O “grampo seletivo”

O que os diálogos obtidos pelo The Intercept e divulgados na edição deste domingo da Folha comprovam, pode ser descrito, de forma resumida, da seguinte maneira: era a contragosto que Lula iria assumir a Casa Civil do governo Dilma Rousseff, não para obter o foro privilegiado – o contrário do que se induziu a opinião publica a crer e que fundamentou a decisão de Gilmar Mendes de impedir sua posse. E que, além disso, a “distração” de Sérgio Moro, ao levantar o sigilo do processo e tornar pública a gravação da ex-presidenta – pela qual “desculpou-se” com o STF – foi meticulosamente preparada por ele e pelos procuradores para obter efeitos políticos, com o aval de Rodrigo Janot, através de seu chefe de Gabinete, Eduardo Pelella.

Embora fosse do conhecimento da PF, do MP e de Moro que, em diversas conversas, Lula relutava “em aceitar o convite de Dilma para ser ministro e só o aceitou após sofrer pressões de aliados”, apenas o diálogo em que Dilma dizia que estava mandando o termo de posse assinado – o ex-presidente tinha de ir a São Paulo, ver a mulher, Marisa, adoentada à época, e combinara tomar posse apenas alguns dias depois – foi anexado ao processo e, quase que imediatamente, anexado ao processo que seria, a seguir, liberado para a imprensa.

Ou seja, o país tomou conhecimento de um “grampo selecionado”, com o qual se convenceu a muitos – e até um ministro do Supremo – que havia uma trama para dar proteção jurídica a Lula, o que todas as autoridades envolvidas no “grampo” sabiam que não existia. A trama, portanto, mais que ilegal e antiética, era uma armadilha para atirar a opinião pública contra Lula e “justificar” a absurda “condução coercitiva” realizada poucos dias antes, arrastando o ex-presidente, de camburão e tudo, para depor no Aeroporto de Congonhas, antes mesmo de ele ter sido, sequer, intimado a prestar declarações sobre as acusações que sofria.

O que as gravações revelam, se é que ainda havia alguma dúvida nisso, é que o processo contra Lula foi conduzido descaradamente como uma conspiração entre Polícia Federal, Ministério Público e o então juiz Sérgio Moro.

Os procuradores comentam abertamente que a manipulação poderia trazer problemas para o juiz, mas que “filigranas jurídicas” não iam importar perto do “contexto político” e chegaram a falar sobre maneiras de reagir, caso se fizessem objeções aos atos de Moro, desde uma “renúncia coletiva” até um pedido de prisão do ex-presidente, como formas de criar comoção popular.

Era uma quadrilha em ação. E ainda é.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

40 respostas

  1. Louvado seja Gilmar Mendes, coitado, vítima da organização criminosa lavajateira que “induziu a opinião publica a crer e que fundamentou a decisão de Gilmar Mendes de impedir sua posse”. Ah, como são louvados esses juízes liberais de merda, como Gilmar Mendes e Celso de Mello.

    Quando impediu a posse de Lula, o garantista seletivo Gilmar Mendes tomava café, almoçava e jantava todo santo dia com o gangster Eduardo Cunha, dando-lhe instruções para golpear a democracia, Dilma e o PT. É este juiz que foi ‘induzido’ pelos criminosos de Curitiba a não dar posse a Lula, o que, na prática, liquidaria o seu serviço sujo ‘com STF com tudo’? É brincadeira.

  2. Louvado seja Gilmar Mendes, coitado, vítima da organização criminosa lavajateira que “induziu a opinião publica a crer e que fundamentou a decisão de Gilmar Mendes de impedir sua posse”. Ah, como são louvados esses juízes liberais de merda, como Gilmar Mendes e Celso de Mello.

    Quando impediu a posse de Lula, o garantista seletivo Gilmar Mendes tomava café, almoçava e jantava todo santo dia com o gangster Eduardo Cunha, dando-lhe instruções para golpear a democracia, Dilma e o PT. É este juiz que foi ‘induzido’ pelos criminosos de Curitiba a não dar posse a Lula, o que, na prática, liquidaria o seu serviço sujo ‘com STF com tudo’? É brincadeira.

    1. Mas agora esses ministros estão em xeque, quase mate.
      Vão ter que tomar alguma providência real, que vá além de palavras da boca para fora.

  3. De todas até agora, essa é a revelação que mais alegria me deu.
    Fica agora muito claro que:
    1. Lula nunca teve apego ao poder.
    2. Sua nomeação não tinha por objetivo dar-lhe qualquer tipo de imunidade diante da lei, mas ajudar na articulação do governo.
    3. Houve um golpe e os dois principais objetivos eram promover o retorno do neoliberalismo ao poder e “estancar a sangria da lavajato”. Mesmo que para isso fosse preciso quebrar o Brasil, fazer explodir as taxas de desemprego e jogar a conta nas costas das classes baixa e média, que representam a imensa maioria da população.
    4. O governo Dilma foi sabotado. Os erros que cometeu não eram de grande gravidade e teriam sido superados ao longo de seu segundo mandato.
    5. Impedir a nomeação de Lula para ajudar na articulação do governo Dilma era essencial para a sabotagem funcionar.

  4. Não haverá consequência alguma aos criminosos se lideranças não conclamarem pessoas a uma ação concreta. As instituições estão bichadas e borrando-se de medo dos milicos.

  5. 1. Expulsao do servico publico para todos esses canalhas que estao a servico da Cia, NSA e demais orgaos estrangeiros e contra o Brasil.
    2. Cadeia com pena maxima para todos os envolvidos.
    3 ou entao, coloca-los num aviao da FAB, amarrados com as maos para traz e solta-los no mar a pelo menos 300 km da praia.
    4. Sao pessoas imprestaveis para o servico publico e perigosos para a convivencia social e nefastos para a democracia.

    1. Torcer p q o Bozonaro entre em guerra com Venezuela e seja surrado e ainda perca as tais reservas de niobio (ou columbio segundo Trump)

    2. agora está documentado que esses procuradores e delegados e juízes trabalharam em uma conspiração para nos tornar um grande Porto Rico (com todo o respeito ao desditado Porto Rico “associado” ao império). Traidores, lacaios, agentes a serviço da geopolítica imperial.

    1. Estes bandidos e estas bandidas da Operação criminosa que responde pela famigerada alcunha ‘Lava Jato’ terão a cara de pau ainda maior para continuarem vomitando a balela de que as provas colossais obtidas pelo The Intercept não têm valor porquanto obtidas de forma ilícitas?
      Pois bem, ilícitos e ilícitas são vocês desta quadrilha composta por reles servidores públicos, nababos e aloprados que são, conspiradores de merda e grandes irresponsáveis pela instituição do golpe vagabundíssimo dos canalhas e a prisão de homens inocentes, a exemplo do eterno presidente Lula, o grande líder José Dirceu, João Vaccari Neto…
      Sabe o que cada um e cada uma de vocês merecem, para além da lixeira ocupada pelos vermes da história?
      Uma solitária em uma penitenciária de segurança máxima!
      No Alasca!
      Cada um e cada uma de vocês da ‘PORCA-tarefa’ nazigolpista e lesa-pátria tendo o direito sagrado (sic) de usufruir de três banhos diários de uma hora cada num lago congelado!
      Quem sabe assim, as prováveis mutações genéticas causadas em vocês pelo frio santo (idem sic) os tornará um pouquinho mais predispostos a viverem como seres humanos!

  6. Por que todos os interlocutores, com quem Lula expressou seu verdadeiro propósito, não se manifestaram para esclarecer o contexto de cada uma das conversas telefônicas que mantiveram com ele na ocasião? Todos eles poderiam ter vindo a público para atestar a verdadeira motivação de Lula ao aceitar o cargo de ministro da Dilma. Todos sabiam que Lula relutava em aceitar, e todos sabiam que Lula jamais faria manobras escusas para fugir da LJ. A maior prova da integridade de Lula é o fato de ele estar preso desde abril de 18. Se fosse outro, teria escapado em 2016. Ou antes, porque sempre soube do Lawfare contra ele.

    1. Eles vieram a público dizer isso, mas eram aliados do governo Dilma, logo a mídia não divulgou e mesmo que divulgasse ninguém teria acreditado na palavra deles.
      Agora, graças ao hacker e ao Intercept/Glenn, ninguém mais poderá negar.

    2. Quanto ao Temer e outros que teriam apoiado Lula e depois apoiaram o golpe, eles não diriam nada, porque estavam com o pé das duas canoas: a de Lula/Dilma e a dos golpistas.

      1. a questão era neutralizar a ação do Cunha no Congresso e botar o Brasil para girar num outro nivel,que iria ferir de morte a hegemonia dos EUA

  7. UM POUCO DA [NEFASTA] LAVA JATO EM RECORTES

    … ‘Golpeachment’ com a deposição da primeira mulher presidenta do Brasil, legítima e honrada;
    perseguição de cunho psiquiátrico-nazista contra o PT;
    mortes de familiares do presidente Lula;
    prisão política do eterno presidente Lula;
    suicídio do Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo;
    destruição da indústria naval;
    entrega da Embraer;
    entrega do pré-sal e da Petrobras;
    destruição dos direitos trabalhistas;
    desmonte da Previdência Social;
    destruição do BNDES;
    o retorno do Brasil ao mapa da fome;
    milhões de desempregados;
    milhões de brasileiros(as) vivendo da renda do Uber e outros biscates;
    violência contra índios, mulheres, população LGBT, negros, quilombolas;
    o Brasil desMOROlizado diante da ONU e da Comunidade internacional;
    as instituições republicanas na lixeira da história: STF, Tribunais de Justiça, MP, PF, Receita Federal.. Todos esses organismos do Estado acumpliciados no lamaçal do golpe vagabundíssimo dos canalhas de 2016 e da ruptura da democracia;
    as milícias alçadas ao Palácio do Planalto;
    as políticas públicas dizimadas, caos na educação, saúde e segurança públicas;
    obras inacabadas Brasil afora;
    PIB vergonhoso;
    censura pré-medieval;
    A nossa Amazônia em chamas;
    (…)
    Tristeza, medo,pavor, desesperança, desalento, desespero, dor, aflição, a impunidade para os poderosos, violência estatal, violência paraestatal, o Faustão do Domingão e as piadas mais sem graça do mundo – e do inferno (!) – vomitadas por um tal DIABOzo!

    1. Tudo isso e todas as demais consequências nefastas do governo bolsonaro – passadas, presentes e futuras – pois se não fosse pela lavajato esse bosta JAMAIS teria sido eleito.

      1. Falou tudo em poucas linhas. Sem a Lava Jato, Jair Bolsonaro não seria eleito; A Lava Jato (na minha opinião) foi uma Operação planejada pelos EUA para tirar a esquerda do poder e reconduzir o Brasil ao status de colônia.

    2. Senhor Messias Franca de Macedo, o seu comentário tem o meu endosso completo. Entendo que, ao publicar num sítio progressista, você nos permite compartilhar seu comentário, cujo resumo – ou “um pouco da (nefasta) Lava Jato em recortes” – é um texto completo sem necessidade de mais adendos. Ou seja, tudo o que o Brasil perdeu de mais importante com esse golpe cruel e covarde contra a maioria do povo brasileiro. Entenda, senhor Messias, que sempre penso nos 65 milhões dos relatórios trimestrais do IBGE, somados os contingentes de desempregados, subempregados, intermitentes, desalentados, uberizados e outros que representam o resultado real desse golpe. São milhões sofrendo sem nenhuma necessidade, a não ser dar curso ao golpe. E esse sofrimento (desnecessário) do povo brasileiro é que me leva a toda essa indignação que partilho com o senhor, e por isso, peço-lhe permissão para publicar seu texto (com crédito devido) na minha página do Face. Agradeço, e parabéns pela lucidez!

      1. Prezado, generoso e solidário brasileiro do bem Sérgio Vianna, muito obrigado pela deferência.
        E fico honrado em saber que o senhor compartilha com estas minhas percepções!
        Sim, concordo com você: é absolutamente inacreditável o que está acontecendo neste país!
        E antes que eu esqueça, não devemos olvidar da quebradeira geral impingida deliberadamente pela excomungada ‘Lava Jato’ em relação às empreiteiras e outras grandes empresas nacionais – e todos os desdobramentos perversos na cadeia produtiva, levando as pessoas ao desespero, ao desânimo, a fome, à dor, às doenças, enfim!
        Em tempo: para mim é um orgulho o senhor publicar o meu humilde texto-desabafo em seu FaceBook!
        Muito obrigado.
        Felicidades!
        Hasta la Victoria Siempre!

      2. Prezado Sérgio Vianna, eu acabei de acrescentar ao texto original:
        a prisão política do eterno presidente Lula;
        Por favor, se concordar, considere este – indispensável – acréscimo!
        Abraço fraternal

  8. Brito,
    O editor do jornal eletrônico Brasil 247 Leonardo Attuch disse que o ministro do STF Gilmar Mendes foi enganado pela Lava a Jato e deve um pedido de desculpas aos ex-presidentes Lula e Dilma. Não, o Gilmar Mendes até poderia não saber exatamente o que se passava nos bastidores da Lava a jato, mas com certeza, já naquela época, ele já tinha uma ideia de que aquele pessoal agia contra a constituição e contra as leis; Ele barrou a nomeação Lula foi em primeiro lugar porque não suporta o PT, e em segundo lugar, ele sabia que se o ex-presidente fosse nomeado ministro da Casa Civil do governo Dilma, seria um candidato imbatível nas eleições do ano passado.Hoje ele mudou o discurso, porque sabe que coisa está ficando feia para todo mundo, inclusive para o STF, mas isso não quer dizer que ele passou a gostar do PT ou do Lula. Ele continua mesmo, mas está apavorado com a atual conjuntura.

  9. Àqueles que batem palmas para o “garantista” Gilmar Mendes, lembrem-se que sem a providencial ajuda desse Ministro, que também agiu de forma política pra ajudar o PSDB, talvez a história fosse diferente. Não isentando, claro, Dilma que demorou uma eternidade pra reconhecer que estava rodeada de idiotas, a começar pelo seu ministro da justiça, o Eduardo Cardozo.

  10. O STF declara suspeição para julgar a ‘Vaza a Jato’: o STF “é parte da ação”!…
    Pano rápido!

  11. A submissa entreguista classe -quadrilha- dominante deu o golpe. Moro é parte desse todo.

    1. Moro é o maior de todos os responsáveis por todos os problemas que foram desencadeados sobre o Brasil, inclusive a fraudulenta eleição do miliciano suspeito de envolvimento em assassinato político e que transformou o Brasil em vergonha mundial e a Amazônia brasileira numa gigantesca fogueira!
      #cadeiaparasergiomoro
      #cadeiaparadeltandallagnol
      #anulaeleicaofraudada

  12. Se amanhã o STF não se reunir pra limpar essa cagada nacional da qual é avalista.
    Tá liberado geral.
    Vamos fazer que nem os fascistas, vamos ligar o FODA-SE.

  13. deltan dallagonol só pensa mesmo em dinhiero, pois a té o termo que ele usou -filigranas jurídicas- tem grana no meio.

  14. Fica cada dia mais claro que são os Golpistas que fizeram esta lambança.
    Gilmar Mende um Golpista Nato.
    Tofinho um fraquinho e bunda mole (Cagão)
    Lewandoviske outro picareta que apoiou o golpe no Congresso.
    O Peruquento estava de conluio o tempo todo com estes picaretas.
    O Fachinho, este nem pode falar um traidor acima de tudo. O Barroso, enfatiotado seguiu esta turma.
    A tal da vassoura dá nojo só de falar nela, o diabo é tão feia se o Capeta estiver na poeta do inferno não a deixará entrar nem la.

  15. Faltou falar da mosca morta, mas, esta como todos sabem é como cabaça madura rodando rio abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *