O “centrão” na goela do monstro que ajudou a criar

Não foram tantas nem tão imensas quanto as do dia 15, mas foram muitas e, várias delas, grandes as manifestações do bolsonarismo, hoje. Menores e menos espalhadas que as do dia 15, mas isso não não as faz irrelevantes.

Infelizmente para toda a sociedade, o fascismo despertou, espalhou-se e consolidou-se numa força real, poderosa e doentia da vida política brasileira.

Não são os “maluquinhos úteis”.

Este blog tem chamado a atenção para o fato de, embora cresça de maneira muito rápida a rejeição a Bolsonaro e seu governo, o núcleo de seu apoio permanece intocado. De outra maneira, como explicar o índice de aprovação de quase 30% de um dos maiores desastres administrativos e econômicos que este país já assistiu no inicio de um governo?

Não poderia ser de outra forma, depois de quase cinco anos do bombardeiro lavajatista sobre uma classe média atrasada e egoísta, como é típico em sociedades colonizadas, econômica e culturalmente.

Se a direita não fascista e o dito “centro” político quiserem se iludir, que se iludam. A derrota eleitoral que sofreram em outubro (da qual se esquecem, dizendo que ela foi apenas “a do PT”) não é nada perto do que estão e do que vão passar nas mãos deste processo de radicalização autoritária que Bolsonaro representa.

Os acontecimentos de hoje mostraram que serão devorados impiedosamente se deixarem que Bolsonaro permaneça ditando a pauta política e persistirem em tolerar que suas propostas avancem. Estão acuados e seu acovardamento só facilitará a ação da horda extremista.

Escudarem-se em que Sérgio Moro e Paulo Guedes – ou os próprios militares no governo –  “não são bem isso” é pretender que não é este o conjunto de forças dos quais, querendo ou não, fazem parte e devem obediência.

O campo popular reagirá com suas manifestações na quinta-feira, dia 30.

O “centro” – seja Rodrigo Maia, o “centrão” ou a mídia -, se permanecer paralisado e concessivo, vai descer goela abaixo da boca monstruosa que estamos vendo aberta.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

36 respostas

  1. já escrevi isso hoje quando pediram o fechamento do Congresso

    já passou da hora de judiciário e congresso se mexer e dar um basta nessa loucura

  2. Enquanto isso o caudilho encarcerado manda o pt e seu séquito não adotarem a palavra de ordem: fora Bolsonaro. O pt pretende carregar este “defunto morto” até as próximas eleições prá ver se ganha com ele ou um seu (dele) preposto. E o Brasil que se lasque tendo que aguentar este governo do bozo, tudo prá ver se sobra uma boquinha para o pt nas próximas eleições.

    1. O que você propõe? Invadir Brasília e arrancar o louco do palácio do planalto? Hoje, o que qualquer ser pensante (e ainda existem, apesar do bozo) deseja é através das manifestações pacíficas enfraquecer o poder desses milicianos ora acostados no Planalto.

      1. Esses elementos não têm ninguém para apoiar e ganhar as eleições. Ciro será sempre lembrado da fuga para Paris. Então atacam Lula e o PT.

      2. Eu posso ter minha opinião, como fazem todos aqui e em outros blogs, sem ter a necessidade de propor nada. Quem tem que propor ações políticas são os políticos, profissionais que deveriam saber o que fazem. Fora bozo, que faz tremer de medo os frágeis gambitos das lideranças petistas, é uma manifestação de descontentamento que pode sim derrubar governos. Triste país seria o Brasil se tivesse só uma opção de liderança (e eu posso contar pelo menos umas três ou quatro atualmente, como boas opções à esquerda, para desespero do pt hegemônico) e ainda por cima, amada com paixão irracional, incondicional e acrítica pelos seus acólitos.

        1. Creio que cansamos de errar, parece que não temos não nenhum compromisso com o voto. Aqui em SP por exemplo recolocamos o Maluf durante 5 mandatos na Camara, mesmo ele tendo a fama de “rouba mas faz”. Perguntei a um amigo que reclamava da corrupção, porque votou em Maluf e ele me disse ” não tinha outro”. Parece que o votar não tem significado algum. O politico eleito, observem o “honesto” Aecio, mesmo com todas as noticias de corrupção que temos dele, se ele ficar lá quietinho, voltara ao parlamento quanta vezes quiser. Por isso, sou da opinião que temos que manter este “loco” lá,
          para que as pessoas sintam ou no bolso ou nos problemas decorrentes do seu desgoverno a sua responsabilidade. Agora,
          quem tem que derrubar o “louco” não è a esquerda, mas quem o colocou lá. Asim quiseram, assim deverão suportar nos proximos quatro anos. Tiraram o Collor, parece que acharam facil, “se precisar vamos as ruas para tirar” me disse um bolsominion e continuam a fazer errado.

    2. Primeiro que caudilho é vosso pai,segundo que se alguém fez alguma coisa por esse país e seu povo,inclusive você,foram LULA e O PT!

      1. O problema maior, é exatamente o que alguns fingem não entender:

        Independente do que pensa o Lula, tirar Bozo, que é uma peça importante nas mãos do “mercadismo” para substituir por outra (Mourão), que talvez tenha ainda maior eficácia na realização da agenda destrutiva de país, é um tiro no pé sem tamanho.

        Tem que conscientizar a população através de uma presença cada vez maior, nas ruas, e mostrar que existe uma outra agenda que não ESSA Reforma e essas privatizações alucinadas, a qualquer custo.

        Enquanto isso não for feito, sempre será dada margem para verdadeiros pistoleiros da política, aparecerem com jeitinho de democratas e jogarem na lata do lixo os direitos sociais e o Estado de soberania conquistados a duras penas.

    3. Bom, e a sua proposta é qual, exatamente? “Primeiro tira ele, depois a gente tira o outra, quando entrar”?

      Se me lembro muito bem, era exatamente essa pataquada que as criaturas que protestavam pelo impeachment, em 2015, diziam quando questionadas sobre o que exatamente elas pretendiam colocar no lugar.

      Lula, quer vc ou qualquer outra pessoa queira ou não queira, ainda é, a mais relevante figura política com diálogo direto ao povão, e capacidade mobilizadora, dentro do campo progressista.

      Em que pesem a grande ajuda de todos os outros grandes nomes (Boulos e etc), é Lula, ainda a força central do processo de resistência que tenha a enfrentar o avanço do fundamentalismo.

    4. Já vi que de política você não entende nada. A direita se matando sozinha e você quer que os progressistas entrem de graça nesse jogo sujo? Cérebro de bolsominion! Eleitor do Ciro! Duvido que não.

    5. De nada vale dizer que entendo sua ira mas a irracionalidade agora não vai resolver o problema político. De que adianta o PT aderir ao “fora Bolsonaro ” se se uma parcela expressiva dos 57 milhões de seus eleitores não se convencer de sua estupidez? Sinto muito mas o “caudilho encarcerado” está certo. E mais, o PT não tem séquito, tem militantes e simpatizantes como eu.

    6. Romero, tô com você.
      Essa cegueira petista de considerar-se a única saída para o País já nos legou o bozo.
      Agora …não podemos encampar o fora bozo, como se esse lixo pudesse sangrar e morrer, ele não morrerá por inanição u por burrice, nem mesmo o abissal índice de desemprego e a destruição da nação é capaz de trazer um espírito novo aos zumbis que o adoram.
      Tem que ser FORA BOZO mesmo, com Lula ou sem Lula, com o PT ou sem PT.

  3. PASSEI O DIA COLHENDO INFORMAÇÕES DE HOJE E CONFESSO ESPERAVA MENOS GENTE COM A INTOLERÂNCIA E BURRICE DE SEMPRE.
    O FASCISMO VIVE FORTE ENTRE NÓS E PRECISAMOS DERRUBAR ESSE GOVERNO E OS QUE O SUSTENTAM IMEDIATAMENTE ANTES QUE O SANGUE COMECE A CORRER PELAS VIAS PÚBLICAS.
    URGE UMA ALIANÇA ENTRE ESQUERDA E DIREITA PARA DAR UM BASTA,DAR UM CALA BOCA CANALHAS NOS MILITARES,NO MINISTÉRIO PÚBLICO,NA PROCURADORIA OU SÓ UMA GUERRA CÍVEL INEVITÁVEL POIS O INTENTO DO FASCISMO É PROVOCA-LA,ISSO O PSICOPATA DEIXOU CLARO QUANDO DISSE SER PRECISO MATAR TRINTA MIL,E EXTERMINAR OS OPOSITORES.
    O FASCISMO VIVE É TEM PODER ENTRE OS ABESTALHADOS E A GENTE RICA MAS OS DEMOCRATAS SÃO MAIS MUITO MAIS,SÓ PRECISA TER UM POUCO DE CORAGEM E GRITAR BASTA OU LHES BASTAREMOS NÓS.

    1. Perfeito.
      E por isso , ainda não compreendi a estratégia de Lula em não permitir que a tropa petista encampe o FORA BOZO.
      Eu iria mais além, FORA BOZO, BOZONAROS NA CADEIA !!!

      1. Por que fora Bozo significa Vem Mourão! E Mourão está sendo assessorado para mudar sua postura política exatamente para atender aos tolos. Ele é um ser muito mais perigoso que o Bozo para a população! Vai aprovar todas as reformas. Todo o saco de maldade vai ser enfiado guela abaixo e com ele, vamos engolir caladinhos.

    2. Análise perfeita! TEm que unir quem tem bon senso que pelas pesquisas já é maioria! Esse 1/3 deles não vai mudar de opinião nem daqui a 20 anos! Foram 12 anos de propaganda massiva anti esquerda. Ser esquerda passou a ser sinônimo de vergonha e de ladrão e isso é FATO! A midia não tá nem ae pra desfazer a merda pq as pautas que ela apoia são a favor de grandes empresas e financeira ( elas vivem de especulação mais do que produção hoje em dia vide o balanço financeiro da Globo esse ano! )

    1. Não é possível, isto é montagem. Por mais que esta infeliz seja ignorante e analfabeta, sempre tem um do lado para fazer a correção e evitar passar este ridículo.

  4. Liberalismo, conservadorismo, fascismo, “direita”, “esquerda”, por favor, continuamos a dar foro de movimento e de “pensamento” racional a coisas que distam muito de tudo isso. Dono de puteiro elevado a status de paladino de movimentos conservadores? Um senhor decrépito em estado mórbido e avançado de loucura alçado a condição de filósofo? Um deputado do baixíssimo clero que não deveria passar de vereador de vila elevado a primeiro mandatário de um país continental? Um príncipe da sociologia balbuciando cinicamente como se não tivesse nada a ver com esse caos? A economia no seu pior ciclo depressivo e “economistas sérios” se portando como especialista da Empiricus e aviando receitas que só vão agravar a situação? Para que eu quero descer!
    Tudo isso é apenas e tão somente um erro, e não o maior, do verdadeiro perigo que nos cerca: a destruição e a depressão econômica que vai pagar a maioria dos brasileiros e a destruição da nossa democracia, mesmo essa franzina e Severina, aquela que vigia antes de se abrir a caixa de Pandora do Golpe e que tanta falta vai nos fazer, que vai aprofundar ainda mais essa paisagem de terra destruída pela mão de nossas elites no Mercado, na Grande Imprensa e na Política.
    Não foram os loucos que nos colocaram nessa enrascada, mas os muito vivos e cínicos. Até os loucos têm cura, os muito vivos não.

  5. BOLSONARO é uma realidade que precisa ser extirpada e TRANSPASSADA pela espada da justiça democrática.

    Mourão,de concepção igual ou não, ainda é ficção ..BOZO não, é uma realidade deletéria cuja marca, somado a Temer, já demandará 25 anos de reconstrução.

    Apostar no desgaste como estratégia eleitoral, ou não acreditar que o adversário possa vir a de reinventar pra convencer incautos, é ato irresponsável.

    ..como já testemunharam Itália e Alemanha, com FASCISTA não se brinca

  6. Sou filho de imigrantes italianos, meu pai participou da segunda guerra. Tenho noção do que foi aquilo. Hoje quando vi esses bolsominions arrancando a faixa pela.defesa da educação, correu um frio na espinha, essa gente está prontinha para trabalhar em campos de extermínios. Não terão um pingo de arrependimento.

  7. Vixe! Até que tem bastante idiota inútil tupiniquim, os patos amarelos da CBF… (Mas, a Copa América ainda não começou…). “Alô criançada, o Bozo chegou!”.

  8. Brito, essa é exatamente a minha opinião que coloquei em um comentário de outro texto seu hoje, mas que ainda aguarda a moderação.

  9. É preciso mais algum tempo para que as cabeças esfriem e analisem friamente essa manifestação de hoje. Há analistas sérios dizendo que foi um fracasso retumbante e outros igualmente sérios dizendo que foram consideráveis.

    1. Um número ainda razoável, mas longe da barulheira dos robôs nas redes sociais.

      Acredito que o PIG ao insuflar o antipetismo por anos acabou abrindo a caixa de Pandora, ajudando a consolidar no país um núcleo duro fascista. Por outro lado, ainda há gente na fase de negação, demorando a admitir que votou num escroque.

  10. Se o que vimos hoje nas ruas mostra o nível de apoio que o capitão tem dentro de um país com mais de 200 milhões de pessoas, ele está literalmente ferrado. Também pudera, robôs virtuais não podem ir a manifestações, né mesmo. A propósito, quem será que pagou esse bonecão do Rodrigo Maia?

    1. Filho de uma vítima da ditadura militar, o advogado foi presidente da OAB do Rio de Janeiro. Quando ocupava este cargo, pediu a cassação do mandato do então deputado Jair Bolsonaro por causa da homenagem ao coronel Brilhante Ustra, apontado como um dos maiores torturadores do regime militar, na votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Acabou por assumir o comando da OAB nacional um mês depois da posse de Bolsonaro na Presidência da República. A defesa que a família Bolsonaro faz da ditadura incomoda o presidente da Ordem. “Isso para mim é imperdoável”, afirma Santa Cruz…. – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/05/26/brasil-e-caldeirao-prestes-a-explodir-afirma-presidente-da-oab.htm?cmpid=copiaecola

      1. Sinceramente, esse discurso neoliberal do Presidente da OAB, datado dos tempos de Reagan-Thatcher, é de causar vergonha.
        As ideias desse pessoal da FIESP ainda não chegaram ao século XXI. Esqueceram a crise mundial de 2008? Até o FMI já leu Piketty e ninguém aceita mais esse dogma repleto de mentiras que é a ideologia do rentismo transnacional.
        A “elite do atraso” de Jessé Sousa define bem o caráter retrógrado dessa gente. São acima de tudo muito burros e atrasados, por isso a indústria nacional está no fundo do poço. A OAB apoiou a Ditadura e a FIESP também.

  11. Não restam dúvidas que essas manifestações e suas palavras de ordem nitidamente desconectadas com a Democracia, dá-se no ambiente de um golpe de estado, onde o segundo títere escolhido para posar de presidente, Jair Bolsonaro, que as convocou, pelo que foi mostrado, enfrenta na realidade a estrutura do próprio golpe que o pariu e o mantém no poder. Não foram nada desprezíveis e mostram que a mímica democrática não define a Democracia e, mais, que num ambiente da estrutura de poder de um golpe de estado, na realidade a Constituição está com suas determinações legais sendo contestadas. Nesse ambiente, a não ser que apareça mais uma jabuticaba, não será possível um remendo, a saída só se dará com a rutura decorrente do embate das forças que disputam o poder. Sorte será se, como em 1985, tudo aconteça sem conflito armado. Naquela ocasião eram os militares que estavam no comando do golpe, que para entregarem o poder impuseram um acordo que resultou na anistia dos crimes que cometeram em mais de vinte anos. Agora, os crimes dos golpistas, onde Forças Armadas estão novamente presentes, não chega a eliminação, prisão e banimento de brasileiros, mas a saída parece muito mais complexa, por também a cúpula do Judiciário ser parte do comando do golpe.

  12. Nem centro, nem centrão, nem judiciário, nem mídia vão mudar em nada, penso eu. Porque essa gente está atrelada ao golpe e à sua agenda. O que significa dizer, com o rabo preso com os EUA. O inimigo dessa gente continua sendo o PT e, por causa disso, militares, mídia, políticos, juízes, TODOS se humilham e toleram o presidente louco.

    1. O presidente não é um louco à toa. Ele é louco na medida certa para servir de corpo e alma aos Estados Unidos.

  13. Fernando Brito sempre sensato, vendo o que aconteceu de fato no domingo e, a partir daí, fazendo sua análise.

  14. O Centrão junto com o PSDB, a Mídia, e o Judiciário foram os protagonistas do Golpe de 2016. Acho bom que sejam devorados pelos zumbis acéfalos fake news que criaram e alimentaram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *