O discurso de Lula na despedida de Marisa. Assista.

desp

O discurso de Lula será noticiado pela frase “Dona Marisa morreu triste com maldades que fizeram com ela. Quero provar que os facínoras que fizeram essa maldade com ela tenham a humildade de pedir desculpas.”

Apesar das lágrimas, porém, a fala de Lula foi uma revisita à trajetória da vida de mais de 40 anos, a rigor uma vida inteira.

Do jeito seu, simples, sem o choque da morte que, há dias, se sabia inevitável, acho que não é exagero corrigir. Lula não fez uma revisita,  mas um passeio final com a companheira, passeio que começou justamente ali, no mesmo salão do sindicato onde se casou com ela.

Como  escrevi ontem, saiu um Lula mais forte deste episódio.

Mais forte por dentro, porque fica nítido que, ao lado da força que ela sempre lhe deu, o ex-presidente revela que, embora absolvido pela companheira, ele se sentia devedor de protegê-la e de cuidar, como nunca pôde cuidar.

Mais forte por fora,porque se mostrou grande e não se despejou em ira, em intransigências, mostrou seu tamanho de homem de Estado.

Recebeu, civilizadamente, homens que não miúdos e, operário “ignorante e despreparado”, teve a enormidade de ser gentil e falar com eles do que deveria falar: do seu país.

Falou com a informalidade que sempre foi a sua, um completo contraste com o emploamento dos falsos.

Empurrou para a selva os selvagens e não se confundiu com eles, porque não é um selvagem de outra tribo.

Toda a vingança que deseja é um pedido de desculpas.

Que siga o conselho que muita gente lhe daria, agora, dado pelo arcebispo de Blumenau, Dom Angélico Sândalo Bernardino: “descanse, Lula, porque o Brasil precisa muito de você”.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

32 respostas

  1. Rudo, viu essa entrevista que Dona Marisa concedeu à TVT, em 2010? Nesse trecho em específico, ela fala sobre o maior trauma da vida dela: a prisão de Lula no início da década de 80: https://www.youtube.com/watch?v=IS2JDSxf6xI&feature=youtu.be&t=9

    (transcrevi a fala dela)
    “… foi o dia que pegaram ele lá em casa, o dia que ele foi preso. Foi uma cena muito apavorante, uma cena que não dá para esquecer nunca na vida. Sabe, a maneira que pegaram ele, como se fosse um bandido. Chegaram todos armados, dois carros lotados de policiais, todos com armas na mão… aí isso me deixou muito triste.”
    Passados 30 anos do episódio da prisão, esse continuava sendo o maior trauma da vida da dona Marisa. Ver aqueles policiais invadindo a sua casa, onde dormia com seu marido e os filhos pequenos, fortemente armados e levando seu marido preso, sem nem saber qual a acusação e para onde seria levado. Mal sabia dona Marisa que esse seu trauma não curado se repetiria, dali a 4 anos, de modo muito mais intenso, pois sua intimidade devassada foi publicizada. Em 80, levaram apenas Lula. em 2014, vasculharam até mesmo a casa dos filhos e pegaram pertences dos netinhos pequenos.

    1. Então, ela deveria morrer de medo disso se repetir. As peças estão se juntando, a morte da Marisa foi política. Canalhas, facínoras. Lula tem consciência disso, quando disse que ela morreu triste. É muita maldade. Essa gente pagará lá em cima, os seres de luz estão ciente de tudo.

    1. óbvio que foi vítima de perseguição.
      E continua sendo após sua morte por estes canalhas da direita fascista na blogosfera.

  2. LEONARDO MESQUITA: caráter tacanho, desprezível. Nos mostre um crime cometido pelo Lula. Prove aqui o que o justiceiro de Curitiba NUNCA conseguiu provar. Você é mais um imbecil que acusa sem provas. Você deveria ser processado e cair nas mãos dessa justiça podre.

  3. Morreu uma grande mulher; vamos enfrente meu Presidente a luta continua. Ewerson M. Nunes

  4. A vida é Tudo que Deus nos dar, o luto de uma perda é igual pra qualquer um, agora muitas almas sebosas, confundem o momento de dor com a selvajaria de vivos mortos, Lula foi. É. E continuará sendo historia do Brasil. Lava jato so vira justiça. Quando a justiça for feita a todos. E nao a uns. Pois vemos muitos, e ppoucos indiciados. E parte da imprensa se cala com este muitos.

  5. “…. o Brasil precisa de você”, e não se sente a mesa ou reuna se com os facínoras e canalhas que lhe abraçaram falsamente , se não o Lula estará validando o golpe .Eles gamais querem se entregar a Polícia numa negociação ou mesmo devolver o dinheiro surupiado , ou mesmo retirar da câmara e do senado as pautas bombas , fazer um mea culpa e devolver o Brasil ao povo . ELES QUEREM SENTAR PARA O LULA VALIDAR O GOLPE , NÃO TEM NEGOCIAÇÃO. A MÍDIA GOLPISTA ESTÁ SÓ AGUARDANDO ISSO .

  6. “EU CUIDO DOS NOSSOS FILHOS, E VOCÊ CUIDA DOS FILHOS DO BRASIL”
    Vicentinho, Vicente Paulo da Silva, deputado federal, militante e um dos fundadores do PT nos conta sobre Dona Marisa e sua força na luta política, desde as greves sindicais dos anos 70 e 80, quando liderava passeatas feministas, e a sua simplicidade, que mesmo durante e depois do período em que Lula era presidente nunca se perdeu.
    https://www.facebook.com/jornalistaslivres/videos/477976735659542/

  7. Os hipócritas de sempre destilando ódio nesse espaço. Tolos. Lula demonstrou nesse episódio estar infinitamente acima de todos os que perseguem. Como disse o Bispo Dom Angélico o Brasil precisa de Lula. Que ele descanse e tenha paz. A sua estrela Marisa vai inspira-lo e Deus o abençoará; o verdadeiro povo brasileiro o acompanhará.

  8. LULA deveria largar de mão deste povo que não merece seus sacrifícios. Procurar um cantinho suave, no interior de Portugal, Uruguai, Cuba mesmo, e viver seus últimos anos relembrando os momentos felizes com Dona Marisa. Esse país não merece nem mais um minuto da atenção ou uma gota do amor que ELE e MARISA lhe dedicaram. Vire as costas a esses ingratos ignorantes e curta seus netos enquanto estiver vivo PRESIDENTE. Um solidário e carinhoso abraço. Obrigado pelo muito que já fez e estão destruindo.

  9. Lula não vaibse entregar. Seria o mesmo que dar razão à esses crápulas. Eu, no lugar dele, faria isso, moraria no exterior, ou mesmo no interior do Brasil e deixaria esse povo covarde entregue à sua própria sorte. Querem o Temer? O Aécio? Os militares? Então que seja. Fo**m-se, bando de ingratos, imbecis e alienados. E, caso fosse procurado no futuro diria: Danem-se, resolvam seus problemas sózinhos.

  10. Bandidos querem atuar nas sombras, liberdade para roubar o cidadão, para roubar o país.
    O Brasil quer o fim dos sigilos.
    O fim dos foros privilegiados.
    O fim das celas especiais para a elite de bandidos.

  11. O nosso líder mor jamais baixou a cristã para estes borra-bostinhas de Curitiba. No dia do enterro da sua amada conseguiu reunir forças para reafirmar sua inocência e exigir pedido de desculpas peli quase assassinato injusto de Marisa Letícia. Somente um gigante como o Lula teria tanta força e tanta personalidade para desafiar a justiça, ou melhor a injustiça que cometeram. Força Lula. Que Deus o conserve e o ilumine sempre e receba Marisa como a guerreira que caminhou a seu lado até ontem contra tudo e contra todos.

  12. A dor deve ser insuportável neste momento, mas em alguma ocasião, mais adiante, Lula terá que enfrentar os fascistas, a direita retrógrada e perversa. Não há mais espaço para contemporizações. Lula há de se vingar, não só em nome de Marisa, mas por si mesmo, de todo este jogo sujo que o status quo insiste em nos colocar. Lula é muito maior do que o Lulinha paz e amor, quero crer. Luta com as armas necessárias e apropriadas, mas abraçar o inimigo não mais. Os bandidos da elite usam Lula para tentar ganhar o “Royal pardon”. Chega, Lula! Chega de apertar a mão de quem te odeia. Você é o líder de uma esquerda que é maioria neste país. Você é muito maior do que toda esta podre sociedade que se locupleta com as injustiças. Pusilanimidade é uma palavra que deve ser banida de seu vocabulário. Que você seja valente e que mostre a todo o Brasil, a todo o mundo, o horror que estão fazendo com o nosso Brasil. Força, Lula!

  13. Estranho falarem de uma mulher sobre a qual nenhuma acusação foi provada. Falem das mulheres do Cunha, do Cabral, do Moro , da filha do Serra , da irmã do aNécio , da filha do Sarna…ey . É !

    1. Não se iludam, a cantilena tem por objetivo fixar nas mentes ainda duvidosas a idéia que o pt começou o roubo e que é o único que fez isto. A mídia faz o que o dr.Bob Marinho dizia : A gLobo não é forte pelo que Diz, mas sim pelo que tem ESCONDIDO E TRUNCADO. Não fala a Verdade. Ela é o maior TROLL que se tem conhecimento. Seus tentáculos é que registram sua vontade. Eles são robôs.

  14. Esse sindicato dos metalúrgicos, esse homem, Lula, me deram na juventude, a esperança de termos uma democracia. No meio do meu caminho apareceu Lula, o PT e a luta popular. De novo, faço parte da única solução que existe para qualquer crise: Liberdade e democracia. Um país de todos é a minha única esperança. E o texto do Tijolaço é perfeito para dizer o que pensamos.

  15. A esta altura, Lula deve saber muito bem qual foi seu maior erro: impedir que a globo fosse pro beleléu. Já deve também saber que só eliminando a globo, outros golpes de estado virão. Deve também saber que deve ser promovida uma caça às bruxas e livrar o estado do aparelho que a direita implantou para manutenção do poder. E deve ter a coragem de pedir a ajuda do povo que não se deixou emburrecer pela mídia, feito alguns coxinhas descerebrados, para executar esta tarefa. Ou o brasil acaba com a globo, ou isto aqui nunca deixará de ser uma republiqueta de bananas.

    1. Já deve também saber que sem eliminar a globo, outros golpes de estado virão. É como em alguns filmes de zumbis, monstros ou coisa parecida: só eliminando a entidade que controla as mentes das vítimas é que se pode liberta-las do transe. As onze regras da propaganda de Goebbels foram aplicadas no brasil e a globo foi e é a maior fonte do mal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *