O povo se comunica, muito além da mídia

Antes de tudo, para evitar as observações gratuitas, esclareço que não faço, com a ilustração acima, qualquer comparação entre Fernando Haddad e Leonel Brizola.

Ao contrário, o personagem que interessa tratar aqui é outro: o povo.

E a história que vivi pessoalmente, desde o início, quando começamos a campanha de Leonel Brizola ao governo do Rio de Janeiro em 1982.

Aos mais jovens, lembro que ele tinha, então, os famosos “2% no Ibope”.

Verdadeira ou falsas, as pesquisas não lhe davam um crescimento  contínuo, linear. Foi num setembro como este que Brizola saltou do 4º lugar para a liderança. Ou, pelo menos, quando as pesquisas o admitiram.

Um mês, não mais que um mês, sem a TV que a Lei Falcão proibia, sem cobertura dos jornais e tevês, sem as redes sociais que temos hoje. Nem celular havia, saibam os jovens.

Não tenho a menos dúvida de que – em escala, circunstâncias e tempos diferentes – o fenômeno se repetirá com Fernando Haddad.

Não é o candidato, a campanha, a máquina partidária (até porque não a tínhamos em 1982) que farão com que o representante de Lula na urna vá dar esse salto.

É o processo social, o sentimento da população, a comunicação entre ela, a que se realiza em meio dela, que não é impressa, televisada e nem mesmo está, totalmente, nas “tretas” das redes sociais.

Não, essa comunicação – tão silenciosa que é quase muda no início – está apenas começando e em alguns dias vai ganhar as ruas, os botequins, as esquinas, as conversas de família.

Nós, da elite pretensiosa é que achamos que a “mídia” dirige tudo na formação da consciência popular.

Não é assim. Ela faz muito neste sentido, sim, mas o mais importante no que faz é “dar a pauta” desta conversa.

E é neste sentido que a compreensão da campanha de Lula tem sido lúcida.

Lula é e está sendo mantido como o centro da eleição, até porque é isso que importa, hoje, na luta política.

É por isso que as demais candidaturas não se firmaram e dificilmente se firmarão.

É Lula ou “tanto faz” e todos os outros miram e buscam o terreno do “tanto faz” exceto, diga-se como registro, a inexpressiva e corajosa candidatura de Guilherme Boulos, que bloqueou o crescimento de uma impensável esquerda anti-Lula.

É nisso que falham as análises convencionais da comunicação política e foi isso que, de absoluta boa-fé (embora outros, nem tanto), fez alguns verem, meses atrás, a necessidade de um “Plano B”, ora encarnado em Ciro Gomes, ora em Jaques Wagner ou no próprio Haddad.

Não entenderam que não se tratava de escolher outro candidato, selecioná-lo por suas ideias, simpatia ou qualquer outro critério.

Os únicos critérios que importam, de forma relevante, são a lealdade e a grandeza de ser humilde ao ponto de perder as vaidades, os voluntarismos, o orgulho por estar sendo o que jamais seria se não fosse o representante de Lula, a sua encarnação eleitoral.

Era entender que não importa qual fosse o nome ou o corpo que tomasse, seria o Lula candidato se e quando a reação autoritária o impedir de ser.

Luiz Roberto Barroso expressou isso: a ditadura judicial quer “outro candidato”, já, para ontem.

Jamais Lula candidato como é.

Ainda que tenha de sê-lo em corpo alheio.

PS. – Ia esquecendo de dizer que a capa histórica da Veja é um presente do bom caráter e valente Edu Goldenberg, das prateleiras do seu Boteco do Edu, de onde ele anda sumido, batalhando por sua candidatura a deputado estadual na coligação de Lula, brizolista que nunca deixou de ser.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

63 respostas

  1. O Sr. Brito, faz parte da “elite” ? (“Nós, da elite pretenciosa …”). Pensei q era um blog de um jornalista classe média. Esse “Nós” se refere a quem? Aos banqueiros e oligarcas q aqui comentam? Não entendi.
    #LULA LIVRE E PRESIDENTE ????

    1. Ironia filho.Brito jamais se consideraria formador de opinião,é magnânimo. de mais.

      1. Se equivocou não Nilson, puxou a orelha de muita gente. Só lembrando que na eleição do Brizola tanto no RJ quanto no RS os membros dos antigos “grupos dos onze” se reorganizaram como difusores da campanha.

        1. Puxou a orelha de muita gente mesmo, inclusive eu, classe méRdia com “espírito” de proletário… “Nós, da elite pretensiosa é que achamos que a “mídia” dirige tudo na formação da consciência popular. Não é assim. Ela faz muito neste sentido, sim, mas o mais importante no que faz é “dar a pauta” desta conversa.”… Parabéns pelo trabalho de formiguinha (ou de beija-flor no incêndio da floresta) no esclarecimento das entrelinhas do texto. Resta saber quando é que a esquerda progressista, os progressistas darão a pauta se é que já não a tiveram em mãos (em condições de estabelecê-la) e simplesmente jogaram-na fora, entregaram de mão beijada o ouro para os/as bandidos/as da(s) quadrilha(s) que ainda está/estão no poder. Mesmo na melhor fase dos governos dEle, Lula, o queridão das multidões, e ainda nos governos Dilma pré-golpe, sempre dizia nos blogs progressistas que meus inimigos ainda estavam no poder apesar da(s) vitória(s) acachapante(s) do operário e da guerrilheira porque já naquela época antes mesmo do Mentirão via com nojo o “dar a pauta dessa conversa” impor-se a ferro e fogo, muito “democraticamente” e apesar de concordar que há sim muita sabedoria popular contra algumas superstições e/ou preconceitos a gente sempre fica com receio de que o povo em sua “santa” ingenuidade (aspas, pelos melhores motivos, de leve ironia algo iconoclasta, no significante “santa” e não no significado de “ingenuidade”) possa se atrapalhar mais uma vez com tantos sinais de fumaça…

          1. Eudes e Claudio, obrigado, somente agora li teus comentarios. Mas o Eudes esta bloqueado na minha conta (li em outra conta). Nem sei pq, pois não lembro de te-lo bloqueado. Enfim, tem mais dois ai q eu havia de fato bloqueado. Pq quando bloqueio uma pessoa eu não a vejo, ela desaparece, contudo a pessoa continua lendo minhas mensagens??? Isso é estranho pq não posso responder e nem sei o que estão falando. Não funciona dos dois lados? Não tem logica isso ai. Saudações

    2. Entendi que é ao mesmo tempo uma ironia e uma crítica aos que acham que compreendem o povo. É apenas uma crítica irônica ao termo elite no seu sentido autêntico

      1. Obrigado Onete por sua inteligência fina e astuta. De fato, Brito é muito irônico. Meu ponto é sociológico mesmo, com todo respeito. Veja minha explicação acima para o Lopes. Saudações.

    3. A elite a que se refere o Brito são aqueles com acesso à informação e que conseguem, porque tiveram alguma formação, aplicar os conhecimentos adquiridos no entendimento da realidade.

      1. Não estou fazendo esta leitura antiga e estática do q seriam as classes sociais segundo alguns estudos hoje inadequados para a realidade do Brasil. Penso nos estudos do Jessé Souza q faz leitura atualizada e real sobre classes sociais. O Brito seria classe média (heterogênea, é claro); faria parte daqueles com capital cultural e não pertenceria às elites dominantes com capital econômico e cultural de domínio e controle de uma parte da classe média capacho dessas elites. O Brito, é claro, faz parte da classe média culta mas não pertence ao q Jessé define como elite.

    4. Há pontos de vista variados quando se faz referência à elite. Até um simples dicionário resolve sua dúvida.

      1. Estou me baseando sobre os estudos do Jesse Souza que não é um simples dicionário para burros. Você deveria ler Jessé.

    5. Atineli, se atenta, o Brito escreve que o povo tem sua própria maneira de de se comunicar, diferente de nós classe média por profissão (profissões que mediam a relação entre a classe dominante, dona dos meios de produção e a classe trabalhadora). E que essa maneira prescinde da pauta da grande imprensa.
      Eu vou mais longe e afirmo que o povão não apenas se comunica como influi ao seu modo, na decisão de quem é merecedor do seu voto. Quem o representa. Esse comunicar é diferente da escolha para presidente da escolha para deputado, onde em algumas cabeças ainda predomina a “troca” do voto, algo que ele eleitor tem de valor pelo que o candidato a deputado tem a trocar. A compra do voto.
      Enquanto a esquerda não conseguir conscientizar o povo que uma viagem de ambulância, um pé de sapato (o outro só é entregue após a confirmação do eleito), não vale seu destino, estaremos condenados a repetição de um congresso vendido como o desta legislatura.
      Eu fui testemunha em janeiro deste ano, de passagem por Olinda, um bloco de frevo desfilando com uma faixa de agradecimento a um candidato a deputado federal que financiou o desfile.
      Então o povo sabe e vota no presidente que tomará as rédeas do governo. Mas não lhe foi informado que vivemos em um presidencialismo de coalizão referendado pela constituição de 88 e que o deputado que lhe compra o voto com um favor (“não voto neste outro candidato por embora ele ser bom nunca me deu nada) vai derrubar seu emprego, sua dignidade.
      Pode ser que mude algo nesta eleição pois a prostituição dos parlamentares foi muito explícita e que a comunicação do povo funcione.
      Então é isso, se atente e entenda que você não faz parte da rede povão. Continue conosco e vamos partir para a volta de um país melhor. Com os melhores cumprimentos, Eudes.

  2. Eu espero votar sem medo e gostaria que ele falasse que foi golpe e Alckmin é safado e sobretudo de projeto de governo.

    1. Eu como Paulista sei das falcatruas destes canalhas e golpistas. São Paulo é a capital do golpe de Estado que derrubou a Dilma . Temer, FHC, Padim Pade Cerra, Aloisio 300 mil, Alckmim ,Marta Suplicy, e o pilantra do José Eduardo Cardoso etc. Foi o maior dos erros da Dilma ter deixado José Eduardo Cardoso no Ministério da Justiça por tanto tempo, mas ninguém é perfeito..

      Obs : Se eu votasse em Minas , votaria na Dilma para Senadora.

      1. Eu também. Embora ainda revoltadíssimo com ela por tudo desde a tal história do “controle remoto” (quando todo mundo avisava sobre os perigos iminentes de não se tentar uma Ley de Medios como a corajosa Cristina Kirchner fez) até a “escalação” de tucanos no governo e passividade quanto à criminosa Lavajato, se votasse em Minas Gerais votaria também em Dilma Vana Rousseff, primeira Mulher PresidentA da República Federativa do Brasil. Aliás, algum tempo atrás, estive querendo/torcendo para que o PT fosse para 2018 com uma chapa Lula para Presidente e Dilma para Vice-PresidentA.

  3. Eu espero votar sem medo e gostaria que ele falasse que foi golpe e Alckmin é safado e sobretudo de projeto de governo.

    1. [MAIS UM] ESCÂNDALO SUPREMO PROTAGONIZADO PELO Barrosinho do TSE da GloboCIA lixo tóxico estrangeiro!
      O Barrosinho do STFede no barro do lamaçal do golpe vagabundíssimo de 2016!

      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

      O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, que concedeu liminar ao catarinense na semana passada. Desde fevereiro o deputado cumpre a punição de cinco anos e três meses de prisão no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
      Preso há 4 meses, João Rodrigues volta a exercer mandato na Câmara e terá de cumprir pena à noite
      (…)

      FONTE: https://congressoemfoco.uol.com.br/especial/noticias/deputado-preso-ha-quatro-meses-joao-rodrigues-volta-a-exercer-o-mandato-na-camara/

      1. … Mas, em partida em que os juízes são reconhecidamente ladrões confessos, o segundo tempo da sacanagem foi jogado (sic) pelo coleguinha do “Iluminista de Puteiro” do STFede!
        Entenda as sacanagens pseudojurídicas de mais este tenebroso caso de prostituição desta sórdida justi$$$a da imunda casa grande nativa!

        $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

        Ministro do STJ autoriza deputado a deixar prisão para se candidatar
        João Rodrigues foi condenado em segunda instância
        Publicado em 14/08/2018

        O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Rogério Schietti Cruz concedeu hoje (14) liminar para autorizar o deputado federal João Rodrigues a deixar a prisão para registrar candidatura à reeleição nas eleições de outubro. O prazo fixado pela Justiça Eleitoral termina amanhã (15).
        O deputado foi condenado pela segunda instância da Justiça Federal a cinco anos e três meses de prisão por dispensa irregular de licitação, quando ocupou o cargo de prefeito de Pinhalzinho (SC). Ele teve a pena confirmada pelo STF em fevereiro deste ano e iniciou o cumprimento da condenação.
        (…)

        FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2018-08/ministro-do-stj-autoriza-deputado-deixar-prisao-para-se-candidatar

          1. [UM POUCO DA] FICHA CORRIDA DO DEPUTADO FEDERAL JOÃO RODRIGUES! PASME, POR ELE MESMO!
            Sim, o João Rodrigues do Barrosinho do STFede e do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Rogério Schietti Cruz!
            Lá isto é Justiça, sô?
            https://www.youtube.com/watch?v=irErHJYPtA8

  4. Fernando Haddad , Guilherme Boulos, Manuela Dávila . Reconheço estes como os defensores da candidatura Lula entre tantos outros que não recordo os nomes agora. Mas Ciro Gomes é um traidor do Lula e da Dilma. Jamais votarei neste cidadão honesto sim , mas não deveria fazer o que está fazendo contra às esquerdas saindo candidato com Lula na prisão . Se Lula e Fernando Haddad perder esta eleição em tempos golpistas um dos culpados será o Ciro Gomes. Aliás nunca votei nele para presidente. Sempre votei no PT e continuarei votando de ponta a ponta desde 1989, quando votei pela primeira vez para Presidente da República. É Lula de novo com a força do povo.!

    1. Austericídio ??? É o ENTREGUISMO LIBERAL de SEMPRE….macri/macris, são TUDO TUCANALHAS mesmo ..
      rs rs rs rs

      1. Que vovozinha linda. Precisa tomar cuidado com a lava-jato dos canalhas Dr. Moro e Dr. Delagnhol. . O Ministério Público tucano inventa alguma denúncia contra ela por costurar uma fazenda para o Lula. O Haddad já está na mira deste MPF partidário do golpismo.

  5. Perfeito. Pode ter certeza, aqui no Nordeste Haddad terá índices de votação muito próximos do que Lula e Dilma tiveram (quiça não seja mais).

        1. O “probleminha” do Ciro, é ter assumido desde meados da disputa eleitoral, uma postura ambígua, quando não até bizarramente agressiva, com relação à prisão do Lula a partir da segunda instância.

          Em recente entrevista a um canal (que agora não me recordo do nome), o mesmo afirmou categoricamente que a decisão colegiada do TRF-4 (“tomada por homens muito técnicos e capazes”), foi aquilo ali e que Lula estava se “vitimizando”.

          Isso, menos de 1 mês de depois de ter afirmado em um sindicato que, Lula, havia sido preso de forma injusta. Isso (pelo menos pra mim), enterra ainda mais as possibilidades dele de herdar quaisquer votos da base de esquerda que tem se aferrado a Lula. E deixado-o mais próximo da base eleitoral de Marina, que sinceramente, é quem mais sugaria votos da impugnação de Lula, num cenário sem Haddad.

          Qual a necessidade de uma postura dessas, se, era ele quem queria retirar a base tradicional de apoio do PT e puxar pra sua candidatura (PSB e PCdoB)? Vai falar que ele foi “traído”?

          Enquanto isso, Ciro foi em uma reunião de agricultores no RS, em que foi considerado pelo presidente de uma associação ruralista, como “perigosamente esquerdista” apenas porque falou corretamente sobre os subsídios públicos à produção rural. Pelo visto, a tentativa dele de se mostrar viável pra essa turma do “relho”, não tem dado muito certo não é? Isso, depois de ter afirmado em um outro programa (rural) que era contra a proibição da Anvisa a determinados tipos de agrotóxicos que, até lá fora, são proibidos!!

    1. O povo é muito mais inteligente do que se supõe.
      Um porteiro me perguntou se era verdade que o vice do Lula (ainda não sabia o nome) tava barrado tambem. Avisei que era notícia falsa. Mas só de ele ter perguntado é porque tem pé atrás com a mídia.

    2. Sei não viu, no meu cotidiano, por aqui no RN, sem Lula, muitos idosos dizem que se não for o Lula não vão votar, eles ñ são obrigados, mas votariam no Lula. Outros estão dizendo que votam no Ciro, aquela classe média, que não gosta do Lula, tenho impressão, que anularão o voto ou os que não gostam de anularem e ainda odeiam o PT irão para o Ciro. PSDB aqui nunca teve vez e depois do golpe inexiste

  6. Como a clareza de idéias, a vivência e a humildade facilita tudo não. Simplesmente preciso e cirúrgico como sempre. Obrigado Fernando Brito, teu trabalho hoje é imprescindível.

  7. Infelizmente ainda não está claro que não haverá governo fora do campo das classes dominantes. Quem tem essa clareza sabe que lutar por Lula ou pelo PT é ser radical na luta contra as elites. Noutras palavras, o PT não será aceito no governo… Então não adianta a gente se iludir fazendo a substituição como deseja a classe dominante. Quanto mais eles se revelaram golpistas, mas se desmoralizam e mais temem uma reação do povo.

    1. Verdade, o que me intriga é o Barroso aceitar o Haddad, talvez seja por achá-lo fraco ficará mais fácil de derrubá-lo ou se não, o Haddad fazer o jogo da direita, levando o PT para centro direita. E Lula mofará na cadeia. Tou fora dessa trairagem com o Lula.

  8. Acho, que para suicídio da direita, EM MASSA, Haddad vencerá em apenas UM TURNO…não será nem preciso o segundo.

    1. Tomara. Também espero por isso. Vitória lulista/petista/comunista logo no primeiro turno. Lutemos pra isso acontecer.

    2. O meu grande receio é a manipulação das urnas eletrônicas. Apesar da propagada (pela Justiça Eleitoral) segurança das urnas, qualquer programador sabe que é possível “mexer” no sistema. O eleitor vota no 13 mas o programa “mexido” dirige o voto para, por exemplo, o 45. Não nos esqueçamos do tipo de canalhas e bandidos que estamos enfrentando…

  9. Barroso e sua troupe, em qualquer país decente, já teriam sido cassados de seus direitos de julgar qualquer pessoa, porque ignoram ou manipulam a lei, de acordo com sabe-Deus que interesses…

  10. Vamos dar nomes aos bois que traíram Lula : Cristovam Buarque, Bláblárina Silva, Marta Suplicy, Palocci, Jader Barbalho, Renan Calheiros , Hélio Bicudo, Delcídio Amaral , Michel Temer, o falecido Plínio de Arruda Sampaio ., Rodrigo Agostinho , ex- prefeito de Bauru do PMDB que chegou colocar a camisa vermelha e beijar o Lula para ser reeleito pelo PMDB ,agora quer ser eleito deputado Federal pelo PSB paulista, o partido mais canalha e traidor da esquerda em São Paulo, O Lula tem muitos traidores.

    1. O PSB EM SÃO PAULO ESTÁ SEMPRE NA DIREITA. DIFERENTE NO NORDESTE. É O PARTIDO DOS SABUJOS DE SÃO PAULO.. O PPS ENTÃO NEM SE FALA.!

      1. ah, o PV em São Paulo também sempre está na direita. PPS, PSB E PV SEMPRE NO SACO DO PSDB.DO ALCKMIM

  11. O Ciro Gomes só não foi do PSTU , PCO, PT e PSOL O resto de partido ele sempre pertenceu. Agora engana os incautos no PDT. Se o Brizola fosse vivo mandaria ele para aquele lugar….

  12. A CAPA DA VEJA COM OS GOLPISTA DA DÉCADA DE 80. Sandra Cavalcante, Gatinho Angorá, e o defensor da Globo que esqueci o nome.. Lembrei, é o Miro Teixeira.

    1. Parei de ler o PHA. Só ocasionalmente como este texto cheio de inveja e ódio desse tal de Wanderley. O cara só esqueceu de explicar o comando absoluto de Lula em relação às eleições e o desmonte da narrativa do golpe. Bom, mas dá pra entender q o tal Wanderley morde sua língua q é certamente a mesma língua afiada e pérfida do PHA. São dois pulhas, por isso os ataques de gente invejosa e um pouco cega.

  13. A ultima indicação de lula a presidência foi uma catástrofe, será que o Lula conseguirá o mesmo resultado com Hadad ainda sim contando com um vice igualmente medíocre???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *