Obrigado é coisa pra se dizer

Amanhã, último dia do ano, é tempo de reflexões graúdas.

Às miúdas devo dedicar-me hoje, ainda que marcadas pelo que deveria proibir o mestre Graciliano Ramos, a quem admiro como a uma estrela: invejo-lhe o brilho da concisão de que disto anos-luz:

Desgosta-me usar a primeira pessoa. Se se tratasse de ficção, bem: fala um sujeito mais ou menos imaginário; fora daí é desagradável adotar o pronomezinho irritante, embora se façam malabarismos por evitá-lo. Desculpo-me alegando que ele me facilita a narração. Além disso não desejo ultrapassar o meu tamanho ordinário.

É, porém, inevitável quando se faz algo subjetivo, como é um blog de escrita solitária e de leitura como jamais pensei ter, de centenas de milhares.

Devo, portanto, prestar contas do que sinto e de como essa stultifera nave va, milagrosamente.

E o que sinto é uma absoluta paz, mesmo diante de acontecimentos que, diante de nós, rugem como uma tempestade junto a rochedos.

Os que me acompanham o pensamento sabem que, nestes últimos dois meses, andei ausente – e algo confuso, quando presente – por razões de saúde das quais não podia fugir.

Ainda precisarei estar ausente, em meados de janeiro e, quase que certamente, depois disso, depois de exames aos quais  me submeterei.

Como estas coisas não dependem de nós, mas a gratidão, sim. Agradeço hoje, pois, e sempre.

Aos que leram, aos que ajudaram à lunática persistência deste blog e até aos que vieram incomodar com suas trolagens, porque não as fariam caso o que aqui, se diz não pudesse despertar um pouco da lucidez que odeiam.

Também aos amigos e parceiros que me deram ideias e dos quais me vali como “pauteiros”, porque é impossível que um só leia tudo o que se publica neste vasto mundo da internet.

Igualmente, agradeço também ao médico e seus colegas, aos enfermeiros e técnicos de enfermagem  que suportaram minha rabujice.

Já não posso, ao menos por enquanto, sustentar o alucinado ritmo de postagens que aqui se sustentou, mas espero voltar a poder fazê-lo, adiante.

Não desejo ultrapassar meu tamanho ordinário, como ensinou mestre Graça.

Mas é preciso “dar combate”, todo o tempo e por isso é a angústia de ficar à beira do campo, por machucado.

Outros enfrentaram tempos mais difíceis e, por maldades do destino, ainda mais difíceis enfrentarão agora.

Por isso, diferente do que terei por obrigação amanhã, quando tiver de fazer as tais graúdas reflexões a que o final do ano nos obriga, quero desejar, no quanto seja possível, feliz Ano Novo a todos, ao menos no campo pessoal.

Que nos fortalecermos uns aos outros seja,  ao menos, a garantia que não invadirão a nossa alma, que não nos tornarão brutos e não nos farão descrer da fraternidade.

Obrigado, portanto e por tanto, a todos quanto ajudaram a formar, deformar, conformar, sustentar, suportar e inconformar os 60 anos desta teimosia.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

66 respostas

  1. Nós é que temos que lhe agradecer Fernando Brito, por termos um blogueiro lúcido como vc e sempre com uma análise política diferente das mesmices que se vê nos demais blogs. Desejo que 2019 lhe traga pelo menos a plena recuperação de sua saúde, se possível mais que isso. No mais são poucas as esperanças de que algo de bom possa vir com o novo ano.

  2. Muito obrigado, Fernando, pela luta incansável!! Que tenha um 2019 de muita saúde, pois precisamos muito de “cabras” como você! Como leitores, também ordinários, continuamos por aqui. Vamos em frente pelo sonho de um mundo melhor para todos!!

  3. Que em 2019 sua saúde se restabeleça plenamente. O Tijolaço é, sem dúvida, o espaço mais coerente da mídia alternativa. Precisamos dele e, logicamente, de você firme e forte nessa luta tão difícil.

  4. Que em 2019 sua saúde se restabeleça plenamente. O Tijolaço é, sem dúvida, o espaço mais coerente da mídia alternativa. Precisamos dele e, logicamente, de você firme e forte nessa luta tão difícil.

  5. Feliz 2019 Fernando Brito! Que o novo ano lhe traga saúde e que, quando possível, continue nos brindando com seus excelentes textos que aprendemos a admirar e ler com assiduidade. Um abraço!

  6. Na medida do possível tenham,você e os seus um bom ano e nós é quem somos gratos. Valeu compa!

  7. Obrigada, Brito. Sua leitura é hoje essencial para enfrentar os tempos sombrios que vivemos. Saúde e muita força em 2019!

  8. Feliz 2019 para vc Brito e internautas. Cuide-se Brito, fortaleça a alma, o corpo; e respire fundo para viver um ano histórico, terrível e demente… Q seja tbm um ano de LulaLivre,???? muita construção e reestruturação do campo progressista????????

  9. Eu que devo agradecer. Nesses tempos estranhos, precisamos de pessoas feito o senhor mais que nunca. Bora.

  10. como sempre, preciso no tom e no timbre da harmonia de nossas almas, nada e nunca pequenas; a atual intensidade, já está de muito bom tamanho!!! agradecimentos fraternos e solidários, além de tijolaço, V. é, neste mar revolto em que nos encontramos, um dos nossos mais importantes ”rochedos’.’

  11. Fernando Brito, muito obrigada por atravessar conosco este tão sofrido 2018. Um 2019 de renovação de forças pra ti! Saúde! E tudo de absolutamente bom na sua vida!!! Obrigada e obrigada!

  12. Só tenho a agradecer por esse refúgio de lucidez e humanidade, em tempos tão difíceis. Paz e saúde, ao Fernando Brito e a todos/as q andam por aqui!

  13. é o único blog, dos tantos que ‘acompanho’, além de jornais e sítios em geral, que nunca deixo de ler. muito mal comparando, é como saborear um prato simples, saudável, mas rica e criativamente preparado e ornado. por mais espinhoso que seja o tema, sempre há leveza, sempre há riqueza, sempre há uma lição importante. me vejo à beira do fogo, nos parcos e infantes anos de vida campeira, com meu pai, caída a noite, contando histórias medonhas, pra meter medo na gurizada. a mim, particularmente, sempre me intrigaram, mas meter medo que é bom … não resultou. grande abraço, todas as melhores energias cósmicas de luz e cores em forma de gratidão. de uma gaúcha do pampa

  14. Obrigado a você, Fernando Brito! Que 2019 nos traga muita saúde e força para continuarmos na resistência aqueles que desejam a nossa submissão. Torcemos, todos seus leitores, pela sua pronta recuperação e retomada de suas atividades diarias! Forte abraço!

  15. Feliz 2019!!!! Muita saúde e boas realizações. Que nos brinde com muitos artigos lúcidos que nos ajudem a refletir, e nos ajudem em ações que transformem este mundo para melhor. Abração.

  16. Como alguns já disseram, nós é que temos de te agradecer. Não deixo de passar aqui para ver e ler suas postagens, pois elas são um alento ao cotidiano que nos é apresentado. Fica encantada com o conhecimento que tens, as buscas que deves fazer. Até te imagino lendo várias páginas ao mesmo tempo e tudo isso para nos presenterar com sua escrita incrível. Em 2019 a luta será muito mais árdua, pois estamos no vácuo do que poderá acontecer com essa Nação e sua população. Cuide-se muito e calmamente. Ter saúde nos traz todos os outros benefícios para que vivamos bem. Esperamos ansiosamente cada postagem e tenha certeza nos faz um bem danado. Um 2019 com saúde e tudo que te faça feliz. Obrigada por tudo.

  17. Desejo a você muita saúde e paz em 2019.
    Agradeço a portunidade que me é dada de poder o seu blog.
    E agradeço a você por sua incansável teimosia, que nos brinda com pontos de vistas lúcidos e com muito aprendizado.

    Saúde
    Muita Saude.

  18. Brito, sabemos todos que a Caixa de Pandora foi aberta nestes últimos tempos, deixando-os sombrios, mas sabemos também que restou-nos a esperança… Pessoas como você e os nossos companheiros de luta em outras mídias virtuais são guerreiros que nos inspiram e dão força e determinação na caminhada rumo à justiça. Esta não está sendo ou vindo de quem deveria honrá-la e aplicá-la, entretanto, temos Deus a nos prover e nos tornar fortes para que ela vença… E venceremos!!!! Boas Festas a você sua família, muita saúde e “ande com fé…”. Abração.

  19. “Quem vai color os tais caquinhos do velho mundo? …Se tudo caiu, que tudo caia, pois tudo raia”.

    Não sinto medo agora. Vc é minha voz sufocada no peito, meu idioma. Lá fora a Torre de Babel.

  20. Fernando, obrigado pelo Tijolaço. Se cuide, você é precioso. Vc traduziu em palavras o que desejo para amigos queridos “ero desejar, no quanto seja possível, feliz Ano Novo a todos, ao menos no campo pessoal.

    Que nos fortalecermos uns aos outros seja, ao menos, a garantia que não invadirão a nossa alma, que não nos tornarão brutos e não nos farão descrer da fraternidade.”
    Estamos na luta, pela democracia, pelo Brasil, pelas pessoas maravilhosas que formam o povo deste país.
    um grande abraço.

  21. Feliz 2019 para vc Brito e internautas. Cuide-se Brito, fortaleça a alma, o corpo; e respire fundo para viver um ano histórico, terrível e demente… Q seja tbm um ano de LulaLivre,???? muita construção e reestruturação do campo progressista????????

  22. “… e até aos que vieram incomodar com suas trolagens, porque não as fariam caso o que aqui, se diz não pudesse despertar um pouco da lucidez que odeiam.”
    Eu não conseguiria dizer nada parecido em duas linhas sem usar, ao menos, uns três palavrões. E nem assim chegaria perto do efeito demolidor dessa elegância.
    Ô Brito, se Graciliano e você se dizem de tamanho ordinário, onde é que nos encaixamos nosotros?
    Muita saúde pra você! E tenha certeza que, ao menos para mim, sua letra já ajudou muito a melhorar esse incerto 2019.
    Feliz ano novo a todos!

  23. Valeu Brito! E obrigado pela valiosa e ímpar companhia no trajeto de nossos caminhos incertos e tortuosos na busca por uma terra de justiça, paz e fraternidade.
    2019 chegou. Continuar com você será imprescindível! Saúde e vida longa. A gente te espera!

  24. Nós que agradecemos, inclusive por mais esse belo e comovente texto. Que 2019 nos encontre com saúde e que nossa indignação nos permita manter acesa nossa resistência. Se cuida, porque precisamos de vc. Pessoalmente, agradeço aos companheiros e companheiras que transitam por aqui, sempre nos apoiando mutuamente e ao Brito. “Amanhã vai ser outro dia”. Tim tim

  25. santa teimosia essa
    nós que agradecemos por seus textos,
    sempre tão extraordinários, lúcidos e profundos

    vc. sempre a me emocionar
    se trate e fique bom – é tudo que desejo
    sua presença é fundamental nesses tempos de lutas tão árduas

  26. Desejo-lhe pronto restabelecimento! Sentirei falta de suas postagens, que leio, diariamente, mas sua saúde é mais importante! Agradeço sua lunática e preciosa presença! Um grande abraço! Sobreviveremos!

  27. Saiba que todo o seu fecundo trabalho é imensamente reconhecido. Infelizmente não o pode ser por aqueles pobres de espírito que não conseguem mais acreditar em ideal e em amor ao seu país e à Humanidade. E nosso país está com grande parte de sua população nesta situação. Foi levado a isso por forças que não são brasileiras. Muitas vezes me ponho a pensar se tal condição é ainda reversível. E sem resposta cabal, tendo a acreditar que sim. Há miríades de razões para que se mantenha acesa a chama da esperança.

  28. Te desejo muita saúde, pq sem esse blog a minha capacidade de refletir se torna mais restrita. Força!!!

  29. Desejo que uma força suave e imensa lhe faça seguir adiante em 2019. Obrigada por estar conosco nessa caminhada. Cuide-se, saúde é um bem precioso que precisa ser cultivado com carinho, método, persistência, além de disposição para esse duro e contínuo aprendizado. Fernando, sua sempre sensata análise a respeito dessa distópica realidade política e social brasileira tem nos ajudado a sobreviver e a tentar ultrapassar tanta dor e desatino com lucidez e entendimento de que não temos outra saída que não seja de toda forma lutar. Não haverá qualquer milagre que modifique essa barbárie sem o nosso engajamento pessoal na construção dessa transformação.

  30. Teimosia é, também, sabedoria. Teimosia é tentar outra vez, como diria o baiano Raul Seixas. Depois de Raul temos Chico a nos dizer que Vai Passar. E vai mesmo. Porque tudo passa nesta vida, inclusive a própria vida.
    Importante é agradecermos pela vida que ainda temos, e agradecer a todos que comungam com boas ideias, com ideais de justiça, de solidariedade, de amor e de paz.
    Particularmente, agradeço também a Fernando Brito, por tanta dedicação e respeito pelos seus seguidores, sempre atento a nos informar, e nos guiar pelo bom senso, e a razão, enquanto desejosa que sua saúde seja prontamente restabelecida para que 2019 seja o ano de muitas conquistas, de muitos êxitos, e de mais gente boa acessando o TIJOLAÇO.
    FELIZ ANO NOVO A FERNANDO BRITO E À SUA FAMÍLIA E A TODOS OS SEGUIDORES DESTE BLOG.

  31. Muito obrigado, Jornalista Fernando Brito!! Que 2019 seja um ano de lutas e levante popular! Estaremos do mesmo lado da barricada.

  32. Feliz ano novo, Brito. Desejo que você recupere a sua saúde.
    Compartilhei, em minha página, muita coisa do que você escreveu em 2018. Portanto, lhe agradeço por sua contribuição intelectual à minha paulatina maturidade política.

  33. Obrigada Fernando Brito pelas reflexões que nos iluminaram nesse ano tão difícil. Desejo-lhe saúde e força.

  34. 2019 nos aguarda com todo o potencial de um ano novo. Que a energia Sagrada envolva todas as nossas ações para o BEM. Obrigada pelas suas palavras, reflexões, no decorrer de todo o ano, Brito. Você tem sido fundamental. Feliz ano novo a todos! Nada podem tirar de nós quando tudo o que somos é Dignidade!

  35. Feliz 2019 em paz com a consciência e com a ética. Muita força e que a saúde esteja em forma pois os blogs são a trincheira certa para as lutas contra as forças do atraso que a partir e amanhã assumem em Brasília e várias capitais.

  36. Fernando agradeço todos os dias os textos escritos por você, desejo que vc tenha saúde, que 2019 seja um ano em que você possa estar nos dando a oportunidade de falar aquilo que não sabemos falar, mas que concordamos com você. Saúde, paz e pessoas como você fazem falta a mídia alternativa. Obrigado por tudo.

  37. Amo e confio em #FernandoBrito
    Melhoras Fernando. Muita saúde e obrigada por sua generosidade. ????????????

  38. Obrigada, Fernando por nos ajudar a pensar e a “esperançar ” nestes tempos difíceis. Estamos na luta!!! Ninguém solta a mão de ninguém

  39. Fernando Brito, sou sua fã. Se eu fosse jornalista queria ser como você!!! Desejo-lhe um 2019 de muita saúde, luz e força para continuarmos aqui sendo resistência!! Com fé em Deus dias melhores hão de vir!!
    Abraço.

  40. Uma das melhores perspectivas para 2019, além da esperança de liberdade do Querido Presidente Lula, é saber que diariamente poderemos contar com a sua companhia e suas análises perfeitas. Um 2019 com MUITA SAÚDE!!!!!!

  41. Caro Fernando, obrigado por ter sido um oásis de lucidez e talento, nesse estranho ano que termina. Desejo saúde e sorte pra você, no ano que vem. Abraço de fã.

  42. Os mais sinceros votos de um Ano Novo cheio de Saúde e muita Luz. A quem tem o teu imenso talento, desejar sucesso é redundância. Muita serenidade e paz interior no 2019 que se inicia, e que cada uma de nossas vozes sejam como pequenas luzes na escuridão, iluminando teu caminho da forma como o fazes com o nosso.

  43. A gente que agradece, Fernando Brito! Sua presença através desses textos lúcidos, lindamente escritos, ajudam muito a manter a coluna ereta e a disposição de trabalhar por um mundo bom. Muita saúde é meu maior desejo pra você nesse ano novo!

  44. O mar da história é agitado, inconstante. Entraremos num período de tempestade cuja intensidade e duração só saberemos depois que findar. Nesse mar revolto fico feliz em estar no mesmo barco com pessoas como você Brito. Espero que a tormenta seja passageira e que em breve possamos comemorar a calmaria. Feliz 2019!

  45. Valeu Brito. Obrigado por disponibilizar este raro espaço que nos permite sentirmos vingados de tanta falta de civilidade, tacanhice, obscurantismo e boçalidades. Saúde!

  46. Eu fico impressionada com sua resistência e agradecida , ao mesmo tempo. Você nos fortalece. Um grande abraço e um bom ano a você, caro e querido Brito e á sua família. Obrigada.

  47. Obrigado a você, camarada Brito. Por favor, cuide-se. Precisamos do companheiro forte e pleno de saúde. E, fique tranquilo. Esse governo fraudulento não durará dois anos. Feliz 2019!

  48. sabem que, nestes últimos dois meses, andei ausente
    Caríssimo Brito, você nunca esteve ausente naqueles dias em que deixou de produzir seu belo trabalho pra estes fariseus saborearem, todos os dias, varias vezes ao dia; tenho certeza de que nao somente eu, mas a maioria de seus amigos do lado de cá estiveram clicando, à espera de uma notinha sua, sequer pra dizer “Olá galera”…Continuaremos juntos, “podes crer”….

  49. «Transformar o mundo amigo Sancho, que não é loucura nem utopía, mas justiça»

    Obrigado Fernando Brito e Feliz 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *