Os governadores tomaram o poder de Bolsonaro

O Brasil é, ainda que bem distorcida, uma federação de Estados.

Quebrados, falidos, pendurados no governo federal e, nos últimos tempos, endividados até a raiz dos cabelos com a União.

O que terá feito, então, os governadores de máquinas assim capengas levantarem-se em bloco – até o reacionaríssimo Ronaldo Caiado diz que rompeu com ele – contra o Presidente da República?

Sim, é óbvio que há preocupação com as medidas emergenciais frente ao novo coronavírus e pressão da sociedade para que se as adote.

Mas eles perceberam – a maioria e o resto vai “no embalo” – que Jair Bolsonaro enfraqueceu-se e, enfraquecer-se, na política, é ser dominado ou defenestrado.

Todos os governadores sabem que a União terá de entregar-lhes verbas e alguns já estão conseguindo que as que deveriam pagar, emprestadas em outros tempos, lhes serão garantidas pelo Judiciário.

Mais delas virão, diante do argumento irretorquível de hospitais em pandemônio e filas de corpos.

Alguns deles, além disso, já contam com a perspectiva de que Bolsonaro, isolado, terá de deixar o governo e seu vice, o general Mourão, não tem densidade política para governar – ainda que provisória e precariamente – sem uma composição com eles.

Já Bolsonaro, a meu ver tolamente, acha que sua atitude fará cair sobre os governadores o desgaste do desemprego em massa. Isso não acontecerá, porque emprego é um tema essencialmente federal, de política econômica, justamente a que nos mais falta.

Ou alguém acha que existe política econômica num governo que baixa uma MP suspendendo salários, revoga-se dizendo que “houve um erro de redação” e, quatro dias depois ainda não conseguiu lançar outra sem o tal “errinho”?

Os governadores se mexem porque sentem que Jair Bolsonaro apodrece na sala.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

33 respostas

    1. Já postei lá…”””O crivellinha, libera os cultos…PORRA…Eu to preso dentro de casa…Não tenho a quem dar o meu dízimo…”””…

  1. Se fez de morto com a afirmação do haitiano (“Você não é mais presidente”), se fez de desentendido e agora vê sua profecia sendo realizada …
    E leve junto todos os bandidos que reuniu nesse Planalto …
    #FORABOLSONARO #FORACONJE #FORADD #FORAHELENO #FORAMANDETTA

  2. Brito, emprego é tema essencialmente federal, mas como voto vencido – e destituído, tudo indica – na condução da pandemia, ele joga sujo ao propor o ‘liberou geral’, que não ocorrerá. Assim desassocia seu nome das medidas impopulares e da anunciadíssima tragédia no emprego e na economia em geral. E mesmo que ele caia, ainda vamos ter de ouvir ele urrando: “eu avisei sobre isso daí”.

  3. Sei não, delas de eleger alguém como Bolsonaro, pode-se esperar qualquer coisa do brasileiro. Inclusive acreditar que os governadores são culpados.

  4. Bolsonaro cairá. Observe que não se trata mais de briga de direita contra esquerda. Há uma Roma toda incendiando e precisando derrubar o Nero com sua harpa, antes que as coisas não possam se consertar.

  5. Eu acho ilusório dizer q o bozo já era.
    Ele tem:
    1. As chaves do cofre, os estados e municípios precisam da união;
    2. 20% do eleitorado q segue ele como gado. É muita coisa;
    3. Muita gente quer apoiar ele, inclusive o pessoal da alta grana; só precisam de uma desculpa prá voltar pro barco;
    4.. O tempo está a favor dele. As medidas q ele critica podem ter efeito. Se a pandemia refluir, ele vai dizer q era “só histeria”;
    5. Os problemas econômicos vão sim ficar na conta dos governadores. Vc acha q o gado raciocina?!

    A luta é pesada. Não dá prá raciocinar c lógica e c base em princípios e esperar q todos sejam assim.

    1. Acho que ninguém aqui tem essa “ilusão”.
      TODOS nós estamos torcendo pra ELE se FODER.
      Simples.

  6. Me fez lembrar de um velho ditado ultrapassado de quando ainda era tenente o que se acha comandante: “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Hoje, manda quem tem juízo e obedece quem tem amor à vida.

  7. Desculpe mas acho de mau gosto repetir que teremos “pilhas de corpos”. Está sendo feito aquilo que pode ser feito, num paisinho atrasado e com um povo imbecil que elege um Bolsonaro. Então melhor aguardar os fatos.

    1. A rica e orgulhosa Itália do Norte convive com a tragédia das pilhas de corpos.Não se trata de mau ou bom gosto ,é uma realidade que nos aguarda logo aí.Sobre estar sendo feito todo o que pode ser feito,discordo.Carecemos de uma estrutura sanitária como a espanhola ,e esta já não dá conta da pandemía,assim toda e qualquer medida paralela ,rígida ,ciente, e acompanhada de medidas coercitivas contra as que não as cumpram,são bem-vindas.Arrancamos tarde e sem a energía e o convencimento de que era o correto a ser feito. Ainda temos um DELINQUENTE com poder ,que joga contra.

    2. Dentro do que pode ser feito, mesmo na margem limite do ótimo, ter pilhas de corpos é sensato, previsível. Benvindo à realidade.

  8. Esse confronto gerado pelo miliciano -presidente ,me pareceu mais uma tentativa de auto-provocar maior isolamento ,que aquele que já sofre.
    Bateu no fim da linha,está perdido (nunca se imaginou com esse poder),e pretende sair como vítima de uma eventual retirada forçada do poder.
    Até os reacionários,witzel,Dória,Caiado,somados a antigos parceiros como o governador do RS ,o abandonaram,a globosta trabalha decididamente pelo seu afastamento.Já afastaram dois ,por qué não um terceiro?malditos.
    Então o VERME BOLSONARO caminha rapidamente para sua expulsão ,não por aqueles que deveríam afasta-lo,mas sim por seus antigos parceiros.

  9. NINGUÉM PARTICIPA??? DE QUÉ SOMOS FEITOS ?????,ESTRUME????MERDA FÉTIDA??? PODRE????
    SERÃO AFETADOS VCS ,EU TAMBÉM ,E AÍ????
    QUE FAZEMOS??
    A MORTE É UMA CERTEZA.MALDITOS PORTUGUESES QUE AO INVÊS DOS ESPANHÓIS QUE ENSINARAM QUE A VIDA TEM QUE TER VALOR,POR ISSO A AMÉRICA ESPANHOLA É DIFERENTE,DEVERÍAMOS SER LATINOS ESPANHÓIS ,ELES SABEM QUE A VIDA TEM QUE TER ———VALOR——PORQUE ELA ,SEM DÚVIDAS —–A MORTE——-É UMA,… CERTEZA

  10. NÃO CONSIGO QUE VCS REAJAM ,.
    QUE MERDA ,NÉ? Somos um estrume mesmo.

    ( escrevo isso enquanto ouço The Lazys ,shake it like you mean it ,tenho 63)

  11. Se Bolsonarco quer consertar as bobagens podia liberar 1000 reais p todo brasileiro entre 20 e 90 anos com apresentaçao do cpf menos quem tenha renda mensal ate 5 mil reais. Pode fazer isso quando a economia for p fundo do poço p reativar o consumo.

    1. “Ao menos” até 5 mil, né? Nem precisaria emitir dinheiro pra isso, só usar a criatividade, por exemplo um empréstimo compulsório a juros 0 nos bancos e magnatas. O que falta é um estadista de verdade, com boa vontade e amor ao povo. Esse aí prefere entrar para a História pela perversidade.

  12. Eu não os vejo pois bloqueei TODOS há muito tempo. Mas tem bastante BOLSOBOSTAS DESCARADOS que comentam aqui no Tijolaço.
    Vão procurar a turma de vocês CAMBADA DE CANALHAS ESCROTOS !

    1. Eu ia dizer que não tem, mas vi um logo ali embaixo. O espaço está moderado, pelo menos no Disqus. Quando furam o bloqueio, aparecem apenas comentários mais comportados.

  13. Como alguém pôdre de nascença pode apodrecer? Esse Bolsonaro é pôdre há muito tempo.

  14. No Ceará tem um ditado que diz: “Num jumento carregado de açúcar, até o rabo é doce.”
    Parece que acabou o açúcar. Ficou só o jumento. Né não?

  15. Concordo e acho uma boa observação, Brito. No entanto, não devemos esquecer que tudo isso de ruim que nos acontece, é mais grave ainda, porque, resulta da vontade de um povo alienado e sem noção cidadã e patriótica e, capaz de sentir o perigo que sempre rondou e ronda, a democracia e o estado de direito do Brasil e, que sequer, medita sobre a sua condição de cidadão livre e responsável, à luz do Parágrafo único do Artigo 1º da CF diz “ Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”. Urge que todos acordem para a necessidade de conhecer pelo menos, os 07 primeiros Artigos da Constituição Federal, da Constituição Estadual e da Lei Orgânica do Município, aliados ao Inciso X do Artigo 49; aos Artigos 70 a 75 e; ao §1º do Artigo 166 da Constituição Federal, dentre outros.
    E então o que se vê é um Congresso Nacional temeroso e assustado e, os Poderes Legislativos estaduais e municipais que representam o povo e o Estado brasileiro ao que parecem, infelizmente, subjugados e alinhados aos Poderes Executivos, num confronto desrespeito ao Artigo 2º da Constituição Federal, cuja maioria dos parlamentares se sujeitam a isso por vaidade do poder e, para satisfazerem-se politicamente e, terem algumas vantagens pessoais em tudo isso, daí, aprovam essas Políticas Públicas, estratégias várias e projetos nocivos ao país e prejudiciais ao povo, à revelia, ao que parece, do Artigo 3º da CF.
    E pior ainda, por serem eles, os Poderes Legislativos também, fiscais constitucionais do povo, são por isso, tão culpados por esses resultados nacionais insatisfatórios, por se omitirem dessa responsabilidade e, por permitirem essas desconformidades constitucionais acontecerem, tanto quanto os Poderes Executivos, que executam as Políticas Públicas e seus desdobramentos, com desconformidades e prejuízos de recursos, de obras e serviços públicos sem qualidade e sem boa funcionalidade, para todos os cidadãos, os seus patrões..
    Essas verdades do nosso dia-a-dia e constitucionais, para os cidadãos, é tabu, porque a maioria acha mesmo, que o funcionamento institucional correto seria esse mas não é (vide a Constituição Federal) e para os cristão deslumbrados e desviados da fé, abram os olhos para a Verdade e, atentem para o que Paulo aconselha Timóteo: “Estas coisas te escrevo, mas espero ir visitar-te muito em breve. Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade.” (1Tm 3,14-15).
    têm que conhecerem, têm que saberem e têm que delas se lembrarem sempre, para que não só aprendam a avaliar e a votarem conscientes, em candidatos de sua confiança e comprometidos com a casa do povo e da nação mas, principalmente, para que na hora de pedirem conta mensalmente de todos os membros dos poderes executivos locais, das obras contratadas/executadas e dos serviços públicos prestados e executadas com recursos do povo, para o seu bem-comum e melhoria de vida.
    Essas verdades constitucionais servem também, para que na hora de responsabilizarem os criminosos dos interesses públicos, do povo e do Estado, não esquecerem de incluir os membros responsáveis do Congresso Nacional, dos poderes legislativos estaduais e/ou municipais quando for o caso e, dos tribunais de contas competentes e coniventes, com essas desconformidades, como coautores desses malfeitos e dos crimes constitucionais efetivados, nos competentes processos investigativos e corretivos, de acordo com as leis e as normas específicas para cada caso.
    São atos com esses que os homens públicos infiéis ao povo, nos mostram, segundo a Bíblia Sagrada, as ações e obras do anticristo, obras essas más, iníquas e que promovem o aumento das desigualdades quando, deveriam ser voltadas para o bem-comum, promoção da vida, do direito, da justiça e da fraternidade dos cidadãos e que, tudo isso, fosse de pleno conhecimento de todos os cidadãos em nosso país e no mundo e, principalmente, pelos políticos, autoridades competentes e religiosos alinhados e desviados da verdadeira fé em Deus (São Mateus 28, 18-20).
    Que a verdade, o amor ao próximo e a justiça imparcial inspirada por Nosso Senhor e Nosso salvador, toquem os corações dessas pessoas más dos 03 Poderes do Brasil e, transformem-nas, em pessoas boas, éticas, corretas e comprometidas com o bem-estar do povo que nelas confiou e, faça com que seus atos de hora em diante, se realizem e se transformem em boas obras e atos justos e corretos e, que sejam positivos, construtivos e, voltados sim, plenamente, para o bem-estar comum, à paz social, à justiça social e fiscal através de um Salário Mínimo em torno de U$ 800,00 (oitocentos dólares americanos), à geração de emprego, de renda e de segurança das famílias brasileiras.
    Da mesma forma, que seus atos e ações, sejam voltadas à eliminação da pobreza, da miséria e da desigualdade e através de investimentos produtivos estratégicos, de acordo com as necessidades/potencialidades e peculiaridades regionais e também, que o fortalecimento do mercado interno do país tenha prioridade em relação às imposições e vontades do mercado internacional, tendo em vista que as necessidades do povo brasileiro são prioridades que, não devem se sujeitarem a nada de fora do Brasil, etc, pois esse, é o segredo para a nação vencer essa crise e seguir sua vocação natural de potência econômica sustentável, independente, soberana e não alinhada ideologicamente, para satisfação e segurança da sua população e, para o pleno desenvolvimento do Brasil (2Tm 3,1-17) e da América Latina.
    Essa sabedoria que a Bíblia nos proporciona e nos mostra também, como identificarmos o anticristo nos dias atuais, pois São João em sua profecia de advertência aos cristãos primitivos, nos deixa sinais indicativos sobre isso, na atualidade e até o final dos tempos, pois a Igreja de Jesus Cristo (Mt 16, 13-19) que é eterna e, como Jesus garantiu: “nunca o mal prevalecerá sobre ela”.
    És o que ela diz:“Filhinhos, esta é a última hora; e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora. Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.”(1 João 2, 18-19 ).
    São Pedro confirma o que S. João advertiu sobre o anticristo: “Assim como houve entre o povo falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos doutores que introduzirão disfarçadamente seitas perniciosas. Eles, renegando assim o Senhor que os resgatou, atrairão sobre si uma ruína repentina. Muitos os seguirão nas suas desordens e serão deste modo a causa de o caminho da verdade ser caluniado. Movidos por cobiça, eles vos hão de explorar por palavras cheias de astúcia. Há muito tempo a condenação os ameaça, e a sua ruína não dorme.” ( Pedro II 2, 1-3).
    Está feito, os males que se abatem contra as pessoas na atualidade, em todo o planeta e, em especial no Brasil e que, obrigam as pessoas, independente de idade, raça, credo, status social, etc, a fazerem uma parada para meditarem e, na provação e na dor, lembrarem que Deus existe e que, neste momento, todos estamos em suas mãos e dependentes de Sua imensa misericórdia. Humilhemo-nos, peçamos perdão pelos nossos erros e pecados e, reconheçamos que todos somos iguais e irmãos, cujo Pai e Senhor é Deus. Que os governadores unidos, já que o governo federal não demonstra interesse,tomem a iniciativa de junto com cientistas da FIOCRUZ, de fazerem consulta ao governo de Cuba, sobre a verdade da eficiência do seu medicamento Inteferon Alfa 2B contra o COVID-19 e, depois de sua comprovação por nossos cientistas, tomarem a iniciativa de adquirirem lotes adequados a serem distribuídos às populações necessitadas, por cada região do País.
    São essas, as nossas considerações sobre a matéria e, sugestões às autoridades competentes para agirem, proativamente.
    Paz e bem.
    Sebastião Farias
    Um brasileiro Nordestinamazônida

  16. belas palavras sefer F. O que tem ficar claro é que o “povo” também se move por maus instintos. Porém é óbvio que não se deve esculhamba-los em períodos eleitorais, mas se não tiver consciência disso, não há como se prevenir do caos. O povo, em sua grande maioria é subjetivo, emocional e instintivo. Portanto impenetráveis por argumentos racionalistas. Daí depreende-se que o conceito de estado laico é uma utopia. É isso que a esquerda precisa entender, em essência o estado laico não existe e nem nunca existiu. Onde supostamente existe (Coreia do norte) a não religiosidade é substituída por um culto a personalidade que até extrapola o conceito de divindade. Portanto o líder que se distancia da religião mas cedo ou mais tarde é engolido por ela. É necessário coordenar as políticas junto às lideranças religiosas, se não existe uma que preste, forme-as. Não tem outro jeito, não há outra escolha. A Russia entendeu isso e subsiste por conta disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *