

    A desgraça se abateu sobre o país. O Congresso canalha é mil vezes pior que os canalhas de outros poderes, conhecidos.

    Mercedes parada, outras duas montadoras também. Caminhão é inadequado ao país exceto no transporte em linhas curtas e varejo.
    Arrebenta o asfalto, causa acidentes, e é caro .
    Foi planejado assim pelos “deuses” dos governos passados, fazer o quê?

    Melhor reavaliar o modelo.

    Carros? Ninguem vai comprar um, e é melhor não comprarem.

    Uma nova federação poderia dar direitos a cada estado de resolver seus graves problemas de emprego. E obrigar os políticos a assumirem esse problema.

    Não ha luz no final do túnel.

    O Apocalipse para os pobres e medios chegou antes ao Brasil. Só a Gang dos ricos vai ganhar.

    1. Camarada.

      De todo cenário que traçou, e que concordo, algo surge muito importante, a necessidade de uma nova e real Federação, pois vivemos na verdade um Estado Unitário fantasiado de federação.

      O projeto de “renegociação” de dívida das UF , arquitetado pela equipe de Levy e significativamente PIORADO por Meireles vai transformar nossos Estados em meros territórios federais, com um legislativo de enfeite centrado apenas em negociatas, roubalheira e transaçães ilícitas, menos legislar.

      Vamos romper este pacto federativo inútil, fazermos desabrochar uma NOVA ESQUERDA, livre do PT e de seus erros e inconsequencias, livre do patrimonialismo canalha que o assolou e sobretudo, livre do pacto com as elites rentistas.

      Do caos à LUZ !

  2. Quando os coxinhas dizem defendemos “os nossos corruptos porque são íntegros”, eles também estão de acordo com um governo ilegítimo, que rasga a CLT, institui a livre negociação patrão-trabalhador, jornada de 12 h diárias, sem férias, 13 salários e sem fundo de garantia. Aposentadoria ao 80 anos com um salário. Quem não aceitar que vá se queixar para o bispo ( de preferencia o Feliciano ou Malafaia). E quem protestar o Eliseu Quadrilha já avisou, terá que arcar com as consequências. Não vão mais poder bater panelas nem se vestir de Batman ou se enrolar na bandeira Americana ou usar a camiseta da cbf, porque poderão ser presos.

  3. Já que vai valer o acordado sobre o legislado, que tal o trabalhador exigir que seja depositado em uma conta ¨sua¨, o FGTS e o INSS para que ele mesmo
    pudesse fazer o seu dinheirinho render mais, como achasse melhor, com o auxílio do seu sindicato ou não. Assim poderia aplicar seu dindin , no tesouro
    direto, etcs. E na hora de sua aposentadoria ter um renda muito melhor, e ainda por tabela, acabar com as aposentadorias¨ nababescas de políticos e juízes tipo Moro¨.

  4. A maior vitória dos que se batem pela democracia e contra o impeachment não se dará no Senado, na decisão viciada que em breve será tomada.

    Ela já aconteceu, e foi na consagração da palavra “golpe”. Como nas Guerras do Ópio, nada vai eliminar a expressão “golpe” quando o assunto for tratado pelos historiadores e pela posteridade.

    Todos aqueles que se aliaram na manobra espúria de exterminar 54 milhões de votos serão inevitavelmente conhecidos como “golpistas”.

    Já não há nada que eles possam fazer para evitar a vingança da história. Cada vez que se manifestam a situação só piora para eles.

    São cínicos, são hipócritas, são canalhas.

    E assim serão, para sempre, conhecidos, como os ingleses que destroçaram a China para poderem vender livremente o mesmo ópio que proibiam em seu país.

    (Acompanhe as publicações do DCM no

  5. Segurança do Trabalho é direito do trabalhador. Há uns dias um tal de Marcos Pereira demonstrou projeto para acabar com a NR12.
    Foda-se se teremos trabalhadores multilados.

  6. Há algum tempo que os EUA aplicam esta flexibilização das leis trabalhistas e o resultado é péssimo para o trabalhador. Há uma indisfarçável decadência na qualidade de vida do povo americano graças à ganância e desrespeito das empresas em relação aos seus trabalhadores.Vi recentemente uma comparação entre o trabalho nos EUA, Inglaterra e Alemanha considerando, direito a férias, dias trabalhados por semana, horas trabalhadas por dia, salários e outros direitos versus eficiência e produtividade. Adivinhem: Alemanha disparado na frente. Lá atrás os EUA e a Inglaterra pelo meio, mais próxima dos EUA. Os Alemães trabalham menos horas por dia e por semana, têm férias e feriados garantidos, vários direitos trabalhistas no campo da saúde, locomoção, educação e aperfeiçoamento e outros e rendem mais, são mais eficientes.

  7. Sobre o assunto, aqui mesmo no Tijolaço foi publicado excelente artigo do progessor Nilson lage – http://www.tijolaco.com.br/blog/80-horas-semanais-o-futuro-e-voltar-ao-passado-por-nilson-lage/ .

    Prestem atenção nisso – Ele terminou o artigo com as seguintes palavras: “Parabéns aos trabalhadores que apoiaram o golpe. Felizmente, para mim, eu tenho 80 anos.”
    Essas palavras demonstram claramente o desgosto de um brasileiro de 80 anos ao ver como o trabalho e o trabalhador são tratados nos dias atuais no país, além de apontar para um descomprometimento desse mesmo trabalhador sobre o destino da sua vida laboral.

    * o pai de Nilson Lage começou a trabalhar em 1905. Ele e os seus contemporâneos lutaram pelo regime de oito horas.
    Leiam o artigo inteiro porque bale cada palavra.
    Realmente, a sociedade brasileira está sem rumo, acéfala e é a principal algoz de si mesma.

  8. O primeiro ato da Dilma ao voltar para o governo, se ao menos 30 senadores tiverem um mínimo de amor pelo país onde nasceram, será um decreto presidencial que diga: “Todo e qualquer ato,decreto,portaria ou lei do governo paralelo,ilegal e espúrio ,que tomou o poder via golpe,nos últimos meses, será considerado NULO, a partir desta data”.
    Fica mais fácil do que tentar descobrir todas as canalhices, uma por uma, feitas por Temer,Cunha,Serra,Parente,Meireles,Padilha e demais integrantes da organização terrorista CLG (Corja de ladrões Golpistas) .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *