Os meninos não morreram por falta de alvará, foi o dinheiro

Os meninos do Flamengo não tiveram uma morte horrenda por “falta de alvará”.  Falta de alvará não pega fogo em alguns segundos, falta de alvará não impede que garotos daquela idade, atletas,não tenham chance de fugir de um incêndio que se inicia, falta de alvará não transforma aquelas crianças no que viraram, mercadoria estocada em contêineres para ser vendida, daqui a pouco, a peso de ouro.

Pois foi isso que matou os moleques bons de bola: serem bons de bola e o fato de o Brasil ter voltado a ser um exportador de commodities humanas, cavadas por toda a parte e “peneiradas” por uma associação entre clubes de futebol e “empresários” picaretas, à procura do que possa dar lucro, lucro grande, milionário, com meninos que. com sete, oito anos, são privados da infância porque, além de representarem esta possibilidade, representam também a possibilidade, decerto a única, de tirar a família da pobreza.

Sob os olhos complacentes da mídia, este garimpo se desenvolveu. Distribuíram-se “franquias” de “escolinhas de futebol” pelas periferias e pelo interior, com pouco ou nenhum interesse desportivo ou educacional, mas sempre atentas a um garoto que “pode dar caldo”. De lá, acabam indo para as “peneiras finas”, como a que se incendiou na madrugada de hoje.

Semana passada, por acaso, dirigindo, escutei um programa na CBN onde o ex-jogador Zé Elias e dois psicólogos do esporte falavam da pressão sobre os garotos que vão ser filtrados. E como tudo o que importa é o “corte” que faz, de cem, virarem três ou quatro.  Em nenhum momento se destacou a formação de guris que eram pré ou adolescentes, exceto pelo que tentavam administrar, cheios de medo, das relações com dinheiro e ambições. Escola não era um elemento significativo nas narrativas.

Nada contra o talento, ainda mais para quem, desde criança, embora sem tê-lo nos pés, sempre gostou do futebol bem jogado. Mas tudo em favor das crianças, que não podem ser tratadas assim. Não podem ser apartada das famílias, de seu ambiente cultural, de suas âncoras de formação da personalidade.

Não pode haver o “colégio interno de boleiros”.

A falta de alvará e as 30 autuações do “Ninho do Urubu” só importam por revelarem a cumplicidade com que são tratados os grandes clubes de futebol, porque isso nunca foi notícia, porque a ninguém interessava indispor-se com um grande clube, assim como não havia quem fosse se indispor com a Vale.

O que matou os meninos, está evidente, foi morarem dentro de um contêiner de porta minúscula, forrado de plástico que “lambeu” como o papel fino de um balão japonês.

Não faltavam, na construção do “Ninho do Urubu”, profissionais e técnicos que dissessem o quanto aquilo era inseguro. Mesmo que fosse para tratar crianças como mercadorias preciosas que eram, para os donos da bola.

Se são preciosos, não podiam ser empilhados sem zelo.

Sem o amor e o cuidado que toda criança merece.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

22 respostas

  1. Esses jovens que morreram……soma -se aos muitos brasileiros que morreram em brumadinho……questão de estatística $$$$$$$$$$……nada mais vale maior que lucro

  2. Fico enojada ao ver grandes craques e clubes e cartolas lamentando agora a “fatalidade “…É como na Vale mesmo, todos se calam frente ao poder do dinheiro e depois resolvem lamentar. Deviam lamentar ter compactuado com o tratamento vergonhoso dado em vida aos que morreram.

  3. Eu gosto muito de futebol, como a grande maioria dos brasileiros, mas o fato é que já passou da hora de exigir mais rigor dos clubes de futebol profissional. Geram milhões de reais para alguns atletas e empresários e dão centenas de milhões de reais em prejuízos ao Erário além de utilizar, sem cerimónia , boa parte do aparato de segurança pública do país.

  4. A ideologia capitalista e neoliberal estão matando (literalmente e em sentido figurado) a humanidade.

  5. Acabou o ” Campão da Várzea” fala mais alto a Escolinha do Futebol, com o papai no alambrado, vivenciando seu filho no
    ” Barcelona”.

  6. Em que medida esses meninos, hoje tornados cativos por um mercado canalha, indigno, são diferentes dos seres outrora amontoados em entrepostos nas costas da África, à espera dos grandes negociantes de seres humanos, que os embarcariam em naus fétidas, que arrancariam a vida de muitos durante as travessias. Qual a diferença das escolas de gladiadores? O objetivo é, invariavelmente, o mesmo: lucrar com a carne humana, negociada a peso de ouro. Os anunciantes faturaram muito no dia de hoje, enquanto a tv fazia seu espetáculo emotivo e barato, com manifestações ensaiadas, próprias para essas ocasiões. Amanhã a carne terá sido substituída e o mercado de gente seguirá seu passo. Quem responde por esses meninos?

  7. É uma questão do ponto de vista, para o povão são jovens, para os empresários, produtos.

  8. Tem um tal Karl, que não é o Marx, mas o Polanyi, escreveu um livrinho no final da última Grande Guerra dizendo que a economia de mercado é incompatível com a vida no planeta terra e que a tentativa distópica de fazer do ganho o único móvel da ação humana levaria a destruição da sociedade, da vida humana e da própria natureza. A Grande Transformação de Karl Polanyi e As Origens do Totalitarismo de Hannah Arendt deveriam ser leitura obrigatória e suas lições deveriam servir de alerta e conselho para todos.

    1. Policarpo, verdade. Quando o principio capitalista da Rentabilidade entra em cena, a natureza e os seres humanos são simples ferramentas e meios de produção. Descartados hoje, serão substituídos amanhã, para que a engrenagem do sistema continue girando.

  9. :: * * * * 04:13 * * * * * : Poema “Z”
    Para Dilma, Lula e o PT e todos/as os/as progressistas do mundo inteiro. Sinta-se homenageado/a, também.

    Penso

    Logo(S)

    ReXisto
    :.:
    :
    : * * * * 04:13 * * * * * : Elles (Ou Mal lutar é lutar mal)

    Nunca se viu povo tão idiota
    militando contra a própria sorte!…
    Mesmo toda paciência se esgota
    quando os “fracos” idolatram o “forte”.

    E ainda esperam alguma cota…
    Coitados! Que o tempo não lhes corte
    a memória em meio à tal rota
    da vida indo ainda mais para a morte…

    ……………………………. Cláudio Carvalho Fernandes
    ……………………………. (Poeta (anarcoexistencialista))

    Poema dedicado ao eleiTORADO brasileño, no pós-eleições de 2018…
    :.:

  10. Esse é o nosso Brasil de Brumadinho, da vale e da samarco (com miníscula mesmo). Brasil da escravidão que nunca acabou.

  11. Daqui uns dias deverá ter “peneira” de novo para repor a mercadoria perdida. As famílias e os próprios meninos não podem reclamar das condições oferecidas, pois, se o fizerem, são dispensados. Aí o sonho nem começa.

  12. Os contêineres do “Ninho do Urubu” são a “Boate Kiss” do futebol. É assassinato mascarado de “sonhos dos meninos” pelo futebol e por uma vida melhor. É crime. Mas, os pais até agora estão quietos. A dor da perda dos seus filhos não pode e nem deve calar a denúncia contundente do sistema. Pela memória dos que morreram e para resguardar a vida dos muitos, que a par dos seus sonhos, continuam sendo usados como reserva de mercado dos trilionários negócios do futebol. Aqui, muito bem representado pela rede Globo, que, ao mesmo tempo que produz os cadáveres, hipocritamente, os vela e chora por eles.

  13. O que impressiona é a falta de sensibilidade e lucidez da sociedade brasileira para refletir sobre tudo o que está acontecendo e agir para resolver os problemas e evoluir. Pessoas inocentes estão morrendo devido a ganância e má administração da iniciativa privada, especialmente aquelas que detém alto poder econômico e as multinacionais. A sociedade brasileira é incapaz de deixar as diferenças de lado para buscar soluções para os problemas que enfrenta de forma efetiva e concreta.

  14. Se houvesse seriedade nesta porcaria de justiça, todos os responsáveis já deveriam estar presos preventivamente até apuração total do ocorrido. Isto,para mim, foi crime doloso. Mas o dinheiro sempre fala mais alto, independente seja a tragédia na lama,na água ou no fogo. Desculpem, que bosta isto tudo!!!

  15. Ao q parece eles fizeram primeiro as instalações de trabalho e deixaram a hotelaria, como dizem, para depois. Deveriam ter continuado a pagar uma hospedaria adequada. A ideía de Luxemburgo de usar container era só pra descanso e alimentação. Abusaram da sorte lamentavelmente em insistir com os containers. Agora alegarão q empresas põem fun cionarios em container, q secretariso de educação quiseram por alunos em containers que secretarios de segurança tb sugeriram presos em containers. E justo agora q o Flamengo está sendo bem gerido q nas instalações definitivas o cabeamento é todo subterrâneo e existem os sprinklers q são aqueles chuveirinho de teto q liberam água ao detectarem calor

  16. O repórter Sabiá manda perguntá, tinha disjuntor no circuito dos aparelhos de ar condicionado? Os crimes dos poderosos no Brasil são tratados pela mídia como tragédias! A cadela do fascismo está sempre no cio. O muro fica cada vez mais estreito, tão fino que em breve nele só caberá a pequenez dos covardes.

  17. Não há apenas um culpado, somos todos culpados. Procura-se um ou dois bodes expiatórios: o fiscal, o gerente do CT, o porteiro, o carteiro, mas será que ninguém percebeu que morar em containeres sem rota de fuga era perigoso e colocava a vida dos garotos em perigo? Nenhum jornalista viu? E nenhum denunciou? Agora fico sabendo que o Flamengo ALUGOU os containeres de uma empresa. Ora, então há outros containeres-moradias espalhados Brasil afora, serão todos interditados? Quem fiscaliza a empresa que aluga os tais containeres? Como eu disse, somos todos culpados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *