O vírus israelense do Whatsapp trabalhava para quem?

O El País e o G1 reproduzem informações do Financial Times sobre o virus Pegasus, produzido pela empresa israelense NSO Group.

O assunto é conhecido há tempos, desde que o spyware foi usado para invadir Iphones, em 2016, o que provocou a Apple a oferecer uma atualização que, supunha-se, seria capaz de bloquear a ação.

Na época, a Forbes noticiou o caso e identificou a empresa como sendo dirigida por dois ex-integrantes da Unidade 8.200 de inteligência das Forças de Defesa de Israel, Omri Lavie e Shalev Hulio.

Agora, o Facebook, dono do Whatsapp, confirmou que o uso do espião Pegasus foi identificado em 33 paises, inclusive o Brasil, e funciona em todos os sistemas de celular e também em desktops.

O G1 resume os poderes do vírus:

O software é capaz de monitorar a troca de mensagens do smartphone atingido e até de permitir ao invasor acessar o GPS do aparelho, mostrando onde o dono do celular esteve. Gravar imagens e áudios usando câmera e microfone do aparelho também estão na lista do que o Pegasus é capaz de fazer.

Infelizmente, a nossa polícia tem mais interesse em ter uma ferramenta destas do que em proteger os brasileiros desta espionagem.

Não se sabe de nenhuma iniciativa para descobrir quem era “Ganges” o cliente que operava a espionagem por aqui.

É cada um por si e eu, faz anos, tenho um belo esparadrapo colado sobre a câmera de meu micro.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

29 respostas

  1. Esse estado sionista do OM é um protetorado dos EUA; esses dois países são os maiores terroristas da história humana. O esparadrapo impede apenas o registro de imagens, mas não do áudio nem a espionagem do conteúdo do celular ou computador. Além do roubo de informação e localização do cidadão para eventual “sanção”, os criminosos desses dois estados sionistas-terroristas podem apagar informações ou destruir o dispositivo.

      1. Ramsés II foi responsável pela reconstrução do império egípcio, sendo dele o maior dos governantes. Em 1974 sua múmia foi levada a Paris para uma restauração, e foi recebida na França com tapete vermelho e honras de chefe de estado. Já o cadáver de Hitler foi incendiado por um soldado raso do exército nazista derrotado .

  2. Ué, o virus não foi usado na Venezuela? Isso quebra toda minha pensata… deve ter sido para capturar nudes da Simaria…

  3. Com certeza foi usado nas eleições de 2018 a favor da direitona . È uma pena o ministro do TSE , ” Fux you ” , decretou sigilo dos fake até 2023 .

  4. Esse é o nosso futuro
    Se as pessoas se isolam e vão morar no meio do deserto tal vez escapem ,ou de uma maneira ou outra serão monitorados ,não há saída.
    Nada escapará do controle DELES .Os filmes já o anteciparam .
    Por isso Bradley Mannig,Assange,Snowden ,desafiadores do regime são perseguidos.
    A motivação óbvia é O PODER,mas,será que só isso ?

  5. O esparadrapo é uma boa medida mas, na verdade, não impede a invasão de privacidade. Está claro que nossos eletrônicos são, todos, janelas abertas para quem tiver tecnologia. Eles copiam, gravam, rastreiam, não se pode confiar sequer nas funções que desativamos. Já se sabe que até desligado o celular pode ser acessado. Enfim o Big Brother está aí em toda a sua capacidade.

      1. Sem bateria ou sem conexão, são as únicas formas de evitar. Mas a bateria quase sempre tem um pouco de carga, então seria preciso retirá-la. E conexão também não adianta desativar no aparelho, tem que tirar o chip ou cancelar o provedor. Rsssss

        1. O que me deixa incucado é por que as fábricas, sabendo da sacanagem, não trancam a porta dos fundos….São cúmplices, sob qual troco é que não sei.

    1. Os celulares que não oferecem acesso à bateria pelo usuário (a maioria deles hoje, acredito), só tem um jeito: colocar o celular dentro de uma gaiola de Faraday.

  6. eu também, desde que vi o do Mark Zuckerberg coberto, numa entrevista, acho que ele não percebeu.

  7. Por favor, não use esse eufemismo “Forças de defesa de Israel”, criado justamente para esconder o “exército israelense”, um cruel exército de ocupação, e pintar o genocídio palestino como autodefesa.

  8. Deve ser por isso que o Trump está tão preocupado com os celulares Chineses, afinal eles não permitem ao grande olho bisbilhotar em suas tecnologias.

    1. É isto mesmo!!! Já foi falado a respeito da razão pelo desespero com a Hauwei. Agora poderemos escolher por quem desejamos ser espionados.

  9. a cam tá tapada mas e o microfone?! Pq só alertam para a cam e squecem o outro…Ttem um certo tempo q foi notícia um ‘feito’ de cientistas alemães q fizeram um computador ligado na internet se comunicar com outro computador no mesmo recinto porém desligado da web. Usaram frequências q os usuário não percebem e se comunicam debaixo do seu nariz. Ou seja, nem mais um computador ligado e sem contato com a web é seguro. Pq se tomam o controle do computador de um vizinho ou familiar, o dele pode estar te espionando sem q o seu precise estar infectado. É o seu próprio entregando de bandeja todos os seus segredos

  10. Para a elite e seus empregadinhos nos serviços públicos, o inimigo é a nossa população. Não Israel e nunca os istaduszuniodos.
    Gente que aprendeu a odiar o Brasil, mesmo tendo filhos e bens aqui.Cagam no país que os sustenta.
    Judeus, alemães, poloneses, italianos, suíços, japoneses, coreanos, chineses e etc vieram pro Brasil porque, mesmo? Eram ricos em seus países? Um dos meus bisavôs estava entre eles. No século XIX, fugiu da fome, das guerras e peste na Europa. E o Brasil o salvou!

  11. Tá explicado porque ele é bem afeto aos israelenses… são eles que produzem os eleitores robôs do bozo.

  12. Há muito que o centro de comando das lambanças que ocorrem no Brasil está lá fora.
    Enquanto militares, juízes e outras áreas profissionais forem fazer “aperfeiçoamento” na CIA, isso vai continuar, com a agravante de ter a colaboração interna.
    Não tem almoço grátis. Treinamento por convênio de colaboração é história da carochinha. Ninguém vai potencializar uma outra nação, gratuitamente, para vir a ser concorrente em seguida. Só os bobões entram nessa.
    O potencial tem que ser desenvolvido aqui, com a prata da casa, mas sabendo disso é preciso sacrificar a educação para impossibilitar essa independência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *