O Dops de Moro

medieval

 

Levantamento minucioso do repórter  Felipe Bächtold, na Folha de hoje, traça de maneira extremamente crua o que se tornou o mais  importante caso judicial do país.

 

“Pelo histórico das quase cem prisões efetuadas pela Operação Lava Jato até hoje, restam poucas alternativas aos 28 investigados que continuam presos no Paraná para sair da cadeia: firmar acordos de delação ou aguardar um posicionamento do STF (Supremo Tribunal Federal).”

Inauguramos, sob o comando de Sérgio Moro, seus promotores “missionários”, um novo modo de fazer investigação policial e judicial, antes só praticado, 30 anos atrás, em delegacias do sertão, onde o “seu dotô juiz” mandava deixar suspeitos “em cana” até que “abrissem a boca”.

 

Ou, pouco antes, com ou sem os requintes sádicos da tortura, nos tempos em que a “guerra à subversão” justificava os atropelos, como agora se faz com a corrupção.

 

“O caminho mais rápido para sair da cadeia tem sido a assinatura de colaborar com as investigações. Cinco presos preventivamente saíram do regime fechado após se tornarem delatores. Os 28 presos estão, em média, há sete meses na cadeia.”

A mídia e o clima que se criou no país tornou, além do clima corporativo que dominou o Judiciário e o Ministério Público, de fato tornaram  praticamente irrevogáveis as prisões do Doutor Moro pelos tribunais superiores. Mesmo quando manifestam alguma reserva de consciência, apelando para argumentos como “a gravidade dos fatos” ou “a possibilidade de interferir nas investigações”, qual é o juiz que vai mandar por os acusados em liberdade, mesmo monitorada, para ser “acusado” de leniência com empreiteiros ou vítima de suspeitas de ter sido, também, corrompido?

 

Nem mesmo a OAB tem ânimo para protestar com a devida veemência, embora seus integrantes, em comentários, critiquem o abandono das regras do Direito. Críticas abertas, em geral, só mesmo dos advogados de acusados. E as histórias escabrosas, como a da ex-famosa Doutora Beatriz Catta Preta e sua transferência para Miami,  desaparecem rapidamente da mídia.

 

É totalmente diferente de querer impunidade e, em matéria de poder, influência e caráter, ninguém poderia atrapalhar mais investigações que Eduardo Cunha que, no entanto, está massacrado pela evidência das provas, sem que para isso se tenha de ter entrado no pantanoso terreno das “suposições”.

 

Daniel Dantas também os tinha e, nem por isso, Gilmar Mendes deixou de conceder-lhe imediatos habeas corpus, anulando as ações de juiz de primeira instância diante de um flagrante de tentativa de corromper policiais.

 

Prisões de seis meses sem sentença sequer de primeira instância, sob qualquer ângulo do Direito que se observe, é uma abominação jurídica. Com o fim indisfarçado que possuem, o de arrancar delações, o que é isso senão os métodos medievais a que se referiu, em tempos esquecidos, o Ministro Teori Zavascki?

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

18 respostas

  1. O único que se lixa pra opinião pública pra fazer das suas é o Exmo. gilmar… Dantas que o diga …

  2. Oligopólio da Mídia comanda o pais. Todas as instituições a temem ( cinco famílias) que herdaram a voz da casa grande, em um país que possui uma das sociedades mais desiqualitarias do mundo. Tal situação só poderá ser mudado pelo congresso, pelo processo atual isso jamais acontecerá, A esperança é fortalecimento de outros meios de comunicação na era da internet, como faz esse excelente blog libertário.

  3. Não é apenas delação que o Juiz deseja do preso. Além da delação forçada, o preso só tem chances de sair da prisão se acusar alguém do PT ou do governo. Se falar alguma coisa contra o PSDB ou Aécio aí ele não sai mesmo, vai mofar na prisão.

  4. Se não vivemos sob o Estado Democrático de Direito e alguns sendo mais iguais que outros , com o silêncio , o “repubicanisno” e a cartilha didática da despolitização ensinados pela Dilma , pergunto : Tentam nos mostrar que manda quem pode , obedece quem tem juizo nessa zona toda ?

  5. No frigir dos ovos o prejuízo será do Erário por danos morais e materiais. O que no eu entender deveria sair do bolso polpudo do Moro!….

  6. Leigos serão sempre leigos.

    Falam mal da Folha mas é nela que vão pescar material para postar……entendo…. vive do trabalho alheio e depois cospe no prato que comeu.

    O juiz Moro só age quando provocado pelo MPF ou PF, que estão se mediando pela lei 12.830/13 – de combate ao crime organizado (daí a sua peculiaridade processual).
    Ademais a maioria das decisões do Moro são respaldadas pelas instâncias superiores, desembargadores do TRF-4ª Região, ministros do STJ e por fim ministros do STF, destaque para o relator Teori que até elogia o embasamento preciso e irretocável do juiz (eleito inimigo nº 1 da petralha por razões óbvias).
    Patético é quando o blogueiro diz que nenhum ministro revoga as prisões do Moro com medo da opinião pública…! Desde quando magistrados com todas as suas prerrogativas e mordomias temem a opinião de algum cidadão aqui? se temessem não afrouxaria par os mensaleiros do núcleo político que estão todos soltos e não tinham entre outras mordomias um penca de auxílios e férias de mais de oitenta dias ao ano.
    As prisões são legais, só isso explica a manutenção delas. As que não foram legais, foram revogadas, como a da esposa do tesoureiro-presidiário petralha Vacari.
    Agora se o Brito e seus tijolecos acham que os anjinhos estão injustamente presos que façam as suas defesas já que eles não tem advogados, ou , façam vaquinhas para contratarem advogados mais competentes do que esses rábulas de merda que não conseguem revogar um injusta prisão, ou, invés de notas inócuas denunciem o país aos organismos internacionais de defesa aos direitos humanos, pois esses anjinhos entre eles o bilionário Marcelo Odebrecht não está tendo direito a ampla defesa nem ao contraditório e pior preso sem provas,……Simplesmente patético.
    Agora concordo com a crítica à morosidade.
    Moro não é o culpado pela secular morosidade da justiça brasileira, apesar dos nomes.
    Se a bandidagem colaborasse de imediato não passariam mais do que três dias na cadeia, como foi o caso de vários delatores que sacaram que não tinha jeito com lengalenga como no passado, agora a cana é dura irmão, olha o Valério….
    Já outros presos mis ligados aos cabeças da quadrilha hesitam em delatar ou por esperança de se safarem como nos bons tempos da impunidade ou com medo das veladas e escancaradas ameaças de morte da máfia.
    Mas essa recorrente e sem sentido grita ao Moro é sinal de desespero porque a prisão do símbolo encarnada da corrupção atual nesse pais, o Pixuleco, está mais próxima do que nunca.

    1. Magistral sua defesa ao Moro, como um cão que lambe as feridas do dono ! Até concordo que parte da petezada tenha óbvias reservas contra o justiceiro da republiqueta de Maringá – terra de caipiras toscos – mas o que causa assombro é o fato de absolutamente nada vir a público com o mesmo espalhafato quando se refere aos impolutos membros do psdb-dem , verdadeira súcia. Ou o Moro só trabalha seletivamente ou está o psdb e seus membros tão próximos da perfeição angelical ?

      1. Refresque a memória caro Iskra, na Lava-Jato não houve menção de Demos. Dois tucanos, um já falecido, e o senador Aécio Neves.
        Como deve saber quem tem competência de processar e julgar senador é o Supremo e não um juiz de primeira instância. E assim o material que envolvia Aécio foi enviado para o Supremo e foi arquivado pelo Ministro Teori a pedido do Procurador Janot.
        O grosso da Lava-Jato envolve políticos e operadores basicamente de três partidos da situação PT, PMDB e PP e todos foram tratados da mesma maneira tendo sido presos dois á quatro espécies de cada uma dessas quadrilhas.
        Seria redundante dizer que dos demo-tucanos não participaram do butim Petrolão obviamente por serem adversários do governo federal, não sendo ‘convidados’ para a rapinagem e não por um questão de ética.
        Claro que demo-tucanos poder ter participado de outros esquemas de corrupção, seja enquanto foram governo federal, seja onde se é governo em âmbitos municipal e estadual, MAS o Petrolão não, o Petrolão é de circunscrição do PT e seus aliados.

  7. A culpa é do stf que não tem coragem para acabar com esse monstrengo, estão lá para que? Se se omitem tambem se tornam parte do problema.

  8. Com o país recurando um mínimo de razão, nada conseguirá livrar Sérgio Moro de, pelo menos, vinte anos de cadeia.

  9. Sinceramente, para mim, esse juizinho da república do Paraná, não está agindo assim só por “15 minutos de fama”. Acredito que desde o caso “Banestado”, ele está é atrás de $$$$$$$$$$$.

  10. Concordo com todas as desqualificações e acusações de praticas de atos de exceção atribuídos ao Juiz Moro. Porém, há algo que não podemos reprovar em suas decisões, embora discordemos de suas práticas ilegais e, também, partidarizadas. É que, prender poderosos neste país e, condená-los, não é comum e, foge àquele alardeado princípio de conotação popular, que cadeia foi feita pra pobre. Mormente, quando se sabe que todo empresário é anti PT. Divulgou-se em um blog do qual não me lembro, que existe nos autos do processo contra executivos da Odebretch, gravações indicando que eles torciam pelo Aécio. Em suma. São todos tucanos. Que todos sejam punidos e fiquem os exemplos, visto que a Petrobras é apenas uma das centenas de empresas publicas federais, estaduais e municipais existentes no país, sem se falar que empresas do ramo de construção são apenas uma modalidade de negócios, entre milhares de outras.

  11. Uma sugestão, que pode ajudar muito a população desinformada e prisioneira desse covarde bombardeio midiático e cibernético, que é praticado diariamente por aqueles exercem o domínio majoritário e estratégico das comunicações no Brasil, seria planejar e fazer uma matéria completa, que detalhasse em linguagem bem simples, bastante popular e sem nenhum floreio, todos os acontecimentos que visam destruir as conquistas da classe humilde e trabalhadora. Desde 2002 que tentam desestabilizar os governos do PT exercidos por Lula e Dilma e até hoje ouvimos que se gastaram cifras milionárias em campanhas e publicidade, mas nunca houve nenhuma matéria que fosse dirigida diretamente e exclusivamente para a população e que fosse contada em linguagem humilde, em linguagem de gente pobre, em linguagem de gente que sempre estiveram excluídas sobre as verdades dos fatos, do que eles significam e do porque de tudo. A base aliada tem por obrigação informar e esclarecer a seus eleitores e a população em geral, o que ela faz para honrar a confiança que lhes foram depositadas. Fazer proselitismo político para agradar a mídia, a setores da elite, as classes mais privilegiadas e ao mercado internacional deixando sempre de lado a multidão de eleitores, que levou estes ao poder e que recebe em troca o descaso e o desprezo é uma atitude que deve ser bem marcada por todos nós, para que nunca permitamos que esses traidores voltem a exercerem qualquer tipo de cargo público. Enfim, os políticos da base aliada não podem ignorar essa sugestão, que poderá até tornar-se um manisfesto, e se tiverem mesmo respeito, sensibilidade e preocupação com o destino do país e da democracia plena, devem se cotizar e providenciarem a elaboração e publicação dessa matéria o quanto antes. Com essa e muitas outras ações dessa natureza, muitas pessoas poderão ficar livres, para sempre, das garras da manipulação e do controle cerebral que os tornaram reféns e vitima do poder desde ao descobrimento do país.

  12. … Sérgio ‘MOR(t)O’ o atual “juiz do ‘braZ$&l'”:
    o ostracismo e o limbo da história o espera!
    Fará companhia ao congênere rábula psicopata joaquim barbosa!

    Justiça?!
    Qual Justiça?!…

    1. ajuste desprezível – padrão “Justiça” do Brasil

      Risos

      … o ostracismo e o limbo da história o esperam!…

  13. O horror que vocês tem a Sérgio Moro está diretamente ligado à possibilidade do “impoluto” e glorioso líder LILS ser preso na Operação Lava Jato. Não é de se esperar coisa diferente por quem, por um simples apertar de não do mestre, choraria de emoção por horas. Mas a Operação Lava Jato ainda será coroada, com a prisão do líder da maior organização criminosa nunca antes vista na história dêsti paíf (maior batedor de carteiras da vida pública brasileira)

  14. Imaginem como fica a cabeça dos acadêmicos de Direito com as novas-velhas regra do juiz de Guatânamo Dr. Moro. Globo e Moro tudo a ver!, o prêmio “Faz a Diferença” ilustra bem…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *