Omissão de Ciro é um tiro no pé e ele sai menor para 2022

Ciro Gomes volta ao Brasil amanhã, ao que se promete.

Terá 24 horas para manter, presente, a sua ausência do processo eleitoral de segundo turno.

É provável que declare voto em Fernando Haddad mas, a esta altura, é improvável que – exceto por uma virada de última hora, pouco provável, ainda que possível – algum louro recolha disto.

Até porque será, ao que se tem visto da atuação dos “Gomes” uma declaração cheia de senões e rancores.

Não é preciso mais que o bom-senso do leitor e da leitora para ver que o adversário faz, a esta altura, das exigências críticas e de “autocríticas” material de sua própria campanha.

Toda a argumentação que usou para condenar o que sustentava ser o exclusivismo, o egoísmo, a teimosia do PT em manter uma candidatura que ele dizia fadada à derrota e responsável pela vitória da direita a ele se aplica e, pior, na votação decisiva, não numa pré-classificação de candidatos.

E isso numa eleição que, como escreve Eliane Brum, no El País,”em que um candidato tem um projeto democrático e o outro nega a própria democracia”. Brum, nunca uma petista, desenha o panorama de anões cívicos.

A reação da maioria dos candidatos derrotados no primeiro turno é mais uma mostra da fragilidade da democracia brasileira. Ciro Gomes, Marina Silva e Geraldo Alckmin envergonharam a si mesmos e traíram a confiança de seus eleitores. Apoiar o único projeto democrático do segundo turno deveria ser imperativo ético, não opção. Como políticos e cidadãos, deveriam estar fazendo campanha desde o dia seguinte ao primeiro turno, lado a lado. Mágoas, disputas, cálculos, tudo isso deveria estar adiado diante do risco de Bolsonaro ser eleito no domingo.
Os principais políticos do país, que poderiam e deveriam mostrar grandeza, se revelaram tragicamente aquém do momento histórico. Fernando Henrique Cardoso despencou da própria biografia. O Brasil descobriu-se à beira do abismo sem um único estadista. Não há nem mesmo um político de expressão capaz de botar as necessidades do país acima das suas. Parecem todos adultos infantilizados, fantasiando seu rancor e suas picuinhas com palavras sofisticadas.

Se temos alguma chance, ainda, de vencer a ameaça fascista é porque é sensivelmente crescente a rejeição dos brasileiros a um projeto autoritário, já revelado nos rosnados fascistas que partem do ex-capitão, não à liderança dos que, como democratas, deveriam colocar a defesa da liberdade e dos direitos da população acima de eventuais interesses eleitorais.

Sim, é importante, desejável, vital  mesmo que Ciro, antes tarde do que nunca, lance um apelo induvidoso pelo voto em Haddad.

Mas, a esta altura, com tantos apelos que Haddad lhe fez até para co-governar o país, restem intactos o que foram os traços de sua imagem pública: a coragem e a capacidade de ser sincero, sempre.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

167 respostas

    1. O Tijolação foi muito benevolente com o ex-candidato do PDT. Ele não “sai menor”, com a vitória da civilização ou da barbárie de qualquer jeito ele já está liquidado politicamente com sua atitude covarde, vingativa, rancorosa e ressentida. Um indivíduo com estes defeitos jamais terá condições de presidir um país da complexidade do Brasil.

      1. Isso, considerando que ele esteja de “boa fé”.
        Pq se formos deduzir intenções a partir dos objetivos atingidos, nascem duvidas.

        * No fim ele estava no lugar certo, esse grupo que tomou a legenda “PDT” de assalto apoia Bolsonaro em sua maioria.

      2. mais benevolente foi o pha, que chutando a canela de lula, não ajudou muito o ciro, mas manteve a campanha do pastorpatrão

  1. Por que ninguém, na chamada “blogosfera progressista”, fez uma análise crítica, objetiva sobre quais seriam os desdobramentos decorrentes de uma ação do PT, não desistindo da candidatura e não entregando a cabeça do Ex-Presidente Lula aos algozes do sistema judiciário, livrando a cara dos golpistas togados, sobretudo depois das decisões do CDH-ONU, assegurando os direitos do ex-Presidente Operário concorrer nesta eleição presidencial? Ao aceitar a patranha do TSE e do STF, antecipando do dia 17 para o dia 11 de setembro a desistência de manter Lula como candidato, o PT legitimou o golpe de Estado, ao aceitar disputar uma eleição farsesca e fraudulenta.

    Com o nome de Lula na urna e apresentando-o como candidato, como ficariam os togados do TSE e do STF? Como assegura a legislação brasileira, um candidato sub judice pode disputar eleição e fazer campanha. Se Lula tivesse sido eleito no 1º turno, como ficaria situação dos golpistas, os de toga e os e coturno? Não é verdade que Lula tenha escolhido Fernando Haddad como seu substituto; Lula foi enganado e traído.

    Os irmãos Gomes, Ciro e Cid, sabem dessas e de outras verdades. Eles sabem também que Fernando Haddad foi colocado como candidato para perder a eleição; o plano inicial dos golpistas era eleger um candidato da direita liberal-privatista-entreguista e o único candidato que conseguiram colocar na disputa foi Geraldo Alckmin, que se mostrou inviável eleitoralmente. Haddad foi imposto como candidato do PT pelos golpistas de fora e de dentro da máquina partidária e para perder para qualquer adversário do campo da direita; por um erro de cálculo dos golpistas sobrou apenas o de extrema direita, o ex-capitão do exército. Os erros e sandices cometidos por Haddad e assessores de campanha deixam claro que ele entrou no jogo para perder e para destruir, por dentro, o PT e a Esquerda. Os boquirrotos irmãos Gomes, com todas as incoerências e erros passados e presentes, não conseguiram digerir essa trama; deve ser por isso que não declaram apoio aberto a Fernando Haddad, que no governo seria tão ou mais fraco que Dilma Rousseff no 2º mandato, que sequer conseguiu exercer, sendo deposta antes de cumprir 1 1/2 dos 4 anos para os quais foi reeleita em 2014. Um eventual governo Haddad seria a continuidade menos traumática desse (des)governo do desmonte e do entreguismo, que tem o fantoche Michel Temer e sua camarilha como figurantes que aparecem aos olhos da platéia, sempre enganada e manipulada.

    1. Belo discurso. Só esqueceu de dizer que estamos num golpe de Estado, “com Supremo, com tudo”. Lula não poderia concorrer, pois tudo foi feito pela Justiça e imprensa para tirá-lo da disputa. Faltou honestidade intelectual na sua análise. E Ciro não vai apoiar Haddad pois, como ele disse, “não sou puxadinho do PT”.

      1. Você é que não prestou atenção ou fingiu não entender. O ônus de impedir a candidatura do Ex-Presidente Lula tinha de ficar com o STF e TSE golpistas. O PT livrou a cara dos togados, ao aceitar participar da eleição farsesca e fraudulenta, legitimando o golpe de Estado. Disputando essa eleição fraudada e perdendo-a, o PT e os petistas perdem TODOS os argumentos contra o golpe de Estado, agora legitimado por uma eleição.

        Quanto a Ciro Gomes, ele sempre foi candidato de si mesmo; muito mais ele do que o PT minou a candidatura e sonho presidencial dele; Ciro atacou covardemente o Ex-Presidente Lula, dizendo que ele não é perseguido e preso político. Ciro sabe que disse um absurdo e que isso prejudicou enormemente sua campanha e qualquer aliança no 2º turno; Ciro não precisava disso nem de voltar sua verborragia e artilharia contra o PT. Se Ciro fizesse uma campanha propositiva, nacionalista e contra o golpe, detonando a direita golpista,oligárquica, plutocrata, privatista e entreguista, seria ele a disputar o 2º turno, já que Fernando Haddad é muito fraco como liderança política e como candidato presidencial.

        Ciro tem o direito de apoiar quem ele quiser; até mesmo de se omitir ou ficar em cima do muro. Os eleitores dele saberão julgar as declarações decisões que ele tem tomado neste momento crítico.

        1. sem o candidato do PT não tinha 2º turno. O coiso teria levado no 1º turno. Há sujeitos ditos de esquerda que não reconhecem LULA como o líder mundial que é. Aliás, foi para LULA não vencer as eleições que $TF o prendeu. Os pseudointelectuais ditos de esquerda nunca vão entender o que foi o governo do PT para a gente humilde. Foi no governo do que o pobre teve o direito de ter dignidade. O pobre passou a existir como gente depois do governo do PT.

          1. O grande problema é que o candidato que foi para o 2o turno não é/foi o do PT operário-sindical do Ex-Presidente Lula, mas o PT jurídico-judicial, que levou nosso maior líder político à prisão numa solitária. Um anti-candidato, que denunciasse a eleição farsesca e fraudulenta, ou mesmo Ciro Gomes, num 2o turno, seriam mais competitivos, apesar das várias fraudes, de todos nós conhecidas.

    2. Desculpa, mas é muita sandice de uma vez só.
      Altas elucubrações sem nenhuma correspondências com os fatos.
      A crer nisso, estaríamos pondo em dúvida toda a credibilidade e honradez de grandes homens públicos do Brasil e do mundo, que visitaram Lula e que jamais se calariam se esta louca versão fosse sequer ventilada por Lula.
      Calma moço, dessa forma você colabora para o mundo das trevas que alguns insistem em implantar.

      1. Ouça e veja o que disse Mino Carta, que rompeu com o script, causando até constrangimento pra o jornalista Fernando de Morais, que o acompanhou na visita ao Ex-Presidente Lula. Compare com as versões apresentadas por “advogados” que visitam regularmente o Ex-Presidente Operário; compare também os bilhetes e cartas manuscritas efetivamente escritos por Lula, como aquele dirigido ao presidente da CUT, com outros, posteriormente divulgados como sendo da lavra do Ex-Presidente. São claros os indícios de falsificação; tanto assim que quando foram feitos questionamentos sobre isso e proposta de se submeterem os ‘bilhetes em série’ – convenientemente reduzidos a um parágrafo, para que menos evidência de falsificações fossem verificadas – a exames/perícias grafotécnicos, cessou a produção desses manuscritos.

        O mundo das trevas já está instalado, pois um ditador sub-sub-nazifascista foi colocado na presidência da república, legitimado por uma eleição farsesca e fraudulenta.

  2. Deixe esses políticos pra lá. Ficarão no nosso pinico. O importante agora e nós nos unirmos e continuarmos batalhando até domingo, para tentar virar esse jogo.

  3. Espero que Haddad nem pense em oferecer cargos a Ciro. Nunca tive um pingo de confiança nele, o que só foi confirmado por sua atitude asquerosa neste segundo turno. Eliane Brum está certa: era imperativo apoiar a democracia contra o Bozo. Farei oposição cerrada a Ciro em qualquer cargo que ele dispute no futuro.

      1. Oh rapaz, tenha mais um pouco de respeito com o que fala. O seu nível de agressões e generalizações só é compatível com aquilo que sempre devemos combater: a ignorância, intolerância e o narcisismo.
        Sou petista e não vivo do que acusa genericamente a petistas.
        Sugiro que, se o ambiente não lhe é do agrado, procure outro, para que você e sua condição humana não se degradem tanto.

        1. Tá nervoso, petista? Acalme-se com uma edificante leitura. Abra o Google e nele digite: CPI DOS FUNDOS DE PENSÃO. Lá você verá um número interessante, R$ 46 Bilhões de reais. Será relaxante para seu estresse atual.

          1. Abra os livros a PrivATARIA tUCANA, bANQUEIRO bANDIDO E O PRÍNCIPE DA PRIVATARIA QUEM SABE VOCÊ SE RECONHECE ALI DENTRO .

          2. Quais estatais o PT “vendeu” a estrangeiros? Cite uma só. Sua marmitex está à sua disposição.

          3. Petista caviar, o pt causou dano às estatais e seus empregados. Abra o Google e digite CPI DOS FUNDOS DE PENSÃO. Leia o relatório e constatarás o estrago.

          4. Não me interessa! O que penso a seu respeito eu já disse. E de minha parte você não carecerá de mais considerações.
            Passar bem.

          5. João, pegue sua marmitex a quem você tem direito e vá matar sua fome. Hoje tem um ovo em cima.

          6. Essa sua personagem impressiona ou intimida incautos e incultos, não a mim.
            Você é um bolsonaro frustrado, por isso ofende, agride.
            Marque com um psiquiatra, ele, certamente, recomendará um bom terapeuta para você, além de medicação de uso contínuo.

      2. Quem precisa de boquinha são os fascista como você..Boquinha e manipulações da mídia para atacar o PT. Vá se f……..

          1. Ivanir, eu não sou seu irmão, portanto não sou filho dela.
            Quanto à sua recomendação pelo sexo anal, sei que é fruto de suas experiências, é direito seu, mas não sou chegado.

      3. E o ressentimento volta a falar mais alto.

        A única coisa que se esperava de um político declaradamente de centro-esquerda, era que, diante de uma ameaça maior não só a si mas, ao próprio sistema republicano e democrático como conhecemos, tomasse o lado da única alternativa viável, mesmo que com críticas.

        E para isso, não precisava subir em palanques ou fazer massa crítica em eventos ao redor do país.

        Bastava uma Live, uma gravação, um aceno ou algo que o valha de sua própria boca (não da direção nacional do PDT, cujas palavras de “veto” ao voto no fascismo valem menos do que uma nota fake de 5 reais – vide governadores) para consolidar o apoio dentro da própria militância, ou ao menos, daqueles que como eu, confiavam mais em seu projeto de país.

        Mas, não. Tasca um tal de “apoio crítico” que consegue ser mais vago do que o da própria Marina, que pasmem os senhores até a mesma se pronunciou e marcou terreno.

        Voou para a Europa e de lá soltou um melancólico (para não dizer cínico ou derrotista), que “está cansado”.

        Como se antes de qualquer votação no segundo turno, o caixao já estivesse fechado e a ele só restasse a “brilhante” estratégia de esperar até 2022, se cacifando como terceira ou quarta via.

        Isso, dentro de um sistema político que pode estar tão dramaticamente alterado, que nem mesmo estas eleições como a conhecemos podem ainda restar até lá.
        E se restar o voto, se essas lideranças à esquerda não estarão banidas.

        E se não estiverem banidas, se o país ainda terá como se recuperar de um período de venda e destruição de direitos sociais.

    1. Ciro foi um grande ministro nos governos de Lula e Dilma, e Lula especialmente jamais se furtou a dizer isso com todas as letras. Haddad está compondo algo maior do que estamos vislumbrando, do tamanho da gravidade do momento. Sim, todos estão certos, mas o Brasil é maior que isso. Muitos entenderam isso. Espero que Ciro se pronuncie ainda que tardiamente, como o articulista falou.

      1. Ciro foi ministro da Fazenda no governo Itamar e ministro da Integração Regional no governo lula 1. Dos governos dilma, por razões óbvias, Ciro quis distância.

  4. Passei os últimos 365 dias postando em blogs progressistas que Ciro não era confiável. Depois das declarações dele e do seu irmão, acho que não precisamos acrescentar mais nada. A esta altura do campeonato não precisamos do “reforço” dele. Ciro só olha para o próprio umbigo. Ele que fique com sua pequenez.

    1. Tinha razão a Gleison que não queria aproximação com o Ciro. A pequenez desse crápula é grande. Agora, falar em eleições em 2022, é olhar em bola de cristal. Acha que essa ditadura vai durar so quatro anos? Mãe Dinah já morreu

  5. Poderá entrar para a história no capítulo dos que traíram o país por omissão. Mas o comportamento dele tem lógica: há candidatos do PDT disputando governos estaduais que apóiam o Coiso. Seria este o motivo da omissão de Ciro?

    1. Conheço Ciro ele e o irmão torcem pelo bolssonaro so por vingança. São arrogantes ninguém ouse desaponta-los

  6. Equipe de governo de Bolsonaro, segundo o Estadão, para compor seu governo radicalmente renovador da política brasileira: – https://politica.estadao.com.br/noticia /eleicoes,bolsonaro-sugere-politicos-do-dem-em-eventual-governo,70002562543
    :
    Pauderney Avelino, do DEM.
    Líder do DEM, Pauderney Avelino, não conseguiu se reeleger deputado federal, mas poderá ganhar de Bolsonaro a Superintendência da Zona Franca de Manaus. Foi condenado a devolver 4,5 milhões de reais à Prefeitura de Manaus, por autorizar contratos de imóveis irregulares alugados pela prefeitura para a instalação de escolas, no período em que foi secretário da Educação de Manaus, de janeiro a dezembro de 2013. https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,lider-do-dem-e-condenado-a-devolver-r-4-6-milhoes,10000022770 – Pauderney Avelino tem contra ele 20 processos judiciais. http://www.politicos.org.br/pauderney-tomaz-avelino

    Alberto Fraga, líder da bancada da bala.
    Poderá fazer parte do Ministério de Bolsonaro. Não conseguiu se eleger governador do Distrito Federal. PGR pediu a condenação de Alberto Fraga por participação em esquema de propina no DF. Em áudio, Fraga reclama do valor de suposta propina no transporte. https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/prg-pede-condenacao-de-alberto-fraga-por-participacao-em-esquema-de-propina-no-df.ghtml – Justiça condena Alberto Fraga por recebimento de propina de 300 mil reais quando era secretário de transportes do
    governo Arruda. https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2018/09/24/justica-condena-alberto-fraga-por-cobrar-propina-em-contratos-de-transporte-no-df.ghtml – Alberto Fraga tem contra ele 180 processos judiciais. http://www.politicos.org.br/joao-alberto-fraga-silva

    ACM Neto, do DEM.
    Prefeito de Salvador. Filho de Antonio Carlos Magalhães. Odebrecht diz que Neto recebeu caixa 2 e aponta irregularidade em obra da Barra. A citação ao democrata é feita em uma das 201 petições assinadas pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no
    Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhando para instâncias inferiores os casos de políticos que aparecem nas delações, mas não têm foro privilegiado. – http://atarde.uol.com.br/lavajato/noticias/1853196-odebrecht-diz-que-neto-recebeu-caixa-2-e-aponta-irregularidade-em-obra-da-barra-premium

    Rodrigo Maia, do DEM.
    Deputado Federal reeleito. Rodrigo Maia é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro pela PF. Relatório enviado ao STF concluiu que Maia beneficiou a construtora OAS. Ministério Público vai analisar documentos e decidir se oferece denúncia. = http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2017/02/rodrigo-maia-e-acusado-de-corrupcao-e-lavagem-de-dinheiro-pela-pf.html – Polícia Federal conclui inquérito sobre Rodrigo Maia e aponta indícios de corrupção. “Não restam dúvidas da atuação clara, constante e direta” do presidente da Câmara na defesa de interesses da empreiteira OAS no Congresso Nacional, diz reportagem da TV Globo.
    https://congressoemfoco.uol.com.br/especial/noticias/policia-federal-conclui-inquerito-sobre-rodrigo-maia-e-aponta-indicios-de corrupcao/ – Rodrigo Maia responde a 60 processos judiciais – http://www.politicos.org.br/rodrigo-felinto-ibarra-epitacio-maia

    Mendonça Filho, do DEM.
    Não conseguiu se eleger senador por Pernambuco. Ex-ministro da educação do Temer, foi escolhido por Bolsonaro para continuar no Ministério da Educação, para preparar sua futura extinção. Janot vê indícios de que ministro da Educação recebeu propina em 2014. PGR apura suposta doação de R$ 100 mil da UTC a Mendonça Filho (DEM). Ele declarou à TV Globo que não recebeu doação da UTC na eleição de 2014. – http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/06/ministro-da-educacao-e-investigado-no-stf-por-suspeita-de-receber-propina.html – Em 2009, um documento da Operação Castelo de Areia, que prendeu diretores da construtora Camargo Corrêa, citou uma contribuição de R$ 100 mil de uma empresa do grupo a Mendonça Filho durante sua campanha à prefeitura de Recife. https://www.bbc.com/portuguese/brasil/2016/05/160509_ministros_temer_if_rm

  7. Falta grandeza cívica para os políticos brasileiros… pouco se importam com as consequencias de suas atitudes mesquinhas e tolas… não aceitam ficar em segundo plano… mentecaptos…

  8. Se vencermos no domingo, estaremos vencendo não só o Haddad, mas todos os otros candidatos a Presidência em 2018 – até a Marina com esse negócio de apoio crítico – Mas, enfaticamente estaremos vencendo Bolsonaro e menino de calças curtas, o Caim Ciro Gomes.

  9. Vocês petistas passaram todo o primeiro turno agredindo, tentando desqualificar Ciro e agora vêm com esse papo furado.
    Incensaram o gênio de vocês que colocou o país nessa situação e agora vêm com esse papo furado.
    O gênio da estratégia é quem deve enviar bilhete dizendo qual é o caminho.
    O PDT já declarou apoio, Ciro disse #EleNao ainda no dia 07/10.
    Vocês são absolutos no pedaço.
    É como disse a loura presidente nacional de vocês: “Ciro, nem com reza brava!”.

    1. Ela disse antes de tudo, provavelmente amparada no que já sabia, o que deve ser muito mais do que eu e vc sabemos juntos. E eu digo agora: se houver eleição em 2022, e eu ainda estiver aqui para votar, td que Ciro e os Gomes fizeram será lembrado. Basta eu te dizer que sendo petista de coração, votaria em Alckimin contra o nazifascista, pq é a unica coisa possível a ser feita pra quem não quer autoritarismo e ditadura. Caráter é bom e todo mundo gosta.

        1. O Ciro desde o começo negou todas as realizações de um governo que ele mesmo ajudou a construir, ora criticando td que dizia respeito ao PT e até mesmo falando em favor da prisão de Lula. Lula chegou a dizer em bom tom que não era 1 palavra ,al colocada que o indisporia contra Ciro. E se Gleisi foi direta e enfática, ele também foi quando disse com relação ao segundo turno: nem a pau juvenal. O que está por trás disso td, acredito que seja muito mais do que nós perdemos tempo discutindo aqui. Mas de uma coisa eu tenho certeza: Tivesse passado Ciro, e não Haddad, de nenhuma maneira o PT lhe teria faltado. Sem nota de apoio crítico que nada mais foi do que uma cusparada ao contrário. Sempre admirei Ciro Gomes mas infelizmente, ele se mostrou pequeno demais agora.

          1. Td bem, não temos porque nos estressar por causa de Ciro. Desejo a ele toda a sorte do mundo, de coração.

          2. Eu não desejo sorte, só que ele se transforme numa Marina de calças. Alias não precisa desejar a Marina colheu, Ciro também colherá.

        2. Isto foi lá atrás, muito antes da campanha. Se político e juiz de futebol der chilique cada vez que alguém o chama de feio, que mude de profissão.

        3. Ciro nem com reza brava! Eu disse o mesmo no primeiro turno. Mas se tivesse ido para o segundo turno contra o Bozo, Ciro teria recebido meu apoio e meu voto. Com um aperto no coração mas eu teria votado e feito campanha por ele para combater o fascismo. Coisa que ele NÃO teve a dignidade de fazer e preferiu nos abandonar durante a luta.

    2. Não me lembro de ouvir Haddad, o PT ou alguém do primeiro time do partido e/ou aliados atacarem o Ciro, ao contrário do que ele fazia dia sim e no outro dia também. Particularmente sempre o achei um coronel repaginado, comparando-o inclusive a Horácio de Mattos, atuante nas primeiras décadas do século XX. Quanto ao resto de seus comentários, interpreto como a conhecida dor de corno

    3. O Ciro vai se ferrar igual a Marina. Não tem como se eleger sem o voto dos petistas. A esquerda dificilmente vota em candidato que apóia a direita. No momento fica claro que Ciro apóia Bolsonaro veladamente.
      Marina apoiou o Aécio malafaia Neves e se ferrou de verde e amarelo.
      Decidir com raiva é estupidez. Já deu tempo de esfriar a cabeça na cidade luz.

    4. O Lula sacaneou o Brizola e elegeu o Collor, em 1989 …
      O Lula foi melhor do que o FHC, mas, o Brizola teria sido muito melhor …
      O Lula sacaneou o Ciro, em 2010, e “inventou” a fraquíssima Dilma, que viabilizou a destruição do Lula e do Brasil, com o seu TRAIDOR PTucano, José Eduardo Cardozo, que deixou a PolíCIA Federal e o Moro livres, para detonarem o Brasil (com S) ….
      O Lula governou para os Bancos e para a Globo, embora tenha dado uma “esmola” para os pobres …
      O Lula sacaneou o Ciro, em 2018, ao impedir que o PSB apoiasse o Ciro, e, ao não aprovar uma coligação PT com o PDT, sendo o Ciro para Presidente …
      O Lula é personalista, pois, se acha um enviado de Deus para salvar o Brasil …
      O PT plantou VENTO, com o seu “republicanismo submisso”, e agora, está colhendo a TEMPESTADE …
      O PDT e o CIRO já declaram voto no Haddad !!!
      A Ala PTucana do PT só quer ser apoiada para faturar …
      Os adoradores irracionais do Lula se acham os donos da verdade, do mesmo modo que os adoradores do COISO !!!
      Eu já votei no Lula e na Dilma, CONTRA Collor, FHC, $erra, Alckmin e Aócio …
      … e agora serei obrigada a votar no Haddad, CONTRA o COISO !!!

        1. O PDT (Ciro) já informou, desde 08/10/2018, que votará no Haddad, CONTRA o Psicopata do P$L.
          Amanhã, o Ciro chegará ao Brasil e confirmará o apoio crítico ao Haddad !!!

  10. O PT tinha inúmeras opções!! Mas em nome de manter algum poder parlamentar, lançou candidato à presidência. Funcionou. Elegeu pouco mais de 50 deputados.

    O Brasil do PT ficou em segundo plano! O risco Bolsonaro é real e 70% dos brasileiros acreditam que esse parasita será nosso presidente-ditador…

    Voto no Haddad sem dúvida alguma, mas cobrar apoio do Ciro, quando ele seria a alternativa muito mais viável pra união da Frente Progressista e contra o retrocesso, é injusto!

  11. Vocês insistem no erro.

    Deixem de perseguir o Ciro Gomes e tratem de olhar para o problemas de vocês.

    Ainda apoiamos o PT, não se esqueçam, mas tudo agora vai ter seu preço.

  12. O único responsável pelo o que está acontecendo é o Lula. Único que só pensa em si. Não contava com a subida do Bolsonaro. O estrategista de curitiba achava que colocando um candidato do PT no segundo turno, a vitória viria fácil. Jacques Wagner caiu fora dessa. Se a pouco tempo o PT lançava humilhações para FHC, hoje se joga a seus pés. Se a pouco o Ciro nem com reza brava, hoje se lançam aos seus pés. O Goldman declara voto cheio de senões, e nem uma vírgula deste blog sobre os senões dele. E co-governar o país????? Estão de brincadeira. O Lula não entendeu que ele era inquilino do Brasil e não seu dono. Espero que ele um dia diga porque colocou a Dilma na Presidência. E como eleitor do Ciro, confio muito nele.

  13. Entre a família Gomes e a família bolsonaro, não tenho dúvidas de que a família Gomes seria melhor para o Brasil. Mas entre família e partido político, fico com partido político. Agora, o melhor mesmo é um povo forte. Mas como?

  14. Devangar com esse andor amigo. Ciro, na sua primeira manifestação após o primeiro turno, foi muito claro em seu posicionamento no sentido do voto útil contra Bolsonaro. O PDT, igualmente, na primeira semana do segundo turno declarou o voto em Haddad. A maior parte dos eleitores de Ciro, assim como eu, votarão em Haddad e estão ativamente militando contra Bolsonaro. Isto posto, vamos lembrar o passado recente da campanha, porque idealismo de conviênicia é meio difícil de aguentar. Quando o PT parecia ter chances de levar a eleição, a soberba ditava o tom. Lá na pré-campanha, o politiburo petista achava que o PT não devia abrir mão de sua ascendência sobre a esquerda, a despeito de manifestações em sentido contrário de quadros importantes do partido como Jacques Wagner, Rui Costa, Camilo Santana (e o próprio Haddad se movimentava nessa direção). Dizia a dirigente petista que Ciro não descia no PT “nem com reza brava”. Chegaram ao ponto até mesmo de rifar a candidatura da Marília Arraes, para poder isolar Ciro. Isso tudo, após quase duas décadas de alinhamento político-ideológico. Vale lembrar que Ciro foi peça importante na resistência de Lula às manobras que tentaram derrubá-lo durante a crise do mensalão e foi dos defensores mais aguerridos do mandato de Dilma. Muito bem, faz parte do jogo eleitoral. O PT tomou uma decisão de pragmatismo partidário, mesmo plenamente ciente do antipetismo que viceja já há muito anos na sociedade braisleira. Aí agora que a tragédia anunciada parece se consumar, surgem essas cobranças de altruísmo. A conversa para boi dormir está começando a ficar chata…

  15. Ciro caminhará para a direita, como fez Marina com o seu apoio a Aécio, como fez o invejoso FHC. De volta, terá o desprezo do eleitor. Não votaria no Ciro, exceto se ele fosse o opositor do Capiroto, mas ele se revelou menor do que eu imaginava: queimou o filme.

  16. Entre a família Gomes e a família bolsonaro, não tenho dúvidas de que a
    família Gomes seria melhor para o Brasil. Mas entre família e partido
    político, fico com partido político. Agora, o melhor mesmo é um povo
    forte. Mas como?

  17. Ciro sendo Ciro, Mano Braw sendo Mano Braw, e assim caminha nossa capenga democracia, pessoas que poderiam ajudar como Ciro e Cid Gomes e Mano Braw preferiram atrapalhar…….. muito triste para nosso país

  18. Petistas agredindo o Ciro o tempo todo? Me poupe! Quem agrediu O PT o tempo todo foi o Ciro. Tenho a certeza que os eleitores do Ciro no primeiro turno, votarão com a democracia no segundo turno. O Ciro tá mais sujo que “ pau de galinheiro”.

  19. Tenho cada vez menos admiração por Ciro Gomes, aparentemente é um homem de muitas de bravatas e de poucas atitudes, apesar de ter tido o meu voto por algumas vezes, sempre me vinha a comparação com alguns ministros indicados para o STF, no momento da confirmação das suas histórias de vida fraquejam.

  20. Os petistas cobram do Ciro o que o próprio PT não fez. Acho que o Ciro já fez o que tinha que fazer: dar apoio crítico ao Haddad. Ele não deve se queimar aparecendo do lado dessa campanha que desde o instante zero esteve destinada a fracassar, pelos seus próprios engenheiros. A Gleisi e o resto da cúpula petista nunca esteve preocupada com o país. Só queriam evitar que o PT perdesse a hegemonia da esquerda. Por isso Bolsonaro é cria do PT. É da inteira responsabilidade do PT o que está acontecendo no Brasil.

  21. A verdade é que o Ciro cansou de levar rasteiras do Lula, essa última diretamente da prisão em Curitiba impedindo o apoio do PSB. Votei no Ciro vou votar no Haddad o Ciro sabe que seus eleitores não votam no Bozo. O grande problema sao os eleitores do Lula que estão votando no Bozo.

  22. Esta Eleição FAKE escancarou, além do Viés Fascista, preconceituoso, egoísta, burro, mau e atrasado, de boa parte da População Brasileira, o que nos entristece e diminui mais ainda como “Sociedade e Nação”, também, mas sem muitas surpresas, como as “ditas” lideranças Políticas, que há décadas batem à Porta do Planalto, querendo entrar com o voto popular, não são realmente merecedoras de sentar na cadeira de Presidente !…São quase TÃO TRAÍRAS COMO TEMER!…Pois mostraram que o “Projeto de Nação” para o Brasil e seu Povo, SÃO A TEIA MAGNÉTICA DA VAIDADE QUE IMANTA SEUS OLHOS AOS SEUS UMBIGOS !

  23. No Brasil sempre sobraram ARROGANTES, OPORTUNISTAS e QUINTA COLUNA de todos os MATIZES.

    Esses irmãos são isso. Estadistas? Esqueçam!

    São ARROGANTES, OPORTUNISTAS e QUINTA COLUNA.

  24. Nomes de políticos que, segundo o Estadão, estão cotados para compor o governo de Bolsonaro que, segundo se diz, seria radicalmente renovador da política brasileira: – https://politica.estadao.com.br/noticia /eleicoes,bolsonaro-sugere-politicos-do-dem-em-eventual-governo,70002562543 –

    O quadro abaixo mostra políticos absolutamente comuns, não se vê neles os campeões da moralidade que um governo baseado no combate ao cambalacho político deveria exigir. Eles servem como uma antecipação do que seria um governo Bolsonaro: Uma mera continuidade do governo Temer.

    Talvez não estejamos diante de um idealista fanático do fascismo, mas sim diante apenas de um político muito esperto. Um político que vislumbrou um nicho de oportunidade eleitoral nas diversas pessoas saudosas da ditadura militar, que poderiam dar-lhe uma torrente de votos tão fiel quanto mais fosse radical seu discurso pela defesa intransigente daqueles tempos de outrora. Isso o reelegeu deputado por 28 anos seguidos.

    Sendo assim, seus fiéis e rancorosos seguidores estariam sendo como que engambelados por um político comum, medíocre e fanfarrão como muitos outros, que não teria chance alguma de se alçar além da Câmara do Deputados, se não houvesse por trás dele poderosos interesses econômicos a bancá-lo e impulsioná-lo justamente por que viram no seu “fazer gênero” uma maneira de embriagar o povo simplório com um novo esquema de populismo de direita impressionantemente radical. Estes interesses poderosos, em caso de vitória deste esquema, certamente não deixariam barato sua crucial assistência.

    Se tudo isso for verdade, então o maior problema para Bolsonaro, em caso de vitória, será se livrar de seus apoiadores mais fanáticos, que se sentirão também donos da vitória e poderão criar uma crise muito forte dentro de seu governo, com repercussão internacional. Não se pode saber se eles se contentarão com a simples marcha governamental da aceleração do neoliberalismo de Temer, e mais o espetáculo vingatório de alguns cristãos lançados às feras na arena pública, ou se vão querer ir muito mais longe do que isso.

    :
    Pauderney Avelino, do DEM.
    Líder do DEM, Pauderney Avelino, não conseguiu se reeleger deputado federal, mas poderá ganhar de Bolsonaro a Superintendência da Zona Franca de Manaus. Foi condenado a devolver 4,5 milhões de reais à Prefeitura de Manaus, por autorizar contratos de imóveis irregulares alugados pela prefeitura para a instalação de escolas, no período em que foi secretário da Educação de Manaus, de janeiro a dezembro de 2013. https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,lider-do-dem-e-condenado-a-devolver-r-4-6-milhoes,10000022770 – Pauderney Avelino tem contra ele 20 processos judiciais. http://www.politicos.org.br/pauderney-tomaz-avelino

    Alberto Fraga, líder da bancada da bala.
    Poderá fazer parte do Ministério de Bolsonaro. Não conseguiu se eleger governador do Distrito Federal. PGR pediu a condenação de Alberto Fraga por participação em esquema de propina no DF. Em áudio, Fraga reclama do valor de suposta propina no transporte. https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/prg-pede-condenacao-de-alberto-fraga-por-participacao-em-esquema-de-propina-no-df.ghtml – Justiça condena Alberto Fraga por recebimento de propina de 300 mil reais quando era secretário de transportes do governo Arruda. https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2018/09/24/justica-condena-alberto-fraga-por-cobrar-propina-em-contratos-de-transporte-no-df.ghtml – Alberto Fraga tem contra ele 180 processos judiciais. http://www.politicos.org.br/joao-alberto-fraga-silva

    ACM Neto, do DEM.
    Prefeito de Salvador. Filho de Antonio Carlos Magalhães. Odebrecht diz que Neto recebeu caixa 2 e aponta irregularidade em obra da Barra. A citação ao democrata é feita em uma das 201 petições assinadas pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no
    Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhando para instâncias inferiores os casos de políticos que aparecem nas delações, mas não têm foro privilegiado. – http://atarde.uol.com.br/lavajato/noticias/1853196-odebrecht-diz-que-neto-recebeu-caixa-2-e-aponta-irregularidade-em-obra-da-barra-premium

    Rodrigo Maia, do DEM.
    Deputado Federal reeleito. Rodrigo Maia é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro pela PF. Relatório enviado ao STF concluiu que Maia beneficiou a construtora OAS. Ministério Público vai analisar documentos e decidir se oferece denúncia. = http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2017/02/rodrigo-maia-e-acusado-de-corrupcao-e-lavagem-de-dinheiro-pela-pf.html – Polícia Federal conclui inquérito sobre Rodrigo Maia e aponta indícios de corrupção. “Não restam dúvidas da atuação clara, constante e direta” do presidente da Câmara na defesa de interesses da empreiteira OAS no Congresso Nacional, diz reportagem da TV Globo. https://congressoemfoco.uol.com.br/especial/noticias/policia-federal-conclui-inquerito-sobre-rodrigo-maia-e-aponta-indicios-de corrupcao/ – Rodrigo Maia responde a 60 processos judiciais – http://www.politicos.org.br/rodrigo-felinto-ibarra-epitacio-maia

    Mendonça Filho, do DEM.
    Não conseguiu se eleger senador por Pernambuco. Ex-ministro da educação do Temer, foi escolhido por Bolsonaro para continuar no Ministério da Educação, para preparar sua futura extinção. – https://veja.abril.com.br/blog/radar/bolsonaro-quer-acabar-com-o-ministerio-da-educacao/ – Janot vê indícios de que ministro da Educação recebeu propina em 2014. PGR apura suposta doação de R$ 100 mil da UTC a Mendonça Filho (DEM). Ele declarou à TV Globo que não recebeu doação da UTC na eleição de 2014. – http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/06/ministro-da-educacao-e-investigado-no-stf-por-suspeita-de-receber-propina.html – Em 2009, um documento da Operação Castelo de Areia, que prendeu diretores da construtora Camargo Corrêa, citou uma contribuição de R$ 100 mil de uma empresa do grupo a Mendonça Filho durante sua campanha à prefeitura de Recife. https://www.bbc.com/portuguese/brasil/2016/05/160509_ministros_temer_if_rm . Mendonça Filho não responde a nenhum processo judicial.

  25. Os votos dados a Ciro são agora de Haddad mesmo que ele se declare neutro.
    Não vejo necessidade de ficar bajulando quem não soube perder e é vingativo.

  26. Uma campanha nacional com toda esta trairagem, deve ser muito desgastante! Todo o direito ao Ciro 12 de relaxar! Sou Ciro em 2022, com certeza e porque estão atacando aliado!…

  27. Li um texto longo de um eleitor do Ciro não é de esquerda, nunca votou no PT aliás tem muitas críticas ao partido mas no momento a escolha é entre um prato de comida ou um prato de merda, mesmo com todas restrições um prato de comida é muito melhor. Se o coiso for eleito minha consciência estará em paz, chorarei muito dias após dias, mas como sobrevivi a ditadura, também vou sobreviver a volta dela.

  28. Li no portal da sputinik brasil ‘tiros e gritaria: Brasil está pronto para flexibilizar acesso a armas de fogo?’. Dentre outras coisas o artigo coloca que várias pesquisas americanas já evidenciaram que uma arma dentro de casa faz aumentar em cinco vezes a chance de homicidio e suicídio. Isso sem falar nos acidentes fatais envolvendo crianças. Mais armas dentro de casa significa dizer que mais armas serão perdidas, extraviadas e roubadas. O pesquisador explicou também que uma pesquisa realizada em SP revelou que um cidadão armado, quando é assaltado, tem um aumento de 56 por cento de ser executado. Por esse motivo muitos policiais preferem andar desarmados quando estão de folga.

  29. Complementando comentário anterior: outro problema apontado no artigo diz respeito a falta de preparo da população para manusear armas de fogo. O pesquisador finaliza dizendo:” você imagina em uma sociedade como a nossa, com as pessoas com ódio umas das outras, as pessoas que se envolvem em conflitos violentos, seja briga de bar, seja em briga de trânsito, seja em briga de vizinhos ou até em questões passionais, todo mundo armado”, argumentou. “Eu não tenho dúvidas que será uma tragédia para o país”.

  30. Acredito que o apoio crítico do Ciro é mais do que o PT merece. Quem vendeu a alma ao diabo foi o PT, não o Ciro. Vcs podem entrar no joguinho que a banda podre do PT está fazendo, é compreensível no cenário atual. Porém, exigir isso de todos é canalhice.

  31. O amigaço dos coroneis cearenses e tucana enrustido, ora fujão, não sairá menor, continuará minusculo, um candidato de si mesmo, essa fuga para oropa entrará no rol, de trapalhadas que se acumulam a cada campanha, continuará crescendo feito rabo de cavalo……

  32. Ciro, é, e sempre será um politico de 2ª linha, sempre será um coadjuvante na politica. O coronelzinho, é um traidor do povo brasileiro, espero que agora que ele desenhou vcs entendam. Foi ele o antagonista a uma grande frente progressista para vencer o golpe. E levou o PDT pra vala da traição ao povo e a Brizola. Ou o PDT expulsa esse cara agora, ou Brizola perde pela segunda vez um partido, como perdeu o PTB. Tanto Ciro como o PDT, viraram passado na história politica brasileira. Pq só no passado o PDT honrou o povo brasileiro, trocou a história pela tentativa oportunista de herdar o espólio do PT, execrado pelo judiciário politico e a imprensa de forma covarde. Nessa brincadeira de poder, se foi o pre sal do povo.

  33. Que se aplaudam àqueles líderes das organizações sociais, políticas, partidárias, etc, que corajosamente, nesse momento, entre seus interesses e do Brasil, com responsabilidade e coragem, assumem a defesa da democracia e do Brasil, optando pela paz social.
    Por outro lado, que se lamente por àqueles egoístas que, não assumem o seu papel de líder e nem declaram apoio, recomendando que seus partidários assumam e defendam, livremente, um ou outro lado. Essas pessoas, no final das eleições, conviverão com problemas graves de consciência, para o resto da vida e, certamente, de confiabilidade de seus patrícios, por sua indecisão oportunista. T
    aí a prova ( https://www.brasil247.com/pt/247/poder/373131/CUTVox-Populi-com-apenas-5-pontos-de-diferen%C3%A7a-virada-est%C3%A1-no-horizonte.htm ), para quem não acreditava, Deus, realizará a virada da democracia e do estado de direito no Brasil, contra o fascismo, contra o preconceito e contra o ódio, com amor, verdade e justiça.
    Deus tarda mas não falta, aos que nEle têm fé e confiam. Queridos, acreditem, chegou a hora da virada e essa vitória, na defesa do Brasil, pertence a Deus. Tudo que olharmos daqui endiante, em relação ao Brasil, “que olhemos com os olhos da fé” pois, como relata o Apóstolo de Cristo, São Paulo, em ( II Coríntios 12, 7-10 ) a experiência de Céu que viveu: “E para que a grandeza das revelações não me enchesse de orgulho, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás, para me esbofetear, a fim de que eu não me torne orgulhoso. A esse respeito, roguei três vezes ao Senhor que ficasse longe de mim. Mas o Senhor disse-me: “Basta-te a minha graça; pois é na fraqueza que a força se realiza plenamente”. Por isso, de bom grado, me gloriarei das minhas fraquezas, para que a força de Cristo habite em mim; e me comprazo nas fraquezas, nos insultos, nas dificuldades, nas perseguições e nas angústias por causa de Cristo. Pois, quando estou fraco, então é que sou forte.”
    Nesses últimos dias confusos do processo eleitoral brasileiro, até o dia final das eleições, esse povo em defesa da democracia, do estado de direito e da justiça imparcial, seja ele (esquerdistas que se unirão; professores e estudantes que acordarão e assumirão seus compromissos públicos com a defesa do Brasil; movimentos sociais, religiosos e esportivos que se manifestarão a favor da nação unida e soberana; mulheres organizadas que protestarão contra a injustiça; classes sociais diversas que mostrarão força e defenderão suas exigências e direitos ; trabalhadores, militares, mortadelas, coxinhas, todos conscientes e patriotas, gritarão alto a favor da fraternidade, da liberdade, da democracia, do estado de direito e contra o fascismo e; até a imprensa golpista, os religiosos infiéis e materialistas, a elite egoísta e desiludida com o golpe que apoiou, etc, esses, nos últimos instantes do período eleitoral, por ação de Deus ( https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2018/10/21/corregedor-da-justica-eleitoral-instaura-2-acoes-ligadas-a-campanha-de-bolsonaro.htm ), todos, os que idolatravam o poder injusto, repensarão suas atitudes egoístas, prepotentes, injustas, aéticas ( https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/empresarios-bancam-campanha-contra-o-pt-pelo-whatsapp.shtml ), insinuadoras e inverídicas, vaidosas, escravagistas, volúveis, etc) e, se juntarão aos que não desistem do bem. Por isso, eles não serão dignos de participarem da festa da democracia e da Vitória do bem.
    http://sindimetalcanoas.org.br/novo/noticias/a/movimento-brasil-metalurgico-se-manifesta-em-apoio-a-haddad/ ;
    https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/372817/CNBB-OAB-e-outras-entidades-da-sociedade-civil-unem-se-contra-o-fascismo.htm ;
    https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/372822/Evang%C3%A9licos-de-todo-o-pa%C3%ADs-se-mobilizam-contra-Bolsonaro.htm ;
    https://www.brasil247.com/pt/247/cultura/372677/Artistas-e-intelectuais-convocam-para-a-virada-democr%C3%A1tica.htm ;
    https://www.brasil247.com/pt/247/mundo/372670/L%C3%ADderes-globais-pedem-um-basta-ao-fascismo-de-Bolsonaro.htm ;
    https://tijolaco.net/mil-juristas-pedem-voto-em-haddad-pela-democracia/ ;
    https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/372487/Mais-de-2-mil-m%C3%A9dicos-lan%C3%A7am-manifesto-de-apoio-a-Haddad.htm ;
    https://www.gentedeopiniao.com.br/opiniaotv/eleicoes-2018/frente-de-evangelicos-se-levanta-contra-bolsonaro ;
    http://fenaj.org.br/manifesto-fenaj-sobre-a-eleicao-presidencial/ ;
    https://www.gentedeopiniao.com.br/opiniaotv/eleicoes-2018/cnbb-pede-para-catolicos-votarem-em-candidatos-favoraveis-a-democracia-e-contra-a-violencia ;
    https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/pessoas-com-deficiencia-publicam-manifesto-de-apoio-ao-candidato-haddad-e-a-democraci…. :
    https://www.brasil247.com/pt/247/poder/371220/Esp%C3%ADritas-lan%C3%A7am-manifesto-contra-Bolsonaro.htm ;
    https://jornalggn.com.br/noticia/muculmanos-e-judeus-se-unem-em-manifesto-contra-a-figura-fascista-de-bolsonaro ;
    https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/371281/Grupo-da-Comunidade-Arm%C3%AAnia-contra-Bolsonaro-lugar-de-fascista-%C3%A9-'na-chon‘!.htm ;
    https://www.brasil247.com/pt/colunistas/waltersantos/370606/Mulheres-mudam-rumo.htm ;
    Paz e bem.
    Sebastião Farias
    Um brasileiro, pela graça de Deus, nordestinamazônida

  34. A grande questão é que se a situação fosse inversa, o que o Haddad junto com todo o PT estariam fazendo nesse momento? tenho certeza absoluta que estariam em campanha para o Ciro. Não sei pq é tão difícil entender que não é o momento para fazer birrinha, a situação é gravíssima, estamos em vias de sermos destruídos por essa onda fascista.

  35. Ciro foi impaciente. Todo mundo sabia q não iriam deixar o Lula ser candidato. O PT, foi sim, tão egoísta quando o Ciro, sem saber de tudo o q realmente rolou entre eles nos bastidores qualquer julgamento será injusto. Mas q ambos erraram, é inegável.

  36. Muito otimista o Senhor Ciro Gomes. Nunca é demais lembrar a ele que a ultima ditadura aqui no Brasil durou vinte e um anos e durante ela ninguém escolhia prefeito de capital, governadores e muito menos o Presidente da Republica, a gente só tinha o direito de escolher senadores e deputados fantoches para dizer amem a milicada. Esta que agora esta prestes a iniciar, pelo andar da carruagem, não tem data para acabar, portanto sinto muito Sr. Ciro, adeus Democracia.

  37. ALGUEM JÁ DESENHOU PARA O CIRO QUE SEM A VITÓRIA DO HADDAD NÃO HAVERÁ O ANO DE 2022 TÃO CEDO?????!!!!!!!!!
    SIMPLES ASSIM…

  38. Desde de que ciro o minúsculo, arrogante e pretensioso começou com a piadinha de mau gosto de que a única mudança estrutural dos governos do PT foi a tomada a tomada de três pinos já anunciava sua derrocada moral.
    Nisto não falhou!

  39. ué antes das eleições, a Gleisi disse, que não apoaiaria o Ciro nem com reza brava. Agora aguente.

  40. o apoio de ciro seria simbólico num contexto de vários outros apoiantes improvaveis como goldman para haddad etc mas na verdade ele é apenas líder dele mesmo e olhe lá

  41. Ciro Gomes terá em 2022 a performace da Marina, seus eleitores de 2018, não são eleitores de cabresto, mas pessoas ideologicamente maduras, viam sim nele, uma esperança de barrar o facismo raivoso, mas se decepcionaram com sua postura irresponsável digna dos oportunistas. Em 2022 terá os 2%..

  42. Na minha opinião, nesse momento, seria desnecessário o apoio desse covarde,qualquer movimento dele, não ajudaria em nada ,e querer justificar a sua atitude de fujão, por isso ou por aquilo, não mudará o que as pessoas pensam hoje dele, não queremos mais ouvir aquele discurso surrado falso e sem conteúdo,melhor seria que ele, não se manifestasse, qualquer coisa que ele venha dizer não terá mais nenhum significado,espero que ele se lembre da fábula do escorpião,e mais uma vez quero aqui afirmar,que o PT e o brasil não precisa do coroné.Até vitória saudações LULISTA.

  43. Ciro Gomes fecha o seu ciclo politico, iniciado no antigo PDS, filhote da ARENA e da ditadura militar,
    tornando a dar apoio silencioso ao fascismo, para tirar proveito para a sua propria carreira politica mediocre.

    Fantasiado de Brizola nesta campanha, de camisa azul e lenc,o vermelho no pescoc,o,

    Ciro nunca passou de uma caricactura do velho Engenheiro.

    Em 1989, derrotado no primeiro turno, Brizola imediatamente se engajou na campanha de Lula do
    segundo turno, com corac,ao e mente, com ac,a~o, comparecendo aos comicios, fazendo campanha efetiva.
    O imperioso era deter e derrotar Fernando Collor, a face do fascismo de entao.

    Hoje o imperioso e’ deter e derrotar Jair Bolsonaro, a face do fascismo de hoje.
    No entanto, Ciro fugiu para a Europa, para “descansar”.
    So’ lhe interessa o seu proprio futuro politico, a sua candidatura em 2022.
    Para Ciro o Brasil que se dane.

    Covardemente, Ciro deu as costas nao ao PT, nao ao Fernando Haddad, mas ao povo brasilieiro.

    E lamentavelmente ainda errou quando disse que o “Brasil esta’ doente”, e ele mesmo “esta’ cansado”.
    E’ o contrario: e’ ele Ciro que esta’ doente de tanto egoismo e de tanta covardia,
    e o Brasil que esta’ cansado de oportunistas politicos como ele.

  44. O PT, está completamente, perdido. Não há nenhuma perspectiva quando o opositor tem uma influência que faz inveja ao Lula, que elegeu Alexandre Frota e alavancou um senhor como o Witzel.

    A crítica do Brown é uma triste verdade

  45. Chega de alisar o saco do Ciro, galera.
    Ciro Gomes é um merda que não aceita ser contrariado.
    Apóia o cão mas não apóia o Haddad.
    Tá com raivinha porque queria ser presidente montado nas costas de Lula.
    Deixa este bosta lá onde está.
    Seu partido, o PDT e seu presidente, Luppi, estarão lambendo as botas de bolsonaro (se eleito), no primeiro dia de 2019.
    E quem viver, verá!

  46. Ou seja, intelectual e corajoso ainda é mesmo o nosso povo, não 100%, naturalmente. Mas, é quem fica aqui, trabalha, conversa, briga… e, quando está cansado, faz um churrasco, toma uma cerveja, ouve uma super música. Não escorrega nem se esconde por aí.

  47. É um bom sinal vermos o retorno dos robozinhos (João Batista).
    É sinal de desespero.

  48. Está e a opinião de vcs, q com pt, q nós colacarao nesta situação!
    Não e opinião dos progressistas e nacionalistas!
    Ciro 2022!
    Pt q pague por seu jogo sujo e suas apostas erradas, e vcs q assumam sua parte da responsabilidade por eleger o asno!
    Brasil para frente! Ciro presidente!

  49. O único responsável pelo o que está acontecendo é o Lula. Único que só
    pensa em si. Não contava com a subida do Bolsonaro. O estrategista de
    curitiba achava que colocando um candidato do PT no segundo turno, a
    vitória viria fácil. Jacques Wagner caiu fora dessa. Se a pouco tempo o
    PT lançava humilhações para FHC, hoje se joga a seus pés. Se a pouco o
    Ciro nem com reza brava, hoje se lançam aos seus pés. O Goldman declara
    voto cheio de senões, e nem uma vírgula deste blog sobre os senões dele.
    E co-governar o país????? Estão de brincadeira. O Lula não entendeu que
    ele era inquilino do Brasil e não seu dono. Espero que ele um dia diga
    porque colocou a Dilma na Presidência. E nem com reza brava o Ciro sobe no palanque do Haddad, embora vá votar nele. Ninguém vai subir no palanque do Haddad, mas vão votar nele.

  50. Esta crítica a ciro Gomes cai como uma luva em Lula. Também foi egoísta, não pensou no Brasil, se tivesse pensado não estaríamos vivendo esse pesadelo de Bolsonaro presidente. Espero que o campo progressista vença. Devemos votar no menos trágico para o país.

  51. E’ bem possivel que o Ciro venha a apoiar o Fernando Haddad no u’ltimo minuto, para livrar a propria cara.

    Mas a maioria dos votos do Ciro Gomes ja devem ter se transferido para o Fernando Haddad,
    porque sao eleitores que prezam o estado de direito, a democracia, sao progressistas de fato,
    sao gente decente e trabalhadora, coisa que o proprio Ciro simula mas na~o e’.
    Nao sei se apoio do Ciro iria agregar muitos votos nesta reta final.

    A Marina pelo menos admitiu isto, ao declarar o apoio ao Haddad.

    Nao acho que se deva rejeitar apoio algum num momento desses,
    mas acho pouco relevante para o resultado eleitoral, assim tao tarde,

    e assim tao distante e sem entusiasmo, se o Ciro vier a apoiar o Haddad.

    Ciro perdeu a oportunidade de se mostrar um politico de primeira linha,
    um democrata e um trabalhista de fato, ao fugir para a Europa para passear.
    Se tivesse estudado (e compreendido e respeitado) a historia recente do pai’s,

    teria seguido o exemplo de Brizola em 1989,

    e mergulhado na campanha do Haddad para o segundo turno

    para barrar o fascista de hoje chamado Jair Bolsonaro,

    assim como o Brizola fez para barrar o fascista da epoca que se chamava Fernado Collor.

    Ciro provavelmente desperdic,ou qualquer cabedal politico que tenha construido
    com vistas a 2022, e deshonrou os 12% de votos que recebeu no primeiro turno.

  52. Este cabra o Ciro, ate era minha segunda opcao. Espero nunca ter de ficar entre ele e um coiso…pois seria muita tristeza ter de escolher Ciro.

  53. Acho que ele é a próxima fadinha da floresta que cairá das nuvens. Marina apoiou o Aécio e se ferrou.

  54. Os Gpmes são ressentido. Penso que se Dilma não tivesse aceitado a renúncia do Cid no Ministério, talvez tivesse contido as falcatruas do eduardo cunha e retardado o processo de impedimentos dela. Aceitou a renúncia e hoje eles se vingam, numa causa pessoal que nada contribui para a pratica democrática. Ressentidos, acho que é isso.

  55. PATRIOTISMO! Essa é a palavra-chave. Não comparem Ciro Gomes a Leonel Brizola. Brizola está há milhões de km em termo de PATRIOTISMO!

  56. “A formiga, com raiva da barata, votou no inseticida.
    E todo mundo morreu, inclusive o grilo que se absteve do voto.”

  57. Será justo! Que se aplaudam àqueles líderes das organizações sociais, políticas, partidárias, etc, que corajosamente, nesse momento, entre seus interesses e do Brasil, com responsabilidade e coragem, assumem a defesa da democracia e do Brasil, optando pela paz social, contra o fascismo (https://pt.wikipedia.org/wiki/Fascismo ) .
    Por outro lado, que se lamente por àqueles egoístas e que só olham para dentro de si e que, não assumem o seu papel de líder autêntico e patriota e, nem declaram a tempo seu apoio, recomendando que seus partidários assumam e defendam, livremente, o lado que optou, de forma transparente e responsável. Essas pessoas, no final das eleições, conviverão com problemas graves de consciência, para o resto da vida e, certamente, de confiabilidade de seus patrícios, por sua indecisão oportunista. T
    aí a prova ( https://www.brasil247.com/pt/247/poder/373131/CUTVox-Populi-com-apenas-5-pontos-de-diferen%C3%A7a-virada-est%C3%A1-no-horizonte.htm ), para quem não acreditava, Deus, realizará a virada da democracia e do estado de direito no Brasil, contra o fascismo, contra o preconceito e contra o ódio, com amor, verdade e justiça.
    Deus tarda mas não falta, aos que nEle têm fé e confiam. Queridos, acreditem, chegou a hora da virada e essa vitória, na defesa do Brasil, pertence a Deus. Tudo que olharmos daqui endiante, em relação ao Brasil, “que olhemos com os olhos da fé” pois, como relata o Apóstolo de Cristo, São Paulo, em ( II Coríntios 12, 7-10 ) a experiência de Céu que viveu: “E para que a grandeza das revelações não me enchesse de orgulho, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás, para me esbofetear, a fim de que eu não me torne orgulhoso. A esse respeito, roguei três vezes ao Senhor que ficasse longe de mim. Mas o Senhor disse-me: “Basta-te a minha graça; pois é na fraqueza que a força se realiza plenamente”. Por isso, de bom grado, me gloriarei das minhas fraquezas, para que a força de Cristo habite em mim; e me comprazo nas fraquezas, nos insultos, nas dificuldades, nas perseguições e nas angústias por causa de Cristo. Pois, quando estou fraco, então é que sou forte.”
    Nesses últimos dias confusos do processo eleitoral brasileiro, até o dia final das eleições, esse povo em defesa da democracia, do estado de direito e da justiça imparcial, seja ele (esquerdistas que se unirão; professores e estudantes que acordarão e assumirão seus compromissos públicos com a defesa do Brasil; movimentos sociais, religiosos e esportivos que se manifestarão a favor da nação unida e soberana; mulheres organizadas que protestarão contra a injustiça; classes sociais diversas que mostrarão força e defenderão suas exigências e direitos ; trabalhadores, militares, mortadelas, coxinhas, todos conscientes e patriotas, gritarão alto a favor da fraternidade, da liberdade, da democracia, do estado de direito e contra o fascismo e; até a imprensa golpista, os religiosos infiéis e materialistas, a elite egoísta e desiludida com o golpe que apoiou, etc, esses, nos últimos instantes do período eleitoral, por ação de Deus ( https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2018/10/21/corregedor-da-justica-eleitoral-instaura-2-acoes-ligadas-a-campanha-de-bolsonaro.htm ), todos, os que idolatravam o poder injusto, repensarão suas atitudes egoístas, prepotentes, injustas, aéticas ( https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/empresarios-bancam-campanha-contra-o-pt-pelo-whatsapp.shtml ), insinuadoras e inverídicas, vaidosas, escravagistas, volúveis, etc) e, se juntarão aos que não desistem do bem. Por isso, eles não serão dignos de participarem da festa da democracia e da Vitória do bem.
    http://sindimetalcanoas.org.br/novo/noticias/a/movimento-brasil-metalurgico-se-manifesta-em-apoio-a-haddad/ ;
    https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/372817/CNBB-OAB-e-outras-entidades-da-sociedade-civil-unem-se-contra-o-fascismo.htm ;
    https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/372822/Evang%C3%A9licos-de-todo-o-pa%C3%ADs-se-mobilizam-contra-Bolsonaro.htm ;
    https://www.brasil247.com/pt/247/cultura/372677/Artistas-e-intelectuais-convocam-para-a-virada-democr%C3%A1tica.htm ;
    https://www.brasil247.com/pt/247/mundo/372670/L%C3%ADderes-globais-pedem-um-basta-ao-fascismo-de-Bolsonaro.htm ;
    https://tijolaco.net/mil-juristas-pedem-voto-em-haddad-pela-democracia/ ;
    https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/372487/Mais-de-2-mil-m%C3%A9dicos-lan%C3%A7am-manifesto-de-apoio-a-Haddad.htm ;
    https://www.gentedeopiniao.com.br/opiniaotv/eleicoes-2018/frente-de-evangelicos-se-levanta-contra-bolsonaro ;
    http://fenaj.org.br/manifesto-fenaj-sobre-a-eleicao-presidencial/ ;
    https://www.gentedeopiniao.com.br/opiniaotv/eleicoes-2018/cnbb-pede-para-catolicos-votarem-em-candidatos-favoraveis-a-democracia-e-contra-a-violencia ;
    https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/pessoas-com-deficiencia-publicam-manifesto-de-apoio-ao-candidato-haddad-e-a-democraci…. :
    https://www.brasil247.com/pt/247/poder/371220/Esp%C3%ADritas-lan%C3%A7am-manifesto-contra-Bolsonaro.htm ;
    https://jornalggn.com.br/noticia/muculmanos-e-judeus-se-unem-em-manifesto-contra-a-figura-fascista-de-bolsonaro ;
    https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/371281/Grupo-da-Comunidade-Arm%C3%AAnia-contra-Bolsonaro-lugar-de-fascista-%C3%A9-'na-chon‘!.htm ;
    https://www.brasil247.com/pt/colunistas/waltersantos/370606/Mulheres-mudam-rumo.htm ;
    Paz e bem.
    Sebastião Farias
    Um brasileiro, pela graça de Deus, nordestinamazônida

  58. Ciro se transformou numa hiena política. Porém, se Bozonazi vencer, provavelmente não teremos eleições democráticas pro ano que ele quer se candidatar… Está sendo obtuso, egoísta, vaidoso. Isto só demonstra que não é um democrata e sua vebrorragia é uma tremenda falácia.

  59. #haddad13 #bolsonaropostedosmilitares #cx2bolsonaro #antôniopoeta

    Crônica – É o que penso… É o que sinto!

    Isso é tão pessoal, um sentir tão íntimo que, nem vou compartilhar esse texto para os meus grupos Políticos, mas infelizmente, não consigo ver reluzentes brios no Ciro Gomes… Não mesmo. Não é de hoje, que sinalizo em minhas postagens – em diversas delas – que vejo Ciro Gomes, como um Bolsonaro um pouco mais polido e bem assessorado.

    Foi Ciro que desde o início da campanha, lá atrás no primeiro turno e, até antes, ainda na pré campanha, vivia alfinetando, tripudiando sobre o PT, sobre Lula e sobre o nosso candidato escolhido, o Fernando Haddad, pois achava ele que, deveria ser o candidato apoiado pelo PT e que o PT não tivesse candidatura própria. Que pretensão, hein!

    Ele fez as piruetas que entendeu por bem, tentou se coligar até mesmo com a direita golpista do ‘centrão’ e, por todos foi sacado, rejeitado.

    Fez treze milhões de votos e acha que isso o faz o mais brilhante dos brasileiros, aí, opta como FHC (desse sim, se esperava algo assemelhado), por sair do Brasil e dar as costas a democracia, não define seu apoio a esquerda representada por Haddad – nem vou dizer apoio a Haddad ou ao PT), mas a democracia contra o fascismo e, agora, após ter sua orelha puxada por diversas personalidades e setores da nossa sociedade civil, e alcunhado por alguns como menino de calças curtas e teimoso; rancoroso, ele volta ao Brasil, sendo anunciado por seu partido que, disponibilizará um vídeo com apoio irrestrito a eleição de Fernando Haddad.

    Agora já são aqui nesse meu relógio ansioso seis horas e trinta minutos da manhã de sábado, véspera do sufrágio e nada do Coroné vaidoso e ciumento… Para mim, se esse apoio só sair agora de pouco ajudará, pois não haverá tempo real para o divulgar de forma eficiente, para que se traduza em votos para o Brasil Livre.

    Ciro, enfia o seu ‘voto crítico’ o seu apoio hipócrita e tão tardio, bem aí no seu c*… Não é esse o seu estilo de falar com as pessoas, pois experimente do seu remédio, seu bobalhão egocêntrico.

    (Antônio Poeta) https://uploads.disquscdn.com/images/9b060ad13c0a1daddd20f6052ca8a53d5303da0772f3dcb69ad37524c4fcacfd.jpg

  60. Ele até teve votos expressivos, mas depois dessa trairagem, acho difícil que na próximas eleições ele tenha tão bom desempenho, quiçá não aconteça o que aconteceu com Marina.
    O povo brasileiro não gosta de trairas.
    Haja vista o Temer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *