Os homens que não vão à janela não vêem

Vejo as fotos da marcha em favor do registro da candidatura Lula no Facebook – pois os jornais não se dignam a registrar, salvo por alguma desgraça que aconteça por ali.

Gente, muita gente, a serpentear sobre a grama seca de uma Brasília seca, onde esta época anda-se com uma garrafinha d’água que imita os  odres e cantis os da Legião Estrangeira às beiradas do Saara.

Em geral, os saúdam, dizem ter vontade de estar ali com eles, lamentam não poderem ir.

Outros, porém, cheios de ódio, têm um argumento-padrão: é dia de semana, deveriam estar trabalhando e são, portanto, “mortadelas”, “vagabundos”, etc…

Curioso, em pleno horário comercial, dedicam-se a xeretar as publicações alheias e não à dura labuta de serem, como dizem, os que trabalham e carregam o país às costas, com seus impostos.

Volto a quem importa, aos que desfilam sua pobreza e sua esperança diante dos palácios dos senhores bem-postos, que não saem à rua numa cidade sem esquina e cheias de garagens privativas, nos subsolos.

Eles deveriam ser invisíveis – e em parte o são, porque só a outros a TV multiplica a presença, com transmissões “ao vivo” e o tradicional “famílias inteiras enchem a Avenida Paulista”.

Quando aparecem, são ofensivos, são marginais, são desocupados. São tratados nestes dias com a brutalidade com que os tratam todos os dias.

Deveriam estar nas fábricas, nas lavouras, nos escritórios, onde só, há tempos, se demite.

Deveriam estar quietos na calçada, como camelôs e indigentes, aproveitando a tranquilidade dos momentos em que o “rapa” e a “assistência social”, com seus jatos d’água, estão no almoço.

Aliás, eles próprios deveriam estar almoçando e quem sabe o farão, em barracas, com pratos esticados para pegar a gororoba com que, certamente, “os estão corrompendo”, enquanto o filé da Fiesp para o MBL é uma digna “cortesia”.

Os homens do poder não chegam à janela para ver os pobres senão com medo, medo e asco.

Um velho amigo envia-me um texto do escritor moçambicano Mia Couto:

A maior desgraça de uma nação pobre é que, em vez de produzir riqueza, produz ricos. Mas ricos sem riqueza. Na realidade, melhor seria chamá-los não de ricos mas de endinheirados. Rico é quem possui meios de produção. Rico é quem gera dinheiro e dá emprego. Endinheirado é quem simplesmente tem dinheiro. Ou que pensa que tem. Porque, na realidade, o dinheiro é que o tem a ele.

Mas eles têm outras coisas. Têm a lei, que é lida com os olhos dos endinheirados que a aplicam. Têm os políticos, eleitos pelo dinheiro. Têm os sábios homens da imprensa, que querem estar nos mesmos salões, nos mesmos restaurantes, nos mesmos mundos que eles e não serem Emile Zola ou John Reed e partilharem a poeira dos fatos para saber e sentir como os fatos são.

Eles não vão às janelas, mas o mundo, lá fora, continua a existir, quente, empoeirado e seco, embora não o respirem.

Como não respiram o sentimento daquela gente e de milhões de gentes que, por toda a parte, teimam em resistir com Lula, como a vegetação do cerrado resiste à seca e ao ódio.

Não conseguem ver que só existem procissões quando existem mártires, que só existem mártires quando se praticam injustiças e que só existem injustiças quando não nos reconhecemos como iguais.

Algo que jamais admitirão que aquela gente rota, de pele crestada pelo sol e de rosto curtido pela dureza da vida é igual, senão melhor, do que eles próprios.

Afinal, aqueles não têm nada e querem só um pouco. E eles têm, como sempre tiveram, muito, mas não abrem mão de ter tudo para si.

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

15 respostas

  1. … Os(as) bandidos(as) de toga tomam mais um drible da vaca dado pela eminente defesa do eterno presidente Lula!

    ***

    CANDIDATURA SERÁ REGISTRADA SEM ANTECEDENTES CRIMINAIS, DIZ ADVOGADO DE LULA
    A candidatura ao Palácio do Planalto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ser registrada nesta quarta-feira no TSE somente com as certidões de antecedentes criminais de São Paulo, afirmou à Reuters um dos advogados do petista, Luiz Fernando Pereira; isso porque a condenação no caso do tríplex ocorreu primeiro pela Justiça Federal do Paraná e depois foi confirmada pelo TRF-4, com sede no Rio Grande do Sul

    15 DE AGOSTO DE 2018 ÀS 14:18

    O advogado disse que, ao fazer o registro da candidatura do ex-presidente dessa forma, está apenas cumprindo o que prevê a lei e a resolução que regem o assunto. Segundo ele, as normas preveem apenas a juntada das certidões onde está o domicílio eleitoral do candidato —no caso de Lula, Estado de São Paulo.
    “A lei eleitoral é clara ao dizer isso e a resolução repete”, disse Pereira, ao negar qualquer intuito protelatório nesse aspecto.
    (…)

    FONTE: https://www.brasil247.com/pt/247/poder/365360/Candidatura-ser%C3%A1-registrada-sem-antecedentes-criminais-diz-advogado-de-Lula.htm

  2. Mais um texto magistral. Que doença é essa que dezumanizou tanto a oligarquia brasileira? De onde vem tanto nojo, asco, desprezo? O Jornal Hoje, da Globo, nem tocou na existencia dos 5.000 que foram até o TSE para registrar Lula; do contrario, mostrou entidades togadas dentro do mesmo TSE jurando o inferno à aquele que eles não ousam dizer o nome. Oremos para que esse fosso que a midia esta cavando entre seus desejos e a realidade não acabe em um banho de sangue, porque parece ser isso o que desejam.

    1. Deixe estar, que castigo está a caminho, logo logo, essa mídia que está aí, vai ter o mesmo destino da Abril.

  3. Excelente, Brito!

    Pensei na diferença de tratamento que se deu ao lockout dos empresários caminhoneiros. “Somos todos caminhoneiros”, lembram? Não importava que estivéssemos sem combustíveis. Mas ao MST, que produz 80% do alimento orgânico politicamente correto, sem agrotóxico, consumido por muitos endinheirados, por convicção ou modismo, sem saber que advém da agricultura familiar oriunda do movimento dos sem terra, é dado um tratamento marginal.

    Hoje saiu uma matéria sobre brasileiros que ganham dinheiro no paypal com “likes” em páginas roubadas na internet. Páginas sem dono, que foram “griladas” por essas pessoas. Quem é vagabundo? O Facebook derrubou dezenas dessas páginas. Provavelmente será acusado novamente de ser bolivariano hahahaha… No México, foram usadas contra Obrador nas eleições passadas:

    https://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,facebook-derruba-rede-de-engajamento-falso-mantida-por-brasileiros,70002452817

  4. “Mesmo uma pequena parte / Já seria solução / Os lucros são muito grandes / Mas ninguém quer abrir mão / É que a usura dessa gente / Já virou um aleijão.”
    Gilberto Gil: “Nos Barracos da Cidade”

  5. Tem gente, muita gente aqui em Brasília que olha pelas janelas dos prédios ou dos carros e não vê, não vê o que está em jogo. E e o que está em jogo é o futuro, o futuro do país. Não o futuro primário vislumbrado pelo Bolnossauro ou o imaginado pelo o Alckmim e o pessoal da paulista , mas o futuro de uma nação ordeira, paciente e tolerante, que às vezes parece já não ter mais esperanças.
    Quem está aqui Brasília hoje, veio de lugares deferentes. Tem gente pobre, miserável, classe média e até classe A . É gente que não se conhece e nem conhece a cidade, seu calor implacável, seu clima saariano mas, que tem esperança , tem fé , que acredita que as coisas vão mudar e vão melhorar com a candidatura de Lula. LULA LIVRE!

  6. A alegação desses desclassificados , é o combate a corrupção…mas fazem questão de esquecer que é somente o consumidor final quem realmente paga todos os impostos, que são devidamente encorporados ao preço final de cada produto ( NÃO é o empresário quem paga ) mas o CONSUMIDOR FINAL !!!! Também pagam impostos OS TRABALHADORES que possuem CARTEIRA ASSINADA, pois desses os impostos são Retidos na Fonte…QUEM São então os SONEGADORES ?? São os empresários que sonegando os impostos que devem(muitas vezes já descontados dos holerites de seus empregados) fazem contabilidade paralela que nada mais é do que CAIXA DOIS….apontam seus dedos sujos prá todos os lados, sendo que são ELES mesmos os CORRUPTOS , ELES OS
    CORRUPTORES de CARTEIRINHA…porque pagam tantas campanhas? E com que tipo de dinheiro? Eles tem de fato, nojo dos mais pobres…mas eles é que são asquerosos… É 13 !!!! É LULA !!!! É 13 !!!! Por LULA !!!!

  7. Nesse momento sinistro de nossa historia, um Fernando Brito, cada vez mais inspirando, iluminando o caminho da nossa compreensao daquilo que estamos vivendo. Bearing witness (Prestando Testemunho), no sentido mais alto da expressao, como dizem os Quakers.

  8. Grande Brito.
    Seu texto me lembra Steinbeck e suas Vinhas da Ira, ou melhor ainda Guimarães Rosa em Grande Sertão e Veredas.
    É uma pena que o conhecimento destas obras não seja obrigatório nos concursos de juízes e MP.

  9. que texto cara! eu acompanhei a chegada das colunas ontem em Brasília e hoje andei no entorno do Mané Garrincha onde eles acamparam a noite. Ali vi meus sofridos irmãos brasileiros , irmãos daqueles não menos esperançados, porém enganados , que vivem pelos interiores e arrabaldes deste país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *