O espinho no dedão e o esperto doutor Moro

farpa

Conta a história  – antiga, passada entre gerações e sabida de muitos – que o médico da cidadezinha do interior tinha poucos clientes que lhe pagavam em dinheiro as consultas.  O principal deles  era o “coronel”, que de tempos em tempos tinha dolorosos inchaços no dedão do pé direito. O povo simples, que o doutor não deixava de atender, também pagava, é verdade, mas com gratidão, em galinhas, linguiças, queijos e até leitões e grande admiração pelo doutor.

Viveu assim o médico, com pouco, mas o suficiente para mandar o filho à capital, tornar-se também médico, mas já com outros horizontes que não a existência parca e provinciana da vila, agora de gravata sob o jaleco e congressos em resorts. Mas calhou do rapaz, num dos dias em que vinha visitar os velhos, encontrar o pai adoentado, com forte grite e febril. Não era nada sério, por sorte, mas o velho médico já não consultava há três dias e o filho, gentil, foi clinicar por um dia, em seu lugar.

Um pouco atrapalhado por não poder pedir a batelada de exames clínicos a que se acostumara – fazê-los onde? – o rapaz saiu-se bem e à noite, com o pai já melhor conversava na varanda, sobre o dia no consultório.

-Sabe, pai, aquele inchaço no dedão do coronel, que ele tinha desde que me entendo por gente?

O velho franziu a sobrancelha e perguntou o que tinha acontecido. E o rapaz, orgulhoso, contou que, ao examinar, viu que o caso era de uma farpa de espinho, minúscula, que tinha se enquistado e, volta e meia, inflamava e fazia mancar o fazendeiro rico. Lancetou e…pronto. Aquilo não mais iria incomodar.

Ao que o pai respondeu:

– Pois saiba, seu ingrato, que aquela farpa de espinho, por mais de 20 anos, te vestiu, alimentou e ajudou a te formar médico. 

Hoje, no  Estadão, Julia Affonso, Ricardo Brandt e Fausto Macedo mostram que a Polícia Federal pediu para encerrar o inquérito original da Lava Jato, desde maio passado, considerando que já não havia nada a apurar. Mas que o Juiz Sérgio Moro mandou que se o mantivesse aberto, positivo e operante para novos acréscimos, conforme fosse conveniente.

Vai que alguma convicção precise arranjar provas – não é assim, no direito “morano”? – e veja que trabalheira arranjá-las num inquérito já encerrado?

Moro, portanto, mandou deixar o inquérito aberto, em banho-maria, pronto a confirmar suas “cognições sumárias”.

A farpa do espinho deve continuar lá, no dedão do coronel, porque ela fez o doutor provinciano viver, não se lanceta assim o abcesso a quem se deve a existência.

 
contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

18 respostas

  1. Ele vai morrer só, e numa cela moribunda…. Os outros quinta colunas terão os mesmos fins….

    1. Acho que infelizmente não vai, meu caro! Vai é viver nos “Esteites”, na mordomia bancada pelos trilhões do pré-sal doado ao “tio sam” e pela coxinhada débil mental que aqui vai tomar no olho por pelo menos umas duas décadas!

  2. Se um dia encontrar um coxa fascista com capacidade de pensar por si só , vou soltar rojões. Impressionante a mente perturbada que, como uma máquina programada, só é capaz de repetir infâmias a lá MBL e destilar ódio. Coitados, nem a sarjeta será capaz de mudar sua vocação para lamber a elite que os despreza.

  3. Infelizmente para nós, praticamente todos os políticos eleitos são corruptos, falsos e mentirosos. Talvez refletindo o caráter da própria sociedade que os elegeu. É vergonhosa a devolução de 59 bilhões desviados somente da Petrobras. Somos reféns de uma Elite vagabunda, sanguessuga e farsante, que nos divide em grupos opostos, quando somos todos da mesma espécie: patos.

  4. Moro, em breve, será descartado por esse governo golpista. Aliás, já foi, só que ele não sabe. Será? Intriga o fato de ele não mexer com tucanos? Pois é…

  5. “Cunha, e não Palocci, pode ser o “italiano” da Odebrecht” o que é estranho é o Palloci ter assumido esse apelido.Para incriminar os antigos aliados ou salvar a grana escondida deles ? (desconhecida pelos aliados)

    1. Não, eles falam o que o poder da máfia manda, ninguém sabe ao certo quem realmente esta nesse poder, mas juristas, Requião e outros sempre dizem que são americanos. O Cunha é protegido e logo soltam ele. Veja esse vídeo e mais outros do Cafezinho, Tijolaço já falou sobre, mas é o Cafezinho quem esta mais empenhado nesse assunto. Combinou comigo, pois nunca acreditei que Cunha fosse preso, depois que disseram que ele estava sozinho em uma sela.https://www.youtube.com/watch?v=G2Y3ZsKIS3U&t=33s

  6. Fernando Brito muitas histórias ainda são contadas até hoje só que o modus operandi mudou. Na atualidade pedi-se uma bagatela de exames para constatarem o óbvio, que a pessoa está ótima de saúde e ainda temos os remédios jurídicos, muitas pessoas são soltas e que deveriam estar presas e outras são condenadas e que deveriam ser absolvidas. Que País é este??????????

  7. virou uma merda espaço para comentários nesse blog. falta tempo para rolar mouse até chegarmos a algo legível

  8. Esse juiz deve tá podre de rico de tanto receber propina por dentro e por fora. Propina do psdb e propina dos EUA e petroleiras, ele prestou e presta um grande serviço aos investidores internacionais. O Moro quer ser o juiz mais famoso do mundo. Ele quer ser mais conhecido que Jesus.

  9. para que a história fosse de valor de real para o crescimento de uma nação , nessa o coronel deveria ter procurado outro médico logo depois da segunda vez. Portanto, nesse paralelo a PF deveria mostrar que nesse caso irá ser recuperado, e ainda no melhor dos casos, nem 0,0001% de tudo roubado, portanto, só vale pena se corrupção for investigada, no máximo e se for, pela guarda municipal. E isso deveria ser encaminhado diretamente para o congresso , como ocorreu na Itália ; depois que essa descriminalizou quase tudo de corrupção essa caiu a quase zero. Além disso, é preciso que se saiba , como prova Nassif, que aqui não se rouba do dinheiro público, apenas se usa parte do lucro obtido para se fazer bandalheiras. O caso do jantar do Cabral em Paris é definido: enquanto esse comia do bom e do melhor, os empresários que pagaram parece que ficaram aqui comendo PF. ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    [ O primeiro ponto é essa maluquice de estimar a corrupção da Petrobras em R$ 10 bilhões. A corrupção saía do lucro dos fornecedores, não da Petrobras.]
    A TACADA DA DIRETORIA DA PETROBRAS COM OS FUNDOS-ABUTRES NORTE-AMERICANOS, POR LUIS NASSIF
    https://jornalggn.com.br/noticia/a-tacada-da-diretoria-da-petrobras-com-os-fundos-abutres-norte-americanos-por-luis-nassif

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *