Orgulhosamente burros

Embora tragicamente óbvio, é para pensar o texto do alemão Philipp Lichterbeck, que viveu até recentemente no Brasil e escreve na agência estatal de notícias da Alemanha, a Deutsche Welle. Em que estamos nos tornando, sob os “hospícios” da mídia, da elite dirigente, e de interesses políticos e de uma casta jurídica – bacharéis idiotas, intelectuais de concurso –  que, para derrubar uma sequência de governos progressistas, nos fazem viver o paradoxo de termos um estadista na cadeia e um imbecil no poder.

A inteligência tornou-se um crime nestas terras, enquanto durar o tempo do orgulho de ser burro.

Brasil, um país do passado

Philipp Lichterbeck, na DW Brasil

É sabido que viajar educa o indivíduo, fazendo com que alguém contemple algo de perspectivas diferentes. Quem deixa o Brasil nos dias de hoje deve se preocupar. O país está caminhando rumo ao passado.

No Brasil, pode ser que isso seja algo menos perceptível, porque as pessoas estão expostas ao moinho cotidiano de informações. Mas, de fora, estas formam um mosaico assustador. Atualmente, estou em viagem pelo Caribe – e o Brasil que se vê a partir daqui é de dar medo.

Na história, já houve momentos frequentes de regresso. Jared Diamond os descreve bem em seu livro Colapso: Como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso. Motivos que contribuem para o fracasso são, entre outros, destruição do meio ambiente, negação de fatos, fanatismo religioso. Assim como nos tempos da Inquisição, quando o conhecimento em si já era suficiente para tornar alguém suspeito de blasfêmia.

No Brasil atual, não se grita “herege!”, mas “comunismo!”. É a acusação com a qual se demoniza a ciência e o progresso social. A emancipação de minorias e grupos menos favorecidos: comunismo! A liberdade artística: comunismo! Direitos humanos: comunismo! Justiça social: comunismo! Educação sexual: comunismo! O pensamento crítico em si: comunismo!

Tudo isso são conquistas que não são questionadas em sociedades progressistas. O Brasil de hoje não as quer mais.

Porém, a própria acusação de comunismo é um anacronismo. Como se hoje houvesse um forte movimento comunista no Brasil. Mas não se trata disso. O novo brasileiro não deve mais questionar, ele precisa obedecer: “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”.

Está na moda um anti-intelectualismo horrendo, “alimentado pela falsa noção de que a democracia significa que a minha ignorância é tão boa quanto o seu conhecimento”, segundo dizia o escritor Isaac Asimov. Ouvi uma anedota de um pai brasileiro que tirou o filho da escola porque não queria que ele aprendesse sobre o cubismo. O pai alegou que o filho não precisa saber nada sobre Cuba, que isso era doutrinação marxista. Não sei se a historia é verdade. O pior é que bem que poderia ser.

A essência da ciência é o discernimento. Mas os novos inquisidores amam vídeos com títulos como “Feliciano destrói argumentos e bancada LGBT”. Destruir, acabar, detonar, desmoralizar – são seus conceitos fundamentais. E, para que ninguém se engane, o ataque vale para o próprio esclarecimento.

Os inquisidores não querem mais Immanuel Kant, querem Silas Malafaia. Não querem mais Paulo Freire, querem Alexandre Frota. Não querem mais Jean-Jacques Rousseau, querem Olavo de Carvalho. Não querem Chico Mendes, querem a “musa do veneno” (imagino que seja para ingerir ainda mais agrotóxicos).

Dá para imaginar para onde vai uma sociedade que tem esse tipo de fanático como exemplo: para o nada. Os sinais de alerta estão acesos em toda parte.

O desmatamento da Floresta Amazônica teve neste ano o seu maior aumento em uma década: 8 mil quilômetros quadrados foram destruídos entre 2017 e 2018. Mas consórcios de mineradoras e o agronegócio pressionam por uma maior abertura da floresta.

Jair Bolsonaro quer realizar seus desejos. O próximo presidente não acredita que a seca crescente no Sudeste do Brasil poderia ter algo a ver com a ausência de formação de nuvens sobre as áreas desmatadas. E ele não acredita nas mudanças climáticas. Para ele, ambientalistas são subversivos.

Existe um consenso entre os cientistas conhecedores do assunto no mundo inteiro: dizem que a Terra está se aquecendo drasticamente por causa das emissões de dióxido de carbono do ser humano e que isso terá consequências catastróficas. Mas Bolsonaro, igual a Trump, prefere não ouvi-los. Prefere ignorar o problema.

Para o próximo ministro brasileiro do Exterior, Ernesto Araújo, o aquecimento global é até um complô marxista internacional. Ele age como se tivesse alguma noção de pesquisas sobre o clima. É exatamente esse o problema: a ignorância no Brasil de hoje conta mais do que o conhecimento. O Brasil prefere acreditar num diplomata de terceira categoria do que no Instituto Potsdam de Pesquisa sobre o Impacto Climático, que estuda seriamente o tema há trinta anos.

Araújo, aliás, também diz que o sexo entre heterossexuais ou comer carne vermelha são comportamentos que estão sendo “criminalizados”. Ele fala sério. Ao mesmo tempo, o Tinder bomba no Brasil. E, segundo o IBGE, há 220 milhões de cabeças de gado nos pastos do país. Mas não importa. O extremista Araújo não se interessa por fatos, mas pela disseminação de crenças. Para Jared Diamond, isso é um comportamento caraterístico de sociedades que fracassam.

Obviamente, está claríssimo que a restrição do pensamento começa na escola. Por isso, os novos inquisidores se concentram especialmente nela. A “Escola Sem Partido” tenta fazer exatamente isso. Leandro Karnal, uma das cabeças mais inteligentes do Brasil, com razão descreve a ideia como “asneira sem tamanho”.

A Escola Sem Partido foi idealizada por pessoas sem noção de pedagogia, formação e educação. Eles querem reprimir o conhecimento e a discussão.

Karl Marx é ensinado em qualquer faculdade de economia séria do mundo, porque ele foi um dos primeiros a descrever o funcionamento do capitalismo. E o fez de uma forma genial. Mas os novos inquisidores do Brasil não querem Marx. Acham que o contato com a obra dele transformaria qualquer estudante em marxista convicto. Acreditam que o próprio saber é nocivo – igual aos inquisidores. E, como bons inquisidores, exortam à denúncia de mestres e professores. A obra 1984, de George Orwell, está se tornando realidade no Brasil em 2018.

É possível estender longamente a lista com exemplos do regresso do país: a influência cada vez maior das igrejas evangélicas, que fazem negócios com a credulidade e a esperança de pessoas pobres. A demonização das artes (exposições nunca abrem por medo dos extremistas, e artistas como Wagner Schwartz são ameaçados de morte por uma performance que foi um sucesso na Europa). Há uma negação paranoica de modelos alternativos de família. Existe a tentativa de reescrever a história e transformar torturadores em heróis. Há a tentativa de introduzir o criacionismo. Tomás de Torquemada em vez de Charles Darwin.

E, como se fosse uma sátira, no Brasil de 2018 há a homenagem a um pseudocientista na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, que defende a teoria de que a Terra seria plana, ou “convexa”, e não redonda. A moção de congratulação concedida ao pesquisador foi proposta pelo presidente da AL e aprovada por unanimidade pelos parlamentares.

Brasil, um país do passado.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

30 respostas

  1. Acho que se eu ganhar em algum concurso uma viagem para Paris de primeira classe, com hotel 5 estrelas e refeições em restaurantes de primeira incluídas, vou recusar. A vergonha de ser reconhecida como brasileira vai ser tão grande, que não vai compensar.
    A não ser que eu consiga tirar em tempo recorde a cidadania italiana à qual tenho direito.Se bem que na Itália a extrema direita também está com tudo…

    1. Voce esqueceu que a Italia, DEPOIS DE BERLUSCONI, esta de cabeça empinada querendo acabar com os refugiados/estrangeiros. A França esta se preparando para eleger a Marine Le Pen e o Brexit ja deixou e deixa muito Inglês decente e inteligente com vergonha. O Brasil so’ é mais BURRO porque essa massa ignara é herança de um regime escravocrata jamais resolvido. Por outro lado, se a França ou a Italia não souberem combater o fascismo do neoliberalismo estarão provando que mesmo depois de destruir DUAS VEZES seus paises no século 20 estarão prontos a destruir mais uma vez por não terem aprendido nada. Dessa vez estaremos pagando para ver quantas lambidas de botas serão necessarias para deixar a elite brasileira colonizada e vira-lata contente?

  2. Sou professora de geografia do Ensino Médio numa escola técnica pública. Pedi para os meus alunos assistirem a um filme no YouTube ” A Formação do Planeta Terra”, que narra a formação de todo o sistema Terra e seus subsistemas inorgânicos ( Litosfera, Atmosfera Hidosfera) e orgânico ( Biosfera) ao longo dos seus 4,5 bilhões de anos. O trabalho era em grupo, no entanto um aluno quis fazer sozinho. Disse Ok. Ele respondeu a todos os questionamentos proposto por mim. Ao final do trabalho, eles tinham que dizer o que aprenderam e o que mudou na sua visão sobre o nosso planeta. Aquele aluno me disse que fez o trabalho para não ficar reprovado na etapa, mas não acreditava em nada daquilo que o vídeo mostrou, porque foi Deus que fez tudo que existe. Ou seja, o Criacionismo comanda a sua cabeça, e dizem que é a escola que doutrina.

    1. A ganância das igrejas, principalmente as evangélicas, envenenou grande parte da população brasileira com as versões mais distorcidas das mensagens bíblicas.
      Na condição de ateu prefiro me ater ao enorme sofrimento dos professores pela frustração em não conseguir transmitir conceitos físicos inquestionáveis aos alunos em função de dogmas obtusos incutidos em suas cabeças pelos pais.
      Sou marido de professora e me solidarizo com vc. É terrível.

    2. eu acho que se o evanjegue quiser manter seus filhos ignorantes, é liberdade dele.

      mas para meus filhos eu quero educação e cultura.
      eles que tirem suas crias da escola e eduquem em casa, de acordo com ideias obsoletas a mais de 1000 anos, mas não impeçam meus filhos de receberem informação correta.

    3. Esta lavagem cerebral é permitida. São a imbecilização e o fundamentalismo religioso estúpido que estão no comando, dentro de casa. Os papais de seu aluno devem ser evangélicos ou carismáticos. Lamentável, professora. A religião perpetrada desta forma, contra os argumentos e os fatos científicos comprovados. Seu aluno deve acreditar que a Terra tem só 6 mil anos. Esqueça…

    4. Já há algum tempo esse tipo de fanatismo vem rondando as escolas. Eu tive problemas com o conteúdo de História Afrobrasileira , quando um aluno se negou a fazer um trabalho porque a igreja não permitia. Um grupo de pais fez uma reclamação na diretoria de ensino por um outro trabalho com o mesmo conteúdo. Ninguém levou a sério esse fenômeno… O fato é que a medievalização da sociedade brasileira já estava em curso.

    5. Se ele diz que ”não acreditava”, fez bem. O que acho estranho ‘é você estranhar isso. Se disse que não acreditava, então ele está no campo da metafísica e, desculpe a sinceridade, o lado anômalo aqui é você não ter percebido isso. Afinal, era um trabalho epistemológico ou metafísico?
      John Eccles, um rapaz até que bem inteligente (ganhou um prêmio Nobel) não renegava a evolução – óbivio, nem se fosse da Paz ou Literatura- mas dizia abertamente que para ele, acima de tudo isso havia uma inteligÊncia criadora.
      Ele investigava o que essa inteligência criadora fazia? Não, porque não era teólogo, era cientista.
      Se você, como professora, se escandaliza com as perspectivas subjetivas do aluno que fez todo o trabalho mas que devido a crenças de foro íntimo (as crenças pesaram na média do trabalho?) não ”acreditava” naquilo, então o problema é com sua prática pedagógica.
      É essa esquerda que quer virar o jogo? Esperemos sentados…

  3. Artigo perfeito e demolidor. Um alemão que conhece o Brasil melhor do que a maioria dos brasileiros. Estamos confinados num manicômio de grandes extensões de terras e pouca cabeça pensante.

    #LulaLivre

  4. ———–A inteligência tornou-se um crime nestas terras, enquanto durar o tempo do orgulho de ser burro.———-
    Frase fantástica Britto !!!!permita-me expôr ela numa camiseta .Quem sabe ajude alguém a voltar a realidade.

  5. É algo assustador o que nos espera em 2019. Francamente, pela primeira vez, tenho grande receio. Estamos mergulhando em uma noite escura ou em um abismo. E as pessoas não têm noção disso… A impressão é que viveremos um caos.

    1. O Caos era no início.
      Deus disse: “Fiat Lux!”
      E veio o Bolsobosta!
      Então, se o Caos voltar, ficaremos no lucro!

  6. O artigo é irrefutável e quem vive aqui e está fora dessa enorme bolha de imbecilidade tem a sensação de estar num hospício, onde ex-amigos, familiares e conhecidos perderam completamente a razão.
    Não existe um único paralelo na história da civilização de tamanho suicídio coletivo. Um assombro a ser estudado no futuro por alguém com muita capacidade de análise.
    Uma sociedade de kamikazes sem causa, sem honra e sem nenhum discernimento.
    O Brasil perdeu o trem da história e foi deletado pela comunidade internacional.
    Desde 2016 somos exilados dentro do nosso próprio pais, ou colônia como preferirem.

  7. Um texto perfeito,a descrição precisa do estado de demência em que estamos mergulhados.Até os criminosos nazistas eram apreciadores da arte ,estes ratos de esgoto ,OS ELEITOS E SEUS ELEITORES ,carecem da mínima sensibilidade que lhes permita reconhecer as aberrações que praticam.
    O esgoto pútrido e fedorento está expôsto a luz do sol e invadiu cada recanto deste país.

  8. Uma razão para este pensamento é o controle dos meios de comunicação mais importantes pela elite. Assim como na Revolução Francesa existia um jornal que disseminava ódio para a realeza, os jornais escrevem de maneiras gerais contra partidos que são progressistas e também os desqualificam com invenções repetidas diariamente. Hoje acontece o inverso do que acontecia na Revolução Francesa, os ricos controlam os meios de comunicação e consequentemente controlam o pensamento das massas.

    1. DISCORDO.
      Essa desculpa foi válida em 64 ,hoje não.
      A informação está aberta e acesível a todos (por enquanto) ,as pessoas em sua maioria simplesmente desprezam sua capacidade cognitiva.
      São preguiçosas,é mais cómodo nadar a favor da corrente do que elaborar um pensamento próprio e quem sabe se opôr ao pensamento único.
      O ser humano em sua maioria ,vegeta,se satisfaz com suas necesidades fisiológicas sendo preenchidas .Pão e circo é fartamente usado para descrever isto,mas ,é o fiel retrato das maiorias.
      Sempre são os questionadores,os contestadores que fazem o mundo evoluir , e lamentávelmente hoje ,os imbecis são maioria.

      1. A informação não é livre, a Internet não é de graça, os meios abertos ainda são os mais vistos, Rede Globo, Band, Record, SBT, JP, CBN, são os meios da massa, e eles claramente faziam propaganda para Bolsonaro. É claro que as pessoas podem pesquisar e ler mais, mas é preciso fazer um esforço a mais e as pessoas trabalham e não tem tempo nem vontade para isso. Os que fazem isso conseguem ter uma vida um pouco melhor mas difícil do mesmo jeito. Combine isso com a falta de educação e as pessoas se tornam facilmente manipuláveis.

        1. Ding Dong, vc esta correto em sua avaliação. Contudo, é verdade tbm que isso não explica tudo. Tem-se que buscar com Jesse Sousa uma explicação mais sociologica. Jessé explica como a elite cooptou a classe média como massa de manobra ; ambas não podem mais se esconder ; ambas mostram hoje todos os seus dentes, sua ignorância absoluta, sua violência, sua mesquinharia, seu autoritarismo. Vide Ciro, o ultimo dos coronéis que ainda impressiona muitos impetuosos escravocratas disfarçados de “homens de bem”… Resta definir esse “bem”….

  9. Um terreno preparado para a perseguição política contra a esquerda.
    Próprio para atuação do psicopata Sérgio moro.
    Acredito que os deputados do PT , pcdob e psol acabarão por perder seus mandatos.

  10. A imbecilização pregada pelas igrejas evangélicas transformou a bíblia no google do conhecimento e atitudes dos seus fiéis.

  11. Brito, que frase, digna de um Nobel de literatura: ” nos fazem viver o paradoxo de termos um estadista na cadeia e um imbecil no poder. ” É a definição perfeita de meus sentimentos com relação ao Brasil há algum tempo. Custa-me acreditar na imbecilidade dominante que elegeu este energúmeno, totalmente desprovido de qualquer condição de ser presidente do país. As vezes, acordo e penso que foi um pesadelo apenas e não a dura realidade que vamos enfrentar por sabe Deus quantos anos. Pobre Brasil!

  12. Grande Fernando Brito! que bom que voce está de volta e com a verve afinadíssima.

    me contempla, nos contempla
    e sabemos que nao estamos sós nesse naufrágio….

  13. Esse é o texto mais esclarecedor que já li até hoje, em todos esses anos loucos que estamos vivendo. Um registro fantástico desse nosso triste momento.

  14. O Brasil tornou-se um país de frases feitas. Pra quê raciocinar se existem dezenas de retumbantes frases de efeito que se pode proferir para destruir argumentos? É o povo pombo: Ganha quem estufar mais o peito pra dizer um monte de merda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *