O “timing” do espetáculo

novela

Ficamos, todos os dias, percorrendo o noticiário, lendo os trechos de delação que possam fazer sentido ou ser acompanhado de provas, até porque – em relação a Dilma e Lula – não aparece uma conta, um depósito, um recibo, nada.

Neste exercício diário, talvez a gente não se dê conta de que a Lava Jato não é uma investigação como outras e que, mais importante que os fatos, em si, tornou-se o ritmo com que ela se desenvolve.

De tempos para cá, isso se acentuou.

A “conversão” de acusados subitamente falantes concentrou-se nos dias anteriores ao depoimento do ex-presidente Lula, preparando um clima em que – da questão central de ter ou não recebido um apartamento da OAS – ficamos às voltas com “falou ou não falou” com sicrano ou beltrano para destruir provas.

Transcorrido o depoimento – e nele seguiu a história de não terem provas que confrontassem a versão do ex-presidente – sem que o massacre tenha sido consumado, surge a história do casal marqueteiros, uma dupla que – de longe, sem conhecê-los – exala a podridão do dinheiro.

Não se pode permitir trégua, descanso, não é possível permitir ao “inimigo” que ele repouse um dia sequer e para isso usam-se instâncias e instituições variadas, revezando-se. E, sobretudo, valendo-se da inversão vigente nestes tempos: acusa-se e o acusado que prove que não é verdade.

A Lava Jato, disse eu, antes, não é uma investigação. É uma novela, bem urdida e tramada, que passa todos os dias na televisão e cujo final está claro e traçado por seus autores.

A única dúvida é se o povo vai aceitar este desfecho,

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

24 respostas

  1. Esse pessoal do MPF é ruim de serviço pra CARALHO! Até Reinaldo Azevedo Reconhece

    REINALDO DIZ QUE MPF AINDA NÃO TEM PROVA CONTRA LULA

    A inexistência de provas do Ministério Público Federal de que Lula seria o proprietário do triplex do Guarujá foi atestada até pelo colunista Reinaldo Azevedo; em seu texto, Reinaldo critica ainda duramente o juiz Sérgio Moro; para Reinaldo, Lula está sendo julgado em um tribunal de excessão de Banânia; “Sergio Moro esmagou o devido processo legal com um desassombro inédito em tempos democráticos”, escreveu

    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/295154/Reinaldo-diz-que-MPF-ainda-n%C3%A3o-tem-prova-contra-Lula.htm

  2. Vou repetir algo que já coloquei ontem. Atenção ao item 7.

    Os 11 princípios da propaganda nazista

    1) Princípio de simplificação e do inimigo único. Adotar uma única idéia; um único símbolo; individualizar o adversário em um único inimigo.
    2) Princípio do método de contágio: Reunir os adversários em uma só categoria ou indivíduo. Os adversários tem de constituir-se em suma individualizada.
    3) Princípio da transposição. Atribuir ao adversário os próprios erros ou defeitos, respondendo o ataque com o ataque: “Se não podes negar as más notícias, inventa outras que as distraiam”.
    4) Princípio do exagero e desfiguração: Converter qualquer anedota, por pequena que seja, em ameaça grave.
    5) Princípio da vulgarização: “Toda propaganda deve ser popular, adotando seu nível ao menos inteligente dos indivíduos, aos que se dirige. Quanto maior seja a massa a convencer menor há de ser o esforço mental a fazer. A capacidade de entendimento das massas é limitada e sua compreensão rara; além do mais tem grande facilidade para esquecer.”
    6) Principio de orquestração: “A propaganda deve limitar-se a um número pequeno de ideias e repetí-las incansavelmente, apresentando-as de diferentes perspectivas; mas sempre convergindo sobre o mesmo conceito. Sem ranhuras nem dúvidas”. Daquí vem também a famosa frase: “Se uma mentira se repete suficientemente, acaba por converter-se em verdade”.
    7) Principio de renovação: Emitir constantemente informações e argumentos novos a um ritmo tal que, quando o adversário responda, o público está já interessado em outra coisa. As respostas do adversário nunca devem poder contrariar o nível crescente de acusações.
    8) Principio da verossemelhança: Construir argumentos a partir de fontes diversas, através dos chamados balões de ensaios ou de informações fragmentadas.
    9) Principio do silêncio: Calar sobre as questões das quais não se tem argumentos e encobrir as noticias que favorecem o adversário; também contraprogramando com a ajuda de meios de comunicação afins.
    10) Principio da transfusão: Por regra, a propaganda opera sempre a partir de um substrato preexistente, seja uma mitología nacional ou um complexo de ódios e prejuízos tradicionais. Se trata de difundir argumentos que possam se nutrir em atitudes primitivas.
    11) Principio da unanimidade: Convencer muita gente que se pensa “como todo o mundo”, criando impressão de unanimidade.

    1. Ontem, o day after estava indo bem demais. E eu comecei a desconfiar. Quando o império iria contra atacar? Estava chegando a hora das chamadas para o JN. E não deu outra. Marqueteiros soaram para eles como mosqueteiros.
      Show must Go on

        1. … E mais verdadeira não poderia ser a noite em que o casal Santana resolveu delatar o Lula!
          A Globo é má:
          esfola o inimigo vivo, mata e cospe no cadáver!
          Eu escrevi “[cospe] no cadáver!”
          Dileto(a) leitor(a), por favor, não leia “A Globo cospe no ‘mor(t)o’!”
          Pelo menos, enquanto o ‘mor(t)o’ tiver serventia!

          E que joça de republiqueta é esta, sô?!

    2. Há alguns anos, li um livro em que o autor procurava mostrar como o nazismo usou as teorias de Pavlov sobre reflexo condicionado para dominar as pessoas.
      Pelo sim pelo não, hoje ocorre uma coisa interessante: fale as palavras Lula, Dilma e PT diante de certas pessoas e a reação é imediata, frequentemente brutal. Na mídia, é a mesma coisa. Quem assiste o programa Mercado e Cia, no Canal Rural, pode perceber a reação de Michel Daoud e João Batista Olivi, a essas palavras

    3. Carlos, boa noite!
      Eu tinha reservado seu texto para ler posteriormente com mais vagar e refletir sobre ele. Há um bom tenho, eu tinha visto algo a respeito, mas se perdeu na memória. Existe mais algum material disponível na rede que seja do se conhecimento?
      Obrigado

  3. A vaza jato, é o manual de goebells novelizado por seus atores pseudo jurídicos e a globo e seus satélites da destruição de um homem e de uma nação.

  4. Fernando, o objetivo é a destruição do PT e das esquerdas também. Esse ódio anti-comunista veio da KU KLUX KLAN. Veio do norte sim! Estão aí os diversos movimentos importados de lá. O PT continua “pulando amarelinha”; enquanto eles “brincam” de cabo de guerra. Estamos numa guerra de ódio jamais vista no país. Não vejo a menor possibilidade de pacificação. Enquanto esta mídia vil continuar ditando as normas para os poderes legalmente constituídos e para sociedade, o estado de coisas tende a se alastrar. Somente dois fatos poderão acontecer: ou algemarão todas as lideranças do PT e das esquerdas, consideradas perigosas ou caminharemos para uma convulsão social, imediatamente massacrada com paulada na cabeça e traumatismo craniano. Creio que a primeira hipótese é a mais viável. As “lideranças” baixarão a cabeça e se deixarão prender.

    1. Carlos, estou de pleno acordo com o que você colocou. Jamais ví a direita se articular de forma completa. O pessoal da esquerda não está usando a inteligência no contra ataque. É hora de se pensar em um plano B para as próximas eleições, se houverem. Estão fazendo de tudo para a inviabilização dela. O Povão ainda está apático.

      1. Discordo, vcs dois estão centrados no fogo cerrado da mídia e da narrativa de que a esquerda está acuada. Isso é mentira, só 15% da população segue essa lógica. É preciso ter uma visão do todo e da força que a resistência significa nesse momento de virada do barco. É ação afirmativa, nada além disso. O que há é uma população muito atenta a consciente da farsa.

  5. A história do marqueteiro é a seguinte: A Globo e mídia foguista perceberam de imediato que o incêndio do triplex virou água, graças a atuação firme e tranquila do bombeiro das multidões, o nosso Lula devastador e o pior a brasa foi pro lado deles. Então precisam buscar qualquer lenha, mesmo que seja podre para tentar manter acesa as chamas da destruição ao PT e a pobreza em geral. Só que a população já percebeu que isto é somente um fogo de palha e que tudo isso não passa de um tremendo espetáculo midiático enganador que culminaram com toda certeza na volta do Lula ao poder. Tá tranquilo, tá favorável. É Lula, mais uma vez, agora para ensinar esta Globo dos infernos a fazer jornalismo e a andar do lado certo da história. E isto aí.

  6. … Ainda sobre o ‘timing’ do espetáculo!
    O “acidente” que ceifou a vida do ministro sisudo Teori Zavascki e a escolha do ‘miniSTRO’ [edson] ‘sFACHINhador’ [da Constituição & do Direito] para a relatiria da Operação midiático-nazifascigolpista &$ lesa-pátria ‘Farsa a Jato’, “A Lei é para todos, tirante os [MEGA]BANDIDOS inimputáveis [DEMo]Tucanos”!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    INDICADO POR DILMA, FACHIN MANDA DILMA PARA MORO

    Nomeado por Dilma Rousseff para o Supremo Tribunal Federal, o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato na corte, mandou para a Justiça Federal do Paraná os trechos da delação do marqueteiro João Santana e sua mulher, Mônica Moura, que tratam do uso de caixa dois nas campanhas de Dilma Rousseff, em 2010 e 2014; dessa forma, investigações sobre o caso vão ficar sob os cuidados do juiz Sérgio Moro

    12 DE MAIO DE 2017

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/295163/Indicado-por-Dilma-Fachin-manda-Dilma-para-Moro.htm

      1. … Ainda sobre o ‘timing’ do espetáculo! III

        $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

        … Alguém ainda lembra do caranguejo libanês ‘MT do CUnha GÂNGSTER’, do ‘Mineirinho Tarja Preta’, do ‘Careca’, do ‘Santo’, do ‘Caju’, da mansão TRIPLEX na planta (sic) do ‘Geddel Boca de Jacaré’, do ‘Botafogo’, do ‘Primo &$ do Mula’, do ‘Gatinho Angorá’?…
        … E do ‘Índio’?
        Não o verdadeiro índio que teve as mãos decepadas a mando de “generosos” latinfundiários nazigolpistas!
        O ‘Índio’, pasme, presidente do Senado Federal!
        Hã Senado!
        “Tribo” das boas!

        RESCALDO TRÁGICO:
        Acorda, “esquerda que a direitona adora!”
        Ou vocês aceitam negociar com golpistas?
        Esperar migalhas, fazer concessões a mafiosos…
        Lembrar que golpistas, por óbvio, são bandidos!
        E de altíssima periculosidadade, a bem da verdade!
        E da memória!…

  7. … Ainda sobre o ‘timing’ do espetáculo! II

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    COMPARATO: ‘PRENDER LULA FAZ PARTE DA POLÍTICA NORTE-AMERICANA’

    Para o jurista Fábio Konder Comparato, o depoimento de Lula mostrou que “não há o menor indício de prova” contra o ex-presidente. Mas interesses por trás da Lava Jato são poderosos: “Moro é um grande amigo dos Estados Unidos”

    Por jornalista Eduardo Maretti, da RBA

    11 DE MAIO DE 2017

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2017/05/comparato-prender-ou-pelo-menos-incriminar-lula-faz-parte-da-politica-norte-americana/

  8. A mídia lixo mor é a mãe do golpe. inFeliz dia das mães mídia lixo.
    As mídias lixo não querem um país, não querem o povo brasileiro comandando o seu destino. A mídias lixo manipulam os fatos e hoje só sabemos verdadeiramente o que acontece no Brasil através das mídias internacionais e jornalistas independentes, as mídias lixo pertencem a pior elite do mundo, elite escravagista, entreguista e anti-Brasil. Uma vergonha mundial associada a políticos corruptos, banqueiros ladrões e agentes do judiciário lésa-pátria. As mídias lixos não evoluiram e constantemente tentam iludir o povo brsileiro com manipulações noticiosas falsas, para estarem sempre como sanguessugas se alimentando das bilionárias verbas públicas derivadas de nossos impostos. Onde estão os honrados e dignos cidadãos que mudarão esse cenário? As mídias lixo dão suporte as quadrilhas de toda espécie de corruptos que a alimentam.
    Está tudo tão claro como a luz do dia. O Brasil estava e ainda está mergulhado nas trevas da corrupção, as quadrilhas mafiosas do espoliamento do povo, dos recursos naturais e dinheiro público estavam insaciáveis. Todos envolvidos para roubar o povo brasileiro, para roubar o Brasil, num esquema gigantesco de corrupção, todos envolvidos, diretores da Petrobras, Odebrecht e demais empreiteiras, com suporte e grande interesse da mídia lixo, juízes do mal, procuradores sacanas, políticos corruptos em todas as esferas, só não contavam com a derrota do minerinho e Dilma vencer as eleições, daí começou o desespero dos corruptos, era uma das promessas de campanha dela agir contra a corrupção. Ao cortar o cordão umbilical do mal que sangrava a Petrobras, a maior empresa brasileira na época, eliminando os cargos de vários diretores da estatal ligados ao jogo corrupto da Odebrecht e demais empreiteiras, acendeu o estopim do inicio do impeachment, com a ajuda de parlamentares ladrões, juizes do mal e operação falsa contra corrupção, que na verdade só querem atingir o Lula, porque esse conseguiu colocar na presidência do Brasil uma mulher que não compactuava com os ladrões do povo brasileiro, era a pedra no caminho dos corruptos, precisavam removê-la. Esse fato enlouqueceu os mamadores de propinas profissionais de todas as esferas, tiveram que engolir o veto da proibição de financiamentos de eleições por empresas privadas, foi um sôco no estômago dos fascínoras. Essas famílias mafiosas vem destruindo o Brasil há muito tempo, deixando sempre um país estagnado e miserável, sem reação contra as rapinas do capital internacional, tudo isso sustentado pelas famílias mafiosas das mídias lixo que alimenta o povo com enganação e circo. Uma mulher de coragem ao enfrentar todo o sistema corrupto de um país inteiro, tendo contra si toda desinformação da mídia lixo que iludia e ainda ilude o povo, deputados da câmara e senado comprados, conforme está aparecendo nas delações, juízes parciais do STF, escolheu enfrentar os mafiosos, quando poderia ceder como um covarde ao esquema mortífero de traição ao Brasil, ela lutou até o fim. A coragem de Dilma é o que se espera de todo digno cidadão brasileiro, dizer não e combater todo ato corrupto que agride violentamente o Brasil como um todo, causando miséria e mortes da população vulnerável. Não é mais possível conviver com tanta corrupção, estamos chegando a um ponto que é necessário combater eficazmente as máfias corruptas ou teremos que conviver em um país com sistema de instituições apodrecidas, com um povo condenado a miséria e ignorância, vassalos colonizados do mundo civilizado.

  9. De tanto prometer e não entregar nada de concreto, só fofocaiada de ladrão confesso, a lava jato está conseguindo a ojeriza das pessoas. A cada dia, menos gente se interessa por essa novela. A globo segue no golpe porque não tem outra alternativa.
    Mas a população vai se cansando e, salvo lunáticos, ninguém mais quer saber dessa operação que fez um alarme tremendo e até agora não consegue mostrar claramente o que está fazendo, não consegue embasar o discurso em provas, em contas, em dados concretos.

  10. O que fazer ? , ” quem vai nós salvar” será o chapolin colorado , ” pelo amor dos meus filhinhos” diz Sílvio Luís . A esta altura do campeonato tem prorrogação por tempo indeterminado , até ter tempo de se provar alguma coisa . Já que aqueles onze velhacos do STF não resolvem a questão o povo vai ter que resolver.

  11. Uma novela dentro do jn, boa colocação.
    Neste mês faz um ano que boicoto a TV. Está fazendo muito bem pra saúde.

  12. O “timing” é cortesia da Embaixada Ianque (para variar…), via de regra os regentes dos golpes na América Latina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *