O adesivo do Brizola

Depois que o golpe de mão, regido por Golbery do Couto e Silva, que retirou dos trabalhistas a sigla PTB, o obrigou a criar o desconhecido PDT, que nada dizia à memória do povo brasileiro, Leonel Brizola passou a andar com um indefectível adesivo como este aí da foto, de 1982.

Era um retângulo pequeno, de papel com trama, do qual não se fez grande tiragem: essencial era que ele o usasse: em todas as fotos, em todos os eventos que comparecia, em todas as raras entrevistas e aparições de televisão.

Hoje, quando se fala em ser candidato, procuram logo um “personal stylist” para lhe escolher os ternos, as camisas ou os tailleurs.

Brizola, cujas preocupações com a indumentária se reduziam a uma boa dúzia de camisas azuis, de mangas dobradas, e uma meia-dúzias de ternos feitos a lote, todos iguais, que ele identificava, escrevendo a caneta nas etiquetas internas, para que uns não se desgastassem muito mais que outros, fazia daquele papel colado ao peito o seu personal style.

Os homens de bons modos achavam aquilo um horror: cafona, mal-ajambrado, “populista”.

Não importa, cumpriu o seu papel, literalmente.

Os jornais não podiam “retocar” a foto, as tevês não podiam cortar a imagem.

Era com aquele adesivo que Brizola colava a nova sigla com o trabalhismo que ele encarnava.

40 anos depois, o “Eu sou Lula”, em camisetas, em adesivos, cartazes, panfletos – e nos candidatos que venham a ter de representá-lo, enquanto ele não pode e se não o deixarem candidatar-se –  vai repetir esta história, em ponto muito maior.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

7 respostas

  1. Menino vi na tv um discurso de Jango. Atras Brizola brandia uma lurdinha… eita

  2. Brizola, com iniciativas desse tipo e outras como o Tijolaço, anúncios pagos em O Globo e que originou o nome deste blog, furou o bloqueio da grande mídia.

  3. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra??S??il e postando:

    Eu (também) sou Lula…

    .:.
    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    :: ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    ::

  4. Sem a mínima intenção de ofender, mas considero incrível a cara de pau do Fernando Brito e de muitos leitores petistas aqui que evocam o nome do antigo líder das esquerdas, que só não foi Presidente da República em 1989 graças ao PT. Quanto oportunismo e hipocrisia.
    Como se sabe, na época o PT, ao invés de compor com um Brizola franco favorito, resolveu lançar um Lula totalmente despreparado, por um partido sem a mínima experiência ou traquejo para governar e que se dizia “mais à esquerda” do que Brizola. Hoje vemos a falácia desse discurso, depois de anos se associando à nata da imundície da política de Direita, tal qual o “programa” dessas eleições de 2018, que o PT nunca implementou em 13 anos de Poder.
    O resultado dessa manobra só serviu para tirar Brizola do 2o turno por uma fração de votos e entregar o Poder ao “Alckmin” da época, Fernando Collor. O que se seguiu todos sabem também. Os idólatras que não se lembram ou não viveram aqueles tempos podem consultar os livros de História.
    Brizola, num gesto de grandeza e de união – ao contrário do PT de hoje que 30 anos depois mostra que ainda nada aprendeu – absorveu o que chamou de “traição do PT”, engoliu sua mágoa e cerrou fileiras com Lula no 2o turno (numa grande frente que também contou com o valioso apoio de Mario Covas, Ulysses Guimarães, Roberto Freire e Waldir Pires) transferindo em peso os votos que recebeu, quase parelho ao do próprio Lula no 1o turno.
    Hoje incrivelmente evoca-se aqui o bravo gaúcho, que deve estar se revirando no túmulo, apenas para explorar sua imagem em favor de um PT que repetiu a manobra divisionista para prejudicar o partido criado pelo próprio Brizola e impedir Ciro de unir as esquerdas em torno dele, apenas com o propósito eleitoral mesquinho de não perder sua hegemonia. E, como veremos em outubro, para entregar o Poder uma vez mais à Direita, hoje com Alckmin.
    Como antigo leitor e profundamente decepcionado com essa miopia tanto do jornalista (que ao meu ver deveria ter vergonha de evocar Brizola, com todo o respeito) quanto dos teleguiados que só veem PT na frente de seus narizes, estarei de volta aqui após outubro para discutirmos juntos os resultados das eleições. Todos aqueles que hoje caem de pau em Ciro e nos eleitores de esquerda que não rezam pela cartilha do PT (os mesmos que certamente passarão novamente a bajular Ciro caso o PT chegue ao 2o turno) estão convidados desde já.
    Se estiver errado, terei a humildade (que falta aos petistas idólatras) e reconhecerei aqui meu engano. Se o desastre se confirmar, quero ver quem terá o caráter aqui de fazer o mesmo. Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *