O poder para o prazer. Mórbido e pessoal

Do presidente que manda a Petrobras romper um contrato regular porque o escritório de advocacia é de um desafeto à juíza que manda transferir um ex-presidente há quase 500 dias preso às vésperas de julgar-se anulação de sua condenação ou conceder-se a progressão de seu regime penal, passamos por uma quadra em que o poder passou a servir à realização do prazer mórbido da “vingança”. E vingança de quem nenhum mal lhe fez.

Isso, por toda parte, tornou-se uma obsessão. O fato de ter poder passa a ser uma espécie de “licença” para a perversidade.

A rigor, também os absurdos que vão sendo revelados nos diálogos interceptados dos promotores da Lava Jato demonstram o mesmo. A impessoalidade que deveria reger o poder público (ou, pelo menos, que para ele prevê a saudosa Constituição brasileira) foi abandonada e cada um que o exerce que acha proprietário do direito de fazê-lo conforme seus caprichos, preconceitos e convicções individuais.

Este tipo de sentimento, que levamos anos atenuando nas atividades policiais após a ditadura, não renasceu apenas lá, mas tomou conta das instituições nacionais.

Morreu porque era bandido, foi preso porque roubou, apanhou porque discutiu, foi demitido porque não gostei do que disse, basta o julgamento que você faz e o poder que você tem para oprimir, massacrar, humilhar, castigar.

Os nossos homens de bem são maus e acham que isso é a prova de sua qualidade superior.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

20 respostas

  1. Não quero jogar água no chopp da esperança, mas a revolta que mais se sustentou neste país foi Palmares. E, ainda por cima, ela nem foi obra de brazileiros. Foi obra dos escravos trazidos à força da África. E no mesmo dia em que mais esta violência é cometida contra Lula por capatazes da casa grande submissos aos EUA, temos notícia do bate papo amistoso entre freixo e janaína e a revelação da parceria de randolfe com a lava jato. Eu lamento muito que Lula e sua família estejam passando por tudo isso por causa do brazil. Este país não o merece.

    1. Pois é,a Lula e a Dilma acreditavam, por serem honestos, que as “instituições” brasileiras eram sérias e as tratavam com respeito. De ha muito eu escrevo nos blogs progressistas, que os golpistas sempre julgam os outros pelo tamanho do rabo -(os educados escrevem “régua”)- deles.

    2. Canudos também aguentou muito. Foram 3 incursões militares que falharam contra um bando de “pretos, pobres e nordestinos”, falsamente acusados de serem monarquistas.

  2. Lula confiou demais nas instituições. A coisa já vinha fedendo desde 2016. Deveria ter ido a uma embaixada.

    1. Mas foi bom. Mostrou o que a direita e a imprensa brasileira são capazes. Lula estava e está certo. Nada de fugir para embaixada, tinha que enfrentar e mostrar a triste realidade que vivemos.

      Lula errou ao ser bondoso, amoroso, EM CONFIAR NAS INSTITUIÇÕES.

      EM QUERER AGRADAR A TODOS.

      LULA ESQUECEU DE DOUTRINAR O POVO QUE FOI BENEFICIADO.

      1. Concordo em parte. Mais vale um covarde vivo que um herói morto. E não estou aqui fazendo um julgamento moral, mas pragmático.

        Basta ver que covardes como Moro e Boçal Nato estão aí, livres, leves, soltos e tripudiando, esculachando com o país. Lula está preso e virtualmente censurado. Tudo depende do humor dos juízes-carcereiros.

        Getúlio Vargas se matou (oh!), mas os cínicos generais da ditadura morreram de velhice (exceção ao Castello Branco, num suspeito acidente aéreo). Tudo que sobrou foi apenas uma biografia épica – para os generais não – mas isso não encheu a barriga do povo, nem deu as cartas na soberania do país no dia a dia.

        Sabemos muito bem do que a imprensa e a direita são capazes, mas não precisamos (com o perdão da palavra) comer cocô para provar que é cocô. Basta apenas ver que é cocô. Essa pedra já era cantada há muito tempo.

        Deixemos a moral do sacrifício supremo para Jesus – não podemos deixar que esses patifes logrem em jogar sujo.

        Em tempo, imagine se De Gaulle (que foi para o exílio) tivesse se entregado aos nazistas. No final da Segunda Guerra, seria apenas uma estátua no Champs Elysées, e não aquele que conduziu a França ao crescimento. Tivemos muita sorte em termos o vazamento do Intercept sobre a Farsa a Jato – e se não tivesse acontecido?

        1. Eu achava que Lula não teria chance de sair da cadeia ficando aqui, por mim ele e a galega dele teriam saído do país, ele seria acolhido lá fora onde tem ligações fortes há décadas e continuaria lutando de lá, como faz o Correa do Equador.

          1. Também acho que seria por aí mesmo.

            Naquele episódio de ontem (a transferência para São Paulo), pensei comigo: Só falta o Zé Cardoso ir a Curitiba agora para tentar convencer novamente Lula.

  3. Tudo isso,senhor Fernando,faz parte da IDEOLOGIA MÉDIA,de MEDIOCRIDADE,ou NANICA BURGUESIA,outrora pequena,cujo único genuíno sentimento que tem, é a INVEJA.Particularmente contra os que vieram de baixo e não adotaram essa IDEOLOGIA,tipo LULAS DAS VIDAS,de quem somente sentem INVEJA.Pois como são todos MEDÍOCRES,não prosperam ate os lugaresque desejariam estar.São os mesmos,que chamam MIAMI DE MAIAMI.Não tem cura, é um tipo de CANCER IDEOLÓGICO.

  4. Não aceito nenhuma transferência de #LulaLivreJá. Tem de ser liberado, pois nem deveria estar preso. Lula é inocente. E cadê o Queiroz esse sim, teria de estar atrás das grades junto com outros mais. De quem é a cocaína encontrada em avião oficial do governo ?

  5. Isso é DITADURA. Enquanto os DITADORES não forem PUNIDOS, viveremos essa tragédia.

    Precisamos URGENTEMENTE de fazer esse acerto com todos os torturadores: CIVIS e MILITARES.

    Mas me parece que falta povo!

  6. Mas, nem todo mal é mal. Atrás de morro tem morro. A situação politica e econômica do povo Brasileiro vai de mal a pior.
    Vai chegar o momento que nem milico nenhum dará conta de segurar.

  7. Como foi o voto do Barroso! Moro é o maior canalha do Brasil ! Ele ainda comanda sua ganância de um dia ainda
    matar o gigante Lula ! Está em curso esse grande atentado contra o gigante Lula ! E vai morrer gente inocentes para parecer outra coisa ! Esse Moro é o mentor com carta branca do bostanaro para praticar atos de magnitude de tragédia no Brasil é plano forte de vida para esses facínora

  8. Em breve, talvez já em outubro, esta loucura estará bem clara para quase toda a população, que se perguntará de minuto a minuto como foi que seu país caiu em tamanha esparrela. Só alguns fanáticos não poderão vê-la, mas estes poderão ser vistos como parte dela. .

  9. Claro que Moro recebeu algum recado do Boso em seguida Moro deu ordens a referida Juíza e essa não perdeu tempo. Agiu rápido e deve estar agora remoendo o seu ódio pelo resultado adverso no Supremo. Será que o Supremo está começando a dar o troco para cima do Moro e dos Procuradores da Lava Jato?

  10. Mas o grande responsável pela submissão do Brasil aos americanos é o Gal. VilasBoas. Esse Dellagnol e Moro não seriam nada sem apoio desse nacionalista de campo de futebol. Agora ele e comparsas fingem morto diante da lambança que apoiaram e babam diante de presidente que bate continência ä bandeira americana, que vergonha.

  11. Eu era criança quando Getúlio suicidou. De lá para cá, à exceção dos 21 anos da tenebrosa e assassina ditadura militar, nunca tivemos governo de direita. Juscelino, Jânio, Jango, Sarnei, Itamar, Collor, FHC, Lula, Dilma e até mesmo o curto mandato do presidente ladrão, sempre foram governos de centro direita ou de centro. Nunca tivemos governo de esquerda tampouco. A democracia sempre preponderou, ainda que de forma cambaleante e aviltado por decisões como o 2º mandato que FHC fez votar e ele próprio se beneficio no cargo para se reeleger. As instituições, com um papel frequentemente vergonhoso, sempre estiveram presentes e funcionando. Mal, mas funcionando. Agora nós não temos uma ditadura como muita gente pensa. As instituições e a democracia continuam valendo, embora mais agredida e aviltada do que sempre foi; e o Brasil não é uma exceção, principalmente na América Latina. O que temos agora é um governo de direita radical. Tudo o que o governo do bozo faz está dentro do figurino da direita assumida conhecida em seus propósitos e métodos no mundo todo; tomem como exemplo os EUA toda vez que o partido republicano chega ao poder. Por mais que estejamos sofrendo e por maior que seja o risco de que o Brasil esteja acabando, temos uma direita enrustida por tantas décadas que agora saiu do armário e está se achando, aproveitando para se vingar, empoderar-se e ganhar muito dinheiro. O ganho histórico desta situação é que estão na vitrine. Vão se tornar exemplo e passar para a história com o caráter e a personalidade que realmente têm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *