O capitão baixou a guarda

Há uma imensa dúvida no que esteve por trás – e quase tudo esteve – nesta crise Bolsonaro x Bebiano que parou a República por cinco dias.

Saná-la depende menos do jornalismo -afinal, foi descrita como de “foro íntimo” – do que da disposição das partes de revelar o que foi que levou Jair Bolsonaro a valer-se da primeira situação delicada de seu ministro aparentemente tão próximo para alvejá-lo com o “mentiroso” do qual já se sabe que o filho foi mero amplificador.

A aparição do presidente em vídeo formal e burocraticamente elogioso, duro como uma pedra, parece bem pouco a ser aceitável para quem recusou uma sinecura no conselho da Itaipu Binacional ou o “dolce far niente” da Embaixada do Brasil em Roma.

E há os “muy amigos”, como o vice-general Hamílton Mourão, que não perderam tempo em dizer que a demissão de bebianno  “se deu por mais motivos do que a suspeita de que ele tenha acobertado candidatas usadas como laranjas no PSL durante a última eleição.”

Se não foi isso, o que foi, é a pergunta automática, a que ele respondeu com uma frase menos lacônica que provocativa:

— Eu não sei. Por isso são questões de foro íntimo. Como eles se conhecem já há algum tempo, talvez tivessem outros problemas que nunca foram ventilados.

Bebianno, com a patente vacilação de Bolsonaro, tem um trunfo na mão: basta-lhe o vazamento de uma informação constrangedora ou até a simples provocação para colocar o presidente na berlinda.

Com as acusações que ele próprio ajudou a serem o bastante para uma condenação.

Bolsonaro terminou mal o que começou mal.

E começa mal o que, com toda a certeza, terminará mal.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

28 respostas

  1. Dizem que com a saída de Bebianno teremos agora um Floriano Peixoto.

    Só faltam o Deodoro e o Hermes da Fonseca.

      1. É um governo até mais militar que 64. Ou eles começam a botar as coisas para funcionarem ou passarão mais 30 anos no ostracismo.

        Não adiantará por a culpa pelo desemprego no comunismo ou na China.

  2. A cada dia fica mais esdrúxula, bizarra, surreal, patética, a presença de um desclassificado intelectual, moral, humano, como o Bozo na presidência do Brasil. A simples presença dele ali, já envia um simbolismo degradante do qual nosso país talvez jamais se recupere. Repito o que disse há alguns anos: o Brasil acabou, caminharemos para a fragmentação. Até porque não há como remendar a ruptura social.

  3. MAIS UM MILICO NO PLANALTO,NEM NA DITADURA PASSADA TANTOS MILICOS TIVERAM PODER DE MANDO O QUE VIRÁ DESSA MERDA TODA É MUITO PIOR DO QUE LUTAMOS CONTRA NO PASSADO MESMO PORQUE ESSES CARAS DE HOJE TÃO CAGANDO E ANDANDO PELA SOBERANIA DO BRASIL,TÃO DANDO O RABO PARA OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA,LÁ SE VÃO NOSSAS ESTATAIS,NOSSO PETRÓLEO QUE ERA PARA EDUCAÇÃO E SAÚDE,NOSSAS TERRAS,NOSSA TECNOLOGIA EM ÁGUAS PROFUNDAS QUE CUSTARAM BILHÕES DE DÓLARES E ANOS DE ESTUDO,EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO ESSE GENERAIS DE MERDA JUNTO COM JUDICIÁRIO E MINISTÉRIO PÚBLICO ESTARIAM NO CORREDOR DA MORTE.
    O BRASIL CAMINHA PARA SER UMA IMENSA FAZENDA DE SOJA E MILHO PARA SUSTENTAR OS CANALHAS QUE NOS SAQUEIAM E SACANEIAM.

    1. Talvez só assim para surgir movimentos PROGRESSISTAS sem REPUBLICANISMOS e ANISTIAS, infelizmente nossas lideranças foram passivas demais e com fogo não se brinca nem com ele apagado,o resultado uma geração assalariada,desempregada sem direitos básicos, e o PIOR muito PIOR, muitos DEFENDENDO os próprios FEITORES, é realmente estamos regredindo a olhos vistos quem sabe regredimos até 1930 e renasça uma REVOLUÇÃO só que espero que não perdoem mais SÃO PAULO, é lá que começa todas essas desgraças.

    2. E parece que todos são da linha dura, aquela que acredita que o Ernesto Geisel era comunista, porque criou nossa própria política nuclear independente.

    3. Que o povo se exploda se matem educaçao so aquela robotizada por fanatismo e desinformaçao! Quanto menos souberem maior a manipulaçao e a escravidao! Lei Aurea sera revogada na Reforma da Previdencia!

  4. Basta Bebianno declarar que o Bolsonaro foi eleito por meio da fraude do Whatsapp. E ele conhece bem o caso.

    1. Seria ótimo, pois ensejaria a cassação da chapa, pondo para correr também o Mourão. Mas sonhar não custa nada…

      1. Eu acho que é só sonho mesmo. Com a camarilha de juízes que temos, o único caminho possível é o da fossa séptica

  5. O Titanic já está afundando no mar de merda que se transformou o Brasil, e o comandante da nave foi escolhido à dedo, pelos militares, entre a ralé do exército. Os brasileiros têm que se lembrar que Bolsonaro sempre disse que não sabia nada, não sabia nada de Saúde, nada de Economia, nada de Educação,…nada de nada, como podem os “bolsonaras”, que o elegeram, exigir que o “pulha”, saiba escolher seu Ministros ?

    1. Há que se reconhecer que ele fez a campanha política mais sincera de todos os tempos. Ele se declarou iuma completa besta em todas as áreas do conhecimento e das necessidades humanas, afirmou que revogaria direitos, que promoveria regressão social, patrocinaria esquadrões da morte… e por aí vai.
      E, ainda assim, conseguiu mais votos do que todos os concorrentes. Ainda que se reconheça que houve fraide, fato é que maid de um terço do eleitorado pagou para ver. Outro terço preferiu fazer de conta que não tinha nada a ver com isso. E aí está.

  6. Nada será em vão!
    “A história não é escrita em dias, meses ou semanas. Mas, por gerações”
    Novo momento, nova virada.
    Que virá!
    ***********
    Atenção para os sinais.
    Pequenos sinais.
    No futebol e suas torcidas, nas filas de ônibus e metrôs, nas portas de hospitais e fábricas, às vagas de escolas e creches.
    No custo da vida simples e no desperdício das castas.
    No dinheiro fácil e garantido para magnatas e juízes, ante a miséria que se aprofunda para os reais produtores da riqueza e do conhecimento.
    Pequenos sinais, que já se percebe em ônibus, trens, ruas e metrôs.
    A violência, a mentira e o escárnio daqueles que se julgam senhores não se sustentará, pois terão a oferecer senão promessas vãs.

  7. Fala, Bebianno. Aproveita que você está vivo e fala.
    Lembre-se. Ex-ministro morto não fala!
    Veja o caso do Teori, que era mais do que ex!

  8. Penso q qdo da denuncia contra Bibiano, o tico d Carlos mais o Teco do Bolsonaro, planejaram manter-se afastado dele e assim, qdo voltasse ao cargo, já teria sido demitido e todos veriam q o presidente não tem nada a ver com o Laranjal. Tanto q enfatizaram q não ocorreu contanto, provando até com áudio. Bingo!!!! Limpou a barra do papai. Exceto por um detalhe: é o presidente quem demite. Esqueceram disso. Daí a saia justa e o incontornável desgaste gratuito criado pela dupla. Cujos planos jeniais não prevêem desdobramentos além das próximas horas…

  9. Vou fazer uma proposta indecente para alguns: que tal criar mais uma fonte de financiamento da seguridade social, por exemplo, cobrar 0,5 a 1 por cento sobre o lucro das operações financeiras já que o mercado precisa tanto de uma reforma da previdência? Se o mercado vai ser beneficiado por que não colabora também? Que tal rasgar a reforma do Jair e propor outra – a proposta de reforma previdenciária do povo? Soube que já existe um conselho nacional de seguridade social. Que tal melhorar e recrudescer as atividades do conselho? Por fim, insisto: que tal a criação de uma lei complementar de Responsabilidade Previdenciária?

  10. Complementando o comentário anterior: falo sobre o aumento da alíquota do COFINS – ao menos transitoriamente -, por exemplo, por dez anos.

  11. Brito, não sei se foi determinante, mas é no mínimo curioso que o Bebiano tenha atuado recentemente para tirar o hospital de bonsucesso da mão das milícias. Se não me engano o dcm foi o pri.eiro a levantar esse fato, mas não teve muita repercussão. Acho que é uma boa ponta de novelo pra ser puxada.
    Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *