O artigo de Huck é um pastel de vento.

folhahuck

Leia-se ou não o artigo de Luciano Huck, na Folha, hoje, para “explicar” porque não é (mais) candidato a Presidente da República o efeito será o mesmo: você terá jogado seu tempo fora e não saberá de nada senão do que o apresentador diz ter sido sua egotrip no sonho presidencial.

A recorrência desta hipótese em torno do meu nome fez ressurgir uma espiral positiva de tamanha força que foi humanamente impossível não me deixar tocar. Assim, a cabeça e a alma começaram a operar novamente seus ciclos de altos e baixos, trazendo de volta ao meu radar uma decisão avassaladora.

“Minha cabeça rodando, rodava mais que os casais. O teu perfume, Gardênia, e não me perguntes mais”, diria o genial Aldir Blanc.

E qual foi a decisão avassaladora? “Não sou candidato a presidente do Brasil”.

Por quê? O que pesou para tomar a decisão de não ser? Por que quis ser, se é que quis? O que lhe faltou?

Nem mesmo uma palavra. Que dirá sobre seus relacionamentos com o dinheiro público, no caso do jato financiado pelo BNDES e dos R$ 20 milhões da Lei Rouanet. Transparência, Luciano?

Mas o título “Estou dentro” é falso como uma nota de três reais porque, diz ele ao final, que vai “dedicar todo o tempo e a energia que estiverem ao meu alcance para ajudar a fazer este Brasil que a gente merece definitivamente acontecer.” Com boa vontade, deduz-se que ele quer “fazer o Brasil acontecer”. Acontece, Huck, acontece todos os dias para quem não tem jatinho nem iate, viu?

Você está fora, Huck, caia na real. Vai servir é de garoto propaganda para candidatos escolhidos a dedo por empresários que burlam, indiretamente, a proibição de verbas de pessoa jurídica em campanhas eleitorais.

O texto é de um egocentrismo mal-descrito (e mal escrito) que só nos diz que o autor, modestamente, fez algo parecido com uma psicanálise de grupo:

Foram centenas de conversas, cada uma delas um aprendizado. Ideias se conectando umas às outras e fazendo enorme sentido. No total, foram mais de dez meses de escuta profunda, debates, leituras, reflexão… um tempo de tanta intensidade e qualidade, que provocou uma revolução interna, virando do avesso tudo o que eu acreditava serem meus limites e demolindo os tetos que inconscientemente limitavam o espaço acima da minha cabeça.

A vaguidão é monumental. Não se sabe uma sequer das ideias que  foram “se conectando”. Serve para religião, identidade sexual, relacionamento empresarial, física quântica, o que você quiser botar “na roda”.

Quando se quer lançar uma versão reciclada de algo bem antigo, os publicitários trocam-lhe a embalagem e tascam nela e na propaganda aquele “splash” (uma daquelas explosões gráfica das de quadrinhos) com um “novo” bem grande dentro…

Da mesma forma, quando se tinha de “marcar um texto” sem que se lhe tivesse o conteúdo, escrevia-se em sequência um “rolando lero” gráfico: “monomonomonoblablabla”. O “mono” é a “renovação da política”, o “blablabla”, desnecesssário dizer.

Agora este texto figurativo foi trocado por um “Loren Ipsum”, um texto em latim que ajuda a perceber melhor a “mancha gráfica”, porque não forma “caixas” de texto e que começa assim: Lorem ipsum dolor sit amet…

É algo que não precisa fazer sentido, apenas preencher o espaço, com programinhas da internet que combinam cerca de 200 palavras em latim e que aparece até na ajuda do Windows.

Mas tem uma origem, bem curiosa, neste caso. Vem de um texto de Cícero, sobre o bem e o mal, e originalmente era assim:

“Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit …”

O que, traduzido, fica sendo: “Não há ninguém que ame a dor, que a procure e que queira tê-la, simplesmente porque é dor.”

Huck não consegue dar nenhuma explicação sobre a espiral que, ao se dissolver, fez com que ele fosse “ali chorar um pouquinho” a sua “dolorem ipsum”.

Procurei um professor que corrigia redações no Enem, na esperança que pudesse apenas recomendar que Huck trocasse de escriba. Vã esperança. Diz ele que não há indício de terceiro redigindo: “Assessores escrevem. O nível é tão baixo que não tem como não ser dele. Se um assessor escreve aquilo, é demitido”.

Discordo. Há hoje muita gente especializada na arte de “não dizer”. Houve sempre quem justificasse a razão de ser de uma frase que ouvi de Brizola: “eu uso as palavras para mostrar o que penso, não para escondê-lo”.

Algo, certamente, Huck aprendeu com seus condutores na espiral da vaidade, a começar por FHC: a costurar com lantejoulas a pompa do vazio.

 

contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

53 respostas

  1. Mas não se deveria esperar nada além disto de um alienador global…vazio em si mesmo. Tudo que ele tem a fornecer só cabe em um caldeirão mesmo: uma mistureba insossa…nada refinado, ao contrário do que almeja transparecer. Um suposto desgoverno deste ser, não passaria de uma brincadeira de programa de auditório. Bancada com dinheiro público, obviamente…pífio!

  2. A carta é realmente um pastel de vento! Ele usa a palavra “projeto” quatro vezes, mas não vi uma ideia sequer.
    E, por mais coerente que ele tente ser, não consegue. Se foram mais de dez meses de conversas, leituras e reflexões, a carta de novembro e “a tal espiral’ de vou-não vou é uma mentira que ele próprio desmentiu.

  3. Brito, os golpistas estaoq tentando retomar a narrativa à forceps… uma notinha aqui…uma intervenção ali….uma fake news acolá…estão vendo a vaca ir pro brejo….a. Tuituti foi o início da apoteose da derrocada…Abraço. E nossa luta é a informação.

  4. concordo com fabiano. aqui, como no mundo tudo, a luta é a informação.
    o diferencial do brasil é ter tuitutis!

    1. A véia da Odebretch falando em punir quem fez maus feitos? Uma perguntinha: O que ela a véia tem a dizer sobre a RBS? Nada lógico!!!!!! Nenhuma palavra!!!! Por favor NÃO VOTEM mais nessa desgraça.

  5. Bem. Caso ele resolva atuar como garoto propaganda, a tramóia do bnds e da lei Rouanet vai continuar bombando e voce vai agradecer blogueiro. Luciano nao esta entendendo que com relacao à política ele sempre terá a pecha de laranja da globo, seja candidato, garoto propaganda ou o que quer que seja. Agora, a pergunta que não quer calar: quanto será que ele cobraria para fazer o ‘serviço’? Ja vimos que mesmo sendo milionário, ele recorreu a banco público para comprar jatinho com juros baixos quando certamente poderia pagar a vista. Isso é coisa de gente gananciosa. E gente gananciosa não faz nada sem cobrar.

  6. Esse tal de Fux-se é um gaiato!

    FUX, QUE AMEAÇA LULA, JÁ LIBEROU FICHA-SUJA

    Presidente do TSE, ministro Luiz Fux, que já afirmou que ficha-sujas são “irregistráveis”, em alusão ao ex-presidente Lula, concedeu decisão liminar a um político enquadrado na Lei da Ficha Limpa, suspendendo os efeitos de sua condenação criminal e permitindo que ele concorresse nas eleições municipais de 2016; caso se refere ao registro de candidatura de Vicente Diel, do PSDB, ao cargo de vice-prefeito de São Luiz Gonzaga (RS); “Determino expedição de ofício ao órgão da Justiça Eleitoral para comunicar a suspensão da condenação contra o autor até o julgamento final desta ação cautelar”, escreveu Fux no documento

  7. … Falando neste traste narigudo com o logotipo da Globo mafiosa tatuado na testa, lembrei-me de uma “peruca” do STFede!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    FUX, QUE AMEAÇA LULA, JÁ LIBEROU FICHA-SUJA

    Presidente do TSE, ministro Luiz Fux, que já afirmou que ficha-sujas são “irregistráveis”, em alusão ao ex-presidente Lula, concedeu decisão liminar a um político enquadrado na Lei da Ficha Limpa, suspendendo os efeitos de sua condenação criminal e permitindo que ele concorresse nas eleições municipais de 2016; caso se refere ao registro de candidatura de Vicente Diel, do PSDB, ao cargo de vice-prefeito de São Luiz Gonzaga (RS); “Determino expedição de ofício ao órgão da Justiça Eleitoral para comunicar a suspensão da condenação contra o autor até o julgamento final desta ação cautelar”, escreveu Fux no documento

    Contéudo Folha de São Paulo

    18 DE FEVEREIRO DE 2018

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/poder/342740/Fux-que-amea%C3%A7a-Lula-j%C3%A1-liberou-ficha-suja.htm

  8. Belo Brito!

    Desse jeito você vai deixar FHC mais gagá, ainda. FHC gagá e a turma da “luluzinha”, que aqui frequenta, mais irada ainda.

    São todos incompetentes e salafrários.

    Como bolores, não resistem à luz do Sol.

  9. Afff que perda de tempo com o vento. Ou será propaganda gratuita para o insignificante energúmeno?

  10. O NARIZINHO VAI CUPAR SUA MEIA VOCE SABE QUE O PAIS ESTA ENTREGUE NAO MAO DE UMA QUADRILHA QUE ESTA FUDENDO COM O POVO QUE VOCE PINTA OS CARROS VELHO DELES E QUE VOCE FICOU MILHIONARIO AS CUSTAS DA AUDIENCIA QUE TE DAO VEM COM ESSA CONCERSINHA FIADA FALA PRA GENTE SOBRE ESSAS 100 CONVERSAS QUE VOCE TEVE COM QUEM E QUE PROVEITO VOCE TIROU VOCE PERCEBEU QUANTO VOCE IA PERDER DE DIN DIN MOSTRA QUE VOCE E O FODA PAGA PRO BNDS A DIFERENÇA DE JUROS DA COMPRA DE SEU AVIAO E DEVOLVE A GRANA DO MINISTERIO DA CULTURA SEJA O FOBAO PARTICIPE DA POLITICA SEM POR O SEU NA RETA VOCE TEM UM AMIGAO COMO VIZINHO QUE SENADOR E QUER SER GOVERNADOR NO ESTADO DELE VOCE PODERIA AJUDA LO DE 2 MANEIRAS A PRIMEIRA E RECUPERAR TODAS AS FOTOS QUE VOCE TIROU COM ELE E SEGUNDO E FINANCIA A CAMPANHA DELE POIS PELO QUE EU SEI ELE ANDA PEDINDO DINHEIRO EMPRESTADO PRA EMPRESARIOS.

  11. GENERAL APROVEITA QUE O SENHOR ESTA NO RIO DE JANEIRO AJUDE O PAIS SER DEMOCRATICO FECHE A REDE GLOBO.

  12. Por alguns dias, Sílvio Santos foi candidato a presidente, em 1989. A história, que já era uma farsa, se repete como farsa maior ainda.

  13. Tenho uma duvida que nunca consegui esclarecer: como foi que Huck, Aecio, e muitos de seus amigos, ficaram BILIONARIOS ainda muito jovens? Milagre? MEGASENA? OU O MAIS PROVAVEL, DINHEIRO PUBLICO?

  14. A esperança é uma palavra inventada para que suportemos o mundo e a nós mesmos.

    Ou é uma sentença construída por algum sábio ou parte de um texto que li.

    Não sei.

    Peguei no ar.

    No Rio antigo era comum nos ambientes artísticos o roubo de letras musicais.

    Aos que reclamavam desse péssimo ato de gatunar obras alheias o grande compositor Sinhô afirmou: “Música é como passarinho; é de quem pegar primeiro”.

    Está justificado o uso da frase acima.

    No entanto, quero falar mesmo é da descrença que sabota a esperança nesse país.

    Me refiro à forma cínica e irresponsável da classe politica.

    Os horários políticos obrigatórios nos meios de comunicação funcionam como forma de disfarçar que tudo vai bem.

    A indiferença e o cinismo dessa gente se juntam numa combinação letal.

    Uma normalidade forjada por discursos falaciosos

    Os velhos e novos malfeitores se misturam para comprovar o axioma de Ulisses Guimarães – o próximo congresso será muito pior que o atual.

    Quer dizer: do circo de horrores não vimos nada, ainda.

    Para atônitos e descrentes brasileiros só tem restado uma atitude – o uso do controle remoto para desligar a televisão.

    É de provocar urticária.

  15. O mundo está se acabando mesmo.

    Guerras absurdas e loucos assassinos fazem o roteiro do terror.

    O Brasil não parece satisfeito em ficar fora desse quadro de destruição.

    Desempregado aqui está estocado como se fosse mercadoria imprestável.

    A corrupção, embora atacada, resiste e continua nos comendo pelo pé.

    Enquanto isso, como se não bastasse o circo de horrores políticos que nos afeta, estamos expostos a sessões de tortura com os nomes que pretendem dirigir esse país.

    Não quero estragar o dia de ninguém.

    Não vou falar a respeito das excrescências que deviam prometer só os fundos e deixar os mundos em paz.

    Embora se procure com uma lanterna nomes minimamente respeitáveis, resolveram agora levar a coisa no “pagode”, como se dizia antigamente.

    Luciano Huck, apresentador de televisão, que resolve pequenas misérias no seu programa em busca de audiência, é a grande novidade.

    Como se dar casa a uns e reconstruir carros de outros fosse uma solução plausível para a população brasileira.

    Resolveram que o Brasil se presta para ser transformado num grande auditório de otários.

    Nada contra o profissional, competente no que faz.

    Mas estamos falando de um país de dimensões continentais de gigantescos problemas.

    Não foi suficiente o susto provocado quando Silvio Santos de dispôs a ser candidato à presidência?

    Não estão levando o país a sério.

  16. TV Brasil tbm CENSUROU a Tuiuti. É a DITADURA.
    https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/342762/TV-Brasil-tamb%C3%A9m-censura-Tuiuti-e-%C3%A9-criticada-nas-redes.htm
    E o vento do energúmeno morto no jornal já é pra tampar o buraco dos fatos. Dizem que faziam isso no passado colocando receitas de bolo. O mesmo script. Acorda nação brasileira ! A última batalha é no congresso. Se o decreto for aprovado, Lula será preso pra valer e fila atrás dele será grande. Assim o Tio Sam agradece a colaboração.
    Cadê o Lula ??? CADÊ o Lula que sumiu ?????????????????

  17. Perfeito… “Algo, certamente, Huck aprendeu com seus condutores na espiral da vaidade, a começar por FHC: a costurar com lantejoulas a pompa do vazio.”

  18. dizem por aí que quando se cheira pó muito além do suportável a cabeça rodopia mesmo.

  19. Esquerda está com um abacaxi no colo. Como descascá-lo?
    Por Ricardo Cappelli – secretário da representação do governo do Maranhão em Brasília e foi presidente da União Nacional dos Estudantes
    18 de Fevereiro de 2018

    (…)
    O próprio chefe do poder executivo estadual apóia a intervenção. Como ser contra?
    É preciso reconhecer, o adversário marcou um gol na política. E a resposta precisa ser na política também, com inteligência e frieza. Teses acadêmicas não vão resolver. O Maracanã lotado está vibrando com o gol, posar de chorão reclamando de um impedimento que só você está vendo, infelizmente, será muito pouco produtivo.
    (…)
    O Plano Cruzado elegeu 22 governadores do PMDB e dobrou a bancada do partido. Desmoronou após as eleições. Já estavam todos eleitos.
    Como jogar na política sem brigar com a população, sem ignorar a realidade objetiva? Não adianta dizer que é aprofundamento do golpe, que é medida eleitoreira, que é factóide e etc. É tudo isso, mas para quem está com medo o que temos para apresentar como alternativa objetiva?
    (…)
    O risco de isolamento se optar apenas pela negação é imenso. Considerar a medida necessária diante do caos denunciando as questões de fundo? Não há saída ou posição fácil. Temer colocou um abacaxi no colo da esquerda. Como descascá-lo?

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/colunistas/ricardocappelli/342748/Esquerda-est%C3%A1-com-um-abacaxi-no-colo-Como-descasc%C3%A1-lo.htm

      1. Mulher do povo ensina a esquerda brasileira a maneira de disparar novas bombas semióticas a la Vampirão Neoliberalista da Campeã Paraíso do Tuiuti
        Ou seja, tem que ocupar a Globo mafiosa, estúpido!

        ***

        Mulher invade link da GloboNews com “Globo Lixo” e “Fora Temer”
        https://www.youtube.com/watch?v=QIYBL8-D3GQ

        1. Boa! Mulher do povo enfrentando GLOBO LIXO que não para de pagar mico! Fora Temer só perde para o novo “Fora Temer Vampirão” e devolva as duas faixas presidenciais roubadas, da Dilma e da Tuiuti!

  20. O Huck sozinho já é um pastel de vento, sua conta bancária , entretanto…..E como bom judeu que é, jamais iria arriscar seus ganhos numa aventura.

    Mas , voltemos a intervenção do Vampirão no RJ:

    Vi muitos comentaristas da esquerda caolha discorrendo acerca do previsível fracasso da operação em relação aos índices de violência ( verdadeiramente insuportável ), ora, não sejamos tolos, essa operação não está preocupada e nem foi decretada para combater violência alguma, quem assim acredita continua acreditando que javerá eleições este ano.

    Quem tiver um pouco de discernimento lembrará das palavrinhas mágicas do sub-ministro da “defesa” afirmando que o estado estava perdendo a guerra contra a violência, depois um general não sei das quantas afirma a mesma asneira, tudo com o background da globosta pintando em cores de guerra civil a vida no Rio.

    Depois da Tuiuti….BINGO !! Intervenção militar, com o mote de combater a violência “desenfreada” varrerá todas as garantias e abrirá espaço para o caos necessário para….prender o LULA e adiar as eleições, sabe-se lá até quando.

  21. A preparação do general Braga para as próximas eleições
    Por José Carlos de Assis
    18 de Fevereiro de 2018

    É possível que passe pela cabeça de Temer a idéia de lançar o general Braga Netto como candidato à Presidência da República. É possível até mesmo que o general Braga Netto, assim como a própria intervenção tenham sido inventados para se viabilizar um candidato à Presidência viável. Tudo é possível nessa República vilipendiada. Onde o Presidente rouba, e a Câmara dos Deputados perdoa, as instituições podem ser manipuladas à vontade desde o contínuo do Palácio do Alvorada até o Alto Comando do Exército
    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/colunistas/josecarlosdeassis/342793/A-prepara%C3%A7%C3%A3o-do-general-Braga-para-as-pr%C3%B3ximas-elei%C3%A7%C3%B5es.htm

      1. … “Tentando juntar as pontas soltas”, diria *”o líder do Alto Comando do golpe vagabundíssimo”!
        *O Janot do boteco da ‘Friboy’!
        Golpe vagabundíssimo que está destruindo a nação e o honesto povo trabalhador brasileiro!

        $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$, estúpido!
        Será?

        ***

        Helena Chagas: Por que as Forças Armadas toparam entrar nessa sinuca de bico?

        A jornalista Helena Chagas questiona qual o objetivo da intervenção federal na segurança do Rio; “A pergunta que não quer calar é: por que as Forças Armadas aceitaram entrar em uma sinuca de bico deste tipo?”, pergunta; “Fui ouvir especialistas da área militar para saber por que os militares aceitaram entrar nessa operação de risco. Por que? Dindim, ou seja, orçamento para as Forças Armadas que vivem sucateadas. Mas neste tipo de operação elas recebem suplementações orçamentárias”

        18/02/2018

        (…)

        FONTE: https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/342804/Helena-Chagas-Por-que-as-For%C3%A7as-Armadas-toparam-entrar-nessa-sinuca-de-bico.htm

  22. Desafeto de Moro, Tacla Duran tem importante vitória no exterior
    Pente fino
    Por jornalista Mauricio Lima 18 fev 2018

    Ex-advogado da Odebrecht e desafeto de Sergio Moro, Rodrigo Tacla Duran colheu uma importante vitória no exterior. A Receita espanhola vasculhou as movimentações financeiras dele e não encontrou irregularidades.

    FONTE, pasme: https://veja.abril.com.br/blog/radar/desafeto-de-moro-tacla-duran-tem-importante-vitoria-no-exterior/

  23. A última vez que deu uma ‘ espiral assim tão profunda’ e descendente no Arnesto todo o mundo teve que sair de perto com o lenço sobre nariz.
    E a ansiosa angélika espiralou tanto que não deixou o caldeirão do Brasil acontecer.

  24. Isso aí foi do Gerador de Lero Lero. Vocês já ouviram falar? É hilario. Segue um texto wue acabei de produzir e logo abaixo o link de um gerador de lero lero. Existem vários na net e muitos artigos científicos ja tiveram parágrafos escritos por eles, segundo mostrou uma pesquisa americana.
    Apreciem o belo texto.

    Carta de Luciano Huck

    Caros amigos, o desafiador cenário globalizado acarreta um processo de reformulação e modernização do remanejamento dos quadros funcionais.
    Pensando mais a longo prazo, a mobilidade dos capitais internacionais representa uma abertura para a melhoria dos índices pretendidos. A nível organizacional, a crescente influência da mídia assume importantes posições no estabelecimento dos conhecimentos estratégicos para atingir a excelência. É claro que o novo modelo estrutural aqui preconizado pode nos levar a considerar a reestruturação das regras de conduta normativas. Todas estas questões, devidamente ponderadas, levantam dúvidas sobre se o início da atividade geral de formação de atitudes obstaculiza a apreciação da importância do investimento em reciclagem técnica.

    link:O Fabuloso Gerador de Lero-lero!
    http://www.cafw.ufsm.br › disciplinas › material

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *