O “apesar da crise” na capa do Estadão

apesar

A imagem aí de cima é a reprodução da capa do Estadão, por volta de 10 horas da manhã e reflete bem o que quis dizer Pablo Villaça com seu texto “Apesar da Crise”, reproduzido dez dias atrás  neste Tijolaço.

Foi uma “escapadela” do clima de pessimismo geral  com a economia que vemos, diariamente, nos jornais, com areas fúnebres quanto ao destino do país.

Que é, afinal,  a “pressão do mercado”, sempre voraz, por ganhos e mais ganhos.

Ontem o Banco Central deu mais uma turbinada nos juros, ratificando nossa triste sina de voltarmos a ser os campões mundiais de remuneração ao capital – o que, claro, nos joga sempre para o final da tabela em termos de remuneração do trabalho.

Dizem os comentaristas “de mercado”,fazendo “beicinho”, que o BC também sinalizou que será “a última” do ciclo de arrocho.

A ver.

O problema da economia brasileira é político, estúpido, para aproveitar, ao contrário, a frase famosa de James Carville.

É a falta de um Governo disposto a ser forte em lugar de ficar bordando o cabo da colher de pau republicana.

É a falta de uma esquerda que tenha menos preocupação em ficar se provando todo dia o “existe alguém mais democrático do que eu?”, enquanto um bando facinoroso se organiza para pedir ditadura, intervenção militar, degredos, linchamentos…

O povo brasileiro e o Brasil como um todo precisam de referências firmes.

Não pode haver vacilações, ou pelo menos que elas não sejam como hoje, diárias e encasteladas na arrogância de um núcleo palaciano que não tem cintura nem para enfrentar uma armação evidente como aquela história do “chamar o FHC para pedir uns conselhos”.

Ou estabelecerem-se dúvidas sobre a manutenção da reserva (parcial) do pré-sal para a Petrobras.

Porque essa gente quer é que se vendam ate os móveis da casa para atirar tudo na fogueira do serviço da dívida, como faz hoje, no Valor, a Firjan, ao sugerir tucanamente a “venda de ativos” para “arrecadar R$ 4 bilhões”.

Certamente para fazer como fez FHC com os outros bilhões da privatização, não é?

A recuperação da economia brasileira depende da recuperação daquilo que o Brasil  tinha conquistado e que o conservadorismo nos tenta tirar: nossa auto-estima, aquela que faz com que sejamos capaz de nos proteger, de acreditar no trabalho, em nós mesmos e em nosso país.

É claro que isso não basta para fazermos uma economia forte.

Mas é indispensável.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

23 respostas

  1. Brito.

    http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/07/vale-tem-recorde-em-producao-de-minerio-de-ferro-para-2-trimestre.html

    A Vale teve neste semestre a segunda maior produção de ferro HISTÓRICA na companhia. Isso não saiu com detaque na grande imprensa. Assim como os records de produção da Petrobras. A ideia é colocar toda a população em pânico, com medo de consumir. Assim, cria-se o clima para o tão falado golpe. Que ainda não foi descartado, você sabe.

    1. Vale só rende porque foi privatizada, não vale.
      Bradesco, como todo banco, bate recorde de lucros a cada mês, também não vale.
      Claro que o capital não está em crise.
      A crise tá é no lombo do trabalhador.
      Juros altos, inflação galopante, carestia ascendente, pesada carga tributária, desemprego, arrocho salarial, miséria crescente. tungada em direitos previdenciários e trabalhistas e precarização do trabalho e dos serviços públicos.
      A crise, meus senhores, não está para com os ricos e petralhas que são milionários sem trabalhar.
      A crise tá no lombo dos pobres.

        1. KKKKK alienado.
          O post foi um recorte impertinente do Estadão (que por ser ‘pigal’ nem deveria ser trazido aos blogs sujos. Só confirma que não existe crise para capitalista.
          Se lesse mais um pouco saberia que o mesmo jornal divulgou aumento da taxa de juros do cartão de crédito para 372% AO ANO!!!
          E mais um pouquinho saberia que o rombo do governo é o maior desde 19 anos.
          Nem lhe chamo de petralha, só de tonto.

          1. É Cloves. Uma pena que Dilma ainda não asumiu que ganhou a eleição. Fica aí com essa cartilha neolobelês para agradar mercado. Nisso eu concordo com você. Ela não deveria adotar essa agenda dos derrotados. Está fazendo igualzinho o que o tal de Aécio e seu partidinho golpista faria. Acho mesmo que ela devia chutar o balde. Fazer uma auditoria nos juros cobrados pelos bancos, principalmente aqueles que emprestam ao governo. Aí calaria a boca de certos tipinhos que vêm nos ‘blogs sujos” trolar.

  2. Caro Fernando leio seus artigos há algum tempo , a cada vez que leio um artigo como esse , chego a uma conclusão inevitável .Eles não fazem uma espécie de Copy Desk dos blogs ditos ” sujos ” . Não se vê uma mínima ação em sentido contrário ao que está acontecendo .Como vc já disse SÃO OS REIS DO REPUBLICANISMO .

  3. Firjan e Fiesp são representantes da burguesia industrial de São Paulo e do Rio? Mas como são burros e parasitas esta nossa burguesia industrial de São Paulo e Rio de Janeiro.

  4. “Supermercados ignoram a crise e abrem 8.000 vagas” . Deu no iG , ibest . A coisa está feia mesmo.

  5. Que absurdo, chamar de democrático um partido que flerta com ditaduras como a cubana e que tentou censurar a imprensa, governar com “conselhos populares” e aparelhar o Judiciário e o Legislativo, no melhor estilo bolivariano. Não deu certo porque o Brasil reagiu antes. Quanto à economia, é óbvio que há empresas e setores que vão bem. Mas o que o governo tem a ver com isso? Dou o exemplo do agronegócio, que sustenta o país há um bom tempo não por causa do PT, mas apesar dele, com seus MSTs e sua falta de infraestrutura. Duvida? Pergunte a quem é do ramo o que pensa do PT? Não em público, onde o cara é obrigado a mentir. Quem conhece gente da área sabe: 99% detesta o PT.

    1. – Os EUA estão “flertando com a ditadura cubana”?
      – Quem tentou censurar a imprensa? Aécio conseguiu lá em MG. Se você está falando de um novo marco regulatório, saiba que o modelo proposto é o AMERICANO. Nos EUA, ninguém pode ter TV, rádio, jornal e revista no mesmo município. As emissoras locais transmitem apenas um pequeno percentual de programas nacionais, etc. Enfim, não há monopólio. O marco regulatório brasileiro é dos anos 60. Quando não haviam satélites, Internet, fibra óptica, transmissão digital…Como a mídia não quer regular nada disso, chama a regulação de censura. E parece que há quem acredite!
      – Aparelhar o Legislativo? Como ? Com votos? Ou como faz o Cunha? Ou como faz qualquer partido no poder? DIGA: quantas CPIs aconteceram em SP nos últimos 20 anos? Isso é por causa de aparelhamento???
      – Governar com “conselhos populares” não. Mas dar voz ao povo – saber o que o povo pensa sim. Qual é o problema???
      – Aparelhar o judiciário??? Lula reconduziu o procurador geral que investigava o Mensalão – e não precisava. Podia ter feito como o FHC, que colocou um engavetador lá. Lula e Dilma SEMPRE colocaram os primeiros da lista votada pelos PRÓPRIOS PROCURADORES. Quem no judiciário é fruto deste “aparelhamento”? Seriam Gilmar Mendes, Rosa Weber, M.A. Mello, Celso de Melo…todos nomeados por FHC? Estes foram aparelhamento? E o Barbosão? Foi aparelhamento? O Fux foi aparelhamento? Veja como eles votaram no Mensalão. Até o Toffoli, não aliviou os petistas! É só ver os votos dele ao invés de ficar repetindo lendas.
      – O agronegócio não deve nada ao PT???? Tá de sacanagem? As verbas destinadas são sempre records. Em todos estes anos, houve crédito E ISENÇÃO de IMPOSTOS para compra de máquinas (que aumentaram a produtividade). Para compra de sementes, Para construção de SILOS!
      O pessoal do agronegócio é conservador, sim. Pode até ser anti-petista. Mas quanto o apoio ao agronegócio, FALA SÉRIO!!! Até ministros da área foram da OPOSIÇÃO (Lula e Dilma o fizeram). Quer mais que isto?
      – O MST teve o reconhecimento do FHC, sabia? leia um pouco e verá que eu estou dizendo a verdade.

    2. Não sei pq pessoas como Vc tem a coragem de se manifestar ainda que minimamente dessa forma.
      Flertar com ditadura? O governo trabalhista do Brasil flerta com a América Latina, com os irmãos de exploração que sofrem das mesmas explorações daqueles que você devota admiração e paixão, pq não submissão.
      Na imprensa, nunca o governo do PT quis ou quer censura, mas um b… como Vc só entende na porrada, vai ver como é a imprensa de sua metrópole da sua rainha, seu mente colonizada.
      Quem é do PT no judiciário seu crápula, mentiroso e manipulador de quinta???
      Nomear os ministros é uma prerrogativa do Presidente eleito pela maioria povo através do voto. (não me venha com história esparrela de urna manipulada, pq o PT ganhou as quatro eleições e perdeu outras tantas com o mesmo sistema, seja honesto. A quem pertencem a totalidade dos ministros do TCU? Vieram de Cuba? da Correia do Norte ou da City Londrina, Wall Street ou da Casa Grande tupiniquim que vive na era medieval??? A quem pertence o “coronel Gilmar Mendes e seus Capangas”? e Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Rosa Weber? isso é aparelhamento do PT?? seu escroque. Veja Joaquim Barbosa, um traidor da justiça, esse Dias Tofolli outro purgante? Vá se catar. Sou petista de ética e brasileiríssimo de coração. E este Brasil não é mais seu do que meu como vem discursando uma cambada de conservadores que diz que é mais brasileiro pq gera emprego, que produz, que sustenta esses governos e todo tipo de ladainha.
      O governo tem a ver com tudo isso pq os capitalistas brasileiros não andam dois passos com as próprias pernas sem ser sustentados de pé por subsídios generosos e outros tantos por sonegação. Raros os casos de competência nessa nossa iniciativa privada.
      O Agronegócio só se sustenta por pesados subsídios no seu financiamento e de dividas gigantescas perdoadas e assumidas pelo erário público ao longo de décadas. E no Centro Oeste, cheio de invasores de terras públicas nos anos 60/70 e só foi para frente quando uma cambada de gaúchos e catarinas aventureiros e abnegados, mifundiários que se debandaram para esse sertão atrás das ofertas dos governos militares que lhe encheram de dinheiro barato e de terras quase de graça, é que se desenvolveu e deu certo – Mas com a Embrapa a lhes fornecer toda a ciência e a tecnologia.
      No mais seu um Lula não saisse mundo a fora a oferecer as coisas do Brasil lá pra “CHINA COMUNISTA” E DEPOIS RECONHECE-LA COMO ECONOMIA DE MERCADO, que os fazendeiros e exportadores lavaram de ganhar dinheiro. Além do mais, o Mercosul e os novos mercados, salvaram todo tipo de negócios no Brasil a partir da crise de 2008. Agora vem se arvorar em achar que a saída é andar pendurado no saco europeu e estadunidense, sob os quais, essa elite idiota e traidora, lesa pátria sempre se pendurou e sempre foi chutada como cão sarnento. Mesmo depois disso tudo, como cães vira latas continuam a querer lamber-lhes as botas e o que recebem são ponta-pés na cara.
      Chega, chega desse discurso de fracassados como esse seu e de meia duzia de abastados que detestam nosso povo e invejam lá fora. São covardes e incompetentes incapazes de fazer daqui um lugar tão “maravilhoso” como o que admiram. O que Vc oferece?
      Pessoas como Vc, vêm me irritando profundamente, e não estou só!

    3. Antidemocrático é querer cassar 54 milhões de votos pela via do golpismo. Governar com conselhos populares, nada mais é do que incentivar a participação popular nas decisões do governo. É bolivarianismo? Se for, então esse termo tão pejorativamente usado é algo bom.
      Essa ladainha de aparelhamento não cola mais. O que se tem visto são verdadeiros tribunais de exceção, atropelando direitos e garantias constitucionais.
      O Legislativo, marcadamente conservador, trata a Constituição como lei ordinária, propondo, no dia seguinte, emendas rejeitadas no dia anterior. É essa a reação democrática que você se refere?
      Faça o teste proposto pelo blog: pergunte ao Professor Google sobre o tema “apesar da crise”.
      Por fim, 99% dos que detestam o PT, odeiam o PT.

    4. O agronegócio foi tratado a pão-de-ló por Lula e por Dilma. Não venham alegar que o pessoal do Big-Agro “são bons por que são bons e o resto é resto e só atrapalha”. Não é bem assim e não é nada disso. Nao há o que se queixar. É “tipinho” de conservador. Seja humilde. Reconheça e não seja equivocado e enviesado. E agradeça a comida da sua mesa. Você não come e bebe commodities somente. Provavelmente um produtor familiar produziu o que vc come no seu dia-a-dia.

  6. “Não pode haver vacilações, ou pelo menos que elas não sejam como hoje, diárias e encasteladas na arrogância de um núcleo palaciano que não tem cintura nem para enfrentar uma armação evidente como aquela história do “chamar o FHC para pedir uns conselhos””
    Esse “núcleo palaciano”, evidentemente, não é autônomo, faz o que quer. Então sejamos mais claros, Dilma.

  7. Por favor, esqueçamos que o dono da notícia, a globo, nasceu e properou com a corrupção e antidemocracia patrocinando o pior do golpe de 68; esqueçamos que ela sempre foi contra qualquer governo do povo, tipo brizola; esqueçamos que ela mentiu, forjou chantagens, senpre que quiz, sem problemas; esqueçamos que ela deu conselhos firmes e obdecidos até a autoridades supremas; esqueçamos sua campanha feroz contra o Lula a Dima e o pt.
    Com nada esta dando certo e eles estão morrendo, chegou a hora, por desespero diante do fracasso, de negar o próprio país. Nem mais “apesar de” vai ter. Agora é só reace total e definitivo de tudo o que é ruim para a destruição do país. O jornaleco capacho do pig, o estado de minas, em fase de coma pré-morte, destaca hoje que o país vai descer a 13a. posição no ranking mundial. Vai dar tudo errado e vamos à miséria.
    Vocês ainda vão ter saudade de quando ela era só contra o povo e o pt.

  8. A vale é exportadora, então o câmbio favoreceu. Qualquer idiota sabe disso. Tudo mundo que exporta, sem depender de insumos importados, tá lucrando com a crise.
    Já os bancos estão lucrando TAMBÉM com a crise, por causa dos juros altos.
    Nem todos os bancos, claro. Apenas aqueles que estão focados no público em geral. Mas isso pode ser uma faca de dois gumes, se muitos deixarem de pagar suas dívidas, alguns bancos podem quebrar. Isso também já aconteceu antes, na era FHC.
    Pergunta para o setor varejista, o setor industrial, de linha branca, de automóveis… tá todo mundo demitindo e fechando as portas.

  9. Brito, ” colher de pau republicana ” . Ainda estas mui bonzinho.

    Liberdade , democracia e donos dos nossos destinos é um conceito político social de classe.
    Não se consegue via eleição, infelizmente .

  10. [AINDA DA SÉRIE ‘APESAR DE VOCÊ, ENERGÚMENO DESALMADO’!]

    A DIREITONA NATIVA PARA ALÉM DO PAREDÓN!

    Eu não canso de reiterar:
    O Paredón da Cuba revolucionária de Fidel Castro é ‘Oração de Convento quando comparado às iniquidades e ilegalidades perpetradas pela direitona nativa desde o antanho do Mentirão…
    Mais um ato da criminalidade da Casa Grande

    Na edição de hoje (30/07/2015) do infausto programete ‘MAU Dia Brasil’ do rádio, o *boçal [pseudo-]jornalista Alexandre Garcia “das organizações criminosas Globo do FIFALÃO &$ da sonegação bilionária” vomitou, atroz:
    *e ex [reles] porta-voz da ditadura militar
    “(…)
    Vamos à Lava Jato, agora!
    (…)
    **José Dirceu cumpre prisão domiciliar em Brasília, e pediu para ir a São Paulo, no caso a Vinhedo, para ver os filhos no dia dos pais. O juiz ***‘NNneeegggoooouuuuuuu’ a autorização! Eu acho que o juiz ‘tá’ certo, mesmo porque…”

    **o(a) dileto(a) leitor(a) deve ter captado “a [obviedade criminosa da] ponte” notícia atualizada da Lava Jato e o ex ministro José Dirceu…
    Mesmo porque o Garcia “da Globo” é um energúmeno covarde e insidioso!
    ***o(a) dileto(a) leitor(a) deve ter captado também o escopo abjeto da pronúncia [O juiz] ‘NNneeegggoooouuuuuuu’…

    “A direita é impiedosa! A direita não tem escrúpulo! A direita não respeita valores!” Por [eterno] presidente Luiz Inácio Lula da Silva

    “As elites são tão estúpidas que desprezam as próprias ignorâncias.” Por emérito escritor e pensador humanista uruguaio Eduardo Galeano – autor de ‘As Veias Abertas da América Latina’, entre outros best sellers

    Para completar a patifaria, o galhofeiro de meia tigela IMUNDA arrotou!
    “O Romário está ironizando a revista ‘veja’ em função da acusação [falsa] de ter dinheiro na Suíça!
    ‘Tá’ ficando divertido isso!”

    RESCALDO: divertido!…
    Ah sacripanta!

    EM TEMPOS FASCIGOLPISTAS midiático-jurídico:
    aqui em Feira de Santana, o discurso panfletário-terrorista do Garcia “da Globo soNEGAdora” é retransmitido pela Rádio Princesa FM 96.9, emissora da Rede [de Frades] Capuchinhos de Comunicações.
    Empresa católica [do lucro!]!
    De modo análogo à co-irmã Rádio Sociedade 970 AM!

    República Desses Bananas Nazifacistas &$ Terroristas/Antinacionalistas Sacripantas Divertidos (sic)
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *