O cheiro de bode expiatório vai ser ser eliminado?

Veremos, ao longo do dia, mais detalhes sobre os “hackers de Araraquara”.

Por enquanto, as informações são poucas e, ao que parece, “testadas” através de sites simpáticos a Moro e à Polícia Federal antes de serem dadas oficialmente, como ocorria em outras operações, quando logo depois da ação, uma turma de delegados e procuradores punha-se à frente das câmeras e microfones para deitar falação sobre o espetáculo.

As “oficiais”, até agora, pouquíssimo dizem.

Os sujeitos detidos terem hackeado ou tentado hackear as contas de Moro não é, em hipótese alguma, o mesmo que serem a fonte dos diálogos mostrados pelo The Intercept e seus parceiros.

Hackers existem aos montes e qualquer um que tenha sido vítima de fraude bancária sabe disso, inclusive eu, que tive minha conta no Banco do Brasil invadida e dinheiro transferido para um sujeito de Pernambuco, há pouco mais de um ano, quando me mudei e usei a rede aberta da Net por dois ou três dias, enquanto esperava a instalação da minha.

Os arquivos da Polícia Federal, com certeza, possuem listas e listas de pessoas metidas com isto.

Os nomes apontados até agora são de pessoas que têm um histórico de prisões juntos, como o de Suellen Priscila de Oliveira, ex-vendedora de roupas que, em 2015, também foi presa com Gustavo Elias Santos, seu companheiro, e com e Walter Delgatti Neto.

O Globo – que, como os demais jornais diz que houve apenas a clonagem do número dos telefones e sua reinscrição no aplicativo Telegram – traz, porém, uma informação interessante, ao descrever as ordens de busca e as de prisão:

Obter provas relacionadas à invasão de contas do aplicativo Telegram utilizadas pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, o desembargador Abel Gomes (do Tribunal Regional Federal da 2ª Região); o juiz federal Flávio Lucas (da 18ª Vara Federal do Rio) e os delegados da PF Rafael Fernandes (lotado na Superintendência da Polícia Federal paulista) e Flávio Vieitez Reus (atua na PF de Campinas). O nome do procurador Deltan Dallagnol não consta no mandado de busca e apreensão.

Que eu me recorde, exceto Moro, nenhum dos outros personagens aparece, ao menos de forma significativa, nos diálogos vazados.

Todo o material divulgado até agora mostra ter como centro o Telegram de Dallagnol, inclusive trocas de mensagens que não teriam nenhuma razão de terem sido publicadas em grupos, como aquelas em que discutia com o procurador Roberson Pozzobon as perspectivas de lucros com palestras.

Uma nota do site nem tão extraoficial de Moro e da PF, publicada há minutos, corrobora o fato de que não se apurou tentativa de invasão ao telefone do chefe dos promotores e peça-chave de todos os diálogos: “A PF já sabe que os hackers que invadiram o telefone celular de Sergio Moro são os mesmos que hackearam as mensagens de Deltan Dallagnol no Telegram.”

Se o celular de Dallagnol não foi periciado ou se periciado isso não foi detectado e registrado nos pedidos feitos ao juiz, resta a confissão dos detidos como “prova”.

Pelo padrão dos detidos, nenhuma dúvida do poder de coerção a que estão submetidos para dizerem o que for mandado.

Não acho que seja “teoria da conspiração” o que publica hoje Luís Nassif, no GGN:

A operação da Polícia Federal contra os supostos hackers do interior paulista indica o início da estratégia Operação Incêndio de Reichstag, que marcou a ascensão do nazismo na Alemanha.
É uma tática recorrente em governos que caminham para o autoritarismo. Vão sendo testadas armações que insuflem a malta contra o inimigo comum fabricado. Mantém o clima de conflito permanente até que se tenha o grau de fervura adequado para o golpe final.
Nos últimos dias, além dos hackers de Moro houve a capa estapafúrdia de Veja com os supostos terroristas, a tentativa de reavivar as teorias conspiratórios sobre o Foro de São Paulo e, agora, o caso dos hackers amadores – desses que deixam pista e dão trote nas vítimas.
Por enquanto, o caso dos hackers parece mais uma tática restrita de autopreservação de Sérgio Moro, uma tentativa canhestra de tirar o Ministro da defensiva. O Rubicão a ser atravessado seria uma eventual tentativa de investir contra Glenn Greenwald, tentando associá-lo ao grupo. Dependerá exclusivamente da resistência que encontrar pelo caminho. E há um misto de cumplicidade e ignorância de alguns jornais e jornalistas, brincando de acender fósforo no barril de pólvora das redes sociais.

O interesse de parte dos grupos de mídia em “blindar” Moro, a aceitação bovina do que dizem as fontes da PF, o recalque com o furo do The Intercept e a perda do indispensável e saudável hábito jornalístico de duvidar de toda versão antes que esta se prove um fato ajudam a propagar a história dos “mocinhos que prendem” e dos “bandidos porque são bandidos”.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

43 respostas

      1. O piot é que tem trouxinha até hoje acreditando nessa história de “ataque hacker”….

      2. Em sua capacidade de abusar do poder e transferir capital, o Ministério Público Federal (1/21) instaurou um processo criminal hoje em um cruzamento brasileiro com o jornalista Glenn Greenwald. O comentário é claro: implemente a proteção virtual para Sergio Moro e seus advogados para vingar o crime de Lava Jato e proteger o ex-presidente Lula.

        Uma declaração no parlamento violou os preceitos do STF, o que impediu Greenwell e seu site de arranhar uma série de relatórios do VazaJato em investigações da polícia federal. Outra vez foi outro crime, desta vez contra Sergio Moro, uma proposta para promover a imprensa e a promoção do mundo com seus parceiros.

        A vingança de LavaJato ao jornalismo aumentou a autoridade absoluta entre seu governo, seu agente (o judiciário e deputados) contra os interesses da polícia estadual. Inibição, censura, violência policial e judicial são as ferramentas usadas para implementar um programa econômico que destrói o país, viola os direitos humanos e faz valer seus direitos trabalhistas.

        A LavaJato ajudou muito a implementar esse programa, que era para aliviar a oposição e invadir a democracia.

        Não é por acaso que o editor da VazaJato, ministro da Destruição Econômica do Brasil, PauloGuesses, anunciou na Suíça que nossas compras estatais seriam transferidas para empresas estrangeiras. Este é o resultado direto da campanha de mediação da Lava Jato promovida pelas principais empresas nacionais concorrentes da Lava Jato e pelos governos do PT dos países.

        O povo brasileiro é a maior vítima da liberdade democrática e controle nacional, direitos excessivos na mídia, mercados e organizações e seus aliados. A PT continuará sua luta pela restauração completa do estado de direito em nosso país. SergioMoro pede a remoção de sanções ilegais contra Lula e o processo criminal de LavaJato e da justiça brasileira.

        PT e GlennGreenwald se junta a jornalistas para trabalhar pela liberdade de imprensa, democracia e propriedade nacional.

  1. Acho que estão subestimando demais a inteligência do povo brasileiro.
    Essa história de prender hackers não vai pegar bem.
    Será que eles acham que as pessoas são tão estúpidas, a ponto de acharem que a prioridade da PF deveria ser investigar e prender eventuais responsáveis pelo vazamento das informações, ao invés de averiguar a autenticidade do material, ao mesmo tempo em que investiga os suspeitos e os crimes cometidos?
    Só quem compactua com esse balão de ensaio são os que estão com esse governo para o que der e vier, passando por cima da lei, da ética e do que mais for necessário (que representam +/- um terço da população).
    Para os demais, essa atitude da PF só fará difamar ainda mais a própria PF.

    1. mas bastam esses pra causar um alvoroço nas midias e pautar a opinião publicada

    2. Sim, mas veja que Lula está preso com base unicamente na delação de um corréu cuja delação premiada até hoje não foi homologada. Pra fazer esses moleques aí dizerem e assinarem qualquer coisa apontando Glenn como mandante é fácil demais.

  2. Esse é o modo operante da quadrilha do Moro e cia, diziam no começo que a operação Lava a Jato não tinha nada contra Lula, até fazerem os empresários presos mudarem seus depoimentos para incriminar e tornar o lider petista o principal alvo e justificar sua prisão. O mesmo acontece agora prendem os ditos hackers e dizem que a operação não tem nada haver com o Glen até fazerem os presos incriminarem o jornalista para então prendê-lo.

  3. Essa operação é uma ópera bufa, PQP. Eles não tomam “simancol”? De burro, no Brasil, só os bolsominions.

      1. Engraçado, dei ctrl-f e busquei a palavra “inocente” e….poxa, não achei nenhuma menção.

        Sabe quem declara culpa ou inocência? Um juiz.

        Sabe o que o processo de Lula-maior-presidente-da-história NÃO teve? Teve muita coisa, teve powerpoint, recibo de pedágio, cozinha milionariamente reformada com fogão de 4 bocas, piso de 8,00/m² e torneira de 15 conto que vende em qualquer loja de esquina, teve 73 testemunhas que inocentaram Lula, teve ATOS INDETERMINADOS…..

        Mas sabe o que NÃO teve? Um juiz.

        É que infelizmente eu não tenho como fazer um desenho bem grande com canetinha e giz de cera pra você entender, mas a essência da Justiça, a ALMA dela, é um juiz isento.

        Em qualquer lugar do universo, qualquer questão julgada por um dito juiz que TENHA LADO e que tenha ficado de CONLUIO com qualquer das partes é nula. Nula moral, etica, racional e legalmente. Porque juiz com lado NÃO FAZ JUSTIÇA.

        Sempre lembrando que seguimos falando de Lula-maior-presidente-da-história porque você tem esse tesão irreprimível em falar d’Ele.

        E estamos vendo o conçertu do país…..rsrs

      2. não acho que o traste tire ele do ministério os escravos não terão como consumir nem tregar tudo para esses trastes acha que o presidentO não falou isso? ele é assim tão incapaz de deveria ouvir se fará surdo e cegopena que nem Moro, nem Bolsonaro tem vergonha na cara – isso deveria ser suficiente pra se porca, mas é tudo que resta, as medidas cabiveis tem que ser flavio com tudo parado, Marielle, laranjal do PSL a navio estrangeiro empacado em porto sem combustivel, ameaçando prejuizO

        1. mas não vai tirar mesmo
          um depende do outro pra sobreviver
          temos que tirar os 2 e toda corja que os acompanha

          1. moleques ignorantes e fascista brincando com o caso triplex, (foi até civilizado) com um que acredita que Lula é culpado, mas mamadeiras heróticas, kits gay e coisas afins… onde está queiroz, flavio alimentar os minions com o que eles mais gostam a história que bem entendem e o povin gado/ovelha vai engolir…

          2. Provar para um juiz corrupto? Dona Marisa nem sempre é condenada mesmo pela Lava Jato, e não era bom multá-los. Além disso, Lula deve ser tomado como um prisioneiro político. Ao longo dos últimos meses, uma conversa privada com promotores foi inundada quando o Moroso foi um acusador de dupla sentença. #VazaJato

          3. Bem, a autocrítica sincera é considerada interna, define propostas e introduz novas idéias. Precisamos prestar mais atenção às reformas políticas e econômicas. Na política econômica, pensamos, consertamos, cometemos erros e lutamos. Mas o trabalho que fizemos foi apenas um erro. Criticamente, isso se concentra no que você deve fazer e a autocrítica não faz nada.

            Você tem uma área popular onde Lula é um grande líder. Tem o fim certo de hegemonizar o sonar para ver. Existe um bolsonarismo desagradável para protegê-lo ou destruí-lo. E hoje uma atitude obscura a obscurece. Quem são Doria, Eduardo Wright, Luciano uck que o apoiaram na campanha?

            Ficamos chocados. Toda vez que recusava uma negociação inaceitável, recebia uma bomba de impostos. A política prejudicou a economia e a crise piorou. Deixamos US $ 380 bilhões em reservas cambiais. O ex-homem de sal disse que não havia nada hoje. Dois terços do óleo são sal. Fiquei muito feliz quando Armínio disse que estava envolvido na sociedade. Por que eles estão preocupados? Porque as pessoas voltam e distribuem sua renda. Quando Clinton foi eleito, a frase era “Isso é econômico, estúpido”. Eu diria ‘a diferença é estúpida’.

      3. Ainda há pouco tive um encontro transformador com nossa presidenta honesta e competenta! No domingo retrasado eu estava passeando no calçadão com Nina, minha sobrinha de seis anos. Começamos a ouvir aplausos: garis, ambulantes, jovens, mendigos, todos aplaudindo e gritando “Dilma! Guerreira! Do Povo Brasileiro!” E lá veio ela, nossa rainha, pedalando, acenando e mandando beijos. Nina falou: “tia, essa é a presidenta legítima, eleita democraticamente por 54 milhões de votos, que foi derrubada por um golpe misógino, né?” O melhor de tudo é que nossa rainha OUVIU, parou e veio falar com a Nina. Disse: “é verdade, menina, mas no futuro esses velhos, brancos, ricos e ladrões não terão vez, e você poderá ser a presidenta do país se quiser. E ninguém poderá golpeá-la”. Foi lindo, nos abraçamos, choramos, a multidão que havia se formado foi à loucura! Engulam essa, fascistas!!

      4. Em sua capacidade de abusar do poder e transferir capital, o Ministério Público Federal (1/21) instaurou um processo criminal hoje em um cruzamento brasileiro com o jornalista Glenn Greenwald. O comentário é claro: implemente a proteção virtual para Sergio Moro e seus advogados para vingar o crime de Lava Jato e proteger o ex-presidente Lula.

        Uma declaração no parlamento violou os preceitos do STF, o que impediu Greenwell e seu site de arranhar uma série de relatórios do VazaJato em investigações da polícia federal. Outra vez foi outro crime, desta vez contra Sergio Moro, uma proposta para promover a imprensa e a promoção do mundo com seus parceiros.

        A vingança de LavaJato ao jornalismo aumentou a autoridade absoluta entre seu governo, seu agente (o judiciário e deputados) contra os interesses da polícia estadual. Inibição, censura, violência policial e judicial são as ferramentas usadas para implementar um programa econômico que destrói o país, viola os direitos humanos e faz valer seus direitos trabalhistas.

        A LavaJato ajudou muito a implementar esse programa, que era para aliviar a oposição e invadir a democracia.

        Não é por acaso que o editor da VazaJato, ministro da Destruição Econômica do Brasil, PauloGuesses, anunciou na Suíça que nossas compras estatais seriam transferidas para empresas estrangeiras. Este é o resultado direto da campanha de mediação da Lava Jato promovida pelas principais empresas nacionais concorrentes da Lava Jato e pelos governos do PT dos países.

        O povo brasileiro é a maior vítima da liberdade democrática e controle nacional, direitos excessivos na mídia, mercados e organizações e seus aliados. A PT continuará sua luta pela restauração completa do estado de direito em nosso país. SergioMoro pede a remoção de sanções ilegais contra Lula e o processo criminal de LavaJato e da justiça brasileira.

        PT GlennGreenwald se junta a jornalistas para trabalhar pela liberdade de imprensa, democracia e propriedade nacional.

  4. Milhões e milhões que acreditaram em ” mamadeira de piroca ” e votaram na extrema direita representada por bolsonaro . Porque não acreditar na estória “plausível ” que virá . Temos crédulos por diversos motivos . ” Eles ” tem o perfil dos brasileiros e sabem jogar bem com isso . É uma pena , parodiando uma squet humorístico de Jó Soares . Glenn Acreditou .

  5. Os “hackers” encontrados são de péssima qualidade, embora um deles tenha aprontado com arma de fogo ilegal em Santa Catarina. Foi em Santa Catarina que o indefectível Adélio treinou tiro ao alvo no mesmo clube do Carlinhos e do Flavinho Bolsonaro. Mas a urgência possivelmente fez com que não conseguissem coisa melhor. Derivada primeira: Têm urgência, muita urgência. Derivada segunda: Mesmo com as idas aos States, o tempo foi muito curto e não conseguiriam armar coisa muito bem feita. Se têm urgência, é porque têm medo do que ainda poderá vir. Se têm medo, é preciso que o por vir venha logo em grande estardalhaço. Não adianta deixar o melhor para tentar negociar alguma coisa depois, silêncio em troca de liberdade, por exemplo, porque não há confiança para negociação. É preciso ter urgência urgentíssima também, como eles têm. Se têm medo, é melhor fazer com que seu medo se torne realidade e pesadelo. Que venha logo se não o filé, pelo menos a alcatra

    1. Desculpe-me mas eu é que começo a ter medo de já ter acabado a pólvora do barril do Glenn. Com tanta ameaça de gente perigosa, nada apareceu de impactante nos últimos dias e nao me surpreenderia se Veja e Folha já não estejam tramando jogar o Glenn às feras. É hoje ou nunca. Espero que não tenha entregue o ouro aos bandidos da midia.

  6. Eu fico preocupado com esses pessoal de araraquara pois podem ser como na historia dos terroristas de Temer e Alexandre Morais, pois um foi morto num presídio é a mídia calou-se diante daquela barbárie. Imagino agora que ela joga no time de Moro, se algo acontecer a eles nem promotores nem midia vão querer investigar.

  7. https://www10.trf2.jus.br/portal/nota-publica-2/

    Portal TRF2 > Notícias > Nota pública

    Nota pública

    8/6/2019

    O desembargador federal Abel Gomes, relator de processos judiciais derivados da Operação Lava Jato no Tribunal Regional Federal – 2ª Região (TRF2), sofreu uma tentativa de invasão a dados de seu celular e à sua conta no aplicativo de mensagens Telegram. O atentado digital ocorreu na quarta-feira, 5 de junho, e também foi praticado contra o juiz federal Flávio de Oliveira Lucas, que atuou no gabinete do desembargador, substituindo-o em período de férias. Flávio Lucas é hoje titular da 18ª vara Federal cível do Rio de Janeiro.

    Ao perceber a tentativa dos hackers, o desembargador Abel Gomes acionou a Polícia Federal, que está investigando o caso. Em ofício encaminhado à PF, o magistrado ressaltou a necessidade de “esclarecer o grau de comprometimento desta invasão em meu telefone móvel, sistemas eletrônicos, e na minha vida privada e funcional.”

    Abel Gomes é relator de processos, dentre outros, das Operações Calicute, Cadeia Velha e Furna da Onça, que têm por réus o ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral, parlamentares da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, empresários e agentes públicos. Para o desembargador, os criminosos tentam realizar “um tipo de ‘terrorismo eletrônico, para intimidar autoridades. Querem fazer uma demonstração de força, mostrar que seriam capazes de entrar na vida privada e até funcional das autoridades”.

  8. Operação BDG: Bateu Desespero Geral.
    A PF definitivamente perdeu o pouco de credibilidade que ainda tinha.

  9. Acredito que na verdade, o pavoroso hacker do Moro,que Deus nos proteja(do Moro), é a VELHINHA DE TAUBATÉ.

  10. SE OS RAQUIS ESTELIONATÁRIOS FOSSEM OS HACKERS ele venderiam as mensagens, eles iam negociar a mina de ouro e não iriam entregar a um jornalista QUE ELES NUNCA OUVIRAM FALAR.

  11. Esse vaza-jato do juiz Moro
    Vaza tudo que é coisa ruim
    Vaza excremento pelo esgoto
    É merda que não tem fim
    Agora quer se fazer de bobo
    Com a ajuda da Rede Globo
    Só não vai enganar a mim.

  12. Só queria saber o que uma parte dos bozomínios e moromínios vão falar agora.
    É que uma parte deles dizia textualmente: “não há nada de interceptação, é tudo coisa inventada pela esquerda….”, “são tão ruins de invenção que erraram até as datas e horários, o que comprova que não houve as conversas….”.
    Agora a PF prendeu quem fez a interceptação. Caramba! se não tinha nada, se era invenção da esquerda, como é que alguém foi preso?
    Mais um mistério, quase do mesmo nível da Terra Plana.
    Ou do “ato indeterminado de corrupção”.
    O Brasil já viveu a época dos “anos de chumbo”. Agora vive o período dos “anos sem lógica nenhuma”.

  13. Essa vaza-jato do juiz Moro
    Vaza tudo que é coisa ruim
    Vaza excremento pelo esgoto
    É merda que não tem mais fim
    Agora quer se fazer de bobo
    Com a ajuda da Rede Globo
    Só não vai enganar a mim.

  14. Esses aí estão mais para bodes respiratórios.

    Servem para os bandidos da quadrilha de Curitiba darem um respiro enquanto inventam outra farsa.

  15. Enquanto isso: cadê o Queiroz? Quem matou Marielle? Como entrou 40kg de maconha no avião presidencial?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *