O império das corporações destrói a democracia

Os romanos não permitiam que um general com legiões atravessasse o rio Rubicão, isto é, se aproximasse de Roma, como forma de defender a sua república.

As constituições nasceram para limitar o poder dos reis.

A república moderna pariu-se da Revolução Francesa, para retirar o monopolio do mando pela nobreza e pelo clero.

A história da civilização é uma história de como as sociedades limitam o poder de indivíduos e de corporações.

No Brasil, de alguns anos, acontece o inverso. No nosso processo de “descivilização”, o que aconteceu foi o poder crescente e quase absoluto de personagens e de grupos.

Criaram-se ou hipertrofiaram estruturas de poder inquestionável: “Força-Tarefa”, “juiz da Lava Jato”, Polícia Federal…

A “causa da moralidade” é sempre a pretensa justificativa da tirania, a razão absoluta dos autoritários para violarem todas as regras que a sociedade construiu para proteger seus direitos.

Foi preciso, neste processo, acabar com o sistema de freios e contrapesos próprio das democracias.

Tribunais superiores, conselhos, todos os órgãos que deveriam impor limites àquelas estruturas foram avassalados, ao ponto de qualquer de seus integrantes que ousasse manifestar objeções à conduta do núcleo de perseguição formado em Curitiba.

A escalada autoritária avançou, pacientemente, durante anos e lançou-se ao último degrau, ao último ponto de apoio que faltava para alcançar o topo: ascensão do “capo” desta máfia ao posto de ministro e, daí, á formalidade de elegê-lo Presidente da República.

Por sorte, hacker, jornalismo independente (coisa rara por aqui), ou providência divina, neste momento trincou a pedra fundamental desta ascensão: a revelação de que tudo foi, desde o princípio, uma conspiração.

Há resistências, ainda, a entender que não é “um” comportamento errrado entre juiz e promotor o problema.

O problema a ser superado é o método.

A democracia, como o corpo humano, não pode sobreviver quando quistos se hipertrofiam. A própria hipertrofia induz à degeneração, que se espalha como metástase.

Será um longo e duvidoso processo de limpeza, indispensável, porém, para a sobrevivência harmônica de uma sociedade que se pretenda civilizada.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

16 respostas

    1. Pois como alguém já disse “Ninguém pretende que a democracia seja perfeita ou sem defeito. Tem-se dito que a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos”. Acho que você está confundindo a justiça, as leis com o regime político.

    2. O fato de vc ser ciente de que um instrumento,a Democracia (podería ser qualquer outro) é usado pelas elites para se perpetuarem no poder real ,indica que todo depende dos indivíduos.Assim,os comentários expõstos pelos leitores neste blog ,mostram que eles não conseguem enganar todo o mundo ,existem cidadãos que priorizam o questionamento,o raciocínio.
      A solução não é acabar com a Democracia ,é educar os componentes da massa para serem INDIVÍDUOS.

  1. Isso foi o que postei em meu Facebook no primeiro dia deste ano. Agora reforço o pedido. “Esse é o meu desejo para esse ano que se inicia. ‘Já que homem põe e Deus dispõe, então, para o ano de 2019. Espero que a verdade prevaleça e que a mentira seja revelada. Que o ano que começou em glória para embusteiros termine em opróbrio, como deve ser. E, é o que a fome e a sede de justiça exigem.’ “

  2. Os GOLPISTAS DE TOGA ,DE GRAVATA ,FARDADOS ,OS SABUJOS DA MÍDIA estão expôstos ,talvez seja a oportunidade de FINALMENTE A MASSA IMBECIL DESTE PAÍS ,ABRIR OS OLHOS E PARAR DE FAZER O PAPEL DE MARIONETES DOS “SENHORES” DA ELITE.
    Nada do que descrebe o post ,a destruição da Democracia e com ela a chance de uma vida melhor para todos ,sería possível sem a colaboração dos IMBECIS.

  3. A pergunta que precisa ser feita,quem arbitrará tamanha encrenca????no judiciário estão (salvo honrosas exeções) na quadrilha do GOLPE , os partidos políticos estão desprestigíados (propositalmente) , a mídia ? é a nossa mídia,os fardados GOLPISTAS têm que ficar na suas covas ,e o asno ? ,esse é um delinquente.
    Quem sobrou? A MASSA,é ela que deverá fazer a diferença.
    Sexta feira é uma data chave ,todos as ruas exigir a liberação de Lula e o castigo dos criminosos.

  4. O que foi aberto foi apenas uma parte da trama , resta saber o que tramou os generais da reserva e parte da ativa , para culminar com a eleição de Bolsonaro , A pista é Adélio .

  5. O fato de muitos não estarem vendo anormalidades nos diálogos revelados até agora, já demonstra como foi distorcida a percepção de nossa sociedade, do que é justiça, legalidade, estado de direito, civilização.
    Daí para se chegar à barbárie total é questão de tempo.

    1. Sim, muitos achando que não teve nada de mais nas conversas. Tudo normal. Perderam completamente a noção de justiça, verdade, moralidade, ética. Agora parece que tudo é o que lhe parece. Algo pessoal de cada um. Apenas um ponto de vista.

  6. Difícil explicar para um Bosóminion…
    Mas, se fizer analogia com juiz de futebol, os fascistinhas logo acordam!
    Os Bosós nunca aprendem!

  7. Rubicão, pois é né Moro e Dallaninho! Tá chegando a hora de vocês dois tirarem umas férias na PAPUDA.
    O Geddelzinho das Candongas tá morrendo de saudade de vocês dois. Aproveitem e levem o Joaquim Cafaiz para vocês jogarem uma Caixetinha a Leite de pato. A boia lá vocês sabem é marmitex e o café é aquele negrão com ares de saciedade. Preparem seus FFPs.

  8. pensar que a poucos dias atrás o Papa Francisco enviou uma carta afirmando que ele foi condenado porque manipularam as leis, impediram o direito de defesa e afirmou que a verdade prevalecerá. E a verdade vem como uma tsuname devastando toda mentira plantada e cultivada por esses canalhas traidores do povo. Agora é a vez da LAVA JATO AO QUADRADO. Pra combater corrupção na Lava jato? Lava jato da Lava jato. Deixa com o “The Intercept”. LULA LIVRE AGORA.

  9. o único problema é q tá tudo dominado, não sobrou ninguém q não seja do esquemão dos bozos. E a população vive rezando pra q alguém apareça para fazer o papel q deveria ser dela. Vamos ver se o bloco das quengas arrependidas infla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *