O cachimbo do golpe entorta as bocas: Jardim quer “compatibilidade ideológica” de auditores

jardim

A ilegitimidade do golpe que levou Michel Temer ao poder é contaminante.

Torquato Jardim, ex-ministro do TSE e advogado respeitado,  mostrou que as qualidades pessoais sucumbem diante da necessidade de legitimar, à força, o governo que deveria  se portar como provisório, mas que se pretende, agora, “dono do Brasil”.

Em vídeo, divulgado pelo Congresso em Foco, Jardim diz que os trabalhos no ministério pressupõem “compatibilidade política, filosófica e ideológica de cada qual com o governo de transição” de Temer.

Quem dizer agora que fiscalização de contas exige “compatibilidade política, filosófica e ideológica”?

O novo ministro, aliás, solicitou a quem tiver “incompatibilidades” pegue o boné e vá embora.

Aliás, até a forma de dizer foi um desastre: em lugar de apresentar-se, ter um discurso técnico, apaziguador, exercitar a paciência, Jardim mandou os funcionários para o auditório e falou a eles…por vídeo!

A ilegitimidade deste governo, assim, se transmite para todos os seus integrantes na forma de autoritarismo, soberba e incapacidade de conviver com quem quer que seja se não for pelo conchavo político.

Os servidores da extinta CGU não têm nada de “esquerdistas” ou “bolivarianos”, muito ao contrário. Apesar do status e da independência que o órgão teve durante os governos do PT, faziam sérias resistências políticas a Dilma.

A sutileza de elefante do novo ministro é apenas decorrência de um governo que, em 20 dias, já não pode sair na rua.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

9 respostas

  1. Os petroleiros denunciaram a negociata, onde a estatal cedeu US$ 3 bilhões em ativos e recebeu em troca US$ 750 milhões. Pedro Parente é um dos denunciados na ação que corre na justiça há 15 anos, mas que só agora o STJ aprovou a realização de perícia no contrato entre a Petrobrás e a Repsol. Em dezembro de 2010, após muita luta da categoria, a Refap voltou a ser 100% Petrobrás.

    1. E dizem que Pasadena que deu preju….

    2. De novo o judiciário sentando se em cima de um processo dessa importância quinze anos. Vergonha. Vergonha. Vergonha. Nojo.

  2. Que esses biteludos do mal (do desenho Beavis e Butthead rs rs) daqui a pouco nem em vídeo tenham a coragem de aparecer! Golpistas!

    Hora de mirar em Pedro Serpente (de artigo no jornalggn) até que essa cobra golpista saia escorraçada da Petrobrás, a quer vender no esquema da Privataria Tucana (do livro de Amaury Jr.).

    Mesmo com as atuais dificuldades dessa indústria pelo mundo, e que não são pequenas, ao povo brasileiro de seguir dono e decidindo o que dele fazer – sobretudo para a educação e saúde, conforme o sonhado para o pré-sal

  3. A CGU vais ser a Corja dos Gatos Unidos. Compatibilidade ideológica com a tal da peemebalha? Como bem falado acima: fisiológica. Essa figuraca não tem nem compatibidade com o que ele falou há seis meses atrás. O golpe temer a cada segundo mostra a sua cara e o seu caráter ditatorial. Viva o Gedel, o Moreira, o quadrlha, o Cunha e família, o Juca, o Alves, o serra, o ébrio, o 300 mil, o TAPETAO, o Congre$$o que não representa o povo, o esquecido e gato, além de hipócrita, golpista e entreguista Cardoso, o geraldinho autista merendao. Cansei. E FORA temer.

  4. A PÁTRIA DOS TRAIDORES É O DINHEIRO SUJO DERIVADO DE PROPINAS, RESULTADO DO ENTREGUISMO, POLITICOS EGOCÊNTRICOS QUE SE AUTOVALORIZAM SEM MERECIMENTOS, BANQUEIROS LADRÕES E MÍDIA CARTELIZADA, CAUSANDO O EMPOBRECIMENTO E VASSALAGEM DO POVO DO BRASIL.
    GREVE TOTAL. GREVE GERAL. FORA GOLPISTAS TRAIDORES. “BRAVA GENTE BRASILEIRA!…” O hino da independência do Brasil tornará realidade. Temos que ficar livre dos inimigos, e agora nossos inimigos estão também dentro de nosso país, são GOLPISTAS. Este hino que deveria ser o hino nacional. VAMOS COLOCAR OS BLOCOS NAS RUAS! VAMOS OCUPAR NOSSOS ESPAÇOS. Agora estamos dependentes de GOLPISTAS, todos envolvidos em crimes e ENTREGANDO NOSSA SOBERANIA E DIGNIDADE. A pátria tem de ficar livre de golpistas e traidores. BRASILEIROS LEVANTAI-VOS. FORA TEMER. FORA CONGRESSO DE TRAIDORES.

  5. Quem dizer agora que fiscalização de contas exige “compatibilidade política, filosófica e ideológica”? É engraçada esta fractal ideológica. Os fragmentos refletem ao forma do todo. Traficante diz assim na periferia: o esquema aqui é este. Quem não gostar cai fora. Policial já falou inúmeras vezes (eu ouvi): periferia é isto. Quem não gostar, que vá morar em Alphaville. É nóis, meu chapa! Pensamento mafioso, em português vulgar, oficial ou em latim, expressa sempre a mesma ideia. Dá para entender o contexto sócio-cultural do país atual a partir daí. O mais inusitado, porém, é que é um movimento que saiu do micro e chegou ao macro. Da periferia, pro Estado, do Estado para as instituições e destas para o poder central. Claro, a idealização veio de cima, mas foi muito bem pensada e executada a médio prazo. Agora já virou paradigma social. O momento tem de ser de refluxo. Mas, não adianta apenas devolver o pensamento criminoso às esferas do submundo, da sombra e da boca-pequena. É preciso combater o submundo, a sombra e a boca-pequena. Senão ele cresce de novo. Que chance de mudar as coisas, hein?! E o nobre advogado aí de cima, já escolheu de que lado ficar.
    Sinceramente, Fernando Brito, demonstrar tanto respeito por quem se desmascara deste jeito é uma atitude no mínimo anacrônica. Não dá mais pra ser condescendente nem um pouco com esta gentalha.

  6. Todo golpista tem como característica principal comportar-se como um ser invertebrado, eis que necessita adaptar seus atos e discursos de acordo com a ocasião, mesmo à míngua de coerência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *