Nuvens negras pelo mundo e “tô nem aí” por aqui?

A política econômica de Paulo Guedes não é de liberdade econômica, é de omissão econômica.

O mundo não desabou, mas as trincas estão visíveis, estalando e crescendo. Os avisos de tempestade estão sendo repetidamente dados.

A economia da Alemanha estagnou (redução de 0,1%), a curva de juros norte-americanos inverteu-se (o juro pago pelo Tesouro de curto prazo mais alto que o de longo prazo) pela primeira vez desde a crise de 2008 e nosso terceiro parceiro comercial, a Argentina, meteu-se numa crise paralisante.

Se estivéssemos bem, já seria ruim.

Mas estamos no osso, com crescimento zero do PIB no primeiro semestre, isso com governo novo e aprovação da reforma previdenciária que, diziam todos os “sabidos” iam nos dar a pulsão necessária para retomar o crescimento.

Mas nós estamos cuidado de dispensar alvará e liberar o trabalho aos domingos, o que já está liberado faz tempo para as empresas para as quais isso compensa e que não tem o menor impacto na grande maioria, que não tem como aumentar as horas trabalhadas pela simples razão de que não há demanda para seus serviços e produtos.

Chutamos o balde com a Europa para ir ao barbeiro, esfriamos nossa relação com a China, dizemos uns desaforos para los hermanos e vamos atrás de um acordo de comércio com os Estados Unidos que só tem uma maneira de sair em médio prazo: cedermos tudo.

Os avisos estão todos dados e a reação no “Posto Ipiranga” é nenhuma.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

15 respostas

  1. UM MILHÃO E MEIO DE ESTUDANTES,PROFESSORES E TRABALHADORES NAS RUAS A MÍDIA ESCONDE. MAS SE ANTES O FOCO ERA DILMA HOJE O FOCO É LULA E A QUEDA DESSE GOVERNO,NINGUÉM DENUNCIA A ILEGALIDADE DESSAS ELEIÇÕES E AS INJUSTIÇAS COMETIDAS.
    ISSO É QUE ME REVOLTA;A MENTE PEQUENA E A BOVINIDADE DO BRASILEIRO,A FALTA DE EMPATIA E O MEDO DE LUTAR PELO ARREMEDO DE DEMOCRACIA QUE TIVEMOS.
    PASSADO MEUS ENTRAVES PESSOAIS IREI EMBORA DO BRASIL.
    PEGO MINHA POUCA CULTURA MINHAS ESPECIALIZAÇÕES CONSEGUIDAS COM SACRIFÍCIO E SUMO DESSA TERRA.

  2. O grupo de delinquentes que assumiu o governo deste país,NÃO TEM PLANO ECONÓMICO NENHUM.
    Existe sim,um plano de entrega ,saqueo,destruição ,ralé,barato,sem sutileza nenhuma ,é roubo mesmo!!!
    O Guedes é um absoluto incompetente ,já quebrou um banco,agora corre atrás de acabar com o Brasil,carece de qualquer talento útil,todos nele são negativos.
    Se as ruas não fazem acontecer ,nada acontecerá .A tentativa de Lulae sua carta de agradecimento ao Congreso, como primeiro passo é louvável,mas,é pouco.A liberdade e a anulação da sua condenação sería sim um golpe importante,e por isso ,não acontecerá.

  3. Paulo Guedes é omisso e também incompetente.
    Ser um chicago boy não faz de ninguém um ministro competente.
    E sua experiência profissional (professor e administrador de fundo de investimentos) não dá a ninguém bagagem para fazer um bom trabalho em um ministério que engloba Fazenda, Planejamento, Desenvolvimento, Gestão, Indústria, Comércio Exterior, Serviços, Políticas de Geração de Emprego a afins.
    E a cereja estragada do seu bolo estragado é o neoliberalismo, doutrina econômica decadente, que tinha como referência as melhores qualidades dos grandes empresários de antigamente, mas se esqueceu que o poder corrompe. Esses empresários, que juntaram poder ao dinheiro que já tinham em abundância, tornaram-se verdadeiros psicopatas sociais e, com sua ânsia de concentrar cada vez mais dinheiro em um grupo cada vez menor de trilionários, transformou o planeta nesse caos onde o único deus que merece ser idolatrado é o deus mercado com seu poder de especulação. Ou os países caem na real e mudam suas políticas econômicas, ou vamos para a terceira guerra mundial ou o mundo se acaba de vez, como tantas vezes já foi profetizado.

    1. ele foi chicago boy nos anos de 1970 e parou por lá. só engordando o próprio cofrinho

    2. Eu também alimentava a ideia que aconteceria algum tipo de ruptura aqui para mudar o estado das coisas. Talvez aconteça em Hong Kong. Mas vejo que aqui nada vai acontecer. Ontem vi milhares nas ruas, mas tudo devidamente abafado pela imprensa canalha. Só vejo a curto prazo o país sendo desmontado, a médio prazo os ricos cada vez mais ricos, a classe média caminhando [de uber] para a pobreza, e os pobres cada vez mais miseráveis. E a longo prazo… Bem, a longo prazo estaremos todos mortos, alguém disse.

  4. esse posto ipiranga tá mais pra vendinha de beira de estrada. Pior é que desmontar tudo, embolsar suas comissões, pegar o boné e deixar a gente sem nem ter direito por onde recomeçar. Já vimos isso com a privataria tucana

  5. O governo bozo é um governo de negociantes. ninguém está nem aí para o país e os brasileiros. Todos os ministros querem negociar a patrimônio público a preço de banana e embolsar o deles.
    A próxima será a eletrobrás, para um financiadores do golpe de 2016, o Lehmann.

  6. Até que enfim foi usado o termo “omissão econômica”. O governo está absolutamente paralisado. Nuvens ameaçadoras à nossa frente.

  7. A classe media tosca, truculenta, ignorante e racista está com o tchutchuka, acreditam que o PT desgraçõu o país e esse governo de barbaros irá melhorar a economia, mesmo que a realidade teime em dizer o contrário……., ou seja, de Deus descer na terra e afirmar que o coiso é o mal, ainda assim esses imbecis prefeririam abraçar o capeta……

  8. Ah…..o tchutchuka não está nem aí para a economia, depois de aprovar a capitalização, vai gozar sua aposentadoria e seus lucros bem distante daqui jogando a bucha para outro, já tem o discurso pronto, a lenga lenga que não o deixaram fazer o que era nescessario bla bla bla……ele não entende nada de economia, so de sugar dinheiro do viuva…..

  9. Fiquem tranquilos, podemos ainda cantar o hino nacional nos campos de futebol, ÊTA!!! nacionalismozinho barato enquanto nos rouba de cara limpa. Talves esse problema também seja irrisório, não é general Heleno.

  10. O barco pilotado por Donald Trump ruma célere para o precipício. E o Brazil do Bozo segue à toa, alegremente, para o desastre.

    (TOA – cabo com que uma embarcação reboca outra; cabo de reboque).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *