O significado da vitória de Fernández para o “Lula Livre”

O candidato virtualmente eleito para a Presidência da Argentina não deixa dúvidas do que significa para a normalização da vida política brasileira.

Um mês atrás, em plena campanha eleitoral – e, portanto, submetendo seus atos ao julgamento do povo do país vizinho – esteve em Curitiba, visitando o ex-presidente Lula, encarcerado na Polícia Federal.

“Esse governo está criando uma mácula muito forte para o Brasil. Acredito na inocência dele e ele tem todo o direito de estar em liberdade e de se defender.”
“É [a condenação de Lula] uma mácula ao estado de direito. Fico preocupado com o fato de que isso ocorra neste continente. Como sou um homem comprometido com o estado de direito, vou estar ao lado de Lula o tempo necessário, até que a Justiça entenda que há de se respeitar as garantias de todos cidadãos e também a de Lula”.

A campanha pela liberdade de Lula ganha um enorme aliado.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

29 respostas

  1. A vitória da chapa Fernández contra Macri na primárias vda Argentina faz renascer a esperança. A vitória foi expressiva 47% contra 42% do direitista Macri.

  2. Corrigindo foi de 47% para a chapa da Cristina contra 32% para o direitista Macri. Diferença expressiva de 15% a favor da oposição de esquerda

    1. Sua postagem anterior me assustou: já tinha visto 15% no El País e de repente voce posta aqui 5%…tive que conferir de novo.
      Uffff!

  3. Eu sonho com novos tempos na América latina. Só que não confio em eleições. Só uma revolução do tipo bolivariana poderá nos libertar. É uma nova guerra de independência que precisamos travar.

  4. Seria inconcebível outra coisa. O governo Macri foi monstruoso, só não se comparando ao nosso em maldade. Elegendo o canalha, os argentinos deram uma grande contribuição para a derrocada da América do Sul. Que agora seja o início da virada.

    1. Isso que me preocupa… como um governo monstruoso consegue 42% de eleitorado? Há 30 anos atrás, Macri, depois do que fez, não teria nem 10%… e pode apostar, apenas uma fração desprezível desses 42% obtiveram alguma especie de benefício do neoliberalismo esquizóide. E os 33% de aprovação atual de Bozo ou são manipulacao estatística ou cegueira. Que tipo de lavagem cerebral está sendo feita em nossas mentes?

      1. Saudade do passado
        Medo do futuro
        Apego a ideia do fim do mundo

        Tem q conhecer esses33 por cento cordeirinhos q aceitam manipulaçao.

      2. Acho que essa lavagem cerebral tem a ver com a utilização dos tais de “algoritmos” nas redes sociais, que analisa o perfil das pessoas por meio das informações que ela acessa, para direcionar para elas mensagens que as induzirão a pensar e agir da forma como o manipulador quer.
        Do ponto de vista técnico, algoritmo é “uma sequência finita de ações executáveis que visam obter uma solução para um determinado tipo de problema. Algoritmos são procedimentos precisos, não ambíguos, mecânicos, eficientes e corretos”.
        Acho que os espertinhos criaram uma sequência de ações nas redes sociais, para manipular a opinião das pessoas. Obviamente, o processo não é preciso. Pessoas que têm ideias próprias e tomam suas decisões de dentro para fora, não se deixam influenciar. Deve funcionar como indução hipnótica. Quem não se deixa sugestionar, dificilmente será hipnotizado. Acho que nós, leitores de blogs progressistas, temos poucas chances de sermos contaminados por esse tipo de lavagem cerebral.

        1. Não, prezada companheira. Não estamos imunes à manipulação via redes sociais.
          Os “especialistas” contratados pelos fascistas são capazes de produzir conteúdos absolutamente convincentes e harmônicos com o seu posicionamento político, mas que te induzem ao desânimo (por exemplo) ou à abstenção. Esses conteúdos circulam por nossas “bolhas sociais”, pelas mãos mais confiáveis. Então, é necessário rigor em relação à fonte (quem produziu? confirmar na origem), à veracidade (checar em outros veículos) e à proposta que se veicula, em que direção aponta, qual o seu objetivo prático.

  5. A elite argentina tentou com todas as forças usar o lawfare contra a vontade popular. Perdeu. A Argentina conseguiu passar pela tirania neoliberal e chegar do outro lado da política, sem arranhar sua democracia.

  6. Os militares que se revoltam com a imagem que o Brasil está tendo lá fora e que dizem que os países europeus não têm nada que se meterem em nossas vidas, não entendem que agindo assim nos fazem parecer ainda mais provincianos, periféricos e atrasados do que já aparentamos ser.

  7. Bozonaro pra um ex capitao foi um otimo cabo eleitoral… Fala mais bozo… So to esperando por outubro de 2020… Se vc ainda estiver na presidencia

  8. Quem sabe seja a continuação do iniciado com Lopez Obrador no México.
    Mas, no caso da Argentina os delinquentes neoliberais deixaram uma bomba reloôgio que explodirá nas mãos dos kirchneristas ,a dívida externa.
    Será necessário um grande poder negociador e fortaleza políitica para enfrentar os abutres e coloca-les limíte .
    Se os moros e farsa jatenses e golpistas em geral merecem um paredão ,na Argentina a entrega dos neoliberais não ficou a dever.

    1. A Argentina tem que dar uma banana para os abutres americanófilos e se voltar para a China. É a saída para libertar-se da canga que Donald Trump tenta impor a todos os países.

  9. A população da Argentina não é TROUXA como a do BRASIL.
    FODAM-SE Macri e todos os “macrianos” !

    1. Americanos pensando que argentino vai atras de fake news.
      Engraçado é que se Macri vencesse seria manchete em jornais. Vi num reacionarissimo nem aparece no site kkk

  10. A Polícia Federal rasgou a fantasia de imparcialidade e se mostrou como é, um verdadeiro partido político. Uma polícia politizada, doutrinada em ideologia de extrema-direita, anti-petista, anti-progressista, anti-nacionalista, anti-democrática. A primeira lei que deve ser promulgada depois da plena democratização do país, deverá ser a completa proibição de que qualquer setor policial e de que qualquer policial possam receber dinheiro do exterior, seja lá a que título for, até mesmo de ajuda supostamente desinteressada. Não existe ajuda desinteressada.

    1. A PF luta pra ser a polícia política do regime ,quer ser priorizadda por cima dos serviços de informação das ffaa.Não conseguirá ,os coturnos só confíam em outros coturnos ,eles estão certos,eles conhecem todos os podres da PF,…e viceversa.

    2. Como disse o mestre Pedro Serrano, os membros dessa corporação demonstraram que não têm maturidade nem responsabilidade para receber a autonomia que tanto reclamam. Devem, SIM, estar sob controle do poder democrático, detentor da legitimidade popular para governar. E isto se aplica a todas as corporações que abusaram das funções públicas para subverter a ordem democrática e produzir o recente golpe de Estado que infelicita o Brasil.

  11. A Argentina fez a lição de casa punindo severamente torturadores das ditaduras de outrora, e nos dá uma lição de amadurecimento de sua democracia. Argentina 10 × 0 Brazil.

  12. devemos aguardar, pois tio sã e elite argentina vão jogar pesado para reverter isso, sabemos de uma tal facada e ausência de debates mudou o rumo das eleições aqui.

  13. Macri contratou urnas eletrônicas da Smartmatic, empresa de laranjas de George Soros, pra fraude eleitoral em 27 de outubro,quando será pra valer. Falta enfiar estaca de madeira na canalha toda.

  14. Gracias a la Vida!!!
    Uma grande notícia para todo o mundo!
    Agora, é preciso estar atento, com os olhos bem abertos, para combater os fraudadores da democracia.
    Que se preparem para a guerra das redes sociais e do cartel midiático do Clarín. Tudo pode acontecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *