O Estado “gigante” de O Globo é uma falcatrua estatística

oglobfalc

O Globo hoje dá capa para mais uma discurseira contra o “gigantismo do Estado”, afirmando que “um terço do país sobrevive da folha estatal“.

Para chegar a este número, de 60 milhões de brasileiros, vale-se da inclusão marota dos aposentados da iniciativa privada – 33 milhões – que, em tese, recebem de um fundo sustentado por eles próprios, não por impostos.

E lá vão beneficiários do Bolsa-Família, portadores de deficiências, até pescadores que recebem o seguro-defeso nas épocas em que a pesca é proibida.

funcocdeTudo para sustentar duas teses: a de que gastamos demais com aposentadorias e a de que temos um Estado inchado de funcionários.

A esta, a melhor resposta é um quadro comparativo da quantidade de funcionários públicos sobre o total de trabalhadores do país, publicada em outubro de 2014 pela Época, que desmonta tal tese, porque o número de servidores no país, em todas as esferas, é menor do que na maioria dos países ditos “modernos” e “eficientes”.

A matéria admite isso, mas alega que nossa folha é cara demais, o que é verdade, embora não se diga que é assim porque temos castas de servidores, sobretudo no Judiciário e no Legislativo , que são remuneradas em padrões incompatíveis com a realidade brasileira.

Juízes, promotores, auditores e outros, entretanto, são apontados pela mesma mídia como as esperanças de saneamento do Estado brasileiro, não é?

Para quem duvida, é bom citar reportagem da agência alemã Deutsche Welle, que mostra o quadro de privilégio destas castas !meritocráticas”:

O Poder Judiciário totaliza cerca de 16.500 magistrados, o equivalente a 8,2 juízes por 100 mil habitantes. A cifra é superior a países como Inglaterra (3,8), Chile (5) e Venezuela (6,8); ligeiramente inferior a de nações como Colômbia (10,4), Itália (10,6), EUA (10,8), Espanha (11,2) e Argentina (11,4); e significativamente abaixo de Portugal (19,2) e Alemanha (24,7). Ou seja: a quantidade de juízes não seria o problema.

Os salários dos magistrados no país, porém, são altos se comparados aos de outros países. Segundo a pesquisa, um juiz alemão em início de carreira ganha 1,22 do PIB per capita e 3,11 no fim da carreira. Já no Brasil, o juiz federal recebe, respectivamente, 13,1 e 16 do PIB per capita, além de contar com os adicionais como auxílio moradia. O caso mais próximo do brasileiro é o italiano. No país europeu, um juiz no início de carreira recebe 2,3 do PIB per capita e, no fim da magistratura, 6,7.

O problema é que atacar estes privilégios é ser cúmplice do desvio de dinheiro público, quando deveria ser justamente o contrário.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

16 respostas

  1. É por esta razão, para manter estes privilégios, que o judiciário é golpista e que dá embasamento legal à existência de uma quadrilha no governo do Brasil. O que esta reportagem da Deutsche Welle não fala é que com todos estes salários astronômicos e privilégios inexplicáveis a justiça brasileira é a pior do mundo, altamente seletiva e ineficiente.

    1. Bom dia, desculpe, só uma retificação, o artigo da Deutsche diz respeito aos juizes alemães. Quanto aos nossos, tem absoluta razão.

  2. Se um terço da população vive do estado brasileiro está ótimo.
    Grosso modo 60 milhões de pessoas.
    Já da metade do orçamento vivem umas mil pessoas, os que vivem dos juros escandalosos do Banco Central.
    60.000.000 levam 30 %.
    1.000 papam 50 %.
    Mas isso “não vem ao caso”.
    É o Brasil, né…

  3. Esse PANFLETO DA DIREITA PROVOCADOR, tem repercussão,somente em poucos que ainda o LEEM.Contudo está sempre explicita,a posição do PARTIDO NAZIFASCISTA que representam.Tem o único propósito,como todo o panfleto partidário,de orientar seus ANARQUISTAS NAZIFASCISTAS.São orientações,para as cúpulas dessa gente.

  4. É isto mesmo. Juízes ganham muito e julgam mal e pouco e Procuradores também, ganham fortunas e o que mais fazem é procurar sarna em lombo de petista. Uma reforma justa começaria por aí. Quanto a funcionários públicos, nao é de hoje que a Globo persegue. Sem falar da ditadura que foi um desastre neste sentido, construiu Color em seus Globos repórteres justamente para acabar com os tais marajás que só eles enxergavam. Apoiou integralmente FHC e este cidadão dos infernos deixou o funcionalismo público sem concursos e sem reajuste por oito anos a fio, um verdadeiro desastre. E agora novamente vem com esta insinuação de enxugamento da máquina, visando claro as tão sonhadas privatizações da Caixa, do BB e da Petrobrás, possibilitando a
    Itaus, Bradescos e empresas de petróleo estrangeiras mandarem a Bel prazer neste país.
    Quanto a Previdência sempre apoiaram reformas. Primeiro a do FHC que aumentou significativamente idades para aposentadorias e acabou chamando a brasileirada de vagabundos. E agira mais uma vez apóia Temer e suas reformas esdrúxulas. Isto é só um resumo. Só para que alguns desinformados por ai entendam de que lado realmente está a Rede Globo da maldição. Dá pra continuar assistindo suas novelas, seus noticiários, seus programas de humor? Falando nisso, qual é a graça de tudo isso? É pra rir ou pra chorar, heim canalhas da Globo?

    1. Falando de Estatística, a Globo só não esteve ao lado do Governo nos últimos cinquenta e três anos, desde sua fundação em treze, justamente durante o reinado do PT. Globo e direita maléfica , tudo a ver. Globo e exploradores do povo, tudo a ver.

      1. Quanto a ditadura, a maior de todas as reformas que ela apoiou, foi justamente aquela que aniquilou a mente e a alma de milhões de brasileiros que não vestiram a camisa norte americana, na época, e o jeito USA de pensar. Em nome da implantação da bandeira do capitalismo selvagem em nosso território, mataram, estupraram, torturaram e expulsaram da vida pública mentes brilhantes como Lula, Dilma Rousseff, Leonel Brizola, Juscelino Kubitschek, FHC e Serra, antes da lavagem cerebral, e tantos e tantos outros que poderiam ter dado um outro Norte a este país gigante pela própria natureza. Por tudo isso há que se conceber uma única frase: Cada povo, que não se preza, tem a Globo que merece.

  5. Essa rede gRoubo é o CÂNCER do país. É a deturpação, a mentira e a falsidade suas armas contra a Democracia.

  6. O caso mais próximo é o italiano, começando com 2,3 e terminando com 6,7 de PIB per capita.
    Só pra lembrar, no Brasil começa em 13,1 e termina em 16. O quadro mais próximo não chega sequer à metade.

    Eu sugiro não só um corte geral nesses inúmeros penduricalhos, como torná-los inconstitucionais (falhando isso, fazer com que TUDO entre pro cálculo do imposto de renda e também pro teto salarial) e ainda congelar os salários do STF por uns 10 anos, no mínimo.

  7. 10 mil famílias de agiotas vivem de juros pago pelo estado de 600bi por ano.
    Não sobra nada para o povo.

  8. Uma empresa criminosa essa rede Golpe. Induz as pessoas leigas e apressadas a pensarem que um terço da população está na folha de pagamento do estado. Primeiro, recursos de aposentadoria provêm – ou deveria ser assim – de um fundo pago pelo próprio servidor quando na ativa; segundo, os casos como Bolsa Família e afins são políticas compensatórias corretíssimas, mas não se trata de folha de pagamento porra nenhuma; terceiro, deve-se levar em conta as diferenças citadas pelo jornalista Fernando Brito, entre as castas privilegiadas de servidores e os demais mortais comuns que são, na grande maioria, servidores de baixa renda. Quem realmente recebe as maiores sacolas de dinheiro do Estado, nas três esferas, são: a Globo, a Odebrecht, os grandes sonegadores de impostos (pois roubam aquilo que deveria ser pago para uso do bem coletivo) e os credores da dívida pública, entre outros poucos privilegiados que SEMPRE privatizaram o poder público. O resto é papo de moralistas sem moral como Moro, Delagnol e outros tipos.

  9. PARABÉNS EULER .Os Marinhos sempre apoiaram e defenderam os vendilhões da pátria.O medo deles e seus
    patrões e financistas norte americanos, foi o Brasil fazer parte dos BRICS, ( cinco países ) que juntos representavam 3,5 bilhõesde pessoas, ou seja METADE DA POPULAÇÃO DA TERRA…É MOLE???
    Seríamos em futuro bem próximo um país rico…maiores exportadores de grão,etc…etc…para isso poderíamos contar com nosso petróleo,água…( estou muito triste,por ter que usar os verbos no “futuro do pretérito)

  10. Estatistica da Globo. Faltaram os moradores de rua, que recebem a ajuda de alguns cidadãos aposentados que se preocupam com o social. E faltaram, ainda, todos os funcionarios da midia, que são sustentados por verba publicitária do governo. Essa Groubo é uma piada sem graça. Mas (sempre tem um “mas”), para a felicidade desse lixo midiático, existem coxinhas que se deixam enganar por esses lobos politiqueiros.

  11. Fernando, outra coisa: o Brasil é o país que mais tem funcionários da justiça, por juiz.
    No link abaixo tem um texto do globo, sobre o tamanho do estado. Tem dois gráficos interessantes: número de juízes por 100.000 habitantes e numero de funcionários por 100.000 habitantes.
    Se vc dividir o número de funcionários pelo numero de juízes, para cada aís, vamos ter o número de funcionários por juiz.

    1- Brasil: 25 funcionários por juiz
    2- Argentina: 13 (já caiu pela metade)

    6- Itália (citada por vc no item salário): 3,8

    Além dos juízes ganharem muito, o judiciário é um cabide de empregos.

    http://blogs.oglobo.globo.com/na-base-dos-dados/post/custo-relativo-ao-pib-do-judiciario-brasileiro-e-quatro-vezes-o-registrado-na-alemanha.html

  12. Esqueceram de incluir a BILIONÁRIA “bolsa-mídia” que o Cartel recebe e que beneficia apenas 6 “FAMIGLIAS”.
    Esse escândalo de dimensões planetárias não aparece nas estatísticas dos falsários marinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *