Os escombros da Lava Jato

braskem1

Aí em cima, recortes do jornais de hoje, apenas de hoje.

Bastam para desenhar o cenário de devastação do que era, até pouco tempo atrás, a área mais promissora da economia brasileira: o setor de petróleo.

O que deveria ser uma desaceleração temporária, por conta da queda do preço do barril de petróleo, virou uma destruição permanente, uma alienação das riquezas acumuladas por décadas pelo Brasil, o aniquilamento de cidades inteiras que se erguiam com a indústria petrolífera, de  indústrias enormes de navios e equipamentos que a exploração do petróleo, cujo volume ainda cresce pelo que se fez no passado, mas cairão, inexoravelmente, pelo que não se faz hoje.

Porque petróleo não se acha nem se extrai sem perfurar poços, mas isso é um absurdo na “nova Petrobras”. Deixem tudo lá, até que possam chegar os estrangeiros, que por enquanto estão um pouco “apertados” de grana.

Aniquila-se a indústria do petróleo, mas não se investiu contra ladrões públicos, quase todos eles soltos, gozando de suas casas de praia, de campo, de seus condomínios privados.

Nossa mídia e nossos juízes se comprazem morbidamente, como idiotas, da aniquilação de uma indústria imensa, de cujos escombros fazem o patamar de sua autoglorificação.

Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Coreia, Japão, nenhum deles misturou falcatruas governamentais e empresariais com a sobrevivência de suas próprias indústrias.

Aqui, vitais apenas são os privilégios, as pompas, o “sabe com quem está falando” de uma subnobreza imbecil, cuja cabeça tem mais de um século atrás, porque só vê futuro numa colônia, não num país.

Mas tudo vai ficar bem: vamos sucatar os já precários hospitais, as já precárias universidades, vamos tirar um pouco mais dos pobres e um tanto mais dos trabalhadores e provar aos senhores do mundo que somos responsáveis e “limpinhos”.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

30 respostas

  1. Falácia, Fernandinho!

    Só prosperavam as empresas que propinavam.

    E a livre concorrência? Por que apenas as empresas escolhidas pelos políticos podiam ser campeãs?

    Você quer que volte a propinocracia em nome de que?

    1. Podia bem dormir sem essa invertida da Marina, hein coronel? É o que dar falar bobagens sem pensar. Eh eh eh

    2. Veja. Se as petroleiras dos EUA, ALEMANHA, FRANCA, E NORUEGA nao pertecem a maior parte de suas acoes aos Governos dos seus paises. É geopolítica e soberania Nacional!! Os estrangeiros não são otários não, feito esse governo atual sabujo e cipaio e certos coxinhas tb…

    3. Até parece que as estrangeiras que estão substituindo as brasileiras são um exemplo de honestidade. Essas estrangeiras não apenas corrompem governos como também se envolvem em coisa mais sérias, como golpe de estado e assassinatos. Na África fizeram barbaridades.
      Eles não são honestos nem nos seus países, vide Volkswagem.

  2. Ou a massa está anestesiada ou eh mesmo como gado,vai ao abate calado!!!
    Não eh possivel assistir a tudo isso sem ver um sinal qualquer nas ruas,somente as ruas
    poderão mudar essa catastrofe criada pelo os de sempre!!!!

  3. Concordo com o genial Antonio Nostras. Com o Temer a propinocracia acabou. O temos agora é uma Cleptocracia pra ninguém botar defeito. A livre concorrência vai de vento em popa e o perdão das dividas dos bancos, a entrega a preço de banana podre das nossas riquezas ao capital internacional é uma pequena, minúscula, prova disso. Hoje a politicagem deixou de existir e a corrupção foi uma invenção do PT. E a imparcialissima lava a jato está de fato ” limpando” o Brasil. Tucanos, nesse ambiente de pureza voam felizes, leves, livres e soltos.

    1. E a bancada BBB = Boi, Bala e Bíblia, toda agradecendo ao Deu$ Traíra Corno o perdão de suas dívida bilionárias, enquanto os PPP = Patos Paneleiros Patetas vão pro SPC/ SERASA, por merrecas de dívidas, mas que não podem pagar, pelo ASSALTO BANCÁRIO…Eita que esse Vostras é um “jenio” …Deveria sair fantasiado de Pato, com a foto do Skaff limpinho no peito e levando e estandarte da Fiesp…Ah, claro, quase esqueço e uma bela e sonora panela dando o ritmo !!!

  4. Talvez a derrocada econômica do Brasil sege o caminho para para remover o golpe, a medida que o desemprego, a miséria e o crime aumente, as pessoas se deem conta do que o ocorreu no Brasil. Sem a presença do estado como impulsionador da economia, ao contrario do que diziam os “economistas” da Globo e do neoliberalismo tem resultado nisso que estamos vendo, a falência em passos largos do Brasil. Não devemos ter ilusão, eles não vão largar o osso se não houver mobilização da população em prol da restauração da democracia.

  5. Do Correio Brasilience – PMDB pressiona pelo cofre do Ministério das Cidades após apoio a Temer.Partido do presidente quer o lugar de tucano no ministério responsável pelo Bolsa-Família. Planalto inicia exonerações de cargos de segundo escalão, mas evita, pelo menos por hora, mexer nos postos principais de legendas infiéis na Esplanada. Roberto Jefferson, aquele endeusado da Mídia, quando saqueava os Correios, e Dirceu o colocou p/ fora, agora diz: “que marido cornudo tem que colocar a mulher infiel p/ fora de casa”. Ou seja a uma ânsia uma sofreguidão em saquear a nação e se locupletar o máximo possível. E o povo e a nação que exploda. Se as pessoas não se derem conta que estamos sendo estuprados e saqueados , quando acordarem não restará mais o que fazer.

  6. Primeiro foi aquela assaltante de banco nomeada presidente do conselho administrativo depois aquela com nome de ração nomeada como presidente da estatal e de um tempo para cá o tremendão. Privatização logo governos corruptos não podem administrar nem a zona da esquina

    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. é um Midiota mesmo. propondo privatização de tudo. típico midiota mesmo.

  7. Escombros na economia , entulho autoritário , fim do Estado de Direito , caos social , desmonte do Projeto de Nação , o país derrete…
    Foi como tirar doce de criança , sema menor reação , com a enorme contribuição da abúlica ( e honesta ) Dilma e Zé das Couves. O mundo “civilizado e empreendedor” agradecem…

  8. … A ‘PORCA-tarefa’ lesa-pátria deveria aproveitar a oportunidade e transferir a sede do ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA desta ‘Republiqueta da Cloaca’ para a Miami do rábula ‘psicoPATO’ joaquim barbosa…
    E o escritório do juizeco de piso ‘mor(t)o’ para a New York do Joesley da agora ‘Friboy’!

    Pano rápido!

    1. “Depois de viver tanto tempo, eu não imaginava assistir a um juiz de quinta quebrar um país em primeira instância.” Por ínclito e intrépido jornalista e escritor Palmério Dória – autor dos best sellers ‘Honoráveis Bandidos’ e ‘O Príncipe da Privataria’.

    1. Desemprego assustador na região de Maragojipe (Bahia) é tema de sessão especial na Assembleia Legislativa

      (…)
      Humberto Rangel, diretor de Relações Institucionais da Enseada, iniciou a sessão detalhando a performance do estaleiro ao longo do processo de implantação, a partir de 2012. O estaleiro foi obrigado a paralisar as obras, interromper atividade industrial e demitir quase 7 mil trabalhadores. Hoje, a empresa registra menos de 300 funcionários, que cuidam apenas de atividades administrativas e preservação dos equipamentos. 82% das obras já foram concluídas e foram investidos R$ 2,6 bilhões, de um total de R$ 3,2 bilhões.
      (…)

      FONTE: http://eduardosalles.com.br/desemprego-assustador-na-regiao-de-maragojipe-e-tema-de-sessao-especial-na-assembleia-legislativa/

      1. … Ainda as desgraças em 2015, imagine agora!

        ***

        Parada forçada da construção do estaleiro deixa vila de São Roque apreensiva

        Por jornalista Matheus Fortes (Tribuna da Bahia)

        O cenário de São Roque do Paraguaçu, distrito de Maragogipe, agora registra um cenário atípico para seus sete mil habitantes. Espaçosas edificações para estabelecimentos de gastronomia e hospedagem são encontrados em todas as partes do pequeno vilarejo, onde está a mega estrutura do Estaleiro Paraguaçu, porém, sem clientes.
        O encerramento das atividades no estaleiro – empreendimento voltado para a fabricação de sondas para a exploração de petróleo em águas ultra profundas, além de integração e reparos em unidades off shore, como plataformas e navios especializados – por tempo indeterminado não ocasionou apenas o desemprego dos 7.600 trabalhadores. A suspensão também já está trazendo prejuízo aos empresários que investiram na prestação de serviços pela região.
        (…)

        FONTE: http://www.zevaldoemaragogipe.com/2015/02/parada-forcada-da-construcao-do.html

    1. E parece que a tonica de muitos é dar de ombros. Afinal a culpa é sempre do outro mesmo. Pra que mudar a narrativa que ganha ? Pra que aprofundar a discussão no país do deixa pra lá; melhor fugir do conflito para não perder a hora da novela. O Sérgio Buarque fundou o Brasil moderno e ideal; este Brasil exaltado e relatado de maneira blasé; esse Brasil que saboreia com alegria o estigma macunaíma viralata; alguns conscientemente assumidos e muitos outros escondidos. A sorte é que apesar disso existe resistência que não dorme, caso contrário seria escuridão total. Uma estrela brilha e insiste em brilhar: Lula e milhões de lulas brasileiros/as.

  9. Aquele abaixa a cabeça é porque tem medo de ver. E de não ver por que tem medo de agir.É vergonho ver uma minoria rica explorando uma maioria pobre.Os ricos fazem isso, selecionando os melhores e mais fortes entre os pobre para usá-los como guarda-costa, como capitães do mato, como delegados, como juizes,como militares(soldados),como procuradores e finalmente como politicos.E estes cheios de si como mandados, cumprem fielmente, suas ordens achando-se como pessoas diferentes e prestigiadas. Pobres coitados, enganados e depois deletados…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *