O alerta boliviano

Evo Morales, na manhã de ontem, havia anulado as eleições das quais saída vitorioso, com dez pontos de vantagem, para convocar um novo pleito.

Era, evidente, uma derrota política a que ele se submetera e não há dúvidas de que enfrentaria uma oposição unida e forte, enquanto seus partidários tenderiam a murchar, abatidos por um reconhecimento implícito de que a vitória anterior estava maculada.

Questão de dias – um mês, provavelmente – para que se fizesse nova eleição e o país transitasse, em relativa paz, para um regime de direita.

Mas os líderes conservadores mostraram disposição zero de manterem-se dentro das regras democráticas.

A Polícia virou sua tropa, estimulando e garantindo barbaridades como a de queimar casas de líderes políticos e ministros do governo (prestem atenção nisso, adeptos dos “escrachos” e no que isso legitima) e o Exército apresentou, com vírgulas e linguagem “gentil” uma ordem a Morales: renuncie.

Numa palavra: entre o poder sem golpe e o com golpe, escolheram o segundo.

Não creem numa reação violenta de envergadura dos 47% que votaram em Morales e ou que dispõe das forças militares ou paramilitares para sufocá-la, se ocorrer. E a a falta de algum tipo de resistência organizada parece dar-lhes razão até agora.

Assim que se acertarem internamente, convocarão uma eleição do derrotado Carlos Mesa como candidato único – na prática, embora possam haver “nanicos” na disputa – ou de dois candidatos de direita, se tiverem crescido a tanto os apetites do líder “cívico” Luís Fernando Camacho, um fundamentalista que se comprometeu a “levar Deus e a Bíblia” de volta ao palácio presidencial.

É pouco provável que a maioria pró-Evo seja capaz de apresentar um candidato, o clima de violência e intimidação é grande demais para isso.

Os eventos na Bolívia, a seguirem na marcha em que estão – as informações da imprensa não são suficientes para que se veja o que se passa na Bolívia profunda – servem de alerta para que se veja – se é que o que vimos aqui não bastou – que a democracia na América Latina não é uma construção segura, mas um objetivo a conquistar.

Os tempos são outros, mas nem tanto, como se viu.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

42 respostas

  1. Tudo ainda é obscuro na Bolívia. Só o tempo dirá como vão reagir os partidários de Evo e qual será o peso de cada força nesta equação.

  2. Concordo. A volta do tradicional golpe militar sinaliza que a direita é caoaz de tudo para barrar a volta da esquerda ao poder no nosso Continente. A reação ao golpe por parte dos partidários de Morales já deveria está ocorrendo antes que os golpistas tomem as rédeas total da situação. O fantasma do golpe militar volta a pairar sobre toda a América, mas ainda sobre o Brasil governado por uma extrema direita bolsonarista com forte apoio militar e sem qualquer tipo de escrúpulo.

  3. Evo Morales liderou uma rebelião em Cochabamba com os indígenas contra a privatização do sistema municipal de águas. Enfrentaram a polícia e o exército por meses e venceram. os indígenas são organizados na Bolívia. Eles têm condição de se opor. Não sei se farão. Se o fizerem, o controle por parte do Estado policial que se instalou derramará sangue.
    Se isso ocorrer, veremos que a mídia comercial brasileira fará de conta que a Bolívia é vizinha da Papua Nove Guiné e nada noticiará.

  4. Naturaliza se a violencia contra quem rouba um celular mas quando rouba um pais… Ja disse. Agir com violencia EXTREMA. Sao frouxos esses branquelos e a policia cagona. E os milicos e so tomar os coturnos q o Evo comprou p eles e jogar no Titicaca

  5. Quando Evo correu ao Supremo de lá para revogar um plebiscito um muro da casa dele caiu e deu o pretexto até legítimo para a direita bandida agir. Somos analfabetos em Bolívia, mas de longe, sabemos que isso quebra o vínculo democratico. Que os indígenas resistam e mantenham o partido de Evo na disputa. É golpe.

  6. Bolívia ,além de não ter saída ao mar ,não tem petróleo,tem gás,mas,isso lhe interessa ao império? porém ele tem muito Lítio .
    Se estima que entre Chile,Argentina e Bolivia tenham perto de 70% das reservas mundiais.
    Eles mandam no Chile,já exploram o lítio na Argentina desde os tempos de Cristina Kirchner,mas,parece que en Bolívia não conseguiam meter suas patas comodamente.Eis uma das variavéis que interesam ao império neste GOLPE,mas,tem outras ,sem dúvidas.

  7. 1 – Os capitalistas internacionais querem o lítio boliviano a preço vil, se possível de graça.

    2 – O exército boliviano não se interessa pela manutenção da democracia.

    3 – A elite boliviana nunca se conformou em ter um índio como presidente, preferem a ruína moral e econômica a isso.

  8. 1 – Os capitalistas internacionais querem o lítio boliviano a preço vil, se possível de graça.

    2 – O exército boliviano não se interessa pela manutenção da democracia.

    3 – A elite boliviana nunca se conformou em ter um índio como presidente, preferem a ruína moral e econômica a isso.

  9. É necessário que a sociedade organizada com viés democrático (partidos, centrais, movimentos populares, etc) passem a defender a criminilização em casos não tipificados como crime, aumento de pena nos tipificados e imprescritibilidade de crimes contra a democracia.
    Senão amanhã vai ter guarda de esquina dando golpe por aqui.

  10. É necessário que a sociedade organizada com viés democrático (partidos, centrais, movimentos populares, etc) passem a defender a criminilização em casos não tipificados como crime, aumento de pena nos tipificados e imprescritibilidade de crimes contra a democracia.
    Senão amanhã vai ter guarda de esquina dando golpe por aqui.

  11. Os tempos são outros, mas a BARBÁRIE é a mesma desde SEMPRE.

    É só ouvir os discursos da quadrilha familiar encastelada no poder no Brasil.

  12. A Bolívia com sua pobreza secular pouco impacta nas relações econômicas do cone sul, mas o golpe tem efeito de propaganda na região: o país está sendo usado como contraponto às manifestações no Chile, tentando passar a idéia para os povos dos países mais importantes como Brasil e Argentina, que a volta da esquerda ao poder é um retrocesso. A “deposição” é uma grande fake news por assim dizer. Já não se fala mais da Venezuela, porque lá Maduro, com todos os seus defeitos, parece ter vencido os golpistas financiados pelos EUA. As esquerdas do Brasil e da Argentina, principalmente, que abram seus olhos. A guerra fria voltou com força total, mesmo sem que exista mais a União Soviética, mas apenas a figura mítica da “ameaça comunista”.

  13. A diferença entre Brasil e Bolívia é que lá eles foram mais truculentos porque não contaram com o judiciário a referendar o golpe. Mas a bíblia é a mesma.

    1. Nem tanta diferença. A violência contra as caravanas de Lula (com apoio aberto de lideranças da direita, inclusive a candidata a vice de Alckmin – desdenho o nome dela) é do mesmo naipe. A campanha eleitoral teve muitas semelhanças com o que ocorreu na Bolívia. Se por acaso Haddad houvesse vencido, não tenho dúvidas de que essa violência pós-eleitoral que ocorre na Bolívia também teriam ocorrido no Brasil, e as ações violentas de bolsonaristas no imediato pós eleitoral em diversos pontos do país – lembrar a violência contra mestre Moa do Katendê, contra prostitutas, travestis, gays, negros ou simplesmente pessoas vestindo vermelho. O comando é o mesmo, as ações seguem o mesmo manual. Na Bolívia os estigmatizados são os indígenas pobres, no Brasil são os nordestinos (e os negros e pardos), pobres obviamente.

  14. Eles sabem que não houve fraude; e que Evo venceria novamente. Por isso apelaram para o golpe.

  15. Camacho o bandido que assumiu a ordem do império para derrubar a Democracia é um delinquente arrolado nos Panama Papers .
    O Mesa ,foi o que deu início aplicando a surrada estratégia que o TioSam aplica ,protestar o resultado das eleições.
    O Camacho é além do delinquente é o cara que corporiza nas massas imbecis ,o homem de “deus”,assim como o verme miliciano .
    Tristes são as lembranças dos massacres praticados pela direita genocida na América Latina ,sempre colocando seu “deus” no meio.Lembro do massacre de 16 de junio de 1955 em Praça de Maio ,onde foram mortas mais de 300 pessoas ,bombardeadas e metralhadas por aviões da marinha argentina ,que levavam escrito em suas asas “em nome de deus”
    A esquerda tem que aprender a CONSCIENTIZAR AS MASSAS,senão será um filme a ser repetido diversas vezes,alô Lula!.
    Glória ao povo chileno que sai desde 3 semanas atrás na procura de uma vida melhor

  16. Naturaliza se a violencia contra quem rouba um celular mas quando rouba um pais… Ja disse. Agir com violencia EXTREMA. Sao frouxos esses branquelos e a policia cagona. E os milicos e so tomar os coturnos q o Evo comprou p eles e jogar no Titicaca

  17. Discordo de que convocar uma nova eleição tenha sido uma derrota política. Creio que uma nova eleição confirmaria a primeira, por isso os golpistas recusaram.

  18. Quando Evo correu ao Supremo de lá para revogar um plebiscito um muro da casa dele caiu e deu o pretexto até legítimo para a direita bandida agir. Somos analfabetos em Bolívia, mas de longe, sabemos que isso quebra o vínculo democratico. Que os indígenas resistam e mantenham o partido de Evo na disputa. É golpe.

  19. Bolívia ,além de não ter saída ao mar ,não tem petróleo,tem gás,mas,isso lhe interessa ao império? porém ele tem muito Lítio .
    Se estima que entre Chile,Argentina e Bolivia tenham perto de 70% das reservas mundiais.
    Eles mandam no Chile,já exploram o lítio na Argentina desde os tempos de Cristina Kirchner,mas,parece que en Bolívia não conseguiam meter suas patas comodamente.Eis uma das variavéis que interesam ao império neste GOLPE,mas,tem outras ,sem dúvidas.

  20. a sorte e tb a desgraça da Bolívia tem nome, Brasil. O sul da Bolívia se beneficia do plantio da soja, com presença de muitos brasileiros. Mas só q essa gente é aquele tipo de gente q derruba governos e fomenta conspirações.

    1. Nem tão nos bastidores, pois seu ministério da colônias, que é a oea, teve papel fundamental no golpe.

  21. 1 – Os capitalistas internacionais querem o lítio boliviano a preço vil, se possível de graça.

    2 – O exército boliviano não se interessa pela manutenção da democracia.

    3 – A elite boliviana nunca se conformou em ter um índio como presidente, preferem a ruína moral e econômica a isso.

    1. Evo quer explorar o litio em 100 anos. Os cus querem de graça mesmo. Vao destruir o meio ambiente contaminar e ainda vao ter perdas com acidentes coisa q Evo evitaria.
      No norte de Portugal querem explorar mas as aldeias q ficam no local se unem p impedir.

    2. Evo quer explorar o litio em 100 anos. Os cus querem de graça mesmo. Vao destruir o meio ambiente contaminar e ainda vao ter perdas com acidentes coisa q Evo evitaria.
      No norte de Portugal querem explorar mas as aldeias q ficam no local se unem p impedir.

    3. A lição que devemos aprender por aqui é a seguinte: não temos democratas no poder, nosso presidente disse que não aceitaria outro resultado que não a vitória e provavelmente permanece pensando assim sobre 2022. Há um risco muito sério de violência em caso de derrota. É necessário que as instituições se fortaleçam até lá.

  22. Na Bolívia a Direita: cooptou a Policia e inflou o Povo para derrubar o Governo.
    No Chile o Povo se levantou, Morre e é preso, o Governo de Direita não renuncia.
    Qual a diferença?
    As Forças Policiais sempre esta ao lado dos Ricos e essas Polícias foram criados para os interesses da Elite.

  23. Gostaria de saber que projetos tem o Lula e o pt para o problema do pagamento da dívida interna para os bancos graças às “obrigações compromissadas” do governo fhc, no qual, todos os finais de tarde o BC recolhe a sobra de caixa dos bancos que cobram juros altos para não oferecer dinheiro à população e estimular a inflação. Com isso, o dinheiro fica parado, rendendo juros altos para os bancos, e graças ao “caixa comum” (também obra do fhc) do governo não sobra dinheiro para previdência, educação, infra estrutura e tantos outros projetos de cunho social. Durante os governos do pt os programas sociais foram implantados (um pouco…) devido às exportações de “commodities” porque o mundo, a China, era compradora. Hoje não é mais. As commodities não valem mais nada no mercado (vide o fracasso da venda do petróleo às empresas multinacionais). Só há um enfrentamento principal para a questão econômica no Brasil: uma suspenção do pagamento da dívida e auditoria internacional da mesma que, possivelmente ao final, colocará os bancos devendo ao Brasil e não o contrário. Refaço a pergunta feita na primeira linha: Lula sabe disso? O pt tem planos para abordar este problema? Ou vai ficar nesta lenga lenga de prometer um céu para os injustiçados que já não é mais possível; uma fraude tão grande como a preparação para a eleição do Haddad.

    1. Que tal perguntar ao Guedes: Qual solução para ” o problema do pagamento da dívida interna para os bancos graças às “obrigações compromissadas” do governo fhc, no qual, todos os finais de tarde o BC recolhe a sobra de caixa dos bancos que cobram juros altos para não oferecer dinheiro à população e estimular a inflação. Com isso, o dinheiro fica parado, rendendo juros altos para os bancos, e graças ao “caixa comum” (também obra do fhc) do governo não sobra dinheiro para previdência, educação, infra estrutura e tantos outros projetos de cunho social.”

    2. PT 2022. E vamos cobrar o não pagamento dos juros à banca, depois da auditoria. Simples. Para isso é preciso ter peito, raça e ir dar sustentação ao eventual governo nas ruas. Vc vai? Eu vou.

    3. Ideias do colonizado pelo Cartel da Mídia:
      1. “Os sucessos dos governos petralhas se deveram exclusivamente ao milagroso boom das commodities”. Falsidade gritante.
      2. “Commodities como petróleo são lixo, não valem nada”. Oh, yes! Nós temos abacates!

      Se você continuar com esse plugue na nuca conectado ao cartel dos marinhos, jamais sairá da matrix.
      Dilma foi deposta exatamente por contrariar interesses de banqueiros e lacaios corruptos como Cunha e Geddel. Estes nunca deixaram de ter hegemonia no controle do Brasil, mesmo nos governos ditos petistas. O máximo que o PT atingiu no Congresso foi 17% das cadeiras, uma fina fatia de poder, espaço exíguo, no qual Lula só conseguiu inserir os interesses da classe trabalhadora à custa de muita negociação, sofrendo extorsões chantagens explícitas.
      Falar é fácil. Quero ver alguém fazer o que Lula fez. E o mais irônico é que as realizações de Lula foram reconhecidas em todo o mundo, dos EUA ao Japão, mas aqui as pessoas são incapazes de enxergar.
      Então, arranca esse plugue!

  24. Na América Latina apenas Fidel soube como tratar essa gente. Não a toa, vestiu o uniforme militar, invadiu quartéis, cnvenceu a tropa a lutar pelo povo cubano. Sofreu mais de 200 atentados e sobreviveu a todos. Expulsou os americanos das costas de Cuba numa tentativa de invasão da ilha. Tirem as máscaras e as armas de Camacho que ele rastejará como verme que é.

  25. Não digo que isso evitaria o que está acontecendo, mas o Evo com essa de reeleição “ad aeternum” abriu o flanco, forneceu pretexto.
    É preciso, sempre, preparar um, ou vários, excelentes sucessores, de confiança.
    (Nota: não dar uma de otário, como o Rafael Correia)
    Política é construção partidária, desde a base e sem nunca se desconectar dela.
    E mais, presidencialismo, reinventado pelos americanos para substituir o rei da Inglaterra, é uma monarquia eletiva e por prazo determinado. A América Latina resolveu imitar, com resultados desastrosos.
    Quando (se) voltarmos ao caminho em direção à democracia, deveríamos pensar em um parlamentarismo, com câmara única, voto em lista fechada, regras restritivas para a criação de partidos e com representação dos estados rigorosamente proporcional à população (fazer valer, de verdade, o 1 cabeça=1 voto).

  26. Pouca gente fala no perigo q é esse flagelo cristão q nos assola. Eles estiveram no centro da coisa lá na Bolívia e ainda foram ajudados por seus congêneres brasileiros q não tiveram escrúpulos em meter a fuça peluda na política interna de outro país.Damares anda costurando acordos entre eles. E mesmo os bons sucumbem quando veem os maus se dando bem nas suas relações com políticos e governos Os bons tb irão querer os mesmos benefícios para o seu grupo. Quem não pretende ser convertido na marra nas próximas décadas, deve se unir e reagir pois a cada dia q passa eles ocupam mais espaços e cada dia q passa tb será mais difícil reverter o estrago q fazem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *