O pior Congresso da história quer tirar os seus direitos

avcongres

Os números mostrados hoje pelo Datafolha são indicadores de situações importantes para pensar o que vem por aí, até que as eleições – se permitirem que sejam livres – possam reorganizar o país.

A rejeição à atuação dos parlamentares deu um salto com na época do deprimente espetáculo da votação do impeachment, sob a batuta de Eduardo Cunha, passando de 32% para 50% e não parou de aumentar, atingindo 60%, agora. Aprovação, tal como Temer, apenas 5%.

É com este grau de legitimidade rente ao chão que Governo e Legislativo preparam sua investida contra a Previdência.

Embora os sinais sejam de que haverá dificuldades – o governo admite que lhe faltam 56 votos e o PSDB faz o jogo do “apoio e crítica” – só o fato de isso estar sendo considerado já é suficiente para caracterizar como um golpe ilegítimo nos direitos do trabalhador e não uma solução minimamente debatida e socialmente aceita para os problemas da Previdência.

Mostra, também, como é falsa a versão do Governo de que há compreensão pública do tema e que, portanto, isso não se refletirá na reeleição dos parlamentares que se acumpliciarem a este saque aos nossos direitos.

Em 1993, com um grau de rejeição um pouco menor (56%) ,a taxa de renovação do parlamento chegou a 54,28% das cadeiras. O que aponta para algo em torno de 60%, agora: de cada dez deputados, seis não voltarão a Brasília e não é preciso esforço para imaginar que dar um voto “sim” a que você trabalhe ao menos mais cinco anos para ter acesso a sua aposentadoria será um forte elemento para definir quem fica sem mandato.

Não é à toa que Geraldo Alckmin escapou do fechamento de questão da bancada do PSDB, porque seria desmoralizante se ele evidenciasse que, nesta questão, não tem o apoio do partido. Idem o PSD, que fugiu do chamado de seu “líder”, Henrique Meirelles.

O quadro de “faz-de-conta” está difícil de sustentar. Veja a contagem que publica hoje Ricardo Noblat, cuja simpatia “reformista” é conhecida:

O PMDB tem 63 deputados. O governo, se muito, contará com 30 deles para aprovar a reforma. O PSDB tem 49 deputados. Sequer 10 deles votarão a favor. No PR, com pouco mais de 40 deputados, o governo tem menos de 10 votos.
É no PP que o governo está em melhor situação. Dos seus 44 ou 45 deputados, 19 poderão votar pela aprovação da reforma. O PTB fechou questão a favor. Dos seus 18 deputados, não mais do que nove ou 10 são considerados votos certos pela reforma.
Do total de 513 votos possíveis, o governo precisará de 342 para que a reforma passe na Câmara. Até ontem, ele não tinha mais do que 100.

Que seja o dobro, que seja o triplo, não chega para aprovar.

A menos que uma verbinha liberada valha o suicídio, isso não vai se reverter em uma semana.

 
 

contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

12 respostas

  1. E ainda tem o Senado que será renovado em 2/3…duvido que passe, mesmo com os christóvams da vida…

  2. De uma coisa não podemos nos queixar e ninguém pode negar: Temos o pior Congresso, o pior Judiciário e o pior presidente do mundo. Um é a cara do outro, sem tirar nem botar. Todos se equivalem. He, he, he. E a Globo e a direita ainda se orgulham do golpe e do que aí está. Pode isto Arnaldo?

    1. Resumindo com o perdão das palavras: Os nossos foderes estão podidos e bem pagos, diga-se de passagem. Viva a Globo, a direita e a mídia que temos.
      Obrigado por tudo que nos proporcionaram em 2016 e 2017. Feliz ano novo pra vocês também senhores globais.

  3. O que ocorre no Brasil se deve ao TSE que permitiu a criação de 35 partidos políticos, sendo que 28 tem representante no congresso. A razão é pela disputa de espaço na TV e participação no fundo partidário. Não temos 35 Programas partidários para o Brasil. Na maioria dos países há em média 4 partidos em que o governo consegue negociar. É impossível, estabelecer agenda de governo com 35 Partidos. A maioria tem como função chantagear, como ocorre hoje. Se ensinássemos o que é POLÍTICA, nas escolas que advêm desde os Gregos e é algo fundamental na vida das pessoas, teríamos um país completamente diferente.

  4. Todos estão visados! Os nomes anotados! Anotem: será de mais de 60% a renovação dos mandatos!

  5. Não vou discutir os motivos que levam o povo a ser burro, mas este povo burro vai eleger outro lixo de congresso se houver eleição em 2018. Infelizmente Lula é tão querido devido a seu carisma, à sua facilidade de comunicação com o povo, mas este mesmo povo que rejeita presidentes da direita desde 2002 vota nos lixos dos partidos de direita porque não faz ideia de como funciona a política. Seria importante conscientizar o eleitor a não votar em candidatos dos partidos de direita para os legislativos tanto quanto é importante votar em candidatos de esquerda para os executivos.

  6. Que o fisiologismo característico desses vetustos os impeça de retalharem mais os direitos do povo. Que derrubem essa merda de proposta, e sejam todos despejados para fora do Congresso Nacional em 18

  7. Querem tirar direitos não, já tiraram! E vão continuar tirando com trabalhadores, sindicatos e o povo anestesiados.

    E quem elegeu esse pior congresso foi o povo..isso é o que da votar em politicos deputados e senadores do PSDB, PMDB, DEM, PP, PSC… da nisso ai bancada ruralista, evangelica e da bala, todos apoiadores do golpe parlamentar e de propostas contra o trabalhador e a população.

    Vamos ver se aprendem a escolher melhor os candidatos e as as legendas representativas as quais pertencem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *