Olavo diz que não estudou se “a terra é plana”. Mas o mar, é…

Vai vendo no que vai dar se você não for à rua, amanhã, defender a Educação.

O indicador oficial de ministros da Educação do governo Bolsonaro, sr. Olavo de Carvalho, postou agora há pouco o twitter que reproduzo na imagem.

Diz que “ainda não estudou” sobre a terra ser plana, mas que não viu nada que refutasse os vídeos que asssistiu demonstrando  “a planicidade das superfícies aquáticas”.

Ou seja, que o mar é plano.

E, como qualquer plano finito, tem bordas, portanto.

Ignora-se, portanto, porque Cabral – o Pedro Álvares – Cristóvão Colombo, Fernão de Magalhães e os outros navegadores  não despencaram por elas.

Este é o grande sábio que rege o nosso Governo em matéria educacional.

Este país virou um hospício.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

76 respostas

      1. queria entender como dá pra ter oceano plano e Terra redonda
        kkkkkkkkkkkkkkk
        só na cabeça doente desse traste

        1. Meu sobrinho de 4anos depois que ficou sabendo da revolucionária teoria tá querendo saber por onde a água derrama, pois deve ser uma cachoeira legal!

      2. queria entender como dá pra ter oceano plano e Terra redonda
        kkkkkkkkkkkkkkk
        só na cabeça doente desse traste

    1. Alto lá, mocinha! Não podemos, de jeito nenhum, nos opormos a essa extraordinária e revolucionária teoria! E guarde bem: a depender do resultado das marchas de amanhã, podemos estar na iminência de sairmos a passear num lindo veleiro azul e despencarmos no abismo. Portanto, cautela! E trata de ir à marcha e gritar muito. É a única maneira de mantermos a terra esférica e girando em torno do sol.

      1. nem brinca comigo, André
        tem horas que dá mesmo vontade de pular dessa borda rsrsrs

      2. nem brinca comigo, André
        tem horas que dá mesmo vontade de pular dessa borda rsrsrs

  1. Ao longo de algumas décadas aconteceu – como dizem hoje em dia – um fenômeno “interessante”. A violência, um dos nossos mais graves e sérios problemas sociais, responsáveis pela morte de milhares de pessoas todos os anos e por um sem fim de tragédias e dramas humanos, familiares e pessoais, foi transformado em entretenimento. Sim, sempre existiu programas de rádio, de TV e até mesmo jornais que exploravam com fins comerciais quase sempre em tom de galhofa e de forma sensacionalista o drama diário e a tragédia cotidiana da violência de nossa sociedade.

    Mas o que era, vamos dizer assim, um desvio, um caminho estreito e escuro passou a ser uma avenida central e iluminada por onde circula um desfile grotesco e deshumano de morte, violência, humilhação e exposição onde não se respeita e nem se protege o público infantil e jovem, horários que deveriam estar dedicados a cultura, a atividade lúdica e educativa estão dedicados a alimentar ainda mais a violência que em si já é um problema e passa a ser um problema ainda maior. A criação de um clima de terrorismo que tudo permite e tudo autoriza e ao mesmo tempo a naturalização da violência como se ela fosse parte normal da paisagem urbana ou o que é ainda pior, como se a violência fosse a própria solução para o mal que ela mesmo cria e recria (estágio em que nos encontramos atualmente).

    Não corremos o risco de fazer a mesma coisa com a esfera de discussão política levados pelo clima de histeria, de caça as bruxas, de ódio e irracionalidade política que se instalou no país?

    Será que já não chegou a hora de deixarmos de lado esse circo de horror e esse sanatório geral e desviar nosso olhar para o que é de fato fundamental?

    Temos que reconstruir nossos intrumentos tradicionais de luta e mobilização política que são os partidos, os sindicatos e os movimentos sociais (mesmo porque ainda não inventamos outros). Temos que tomar as ruas de novo.

  2. Não há nada a refutar do Sr. Olavo , por ser guru do clã tá explicado , deve ter ido ao EUA de Skat .

    1. O sol vai sendo empurrado de uma ponta a outra da terra plana, puxado por um monte de burros gritando “mito”

  3. Olá Brito o Bolsonaro e um ditador o desgoverno dele é um LIXO o Olavo é um maluco mas o assunto terra plana precisa ser discutido não dar pra confiar nas fotos e na ida a Lua da NASA. DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

    1. Além da preguiça de pensar, o que mais tem em comum entre duvidar da esfericidade planetária e da viagem à lua?

    2. Não, não precisa. O que é realmente necessário é você voltar para a escola, mas desta vez sem colar nas provas de Ciências…

  4. Sim! Um hospício! E quem são os responsáveis? Não é Bolsonaro ou o tal astrólogo… Esses são e serão usados enquanto forem úteis…

    1. Aqui em casa estamos fazendo um concurso para eleger o melhor comentário sobre esta oligofrenia governamental. Empatados em primeiro lugar o teu caiaque e o globo do Fabiano no escritório do canalha,

  5. Como disse um tal Zé Paulo de Andrade da medíocre Band, falando sobre o Serra após uma entrevista ridícula e grotesca:
    Disse o parvo apresentador: ELE É UMA INTELIGÊNCIA……
    Então posso dizer: O OLAVO É UMA INTELIGÊNCIA….

    Por isso é que os Olavistas e Bolsonaristas são 100% analfabetos,estúpidos e néscios. São personagens ,sem necessidade de decorar roteiro, do filme IDIOCRACIA. São autênticos, sem retoques e sem subterfúgios, abobados,retardados e debéis mentais.

    E O POVO MAIS BURRO DO MUNDO VOTOU NELES !!!!

    1. Não. Temos a companhia dos argentinos, dos franceses e dos americanos. Nessa nós não estamos sozinhos.

      1. É, mas numa escala de um a dez em estupidez, eles estão lá pelos 7,5 ao passo que nós cravamos no 10, uma vez que o Bolsonaro é o ser humanóide, mais burro do mundo, desde que os primatas apareceram na Terra.
        E o ministro dele, o troglodita Ernesto ,disse que o aquecimento global se deve ao asfalto quente e aos sensores de temperatura,que ficam muito perto dele. Parece saído do filme “Quanto Mais Idiota Melhor”, mas é verdade , o cara falou isso, e é o Chanceler. Nem no Planeta dos Macacos se acha uma cavalgadura parecida com essa.

  6. O fato do Olavo de Carvalho ser uma fraude não significa que devemos desconsiderar a discussão sobre a terra plana. Siga o caminho dos estudos e evidências e tire você mesmo suas próprias conclusões. Quem acredita na Bíblia Sagrada tem fortes argumentos para crer que a terra globo é uma fraude.

    1. Alô? Tem alguém aí? Quando escreveram a Bíblia já existiam satélites? Pegue um avião, voe em linha reta e, pela sua dedução, tente não se perder no espaço sideral. Mas, supondo que a Terra seja plana, o que tem do outro lado dela? Rocha? Terra? Água? Mude-se para lá e reze para que, pelo menos, exista capim sob a Terra.

      1. Questionar por questionar qualquer um faz, mas vc meu caro quantas vezes já viajou para o espaço e constatou que vivemos em uma bola? O sol está a bilhões de anos luz? Tudo que você aprendeu enfiaram a sua goela abaixo, é isso que fizeram com vocês e com bilhares de pessoas impedem de duvidar e fazer qualquer questionamento. Bem vindo a prisão que existe dentro da sua mente.

        1. Cara, estou chocado. Sendo assim se eu for na praia de Sampa eu vou ver os africanos na praia do outro lado do mar? Por que a Lua seria redonda se a terra é quadrada? Seu presidente tem um ministro que viajou ao espaço pago pelo governo Lula, será que ele viu uma terra quadrada?, Ou a viagem ao espaço foi feita num estúdio de Wollywood com a participação dele? Porque o magma não derrama pelo espaço abaixo da terra plana? Ou magma não existe? Já que vc citou a bíblia, a fé é acreditar naquilo que não se vê. Não precisei ver Jesus para acreditar nele, nem ir ao espaço para ver que a terra é redonda. Quem só acredita vendo tem pouca fé, como foi o caso do apóstolo Tomé. Você tem muito a caminhar ainda, mas compreendo, ser evangélico e conseguir orbitar a caixinha pelo lado de fora não é para qualquer um. Leia a bíblia você mesmo e pare de ser levado pela interpretação de outros. Duvido que tenha lido a bíblia inteira, de forma concentrada e atenta. Se tivesse ao menos lido, sua própria organização textual e escolha de palavras seria diferente. Uma pena que o nível intelectual do evangélico brasileiro, sobretudo o pentecostal, tenha diminuído ao longo do tempo.

      2. Se pegar um avião em linha reta você ira conhecer o continente antártico e colidirá com as paredes do domo. Já se perguntou porque não pode nenhuma expedição civil ir a Antártida? Tem um segredo que mantém o “gado” no cabresto e não pode ser revelado para não afetar a dominação pela qual estamos submetidos.

      1. No caso de Eratóstenes, boa tarde, assusta o seu raciocínio, sua avidez por conhecimento e a precisão! Oras, estamos falando em séculos de diferença e, claro, esqueça o GPS. Li essa história faz tempo e isso nos reforça: “O conhecimento destrói mitos“.

    2. Biblia do ponto de vista acadêmico? (…)Pare de ver vídeos no youtube e ler a porra do seu whatsapp e comece a ler periódicos científicos com revisão de pares(não que eu espere que você saiba o que é isso)…

    3. Sou evangélico, voto no PT e demais partidos progressistas desde que tirei meu título de eleitor, fui filiado ao Partidão quando este ainda era um partido de esquerda, tomei borrachada da polícia da ditadura em manifestações de rua, fui aos comícios pelas diretas e sempre defendi as causas dos trabalhadores. Sim existe vida inteligente no meio evangélico. Agora, utilizar a Bíblia para argumentar que a terra é plana é de uma estultice sem limite, pois a própria Bíblia afirma que a terra é um globo, leia em Isaías 40:22 onde está escrito: “Ele é o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; ele é o que estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar;”.

    4. Sou evangélico, voto no PT e demais partidos progressistas desde que tirei meu título de eleitor, fui filiado ao Partidão quando este ainda era um partido de esquerda, tomei borrachada da polícia da ditadura em manifestações de rua, fui aos comícios pelas diretas e sempre defendi as causas dos trabalhadores. Sim existe vida inteligente no meio evangélico. Agora, utilizar a Bíblia para argumentar que a terra é plana é de uma estultice sem limite, pois a própria Bíblia afirma que a terra é um globo, leia em Isaías 40:22 onde está escrito: “Ele é o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; ele é o que estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar;”.

      1. Quem bom. Tenho menos história, sou um pouco mais jovem. Evangélico e filiado ao PT. Para os de fora, não há rituais de bruxaria nas nossas reuniões, a estrela símbolo do PT e a cor vermelha não são alusões ao inferno, Lula não é o anticristo, lutamos por igualdade e prosperidade, especialmente para os mais pobres e excluídos, falamos de Jesus com liberdade em nossas reuniões se assim desejarmos, orações são permitidas, não somos nós que estamos afastados da comunidade evangélica, são os líderes evangélicos conservadores que estão afastando seu rebanho dos partidos progressistas, para que eles continuem pobres e submissos, seja do ponto de vista financeiro ou de conhecimento verdadeiro das coisas de Deus.

      2. Não utilizar a Bíblia como manual da vida é uma estultice sem limite. ISAÍAS [40:22]

        “E ele o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e o desenrola como tenda para nela habitar.”

        Depende da versão que estás lendo, círculo é sinônimo de globo?

        Não quero provar nada, as evidências falam por elas mesmas.

    5. Tá muito iludido e manipulado pelas lideranças evangélicas meu caro. Sou evangélico e posso falar. Conheço um pouco da bíblia, não a nego, pelo contrário, a reconheço como um manual de comportamento e salvação. Quem contesta a ciência usando a bíblia não sabe ler! Leia Isaías 40 (citado por Cláudio Dutra)!

  7. As vezes parece que o Brasil é um grande experimento social: até que ponto chegam a burrice e a ignorância de uma sociedade rancorosa, odiosa e recalcada? Olavo e Bozo não param de cavar o fundo do poço.

  8. Triste… É tão entusiasmante conhecer o processo de conhecimento do globo terrestre, de quando se pensava que a Terra não era um planeta, mas o centro do universo, e que as pessoas viviam em uma ilha formada pela Ásia, Europa e África (que ia só até a Etiópia, se acreditava), cujo formato era representado na forma humana, sendo Jerusalém o umbigo; de quando se iniciam as grandes navegações com Colombo acreditando sair da Europa, dando a volta ao mundo (que teve que ser imaginado mais pequeno do que parecia para conseguir convencer aos reis católicos da Espanha financiarem a empreitada) até chegar na Ásia; mas encontrando um território (depois chamado de América em sua homenagem) que ele julgava ser exatamente o continente asiático, obrigando seus marinheiros a assinarem uma carta afirmando que Cuba era um continente e não uma Ilha. Meu… jogue tudo isso no lixo! Jogue não só as iluminuras medievais que dão conta desse imaginário, jogue as narrativas de Colombo e as que se seguiram até que Vespúcio chamasse aquelas terras de “novo mundo”, jogue no lixo toda bibliografia que trata do tema, de Todorov a O’ Gorman. Não precisamos mais disso. Temos Olvavo e o Bozo e não precisamos mais pensar.

  9. Esse cara tá tirando uma de todo mundo com a ajuda do algoritmo do Facebook, que é feito para ampliar a audiência de qualquer bobagem. Loucos são os generais, brigadeiros e almirantes que não conhecem a terra, o ar, o mar e os astros!

  10. O atual Ministro da Ciência e Tecnologia é um coronel reformado das forças armadas. Durante o governo Lula ele foi ao espaço. Que tal perguntarmos a ele: “Sr. Ministro. Quando o Sr. foi ao espaço o sr. por acaso deu uma olhadinha na janelinha da nave? Se deu, por acaso o Sr. teve curiosidade de olhar para o planeta terra? Se sim, o Sr. poderia dizer se ao olhar a terra o Sr. viu um planeta quadrado, retangular, plano, cônico ou redonda?”

    1. A moeda de R$1,00 é redonda e é plana. No espaço pode-se perceber que a Terra é circular mas não, se é redonda.

      1. No entanto ele foi à Estação Espacial, que dá 15 voltas AO REDOR da Terra por dia em coordenadas diferentes.

    2. Ele vai dizer que, como a janela da nave era redonda, tinha uma imagem fake da terra redonda….

  11. Simples, Brito: os navegadores não despencaram pelas bordas dos oceanos porque elas são guardadas por aqueles monstros marinhos que vimos nas iluminuras antigas, lembra? serpentes terríveis, gigantescas, que impedem a aproximação dos navios…ainda bem que temos intelectuais do calibre do astrólogo da Virgínia a nos indicar os caminhos da verdade…até sermos engolidos pela monstruosidade da ignorância universal a que Bozo nos pretende levar.

  12. porque o sabio olavo, juntamente, com a famiglia miliciana e seus cupinchas não fretam um navio e vão lá nas bordas da terra apreciar a vista ? seria um alívio enorme, incalculável…
    na real, penso que essa turma ñ é tão louca de pedra não, agem assim que é para desviarem a atenção das suas falcatruagens mas, pelo sim pelo ñ, amanhã – dia 30, tod@s nas ruas!

  13. Compartilhando da “Revolução Olaviana”, em breve as águas do globo secarão, e as geleiras derreterão rapidamente, escorrendo aos poucos pelas beiradas no infinito, e assim serão facilmente encontradas as riquezas de Atlântida e todos os fósseis de dinossauros, humanos etc. nas terras, nos ex-mares e rios. Como vemos atualmente, os vôos do lado A para o lado B já permitem alcançar o fim do arco-íris, bem como os tesouros que lá existem…Agora, para ir do lado A para o lado B é um pouco mais complicado, porque o avião, o navio, o trem devem atravessar pelo Buraco Estreito na África, correndo sérios riscos de cair no cosmos…Diante de tais observações, podemos concluir que todos os planetas do sistema solar são planos, ficando assim, muito mais fácil uma viagem interplanetária, pois as naves espaciais não precisarão ser propulsionadas para o alto, basta partirem de um porta-aviões que chegarão retinhas aos seus destinos, no planeta áries, no planeta amor, no planeta virgem, no planeta gêmeos etc., alcançarão o zodíaco todo!!!!

  14. “Bobo da corte, bufão, bufo é o nome pelo qual era chamado o “funcionário” da monarquia encarregado de entreter o rei e rainha e fazê-los rir. Muitas vezes eram as únicas pessoas que podiam criticar o rei sem correr riscos” – Extraído do Wikipédia.

  15. Concordo com o Olavo, quando eu vou na praia aqui em Sampa, costume ver silhuetas morenas do outro lado do mar.

  16. E a Lua é uma moeda com cara e coroa. Dizem que há uma base nazista Alemã na coroa da Lua. Devem ficar pendurados por cordas para não escorregarem e caírem no espaço.

  17. Um asno que é capaz de dizer a um septuagenário que ele tá “fudendo”, no mínimo, estes fugiram foi do hospício depois de tomar uma talagada de querosene com uns treis comprimidos de Gardenal, Como é possível o bozo fazer uma afirmação destas. Primeiro e pelo cargo que ocupa. segundo que o velhinho sabe-se que tá mijando na botina faz anos,
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  18. Se não estivesse vivendo hoje esse drama, e fosse contado, daqui a 50 anos, eu diria que era exagero dos historiadores.
    É inacreditável ! Um general dir que a Terra é redonda, figura de geometria plana, em vez de esférica, o outro pergunta porque votaram nele sendo “o mais ruim”, não é pior o superlativo, e vem essa peça falar em “planicidade” dos oceanos… quando um veleiro surge no horizonte e só vemos a ponta dos mastro, ele deve estar voltando das profundezas oceânicas. Mais de 500 anos atrás os cartógrafos já observavam coisas que essa sapiências teimam e afirmar.

  19. O Olavo não tem certeza. Ainda vai perguntar ao Steve Bannon. Aquilo que for melhor para turbinar a patetice de seus alunos, ele adotará como certo.

  20. Pior é quem dá ouvidos para um idiota destes. E por falar em idiotas, ontem vários deles elogiando o encontro dos humoristas no congresso, o palhaço Bozo e o palhaço do SBT. Valha-me….e aquele meteoro que não cai…

  21. Pessoal, vamos votar no melhor comentário sobre a oligofrenia (imbecilidade ou idiotia, qual o grau?) governamental mais atual (a goiabeira já secou). Vejam a lista. Para mim, primeirões: o caiaque do José descendo em Iguaçu e o globo do Fabiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *