O realismo maior que o do rei da Folha

folhaerro

A ombusdwoman da Folha, a quem respeito pela tarefa hercúlea de criticar o incriticável, deveria pensar em usar um pouco da acrimônia com que classificou Reinaldo Azevedo como “rotweiller” – um exagero verbal e de grau – para algumas atitudes da redação do jornal.

Suzana Singer observa, como destacamos aqui, que a “manchete de sexta-feira passada da Folha -“Prefeito sabia de tudo, diz fiscal preso, em gravação”- induzia o leitor a erro. O prefeito de São Paulo é Fernando Haddad, mas a referência no grampo era a seu antecessor, Gilberto Kassab.”.

As explicações da Redação, obviamente, são pífias, justamente porque  a indução do leitor a erro foi deliberada.

A Folha optou por transcrever a declaração do fiscal de forma literal, já que ele não citou nenhum nome e exerceu funções de confiança tanto na gestão atual como na anterior”, diz a Secretaria de Redação.

O excesso de zelo ficou só na manchete, já que a hipótese de que a frase do fiscal pudesse ser uma referência a Haddad não foi explorada na reportagem. O “outro lado” foi apenas com Kassab, que classificou as declarações de falsas, mas não cogitou que o fiscal estivesse falando de outra pessoa.

O jornal foi mais realista que o rei, numa cobertura bem delicada(…)”

Deduza o sábio leitor e a atilada leitora o que vêm a ser realismo e rei, neste caso.

Bem, afinal, a Folha também tem agora o “Tio Rei”, o rottweiller de Singer, para simbolizá-lo.

Mas, em matéria canídea – da qual o jornal parece imbuído –  a atitude se parece mais com a do lobo da fábula, que dizia ao cordeiro que quem sujou a água do rio, “se não foi ele, foi seu pai ou seu avô”.

E se justifica, tristemente, com o fato de um dos acusados citar, sem maiores elementos, um dos atuais secretários da prefeitura.

A arrogância do jornal é tanta que o poder de crítica interna acaba tendo de caminhar no mesmo trilho para não ter de condenar o erro ao seu remédio possível: assumi-lo e tentar corrigir, mesmo que em letras miúdas.

Mas isso é impossível à Folha: a decadência é sem elegância.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

12 respostas

  1. E a Folha vai cobrar pelo acesso ao seu conteúdo em 2014!!!! Hahaha que ótimo! Vai restringir sua influência apenas àqueles que insistirem em pagar para ler esse lixo, que é um eleitorado cativo da direita! Então, para a esquerda, significa menos influência do PiG na Internet. Sem esquecer que O Golpe, quero dizer O.., vocês sabem, o jornal dos marinhos, começou a fazer isso hoje. Ante um passo para o aumento de receita, na verdade, é uma aceleração rumo à falência.

  2. Não consigo ver punição nisto, isto é mais um engodo da JUSTIÇA.
    Que deveria, prender o jornalista e o redator da matéria.
    GENTE de carne e osso como o Professor citado.
    Paredes e moveis e papel, não sentem a punição.
    E quem está proximo a isto não retornará só com uma nota de
    jornal, porque, ultimamente quem é que acredita na FOLHA.
    Largue mão, eu não acredito na JUSTIÇA.

  3. Infelismente, como temos nas Instituições muitas EXCELENCIAS de bunda suja, o que passa a ser munição para qualquer atitude dos EXCELENCIAS, serem eles expostos, observem os que são limpos como o grande EXCELENCIA LEVANDOSK, não tem papas na lingua e nem bunda suja, muito menos precisa de favores, age com profissionalismo, competencia e coerencia, sem se preocupar em retribuir favores, pois não deve.

  4. Acho que a nova lei sobre o Marco Civil,deveria ser aprovada conforme relatório do Dep.Molon.Direito de resposta e defesa,contra publicações mentirosas,deveriam oferecer não só aos falsamente citados,como também a todos os cidadãos,estabelecendo-se o CONTRADITÓRIO.Uma das bases da tão decantada por todos,DEMOCRACIA!Quero também,me utilizar desse blog,para apor uma reivindicação aos BLOGS em geral,que para facilitar aos cidadãos brasileiros que não dominam outros idiomas,expressarem orientações pra se comunicarem conosco,embora fale em meu nome,e na suposiição de que outros concordem,que o façam quando da interlocução,em idioma nacional já que nçao consigo contactar com a maioria dos blogs,em virtude de que sempre instruem aos internautas,em idioma ingles e como no Brasil se fala portugues,não consigo faze-lo.Como os Blogs e Jornais e Revistas eletronicos,defendem explicitamente a defesa dos interesses pátrios,que se expressem também,em BRASILEIRO!A não ser que pretendam falar sozinhos e depois de alguns anos,publiquem desculpas ou justificativas,assemelhadas as que alguns o fazem hoje,com relação a ultima ditadura.Qjuero agradecer antecipadamente a este Blog,por acolher minha reinvindicação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *