O mercado exige vassalagem completa

Política de preços não é orgia de preços.

A culpa de Bolsonaro neste caso da suspensão do reajuste do diesel pela Petrobras é, essencialmente, a de ter um governo que pensa que seu dever é atender ao “mercado”, não à população.

Para eles é “Deus-Mercado” acima de tudo e é a este “deus”, apenas neste, que seu governo encarrega de gerir a economia do País.

Nenhum dirigente responsável da Petrobras pode deixar de perceber o impacto que um aumento cavalar – 5,7%, numa quinzena – no diesel representa para o processo econômico, com  inflação em alta, e para o político, em meio a reiteradas ameaças de paralisação dos caminhoneiros.

É assunto que tem de ser discutido no Ministério das Minas e Energia, no da Economia e, neste grau de impacto, com o Presidente da República. Até porque, ao menos até agora, o “dono” da empresa é o Brasil e o governo seu gerente.

Foi por não acontecer isso (ou ter acontecido até o nível ministerial, não o presidencial) que teve de ocorrer a cena  constrangedora do anuncia-e-desanuncia o aumento.

E por isso, aí sim, Jair Bolsonaro é monstruosamente responsável, com as suas repetidas declarações de que as questões econômicas eram lá com o “Posto Ipiranga” de Paulo Guedes.

Agora, das duas, uma: ou vai ter gente de alto coturno pedindo o boné ou vai se ensaiar um balé hipócrita, com Bolsonaro, para não perder seus avalistas de mercado, aceitando uma pantomima de parcelar em dois ou três aumentos a “cacetada” que se daria de uma vez só.

Aos que gostam de fazer apostas, convém lembrar o que tem sido a prática: entre o equilíbrio e o “ficar com os seus”, o “Mito” tem preferido a segunda hipótese.

Não há nenhuma sutileza nas carretas bolsonaristas…

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

17 respostas

  1. …ensaiar um balé hipócrita …….
    O bale foi iniciado no mesmo dia . Isso que é ” democracia ” , A nota da empresa dizendo que o cancelamento foi por motivos técnicos . A intervenção se deu até nas comunicações da empresa e o Tu…. , não sabia de nada lá nos states.

  2. O miliciasno está atendendo informes de inteligência que falam do descontentamento da massa de caminhoneiros ,a caminho, conforme rumores nos postos de gasolina ,de uma nova greve.
    Se estes rumores merecem ser atendidos???a experiência do Temer ,mostra que sim.
    A suposta preocupação do asno com a inflação ,não devería passar por ele ,mas,pelo Guedes e o banqueiro do Central.
    Portanto ,é descartada toda intenção nesse sentido,até porque carece de capacidade para fazer a mais simples análise económica.

    1. A resposta do miliciano não se pauta na razão, mas no pânico.
      Ele não tem a mínima ideia do que teria que fazer, mas se lembra muito bem da encalacrada do Temer, da qual, aliás, beneficiou-se. Beneficiou-se e fez promessas que jamais poderia cumprir, até porque em frontal colisão com o tipo de governo que ao mercado dizia que faria, de ultraliberalismo, sem qualquer interferência do Estado na Economia.
      Agora, como desde sempre era previsível, está entre dois fogos, duas promessas absolutamente contrárias e mutuamente exclusivas: o liberalismo prometido ao mercado e o controle da movimentação de preços do diesel prometido aos caminhoneiros.
      Não dá para deixar se cumprir uma das promessas e nem dá para cumprir as duas.
      Dizem que não se pode agradar a gregos e troianos. O Bozo não tarda a descobrir que é possível desagradar a ambos!

  3. Fora de pauta :
    Para entender um pouco mais sobre o massacre propiciado pelas GENOCIDAS DITADURAS —MILITARES—-na América Latina.( com o óbvio comando do tio sam)

    https://www.pagina12.com.ar/187125-el-plan-condor-la-cia-la-muerte-y-el-exterminio

    Esta é sobre o “petista” Haddad ,o mesmo que encontrou aspectos positivos na Farsa-jato

    .https://educacao.uol.com.br/noticias/2019/04/10/novo-ministro-da-educacao-muda-cupula-do-mec-um-dia-apos-assumir-cargo.htm

  4. É um desastre, mas nesta ele acertou. Parabéns.
    Foi copiar a Dilma e … acertou.
    A bolsa e o mercado sobem quando o país desce. Quanto pior, melhor para eles, e vice-versa.

      1. Verdade…..Só de pensar numa nova greve dos caminhoneiros, o presidente arrepiou carreira…..Ué, mas no tempo do PT não era essa “intervenção no livre mercado” o pecado dos pecados????Resumindo: o livre mercado é só para quem não tem como reclamar………

  5. A fé dos crentes ingênuos na ortodoxia neo-liberal tem profundas raízes medievais. Os pobres crentes, entre os quais muitos militares brasileiros, acreditam que se não forem respeitadas as regras dominantes das instituições financeiras internacionais, a ordem do Universo será quebrada e o céu poderá cair sobre as cabeças deles. Tudo não passa de crendice, mas é tão arraigada quanto a superstição do gato preto. Existe uma frase que pode quebrar este encanto: “Eles só querem grana, estúpido!”.

    1. O povo venezuelano está em vias de ser levado à fogueira por desafiar a ordem ultraliberal de Trump e seus asseclas europeus. Ordem que só vale para os trouxas, fora das fronteiras estadunidenses, pois lá dentro o protecionismo e a intervenção estatal rolam soltas, especialmente contra a China.

    2. Inclui ai alguns esquerdistas também. Vejo alguns de esquerda lamentando quando o mercado se ferra.

    3. Tentar enfiar o Brasil no figurino do acompanhamento dos preços internacionais do petróleo é como tentar enfiar um elefante em uma casinha de cachorro. Simplesmente não-vai-dar.

  6. Pronto, chegou a “Ilona Szabó” do Guedes. Esse é o preço do carreirismo que Moro e Guedes toparam pagar. Se juntaram num projeto de uma pessoa sabidamente fascista, logo fascistas são. Simples assim.

  7. Perdoe, mas falta dizer uma verdade: na realidade, outras áreas do Governo não aceitaram a decisão do Ministério da Economia, através da Petrobras, diante dos problemas envolvidos, principalmente o surto inflacionário que acontece e a possibilidade de induzir movimento de protesto dos caminhoneiros. Tendo em conta a fajuta carta branca dada ao Posto Ypiranga, a saída foi usar o Bozo sem comprometer o pretenso superministro, aquele dizendo-se ignorante em Economia, atingiu, ainda não se sabe, se episodicamente, a descabida política de preços adotada pela Petrobras, que atende o mercado e desatende o país. Basta ver a insanidade dos preços do gás de cozinha, cujo botijão, consumo da maioria dos pobres, em muitos lugares já é mais do que 10% do saldo do salário mínimo que sobra após os descontos.

  8. Qualquer imbecil sabe que uma paulada de 5,7% no diesel faria a já ameaçadora inflação decolar definitivamente. É evidente que não foi o BOÇAL que que entendeu o disparate desse “reajuste” mas foi ele que levou os louros. A ameaça de greve dos caminhoneiros realmente ajudou a tomada de decisão porém é muito mais a percepção de ameaça REAL de impedimento do presidente e o crescimento da “alternativa” Mourão que provocou a reação do presidente.

  9. O presidente da Petrobrás deveria nos explicar porque a gasolina dolarizada no Brasil é mais cara do que nos EUA. Eles não falam, pois certas coisas são inexplicáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *