O “hábil” Temer erra e lança “pacote de recuos” na Previdência

medrou

Michel Temer mostrou que está apavorado com a possibilidade de rejeição total – ou quase total – de sua proposta de reforma previdenciária.

E, em consequência, anunciou um “pacote de recuos” na entrevista que deu hoje a José Luiz Datena, na Band: nas regras de transição para o novo regime; pensões; nas regras para trabalhadores rurais; nos benefícios de prestação continuada e na aposentadoria de professores e policiais.

Disse que inegociável é a idade mínima, mas também nisso terá de ceder, talvez nas próprias regras de transição e não tocou na questão dos 49 anos de contribuição, duas outras questões que geram imensa polêmica.

Tantos recuos de uma só vez enfraquecem a posição do governo na cooptação de parlamentares.

Na prática, tudo volta à estaca zero até que se anuncie, nas mudanças admitidas, quais serão as regras a serem votadas.

Dificilmente o relator, Arthur Maia, conseguirá, mesmo nisso, produzir uma fórmula mágica, aceitável a todos.

A esta altura, o Governo aceita aprovar qualquer coisa, para não sofrer uma derrota.

A questão, agora, é que a reforma já ganhou, pela brutalidade original, a rejeição pública e dela dificilmente se livrará com ajustes, por mais extensos que sejam.

E os deputado sentiram na prática a sua possibilidade de colocar o pé no pescoço do governo.

Como dizem os gaúchos antigamente, cachorro que comeu ovelha, não tem jeito, só matando.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

15 respostas

      1. Forca não. Larga essa macacada em Bangu, no meio da “gente boa” que eles adoram engaiolar um em cima dos outros.

  1. Acho que só eu e o Xico Sá ficamos indignados com o tratamento dado à Dilma. Eu só comecei a comentar nesse blog por ter ficado estarrecida com os comentaristas – homens e mulheres – que com imenso prazer não mediam suas pedras em direção a Dilma. Ela era tratada na época (janeiro de 2015) de todos os nomes : vaca, anta, poste, dedo podre, e por ai vai … Não sou tb economista mas tinha entendido o que tinha acontecido entre eleições de novembro 2014 e os meses que se seguiram até Janeiro de 2015. Um vácuo onde Dilma tinha ficado praticamente sozinha e aí tirou o Levy da cartola. Face ao que tinha ocorrido na Grécia com o quadro de austericidio da Europa senti que ela estava sendo pressionada (com Eduardo Cunha apontando sua faca). Em seguida houve o afastamento do ministro Levy e deu pra ver que ela estava aberta para negociar com os movimentos sociais, o que realmente fez. Bem, isso tudo me parecia parte de um processo normal diante de uma crise nacional e internacional de ajuste econômico, político e democrático. Mas, apesar dos erros e acertos, as vozes machistas e misoginas continuaram a vomitar suas diatribes machistas e misoginas que eram por sua vez aceitas e naturalizadas por todos. Aliás, os machos de plantão, com ou sem “patronimicos”, no fundo pertencem ao mesmo clube de quintal.

    Parabéns ao Xico Sa que honra e desagrava Dilma da indecência que uma parte da população brasileira lhe impôs ao esquecer estar diante de uma das mulheres mais inteligentes, de fibra e caráter que governou o Brasil. A única, aliás. Conte conosco Dilma, você nos honra; temos orgulho de sua trajetória politica coerente, lúcida, humana e corajosa.

    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/289066/Xico-S%C3%A1-contra-Dilma-m%C3%ADdia-brasileira-foi-pior-do-que-Jos%C3%A9-Mayer.htm

    1. Exatamente. E o que dizer do episódio da foto-montagem/adesivo da presidenta com as pernas expostas, nas portas de combustível de alguns carros? O tratamento machista com o uso de “vaca”, “vagabunda” foi avalizado pela mídia bandida e agora os monstros estão soltos. Briguei com familiares e saí de grupos de whatsapp por causa do compartilhamento dessas coisas degradantes, misóginas, agressivas e preconceituosas.

  2. Não acho que seja recuo, nem acho que seja derrota. Isso tudo faz parte do script original. Ameaçam com o pau-de-arara, ‘recuam’ para tornar aceitável o choque elétrico. Tática manjada de tempos antanhos. Coisa parecida na outra ponta com o ‘vão-se os anéis, ficam os dedos’ – para a patuléia.

  3. Ah se essa votação pro-Temer na previdência não fosse aberta. Estes ratos do esgoto fétido sambariam na mesma escola de malandros de todo o sempre. O problema é que quem tem traseiro tem medo e o povo não é bobo. Já perceberam que votar pro-Temer agora é a degola dos seus mandatos. Diz o Estadão que após a divulgação do placar, quatro deputados mudaram seus votos para contra. Estamos de olho. Cuidado senhores deputados, suas aposentadorias poderão ser precoces e o pior que muitos de vocês já foram chamados de vagabundos na votação do impeachment. Não terão segunda chance. E agora ou nunca…

  4. Que o Temeroso está mais perdido que cego em tiroteio, isso é fato.
    Porém não creio q esteja havendo “recuo” na questão da previdência, na vdd isso faz parte da estratégia do “bode no meio da sala”: Propõe-se inicialmente uma coisa absurda, surreal, pra ter “gordura pra queimar” depois.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *