O laço do ‘The Intercept’

A impressão que fica, após a leitura das profusas mensagens de procuradores da Lava Jato e de diversas outras áreas do Ministério Público, revelada esta madrugada pelo The Intercept revela que os promotores tratavam a ida de Sérgio Moro para o  Ministério da Justiça de Jair Bolsonaro como algo que representava uma “traição” – por motivos de ambição e vaidade – de  seu chefe, que colocaria em perigo o sentimento de unanimidade ou apoio generalizado, o grande pilar da operação e arma dos apetites da categoria.

Se eu pudesse acrescentar uma fala que resumisse tudo o que se lê nas muitas conversas reveladas, esta seria: “ele não pode fazer isso com a gente”.

A rigor, fica o sentimento de todos eles de que a Lava Jato era uma construção frágil, cheia de truques e ilegalidades, que a atitude de Moro, ao aceitar o cargo que lhe ofereceram, acabaria por revelar a sua precariedade.

Só não assumiram esta posição, assim mesmo com panos quentes, os dois “oficiais de ligação” entre Moro e seu esquadrão de promotores: Deltan Dallagnol e Carlos Fernando dos Santos Lima.

Entre os demais, dentro e fora da Lava Jato, fica claro que a relação entre juiz e acusação não era de autonomia, mas de mando e de submissão. Monique Cheker, uma das promotoras mais desabrida nas falas, é taxativa.

 Moro é inquisitivo, só manda para o MP quando quer corroborar suas ideias, decide sem pedido do MP (variasssss vezes) e respeitosamente o MPF do PR sempre tolerou isso pelos ótimos resultados alcançados pela lava jato.

The Intercept segue o caminho que traçou: o primeiro passo é estabelecer, acima de qualquer dúvida razoável, a veracidade dos diálogos que obteve, antes que eles revelem a prova escandalosa da interferência extra e antilegal do juiz.

Há, agora, quase duas dezenas de personagens envolvidos na troca de mensagens e mesmo com a epidemia de amnésia dos “não me lembro se disse isso”, é impossivel que isso não acabe encontrando fontes de confirmação, em meio ao que popularmente se chama de “barata voa” criado pela reportagem.

A atuação política do Ministério Público está escancaradamente estabelecida.

Contra isso, a única estratégia continua sendo colocar sob suspeita de edição o material revelado. Mas, com tantos que se envolvem, é impossível sustentar esta tese.

Moro vai perdendo a escolta.

É um laço, uma rede, lançada em torno do alvo central, que vai se fechar lentamente, como em toda investigação que se preze, confirmando hoje a veracidade do que se revelou ontem.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

26 respostas

  1. O desespero atinge o paroxismo quando o desesperado começa a bater com a cabeça na parede. Assim está acontecendo com os juízes da Lavajato, que deram para mentir escandalosamente sobre o Lula, usando de suas prerrogativas profissionais para tentar produzir efeito político midiático, o que é crime. Bloquear 78 milhões de reais da conta do Lula é uma piada bumerangue, que vai voltar e bater em cheio na testa do juiz mentiroso.

  2. Perfeito, Fernando Brito. Cada vez me convenço mais de que estes vazamentos e agora também denúncias, pistas e outras revelações vêm de dentro do sistema. Ou é coisa de promotores ou de delegados da pf. Coisa não de heróis, mas de ressentidos, daqueles que ficaram de fora.

    1. acho a mesma coisa desde o início.

      a briga interna sempre existiu e o lado autoritário nunca foi o mais inteligente….

  3. “Os ótimos resultados da Lava Jato”, diz a procuradora. No fundo o temor deles era apenas pelo futuro da “mina de ouro”, a LJ como costumam se referir. Não escapa NENHUM.

  4. Minha impressão é que as revelações de hoje são uma casquinha do que vem por aí na veja.

  5. Quem trai a pátria trai qualaquer um. Apoiaram um criminoso, entendo e sinto pena desses procuradores que foram precionados um a um por esse traidor e seus cachorros mais próximo. Melhor esse Moro ficar no governo, faz parte de uma equipe de iguais, padrão Bolsonaro, e o povo precisa conhecê-los por mais tempo, que não repitam o erro de votarem com a Globo. Votaram Serra, votaram Aécio, votaram Bolsonaro agora já conhecem as figuras que sào, qual será a próxima figura “mito” que efiaram goela a baixo do povo humilde? Canalhas.

  6. Fernando Brito meu caro… Apenas tenha cuidado com a imagem do post anterior. Está havendo uma guerra de versões acerca dela, pois parece que a mesma foi editada. O tal procurador Ângelo Goulart Villela estaria fora da equipe da lj, e inclusive teria sido preso em 2017. O blog que vc apelida de O Bolsonarista está caindo de pai em cima disso. Estão alegando que o greenwald manipulou/adulterou a imagem posteriormente, para OUTRO Ângelo, acho que Costa. E depois virou somente Ângelo numa terceira imagem… Os minions detonaram o Greenwald em seu Twitter pela madrugada.

    1. Coloquei a imagem atualizada e um PS mostrando que, ao contrário do que afirmam, o texto é digitado e não printado – e os erros são absolutamente naturais. E tanto é assim que foi percebido antes da postagem no site

      1. Obrigado, meu caro!! Acordei sem sono, pela madrugada e fui tomar banho. Esperando pela reportagem do intercept, fiquei mais sem sono ainda. Então vi que o Greenwald tinha colocado nova postagem. Daí fui no Twitter DELE e vi os minions em festa, deitando e rolando em cima dele, dizendo que a mensagem havia sido adulterada, em razão da troca do nome dos procuradores. Primeiro, o Ãngelo Goulart Villela, depois, Ãngelo Costa. Depois, simplesmente Ãngelo. Não vou te mentir, que na hora eu “esfriei”: estava achando que o que ele estava colocando eram “prints” do arquivo original, e que portanto, parecia mesmo ser adulteração. Não vou te mentir que sim estranho, PRA CARAMBA. E custei pra dormir de novo, temendo que ele tivesse realmente adulterado mensagens. Custo a crer nisso, porque para peitar o sistema como ele está disposto, é sinal que ele tem MUITO MAIS que 117 fuzis e balas pra revelar… obrigado pela atenção e pela resposta! Fiquei mais tranquilo com seu P.S.

  7. O vazamento, certamente, ocorreu por parte de alguém “de dentro”, alguém que participava e/ou tinha acesso à todas estas comunicações feitas dentro da plataforma Telegram. Para nossa sorte, não é um hacker, mas um “assoprador de apito”.

  8. Engraçado na fala da nobre procuradora sobre os “ótimos resultados” da lava-jato. Quais sejam: quebra da indústria da construção civil e desmonte da Petrobras, legião de desempregados, condenação e prisão arbitrárias do maior líder popular do país e candidato favorito à eleição, fraude eleitoral e finalmente empoderamento de uma gang de milicianos, trogloditas e ineptos. Tudo isso regado a pulverização de nossa Constituição Federal. Aham, “ótimos”!

  9. PERFEITO! A QUADRILHA DE FASCISTAS FUNCIONÁRIOS MARAJÁS VAI SENDO DESBARATADA!
    COMO SE VÊ, PRECISARIA LIMPAR TUDO ALI NA REPÚBICA FASCISTA DE CURITIBA!
    MARAJÁS E CRIMINOSOS NO JUDICIÁRIO, MINISTÉRIO PÚBLICO E PF… SEM CONTAR O CNJ E O CNMP!
    CADEIA PARA MORO E DALLAGNOL E CIA!

  10. Acho engraçado eles agora questionarem que as conversas foram alteradas. A defesa do Lula pediu insistentemente para periciar o sistema Drousys, da Odebrecht e não foi permitido. Ali as suspeitas de adulteração eram muito mais fortes. É serviram como documento probatório no processo.
    Agora vêm com essa conversa

  11. “Se Sérgio Moro tivesse um pingo de decência, já teria renunciado e se escondido em qualquer buraco, depois de exposto do jeito que foi. Mas se ele tivesse um pingo de decência, não seria Sérgio Moro”. Luis Felipe Miguel. Bela síntese.

  12. Tal qual uma sucuri envolve sua presa para depois apertá-la até à morte, as reportagens vão cumprindo sua missão. Breve ouviremos o estalar dos ossos.

  13. O Brasil vive em emergência,venda da TAG, reforma da previdência, venda das refinarias, revisão dos manuais de procedimento de rede do ONS!
    E vamos dar os parabéns ao intercept por notícias a conta gotas?
    Queremos tudo já!
    Abra para todos os site possíveis os conteúdos, daí sim terão nosso respeito! Repeito da esquerda raiz, nacionalista!
    É fundamental enfraquecer este governo já, destruí-lo e nossa maior aspiração!
    Não aos entrevistas!

  14. Glenn Greenwald não é um babacão qualquer da imprensa brasileira. Jamais iria entrar numa roubada. O moro sifu de vez.

  15. Novos vazamentos não arranham a imagem do juiz fascista diante da opnião pública, não muda em nada as manifestações deste domingo. Pelo roteiro é perigoso ele sair fortalecido.

  16. Não vai dar em nada, podem berrar e dançar numa perna só e plantar bananeira etc., Moro só sai do ministério miliciano por dois motivos: se quiser ou se a Globo abandoná-lo. Simples assim. Enquanto a Globo apoiá-lo – e domingo veremos a força desse apoio nas ruas – ele ficará por lá até o fim. As pessoas se esquecem de uma coisinha só: nós não estamos na França, na Alemanha, no Japão; nós estamos nesta cloaca do Brasil! Em que país sério neste mundão de Deus procuradores e juízes – porque não é só o Moro não. E o tal de Bretas? E os três patetas lá de Poa? – escandalosamente envolvidos em malfeitos ainda estariam por aí arrogantemente a ditar isso e aquilo? Onde, se não nesta esculhambação de país?

  17. Se nao prender esses vagabundos e vagabundas e descer o chicote neles isso nunca vai endireitar. Teriam que ser presos sobre porrada, para aprenderem a se comportar como homens da lei e não como criminosos e assassinos. Mataram a Dona Marisa, Teori, a criminosa da Marena que assassinou o Reitor Cancelier e foi promovida. Assassinos, filhos da puta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *