O fim do “leva no grito” para o arrocho

derropacote

Os jornais de hoje mostram que este blog não exagerou, ontem, ao analisar o resultado da votação do pacote de “ajuda” aos Estados,  quando apontou o resultado terrível para a administração Temer e para o próprio projeto de arrocho em curso no país.

Os porta-vozes do “mercado”, como Miriam Leitão, assumem isso claramente. Diz ela, em O Globo:

 “Além de ser uma derrota do projeto de ajuste fiscal, é também um sinal importante de enfraquecimento político da administração Temer. O mais importante é que o princípio da responsabilidade fiscal também ficou mais fraco e o horizonte da recuperação econômica do país ficou mais longe”

Temer, segundo o Valor, finge que não aconteceu nada numa mensagem gravada ontem no final da noite, onde diz que “a União, quando firmar o contrato com os Estados irá exigir” as contrapartidas retiradas do texto da lei pelos deputados. Será que o Governo acredita que governadores pressionados pela crise, pelos servidores e mais por baixo que sola de sapato têm força para aprovar pacotes suicidas nas Assembleias? Óbvio que não.

Vinicius Torres Freire, na Folha, é mais direto: “foi para o lixo o projeto do governo Michel Temer de dar um destino à crise dos Estados”.

Claro que existe um grau de cortes e de austeridade possíveis nas administrações públicas. Mas há dois problemas, um macro e outro micro, mas de grande repercussão política.

O macro é que os estados não possuem a velha “guitarra”, que é como se chamava a extinta faculdade do governo federal de imprimir moeda. Ela continua existindo, porém, para a União com a emissão de dívida, que vira dinheiro. Os estados, como não podem mais, como no passado, mais emitir títulos, só têm um caminho quando a receita  (as próprias e a transferências federais) caem: “emitir dinheiro” pela postergação de seus compromissos, tal como faziam com os títulos.

É simples assim, embora seja mais simples colocar a culpa por um estrago de muitos bilhões no milhão gastos nas nas jóias da Madame Cabral.

O segundo problema, micro em volume mas não em efeito político é que o arrocho sobre a principal despesa dos Estados, seu funcionalismo, bate de frente com os privilégios irremovíveis de suas categorias privilegiadas – basicamentes as jurídicas – e outra que, nem com tanta largueza, também ganharam poder e, pior, são armadas: as polícias.

Fossem “apenas” professsores, médicos, agentes administrativos, baixava-se-lhes o cassetete e pronto,

A saída é uma só: o reaquecimento da economia e, com isso, a geração de arrecadação que ajude a equilibrar a equação entre receita e despesa, porque conter estas a ferro e fogo de nada adianta se aquelas seguem caindo.

Mas o maior impacto do que aconteceu é que, de cara, ficou patente que passou o tempo em que “o homem que ia unir o Brasil” podia aprovar qualquer coisa diante da manada obediente do Parlamento. Como diz Vinícius Torres Freire, na coluna da Folha citada antes: “Imagina na Previdência!”

Pode crer, Vinícios, tem muita gente do rentismo pensando nisso agora.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

11 respostas

  1. Aqui no Rio Grande do Sul a Assembléia Legislativa acaba de aprovar uma série de projetos do Executivo que desmonta a estrutura de cultura, ciência e tecnologia do estado. A fúria destruidora dos neoliberais não tem limites.

  2. Todo mundo deve conhecer algum midiota que repetiu, feito algum personagem do Admirável Mundo Novo, aquilo que a lavagem cerebral lhe ensinou a dizer: “Um novo governo terá credibilidade e por isso a economia vai se recuperar.”

  3. Reajuste do salario minimo 7,5%. Governo do golpe deu aumento para o judiciario de 41%, e os vereadores de Sao Paulo aumentaram seus salarios em 26%. Com este governo o povo ta lascado. Vamos bater panela, patos amarelos?

  4. A mídia usa a ignorância, a burrice e a obsessão dos brasileiros por “roubo” (no fundo motivada pela inveja de não estar lá roubando também). Coloca-se a culpa na jóias da Sra. Cabral, como você disse, e pronto, todos vão para a rua pedir intervenção militar.
    Que povo estúpido, que país ridículo.

  5. JUNTO COM LULA, SALVEMOS OUTRA VÍTIMA DOS COVARDES CANALHAS FASCISTAS!

    ***

    EMEDIATO: ‘MESMO PRESO, DIRCEU TEM SIDO EXECRADO POR EMITIR OPINIÃO’

    O jornalista e editor da Geração Editorial, Luiz Fernando Emediato, fez um desabafo em defesa do ex-ministro José Dirceu; “Excelente quadro, melhor que todos esses trastes que estão aí. Não roubou nada, foi condenado sem provas, e tudo o que tinha foi ganho com trabalho honesto, quando saiu do governo”, diz ele; “Se for para condená-lo teríamos que condenar também André Lara Resende, Pedro Malan, Edmar Bacha, os irmãos Mendonça de Barros, Persio Arida, Delfim Netto, Mailson da Nóbrega, etc. Ficaram ricos com seus relacionamentos e consultorias. Mas eles não são do PT”

    20 DE DEZEMBRO DE 2016

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/271510/Emediato-%E2%80%98mesmo-preso-Dirceu-tem-sido-execrado-por-emitir-opini%C3%A3o%E2%80%99.htm

  6. “OLHE O “LAWFARE – MIDIÁTICO” AÍ GENTE!”

    “O GOLPE SE AGIGANTA MAIS E MAIS!”

    “URGE UM FREIO DE ARRUMAÇÃO JÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”

    “BOM DIA QUERIDA DILMA DO BRASIL!”

    PARABÉNS QUERIDÍSSIMA DILMA DO BRASIL!

    MUITOS E MUITOS ANOS DE VIDA E MUITA SAÚDE PARA A NOSSA ETERNA LEGÍTIMA PRESIDENTA ELEITA DILMA ROUSSEFF!

    “SALVE, SALVE NOSSO LULA DO BRASIL!”

    “A NAÇÃO BRASILEIRA, PRECISAMOS TODOS, DE MAIS LULAS DO BRASIL E MAIS DILMAS DO BRASIL!”

    Bom dia meu Brasil varonil.

    Bom dia meus brothers e sisters (apesar dos pesares).

    “URGENTE!” “URGENTÍSSIMO!”

    “FORA TEMER/CUNHA!” “MAIOR INIMIGO DA NAÇÃO BRASILEIRA!”

    “FORA TEMER/CUNHA!”, “MAIOR INIMIGO DO BRASIL!”

    “FORA TEMER/CUNHA, JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”

    “OS DANOS JÁ CAUSADOS PELO GOLPE À NOSSA DEMOCRACIA, ESTÃO SE TORNANDO IRREPARÁVEIS!” “HOMI!”

    Não vão nos dizer que DILMA DO BRASIL não volta ao cargo de presidenta eleita porque esse tal senhor Moro e seus fidelíssimos vestais, ANTI-PT OU ANTI-ESQUERDAS, não querem que isso aconteça?

    “É o que se pode concluir!”

    Então esses tais senhores não querem que DILMA DO BRASIL ELEITA VOLTE?

    “ACORDA PRESIDENTA CARMEN LUCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL!”

    “SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL ACOVARDADO?” “HOMI!”

    “COLOCA O PROCESSO DE ANULAÇÃO DO GOLPE EM PAUTA JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ PRESIDENTA CARMEN LUCIA!”

    “JUSTIÇA TARDIA É INJUSTIÇA!”

    “A NAÇÃO BRASILEIRA À BEIRA DE UM PRECIPÍCIO INFINDO!”

    “MUITO CHORO E RANGER DE DENTES!” “HOMI!”

    “A JUSTIÇA É INFINITAMENTE MAIOR QUE ESSES TAIS SENHORES MORO E SEUS FIDELÍSSIMOS VESTAIS ANTI-PT OU ANTI-ESQUERDAS!”

    “NÃO HÁ O QUE ESPERAR!”

    “DILMA DO BRASIL DE VOLTA, DEMOCRACIA RESTABELECIDA!”

    “A HORA É ESSA, A DEMOCRACIA TEM PRESSA!”

    “FORA TEMER/CUNHA JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”

    “FORA TEMER/CUNHA!” “MAIOR INIMIGO DA NAÇÃO BRASILEIRA!”

    “HOMI!” “ABRA DO OLHO!” “BABADO NÃO É BICO NÃO!” Juízo gente e jáááááááááááááá…!!!

    1. ACIMA
      A extrema perversidade do ódio fascista contra pessoas com deficiência e contra Lula perpetrada por uma abilolada protofascista que responde pela alcunha de Bia Kicis…

          1. (…)
            Não é preciso dizer mais nada sobre a gravidade da iniciativa de insultar Luiz Inácio Lula da Silva. A conduta da Senhora Bia Kicis, procuradora do Distrito Federal aposentada na flor da idade e que usa seu ócio para instigar cidadãos e cidadãs à bronca contra o PT, seus simpatizantes, militantes e representantes parlamentares, incidiu, ao subscrever e disseminar a vergonhosa e grotesca montagem acima exibida, no tipo penal transcrito. Talvez, apesar de ter sido uma boa aluna na Universidade de Brasília, uma privilegiada de nossa elite social em todos os sentidos, esteja cegada para a perversidade de suas estripulias. Para agravar sua condição moral, é professora de Reiki, sugerindo, pois, que teria maior controle sobre seu emocional…
            (…)

            “Art. 88. Praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência:
            Pena – reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.
            § 1o Aumenta-se a pena em 1/3 (um terço) se a vítima encontrar-se sob cuidado e responsabilidade do agente.
            § 2o Se qualquer dos crimes previstos no caput deste artigo é cometido por intermédio de meios de comunicação social ou de publicação de qualquer natureza:
            Pena – reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.
            § 3o Na hipótese do § 2o deste artigo, o juiz poderá determinar, ouvido o Ministério Público ou a pedido deste, ainda antes do inquérito policial, sob pena de desobediência:
            I – recolhimento ou busca e apreensão dos exemplares do material discriminatório;
            II – interdição das respectivas mensagens ou páginas de informação na internet.
            § 4o Na hipótese do § 2o deste artigo, constitui efeito da condenação, após o trânsito em julgado da decisão, a destruição do material apreendido.”

            em
            ‘Aragão: ódio contra Lula é crime!’

            E aí, Janot, vai se coçar?

            21/12/2016

            FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/aragao-odio-contra-lula-e-crime

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *