O PIB que cresce agora é o “Pobreza Interna Bruta”

Os números da Comissão Econômica para a América Latina, um órgão da ONU, são avassaladores.

O número de miseráveis nos países latino-americanos subiu e coube ao Brasil a posição de “locomotiva” desta marcha-a-ré.

Diz o El País que “o aumento da pobreza extrema da América Latina se explica, em boa medida, pela má evolução do Brasil, disparadamente o país mais populoso da região, que entre 2015 e 2017 viu a pobreza extrema saltar de 4% para 5,5% da sua população”.

1,5% de uma população de pouco mais de 200 milhões de pessoas são mais de três milhões de seres humanos. Oito milhões de miseráveis passaram a ser 11 milhões.

Gente que vive com menos de 1 dólar por dia.

Considerado o conceito de pobreza – US$ 2 dólares por dia – são 40 milhões, 19,9% da população.

Até agora, o que se expôs para vencer este problema foi o de o projeto da bala.

Logo adiante, ao que parece, trata-se de passar os direitos previdenciários pelo liquidificador.

Somos um caso sui-generis de país que diz apostar em desenvolvimento econômico com empobrecimento da população.

Só se PIB agora significar “Pobreza Interna Bruta”.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

13 respostas

  1. É o primeiro efeito da velha direita burguesa incompetente no poder, “america latrina” . Esse governo é a continuidade do fracasso do governo temer e as tais das reformas de araque, que nao deram em nada, mas serviram pra mostrar que esses bagre nao sabem nem o que estao fazendo. So que o bozo vai se afundar bem mais rapido, pelo despreparo e o amadorismo, e tambem agora sem a banda podre da midia pra acobertar e desinformar.

    1. Na verdade trata-se de um efeito lógico da política que eles —-os delinquentes—- implementam cientes do seu resultado.
      Estes números só corroboram a eficiência das medidas aplicadas.Inclue-se nos dados o ano de 2015 ,com a Dilma já sob fogo do GOLPE ,dando as costas a seu passado e colocando um delinquente liberal no comando da economia.
      Em relação a suposta “briguinha” mídia/asno , os barões da comunicação só estão querendo aumentar seu preço.Nada que a gente não tenha visto antes.

  2. E não há como, diante desses números, chamar à responsabilidade, à justa, os (ir)responsáveis por isso, a turma (quadrilha) do Golpe de 2016 ? A esquerda é muito mole, dá muita canja pra direita deitar e rolar… Se as coisas são assim tão evidentes, não há quem possa negar uma evidência, é tudo uma questão de saber como, onde e quando agir para melhor se contrapor a esses/as bandidos/as que assaltaram o poder.

  3. O culpado não pode ser o Lula, porque está preso. Aliás, é um dos três presos políticos do Brasil de hoje. Preso político. Qual o culpado, então? Será que a pobreza extrema cresceu porque a Gleise foi à posse do presidente da Venezuela? Ou foi porque o PT não fez a “autocrítica”?

  4. Ontem tivemos a “visita” do sabujo argentino Macri.Que é que foi divulgado pela mídia em geral ,”a forte crítica a –ditadura– venezuelana”
    .Que sería desses dois sabujos dos americanos ,não fosse o Maduro ???.
    Mas,assim pelo baixo e sem explicações “assina-se um novo tratado de extradição” ,que é que isso significa ??? RELANÇAMENTO DA OPERAÇÃO CÔNDOR GANHA MAIS UMA FERRAMENTA.
    Falta-lhe ao fantoche argentino o que sobra no Brasil ,milicos sedentos de poder e sangue .Apesar dos inúmeros esforços do seu desgoverno para resgatar o poder dos fardados,lá O POVO ORGANIZADO impediu uma e outra vez suas tentativas.
    Por fim, uma frase do palhaço em sua campanha política —- a inflação é uma clara demonstração da incapacidade de governar —-(maio de 2014).
    A previsão para este ano é de uma inflação em torno de 50%.
    Serve de consolo aos tolos, “a burrice não é patrimônio brasileiro”

  5. E pensar que muitos destes “novos pobres” votaram no clã MeuBol$oMinhaFamília. Quando essas pessoas perceberão que foram enganadas e que o país está indo ralo abaixo?

  6. Prova da eficiência da direita brasileira em cumprir o prometido aos donos do poder. Desmontar o Estado Social, incrementar o desemprego até perto de 1/4 da população total e diminuir dramaticamente o poder aquisitivo dos estratos médios da população, o chamado “squeezing” salarial da classe média, que deixa praticamente de existir. Assim, criou-se uma divisão de classes reduzida: muito ricos, pobres e miseráveis. E um imenso exército de reserva de trabalhadores aptos a assumir qualquer vaga disponível, o que gera um medo absoluto dos integrantes da classe pobre, recentemente defenestrados de sua condição de classe média-baixa ou média, de serem reduzidos à classe dos miseráveis. O paraíso dos rentistas: a luta de classes se dá entre as de baixo, lutando entre si pelo direito de ter o mínimo para a sua sobrevivência, e mantém-se longe dos verdadeiros vencedores do golpe. Tristemente, o fato é que enquanto a esquerda discute, a direita, à sua maneira, funciona. O objetivo por eles almejado quase sempre é atingido.

  7. É verdade. A estrada de Canindé CE para Fortaleza, já aparenta sinais de volta dos tempos antes de Lula. O asfalto é bom portanto não obriga os motoristas a pararem em buracos. Assim sendo, as pessoas pobres, talvez com a bolsa família cortada, montam tendinhas a espera de esmolas. Muito triste, voltar a ver estas cenas no meu Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *