O vilão do mundo, e nós pagamos por ele

Há exatas três semanas escreveu-se aqui o óbvio: Jair Bolsonaro “obteve um laurel que poucos homens conseguiram na face da Terra: o de tornar-se um vilão mundial“.

Hoje, na Folha, Vinícius Torres Freire, em ótima reflexão, diz que isso já independe do que, agora e às pressas, ele procura remendar:

Fatos já não adiantam mais. Quer-se ouvir a voz de Jair Bolsonaro, os que odeiam e os que amam. Já pouco importa saber as causas e os motivos dos incêndios e dos desmatamentos horrendos de meados deste ano na Amazônia. Antes mesmo de incendiar a floresta, o presidente já queimou o filme do Brasil, dado o comportamento demente de seu governo de extrema-direita. Ao longo desta semana, Bolsonaro se tornou um sucesso mundial de falta de estima, de desprezo ou de raiva.
Em poucos meses, em especial nas últimas semanas derrubou duas décadas de melhorias na imagem internacional do Brasil no que diz respeito ao ambiente.

Sim, Jair Bolsonaro consegue tornar abjeta até a ideia legítima de nossa soberania: a casa é nossa, mas não esperem que os moradores da rua vão assistir sem reação meu anúncio de que vou atear fogo a ela.

Não tem o menor sentido o que faz, empurrado pela sua compulsão em ser o “campeão do politicamente incorreto”, fazendo questão de proclamar que os dados do desmatamento eram uma conspiração e, ontem mesmo, antes da reação dos chefes de Estado do mundo, afirmar que os incêndios eram causados por um “ongueiro”, de moto ou bicicleta, espalhando fogo com uma varinha nas margens das estradas.

Os resultado, como era óbvio, é desastroso para o país.

Sem meias-palavras, o presidente da França, Emmanoel Macron diz que Bolsonaro “mentiu” sobre os compromissos ambientais do Brasil na cúpula do G-20, no Japão. Ele e a Irlanda, formalmente, pedem a revogação do acordo comercial firmado com a União Europeia e um dos países do grupo, a Finlândia, vai mais longe, sugerindo o bloqueio das importações de carne do nosso país.

Com o que esfregam as mãos nossos concorrentes neste mercado: Índia, Austrália e os EUA do “amigo” Trump.

Essa onda de retaliações contra o Brasil vai se espalhar como fogo na mata seca.

Não importa que não tenha sido ele quem ateou as chamas, perante o mundo, Bolsonaro é o Nero da Amazônia.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

18 respostas

  1. E os produtores rurais das lavouras e produtores de carne bovina e de frango…………..peguem seus produtos e enfiem bem no inter partes dos músculos glúteos………e não esqueçam de fazerem dancinhas e mostrar arminhas…..como mais de uma vez um bando de IDIOTAS desfilou aqui na praia de Boa Viagem, no nosso amado Recife.

    1. meu caro, para nossa infelicidade a idiotia e a burrice se espalharam pelo Brasil mais do que as chamas amazônicas.
      Mas, o bozo é o retrato mais fiel possível das nossas elites. Aquelas mesmo que financiaram o golpe de 2016 e eleição deste energúmeno.

    2. Agora vamos ver os bois de botas e assemelhados colherem os frutos da sua boçalidade. Quando o Presidente, sim, Presidente!, Lula atravessou o Brasil atiraram contra o seu ônibus, agrediram pessoas que foram ouvi-lo, ameaçaram e rosnaram como cães hidrófobos. Não foi por falta de aviso. A insanidade bolsonarista invadiu as casas, separou famílias, desfez amizades antigas e mergulhou este país num tempo de maldade, ao ponto de eleger um sociopata genocida como governador do Rio, a ponto de assassinar uma vereadora e seu auxiliar, cuja ordem de execução aponta, desde o início para um dos gabinetes dos celerados milicianos e cuja solução dormita nas mãos sujas do Serviço de Informações do Exército, que teima em blindar e proteger o “seu homem”. Destruíram um país belíssimo, atentaram contra o seu povo, contra suas instituições, contra suas tradições e sua cultura, tentaram destruir sua alma e o trabalho de recuperar o mal que foi feito poderá demorar décadas. Mas, temos um trabalho a fazer. É necessário remover o câncer.

  2. A direitalha brasileira que gostava de dizer que o presidente da Coreia do Norte é louco, elegeu um pior. A ficha de que esse doente mental foi eleito presidente, nunca vai cair para mim.

    1. O brasil virou o “Cocô & Seus 57 milhões de merdas”
      Bastou isso para transformar o país em um grande Bolo Fecal.

  3. Lembrei-me do Catta Preta, aquele coxinha do judiciário que disse que bastava tirar a Dilma para o dólar ficar barato e ir para Miami.

    O que ainda segura a balança comercial é o agronegócio – goste-se ou não dele.

  4. Não se esqueçam que nossos generais são partes íntimas dessa idiotice. Estão caladinhos fingindo de morto. Cadê o Queiroz gal. Heleno?

  5. ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? Os militares ainda estão defendendo o Bolsonaro?

  6. Sabe como são feitas estas queimadas na região Norte, região Amazônica? Vamos ao assunto:
    1º – Utiliza-se um avião de pulverização agrícola para pulverizar dessecante sobre a floresta, tipo os que foram utilizados no Vietnã (efeito Laranja).
    2º – A Floresta, vegetação (área pulverizadas), estará totalmente seca em mais ou menos 20 dias.
    3º – O grileiro, ruralista ou quem sabe o Demônio, vem e coloca fogo naquela área seca.
    4º – O fogo faz uma grande devassa na área seca e continua a queimar boa parte da floresta verde.
    5º – Quando o fogo acaba na área Pulverizada / Queimada, o grileiro vem, também com avião agrícola e joga sementes de pastagem naquela área.
    6º – Como a região é muito úmida, chove bem, a pastagem forma rápido.
    7º – O gado é solto na pastagem formada no meio dos destroços da floresta (tocos e troncos mortos, que com o tempo são retirados ou apodrecidos)

    Triste realidade, Brasil dos Canalhas!!!

  7. Não foi o Bozo que ateou o fogo, mas foi ele que deu autorização informal para a destruição da Amazônia ao engessar as fiscalizações e dar liberdade para os latifundiários e grandes grileiros do norte colocassem fogo nas matas para dar espaço para a pastagem e para a soja. De todo os modos Bozo se tornou o Nero da Amazônia.

  8. O sujeito veio do colo do capeta para atormentar o mundo. Falando mentiras, um discurso de ódios, complexos, ausência de humanidade, “vou destruir tudo”, cercado por um bando de desvairados, um psicopata mentiroso. Mas ninguém pode se dizer surpreso. Ele mostrou, de um jeito de outro, o que faria.

  9. Inteligente como é, esse desgraçado é bem capaz de nos colocar na mira do Isla ou até mesmo provocar uma 3° guerra mundial, pois suas declarações e ações são tão desastrosamente absurdas que dele eu não duvido de mais nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *