O “conclomo, canclomo, conclamo” de Bolsonaro: já “se era de se” esperar

Como para dar razão à reportagem do Le Monde – destacada aqui pelo UOL – que diz que o Brasil, sob Jair Bolsonaro, corre o risco de se tornar uma “idiocracia”, o presidente brasileiro deu ontem, em Buenos Aires, a prova do primarismo com que se expressa, afinal a boca pela qual se expressa o nosso país.

A expressão tatibitati, recheada de erros crassos, revela uma pessoa que não usa as palavras para revelar um pensamento, um raciocínio, mas para propagar slogans, tautologias, conceitos primários e monolíticos.

Segundo o jornal francês, esta sequência evoca “preocupações ligadas ao nível intelectual de Bolsonaro, à frente do Estado desde 1º de janeiro, e têm a ver com o caos que o presidente mantém, alimentando-se de controvérsias triviais e vulgares nas redes sociais, atacando a cultura, as ciências sociais e humanas, cortando orçamentos universitários e mantendo uma obsessão marcante com assuntos fálicos em detrimento do avanço de reformas cruciais”.

O Le Monde, porém, suspeita que “o caos que ele mantém pode ser parte de sua estratégia política”.

Bolsonaro faz o marketing da ignorância porque pretende  se manter com a simpatia dos ignorantes, para os quais espera ser o espelho da mediocridade. É o retrato de uma parcela da população que, ante o surto de prosperidade que viveu, não aprendeu a erguer os olhos e sonhar, apenas para baixo e desprezar a multidão de miseráveis, para a qual restam a polícia, os tiros, favelas e calçadas.

É ao mundo feroz, egoísta, regido por uma moral hipócrita que só serve para os outro que Bolsonaro nos “conclomo, canclomo, conclama”.

Roa-se a elite que a ele se aliou porque, afinal, isso ” já “se era de se” esperar.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

26 respostas

  1. O Le Monde, esse jornal conservador francês, não fez nenhuma descoberta ou “revelação” importante. Eu e muitos outros que lemos e comentamos as publicações deste Tijolaço já observamos que “o caos e as contradições – tanto as falsas como as verdadeiras ” têm sido usados como estratégia e método para o desmonte o entreguismo e a redução do Brasil à colônia mineral-agrícola dos EEUU. Embora deva haver divergências entre a “tigrada” e a alta oficialidade das FFAA, tanto uma como outra são vira-latas entreguistas; eu nunca me iludi com a possível reversão do golpe e do entreguismo por parte de uma suposta “ala nacionalistas no sio das FFAA”.

    1. O que porventura houvesse de nacionalismo nas FFAA foi extirpado durante a ditadura de 64-85.
      Esses que estão aí, mais que nunca se portam como exército de ocupação a serviço de potência estrangeira.

  2. Discordo do Le Monde quando acredita que a burriçe do miliciasno seja parte de uma estratégia.ELE É ASSIM MESMO,UM IGNORANTE ,GROSSO,MAL EDUCADO.Querem um exemplo de um entreguista ,sabujo,ladrão mas,aceito ???,o argentino Macri roubou ele esua turma muito mais que o asno,mas,o fez ,”elegantemente,educado ,e racional” o oposto do imbecil tupiniquim,e ele ainda tem inteções de voto consideráveis para Outubro nas eleições !!!!!!

    1. O animal pouco menos ignorante e burro do que essa besta, através do ponto, após o “já se era de se esperar” deve ter ficado alerta, tendo corrigido o mentecapto antes que “conclomo, canclomo” fosse adiante, numa espiral de ridículo e absurdo. Note-se o movimento de cabeça do espécime, imediatamente após o coleguinha do “conclomo”, o “canclomo”, vir à luz. Ali, ele quase interrompe e retoma o discurso, com o quase marxista “conclamo” e descambando de vez , com o “deus abençoe todos eles”, referindo-se ao povo argentino (pobre povo), visivelmente atrapalhado O dito cavalheiro Macri só não caiu na gargalhada porque, provavelmente, não entendia o que a besta tentava dizer, entre um arranco e outro, mas deve ter rido muito, depois, quando lhe contaram o vexame. Não dá mais! Mandem retirar todos os mata-burros das propriedades nos arredores do Distrito Federal, porque se esse animal cair num deles, ainda vamos ter de aguentar o dramalhão da globo, durante horas e horas de velório e sepultamento. O Brasil só não bateu ainda no fundo do abismo porque a terra, segundo o professor-astrólogo-escatólogo da besta, e o próprio, é plana. Eis por que a queda não vai mais ter fim. Mas os imbecis que colocaram essa cavalgadura na cadeira presidencial guardam a firme convicção de que, livres agora do Lula e do PT, mesmo na queda pelo abismo infinito vão poder olhar nos olhos ferozes do deus do esquizofrênico abraão. Viva a ignorância!

  3. Fernando. Tem que tirar o miliciano. E tem que tirar o milico. Não vai sobrar nada. Nem a língua.

    Aos desinformados é possivel compreender a falta de indignação. Mas a turma que tem condições de se informar não tem noção do tamanho da perda. Esta última dos supremos é um roubo de trilhões. Petróleo é tudo, e está em tudo. Em um mundo que tudo vem de todo o mundo, e todo o mundo viaja para todo mundo, acha-se que isso será feito em aviões, navios e trens movidos a energia fotovoltaica.

  4. E eu conclamo essa besta ficar de boca fechada e parar de fazer a gente passar vergonha… Pelo amor de Deus.

  5. Estamos vivendo numa Idiocracia, um Estado de exceção. Lula preso político e um bozo IDIOTA como presidente, cercado de pitbulls milicianos.

  6. Há una estratégia de caos, mas o imbecil é apenas parte da estratégia. Foi posto para criar o caos com sua oligofrenia.

  7. Nao tem isso de “estrategia”. O cara eh um tosco! Soh isso… uma besta sem estrategia… um “agente do caos”… Aguenta quatro anos disso…

  8. Bueno… faz todo sentido que o bolorasno mantenha “uma obsessão marcante com assuntos fálicos em detrimento do avanço de reformas cruciais”.
    Afinal de contas, a missão do dito cujo é nada menos que foder por completo o brazeel, bem como todo e qualquer brazeelian que não seja da familícia, das castas do “com tudo” de Pai Jucá (milicos, judi$$iario, etc.), ou das altas finanças.
    E, infelizmente, tudo indica que vão acabar o ano – e o país – comemorando com um brado de “missão dada é missão cumprida”.

  9. “Esse capitão Bolsonaro, que não é de muitas letras… Começa o período com miníscula…”
    Logo, logp, em inauguração, ele dirá:
    – Meu governo prometeu calçar as ruas e calçou-las, prometeu aterrá-las e aterrou-las!

  10. O que mais me impressionou nesse vídeo foram os olhares e a expressão facial do Bozo.
    Fica muito claro a angústia dele em concatenar a leitura do teleprompter, a fala em si e a linguagem corporal.
    É nítida a percepção de que ele, naquele momento, estava “operando acima da sua capacidade intelectual “.
    O olhar é quase desesperado…
    Me lembra da época de professor com os alunos apresentando um trabalho em grupo, sendo a vez de falar do aluno que só deu o nome e assinou: desconhece totalmente sobre o que está falando e a sua exposição é um martírio para ele, tal o pavor de errar alguma coisa/falar o que não deve…

  11. Ainda que não houvessem erros de conjugação ou concordância a frase não teria sentido. Ele não sabe o significado do verbo usado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *