O tamanho do bolsonarismo é o tamanho da estupidez

Dei pouca importância aos números divulgados pela pesquisa Datafolha.

Há muito de genérico nas perguntas sobre aprova/desaprova atuação de governos e ministérios numa situação como a de agora e, no caso da renúncia/não-renúncia de Jair Bolsonaro, acho perfeitamente compreensível que muitas pessoas não desejem acrescentar mais um elemento de crise ao quadro atual.

Hoje, porém, saem os números sobre a concordância com o isolamento social, inclusive e especialmente a suspensão das aulas.

Aí está, ao que posso ver, a situação de Bolsonaro.

É maciça a rejeição ao que ele prega e que ficou evidente para todos.

São três quartos da população e essa é a realidade.

Como é realidade que, como desde o primeiro dia de seu governo, a essência de suas pretensões políticas é manter seu núcleo minoritário de ódio e de estupidez, que nem uma pandemia mortal como esta é capaz de dissolver.

Sem os 20-30% de fundamentalismo ignorante e selvagem que é capaz de dar suporte ao ex-capitão, ele conta que ninguém, no campo conservador, se habilite a ser o cavaleiro capaz de enfrentar o “perigo comunista”.

Ele conta – e a centro-direita e até pessoas soi-disant de esquerda o ajudam nisso – com o antipetismo que, desde 2013, inoculou-se no país.

A postura insana de Jair Bolsonaro só o é para os que se espantam com a monstruosidade explícita com que ele representa a finalidade que a ele deram no processo político.

Os números de hoje, por isso, são os que mais expressam a realidade.

Este é o número que reflete o que, agora, ninguém mais deixa de saber sobre o projeto de exclusão e morte que a direita extrema – e não só aqui – representa.

Que, felizmente, é um surto que contaminou boa parte do Brasil e frente ao qual, agora, a sociedade tem anticorpos que a permite preservar sua vida.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

21 respostas

  1. Sobre o vírus antipetista q foi inoculado na sociedade: entendo q ele é destrutivo e constituído de Mentiras e Verdades. Por isso defendo, junto com Gilberto Carvalho, que o PT retorne às suas origens, recupere seus “anticorpos” e volte com “saúde” redobrada. Ficar brigando por hegemonia é agir como Bolsonaro frente ao Corona

    1. Mas, se não tiver os “dois lados”, o PT não existe mais, aliás, estão por cassar o partido.

  2. Essas pesquisas são inconsequentes, ou mal formuladas de propósito. Não faz sentido ao olhar com base na lógica as respostas aos quesitos. A esmagadora maioria não quer atender às orientações do “doutor presidente” e parte dessa esmagadora maioria quer preservá-lo? Difícil entender. Na esmagadora maioria existem certamente aqueles que foram a favor do golpe e contra o PT, mas isso não significa que sejam a favor do atual governo. Por outro lado as pesquisas deveriam abordar sem cerimônia as questões corretas: você é de qual linha religiosa ( isso hoje é mandatório)? como era seu nível de vida há 6 anos ? há 4 anos? há 2 anos? como é hoje? como você votou em 2018: anulou? em branco? escolheu um candidato? foi o atual presidente? É bom para o país trocar de presidente hoje? Se sim, por quê? Se não, por quê? O que você sabe sobre a Covid 19: nada? pouco? alguma coisa? muito?Você concorda com a forma do governo combater a covid 19: Sim? Não? Enfim, os especialistas têm que buscar questões que obriguem as pessoas a responder de uma forma que seja possível direcionar uma tendência de interesse ( ou desinteresse) do povo sobre as questões reais do país. Da forma como são feitas essas pesquisas ajudam muito pouco e até confundem as pessoas.

  3. 1500 pessoas, por telefone… Essa metodologia não serve nem pra estudo de mercado sobre o BomBril. Quanto mais para o que pretendem.

    Semana passada provaram que desses 30%, 50% são robôs. E agora que precisam que o Bozo assuma as mortes da população, coisa que TODOS OS AGENTES POLÌTICOS CAUSARAM, principalmente os GENERAIS.

    Chato é ver esse malabarismo dos blogs de esquerda que comemoram o golpe branco do Braga Neto, que se governa, governa exatamente como o Bolsonaro, mas não querem por na conta deste as mortes que ele vai causar “emulando” ponto a ponto o presidente semideposto.

    E depois que o testa de ferro for desgastado, “lançam” uma nova pesquisa, essa obra de ficção produzida entrevistando sabe-se lá quem. Lista de contatos do Malafaia?

    Daí é só administrar as mortes, manipula uma pesquisa aqui, solta uma bolsa esmola ali, reprime aquele outro e soldam de volta a tampa da panela de pressão. Com o apoio de FHC a Dino.

    Não dá pra fazer análise política se baseando nesse tipo de “estatística”.

    Vai lá na portaria do prédio e pergunta pra tês pessoas que passarem que é mais confiável.

  4. Não acredito em pesquisas,as vejo como mais uma ferramenta de manipulação.
    Por diversos motivos,concretos ,reais ,podemos concluír que a aparente contradição entre o 59% que protege o delinquente e o 72% que apoia o isolamento,não passa de mais uma prova dessa manipulação.
    Como é possível que o 81 % desse 72% que defende o isolamento,” peça” que o maior obstáculo ao isolamento NÃO seja demitido .
    Isso é um absoluto absurdo ,não existe nenhum fato que justifique tamanha mudança ,nada aconteceu entre uma “pesquisa” e outra.
    Pesuisas são só mais uma ferramenta de manipulação,como a mídia ,fake news,filmes,etc,etc.

    1. A mente humana é complexa, e a dos brasileiros totalmente pirada pela lavagem cerebral da mídia, é capaz de coisas inacreditáveis. Inclusive acreditar que bolsonaro está apenas equivocado, mas tentando fazer o melhor para o povo.

      1. Que as carreatas dos boçais “viralizem” bastante entre eles. Pena que não acontece somente entre eles. Contaminam pessoas inocentes também.

    2. Talvez os 51% que são contra o impeachment do lixo tenham receio que com a saída dele as coisas fiquem ainda piores. Afinal, apesar de uma coisa não ter absolutamente nada a ver com outra, as coisas começaram a ficar realmente ruins depois do golpe contra Dilma, que para muitos ignorantes não se diferencia do impeachment de bolsonaro.

    3. Talvez os 51% que são contra o impeachment do lixo tenham receio que com a saída dele as coisas fiquem ainda piores. Afinal, apesar de uma coisa não ter absolutamente nada a ver com outra, as coisas começaram a ficar realmente ruins depois do golpe contra Dilma, que para muitos ignorantes não se diferencia do impeachment de bolsonaro.

  5. Eu não me iludo pelo fato de, aparentemente, grande parte da população que escolheu o bolsonarismo estar a favor do isolamento.Podem até estar por uma questão de sobrevivência, mas no coração desses eleitores o que vige ainda é o ódio alimentado por todos os meios que conhecemos.Finda ou controlada a Pandemia, estarão de volta e acreditem, atacando o PT.Falo isso por justamente ter passado por um episódio, durante uma conversa com um cidadão o qual eu estava lhe esclarecendo sobre o isolamento e sua vinculação com política de Estado, no caso, a atitude de Bolsonaro, quando fui pego de surpresa com a exclamação dele:-Ah, mas o Lula também está falando a mesma coisa que Bolsonaro!…a conversa acabou:(

  6. É necessário pressionar Rodrigo Maia para que ele coloque em pauta o impeachment do Bozo. A negação desse discurso por parte do presidente da câmara configura proteção ao genocída que ocupo a cadeira da presidência.

  7. É bom não esquecer da “tigrada”, ou seja dos baixos escalões do exército, das PMs e milícias. Juntando tudo isso, mesmo que seja uns 60% do contingente total, os bozo-milicianos contam com cerca de 2 milhões de homens armados. Umas dezenas de generais estrelados – de farda ou de pijama – mais algumas centenas de coronéis e oficiais de média patente são páreo para essa “galera”? O terço das FFAA e das PMs, leal ao alto comando, se dispõe a entrar em luta sangrenta com os 2/3 que cerram fileiras em torno do Bozo? Ademais, o Bozo conta com aval de Donald Trump, como até as velhinhas de Taubaté já perceberam.Por meio do general interventor, Walter Braga Neto, o generalato golpista, vira-latas e entreguista teve de assumir a paternidade (juntamente com o sistema judiciário, oligarquias, Deep State estadunidense e finança transnacional) do filho “bastardo”: o golpe de Estado, que arruína e destrói o Brasil. São remotas – para não dizer nulas – as chances de Bozo ser, formalmente, destituído da presidência da república, pois assim a milicalha terá de assumir sozinha o ônus do golpe, da destruição do Brasil e, de quebra, dessa pandemia decorrente da guerra biológica iniciada pelos EUA, visando destruir a economia da China e impedir a consolidação das novas Rotas da Seda, tendo à frente China, Rússia e parceiros estratégicos no OM, como o Irã.

    1. Recebi uma mensagem via WhatsApp que faz sentido. O vírus não foi uma arma biológica, mas a forma eficiente como a China lidou com a pandemia em contrapartida com a forma desastrada como os EUA e outros países capitalistas lidaram com o problema vai fazer com que ao final do surto a China já esteja consolidada como a maior economia do mundo.

    2. E mais um largo etcétera, JPA! A lista dos e os acontecimentos é longa/são inúmeros e a maioria da população está completamente alienada, hipnotizada, tem complexo de vira-latas, Sou otimista mas creio que é melhor nos prepararmos para juntar os cacos e ainda defender essa massa de desmiolados que, ao fim e ao cabo, seguirão sendo nossos compatriotas, cidadãos brasileiros.
      Tens completa razão (infelizmente) mas sempre haverá uma saída menos dolorosa para nós ou para qualquer um na mesma situação.
      O povo brasileiro é sempre muito pacífico (inclusive com seus próprios algozes e traidores da pátria e do povo brasileiro) e por isso sempre levamos a pior. Um dia (espero que seja o mais breve possível) nos rebelaremos e faremos nossa própria “queda da Bastilha”.
      Cordiais saudações e obrigado pela clareza do (e inteligência ao escrever o) comentário.

  8. Não seria mais importante saber quanto estão conosco, isto é, quantos abominam o Golpe de Estado e tudo que seguiu a ele e como sua consequência? Não seria mais importante sabermos que apoia nosso projeto de pais democrático, socialmente equilibrado e justo, desenvolvido e moderno? Não seria melhor saber com que forças políticas e que recursos e meios temos para enfrentar nossos adversários?

  9. Caro Fernando Brito. Acho que você anda, injustamente, excluindo minhas postagens do Tijolaço. Pra começo de conversa, acho difícil encontrar outro leitor que lhe siga como eu – abro o Tijolaço todas as vezes que acesso a Internet, de manhã até de madrugada, para ver se você postou algo fora do horário. Recomendo o Tijolaço a amigos e já cheguei ao ponto de te apoiar financeiramente (faz tempo, não recentemente). Nestes dias, postei uma ideia que muitos confundiram com a do Guedes – do passaporte. Nada nem perto. Parto do princípio de que empresas e empresários têm que se envolver no combate ao covid-19 (nem que fosse à força, por taxação, mas com Guedes, isso é impossível). Porém, outra coisa pode levar um empresário a colaborar. O fato de que comprar uns testes (dos bons) é muito mais barato do que demitir. Então, poderíamos testar não 40 milhões com um teste que falha em 30% dos casos, mas testar 120 milhões, ou mais (muita gente terá que ser testada duas vezes ou mais). Isso traria um grande alívio ao SUS e à economia. Tenho também procurado disseminar informações sobre medicamentos que são promissores contra o vírus (há esperanças!) e mostrar que há grupos de excelência fazendo previsões matemáticas sobre a epidemia. Sei que você é bom em matemática, sabe da importância disso. E isso serve de argumento contra aqueles que querem a liberação geral do isolamento. Basta mostrar o gráfico de evolução da China, que venceu o vírus com o isolamento. Finalmente, creio que você ainda não criticou os líderes (?) da indústria. Na guerra – é só ver os EUA – deveríamos estar quebrando patentes, juntando fabricantes para produzir ordenadamente e em conjunto, insumos e equipamentos para o SUS e a população. Respiradores, por exemplo. Sem coordenação, sem apoio logístico, nada disso ocorrerá. E acho que temos (ainda) capacidade de fazer isso. Só durante a crise, gosto muito da ideia de que Bolsonaro tenha se tornado uma figura decorativa – gostaria que fosse verdade, mas não acredito. E acho que estaríamos diante de um governo militar, ao fim da crise, com consequências tão funestas quanto as do bolsonarismo.

  10. Essas pesquisas são inconsequentes, ou mal formuladas de propósito. Não faz sentido ao olhar com base na lógica as respostas aos quesitos. A esmagadora maioria não quer atender às orientações do “doutor presidente” e parte dessa esmagadora maioria quer preservá-lo? Difícil entender. Na esmagadora maioria existem certamente aqueles que foram a favor do golpe e contra o PT, mas isso não significa que sejam a favor do atual governo. Por outro lado as pesquisas deveriam abordar sem cerimônia as questões corretas: você é de qual linha religiosa ( isso hoje é mandatório)? como era seu nível de vida há 6 anos ? há 4 anos? há 2 anos? como é hoje? como você votou em 2018: anulou? em branco? escolheu um candidato? foi o atual presidente? É bom para o país trocar de presidente hoje? Se sim, por quê? Se não, por quê? O que você sabe sobre a Covid 19: nada? pouco? alguma coisa? muito?Você concorda com a forma do governo combater a covid 19: Sim? Não? Enfim, os especialistas têm que buscar questões que obriguem as pessoas a responder de uma forma que seja possível direcionar uma tendência de interesse ( ou desinteresse) do povo sobre as questões reais do país. Da forma como são feitas essas pesquisas ajudam muito pouco e até confundem as pessoas.

  11. O bolsonarismo sempre existiu, só não tinha o asno perfeito que desse voz ao movimento… Agora se sentem representados.

  12. Eu tb não acho razão nenhuma nas pesquisas. É um absurdo que o Bozo tenha sequer 10% de aprovação.
    Mas se lembrem dos quase 50% dos eleitores, que quase elegeram o Aécio (das malas). Aqueles que diziam que nào tinham culpa…
    Hoje não se acha um idiota que fez campanha pro Aécio.
    Bozo é uma questão de tempo. É só esperar.

  13. Mourão, copiloto, e vocês do Ministério, o Capitão #EleNão Bozo vai precisar logo logo é Camisa de 11 Varas. Lamento, voces ter que enfrentar serem Alienistas do Hospício do Planalto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *