Novas prisões da Lava Jato miram Renan Calheiros e Barbalho

jorgeluz

As ordens de prisão da “345423ª” fase da Operação Lava jato – as expedidas contra Jorge Luz (este da foto) e seu filho Bruno Luz – podem estar voltadas para Renan Calheiros e Jader Barbalho, dois entre os políticos de quem Jorge era amigo. E de Sérgio Machado, o delator-gravador, também.

O curioso é que os Luz foram citados desde os primórdios da Lava Jato por Paulo Roberto Costa como  negociador de propinas do PMDB e Jorge, inclusive, já vinha tendo contatos com o Ministério Público desde o ano passado.

Tempo para destruir provas, ambos tiveram de sobra.

Ou para negociar delação, porque os repórteres Julianna Granjeia e Chico Otávio, de O Globo,  já registravam que antes de setembro do ano retrasado o MP e Luz negociavam o velho e conhecido esquema: delação ou cadeia.

Jorge Luz está entre abrir a boca ou enfrentar o constrangimento dos pulsos algemados e o risco de uma condenação superior a 40 anos de prisão pelo envolvimento já provado em quatro casos da investigação.Depois de três conversas informais com o Ministério Público Federal (MPF), o empresário ouviu que a consistência das provas não deixa muitas saídas.

Ainda não está claro se houve algum fato novo, o que está claro é que as prisões, com potencial de causar um enorme rebuliço no Senado esperaram, apenas coincidentemente, a votação e a aprovação de Alexandre de Moraes para o STF.

Ganha um diploma de “velhinha de Taubaté” aquele que acreditar que o ex-chefão da Polícia Federal (ex?) não soubesse das iminentes prisões, como sabia e fez inconfidências em Ribeirão Petro, quando da detenção do ex-ministro Antonio Palloci.

É, como disse aquele delegado, o timing.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

12 respostas

  1. Como diz a Bíblia: Há timing certo para todas as coisas, menos para prender o Lula, pois não conseguiram as tão sonhadas provas que os coxinhas desejavam. Então, sobraram os não companheiros. Sejam bem vindos ao mundo do xadrez.

  2. É o estado policial acabando com o Brasil.
    Deu resultado anos de programas policiais na tv, incentivando justiçamentos e violência.
    Deu resultado anos e anos de tv incentivando o individualismo e o egoísmo.
    Criaram seres sem discernimento, que sempre se acham injustiçados e ficam felizes em ver os outros sofrerem, serem perseguidos, mortos, presos.
    Essa gente que se acha muito esperta, que pensa que apoiou um movimento em que poderosos agora são punidos, nem percebe que os verdadeiros poderosos estão agora mais ricos e poderosos do que antes e continuam, via mídia de aluguel, a ditar até o que os “espertos” comem e vestem.
    Triste país com tanta gente midiotizada.
    Porém, quando as dores das medidas dos golpistas chegarem pra valer e os “espertos” perceberem, não de todo, mas de que há alguma coisa errada com o estado policial que ajudaram a criar, pensando que eram protagonistas e sem perceber que eram massa de manobra, pode ser que o golpe arrefeça e que voltemos a ter algum percentual de democracia.

  3. Ando procurando medicamento para náusea e ânsia de vomito, isto ocorre todas as vezes que leio notícias da Mídia brasileira, na folha de hoje as manchetes são:
    ” Moraes era considerado candidato favorito de Alckmin p/ SP”—- “Colegas consideram o novo integrante do Supremo brilhante, mas difícil e centralizador” (brilhante, como disse alguém, só se for a careca)—- “Com cargo vitalício, novo ministro do STF não deve nada a ninguém” ( Todos sabem pq ele foi indicado).
    O Jornalismo brasileiro se tornou tão sórdido e repulsivo , que as manchetes passaram a ser uma agressão a inteligência, até mesmo de um coxinha, tudo falseado, querendo dar ar de legalidade a imoralidade.

  4. Longa sabatina de Alexandre de Moraes no Senado é reflexo da crescente atenção pública ao Supremo ( FSP)

    Do Intercept- O maior problema sobre o que se desenrola dentro da sala da Comissão de Constituição e Justiça do Senado nesta terça-feira é que ela reflete apenas uma pequena amostra do modus operandi adotado no dia a dia da política nacional. Em vez de fazerem perguntas incisivas [como, por exemplo, uma das seis sugeridas pelo site Poder360: “Por que a Polícia Militar do Estado de São Paulo, em sua passagem como Secretário de Justiça, consagrou-se como a que mais matava em todo o país?”] os parlamentares se limitam a discursar e usar o espaço televisionado ao vivo para fazer palanque ou mandar aquele “salve” para padrinhos e eleitorado. Todos usavam telefone e facebook ( como mostrou as câmaras)e ninguém prestava atenção no que era dito, pois todos sabiam o resultado. E todos sabem o que ele vai fazer lá como filiado do PSDB.

  5. Vejo, para breve, rebelião na Polícia Federal; para o bem ou para o mal é que não sei…

  6. Jânio de Freitas ( digno jornalista)- escreve-
    A primeira reforma constitucional no Brasil após o Golpe foi de que :O DIREITO AGORA É TRUQUE
    TRUQUE pode ser definido como:
    1.Ação destinada a enganar ou a conseguir alguma coisa. = ARDIL, ARTIMANHA
    2. .Ação ou técnica para criar uma ilusão (ex.: truque da Mídia, truque de cinema, truques de magia).
    3. Maneira hábil de fazer alguma coisa. ( Criar sofisma, enganar público com manchetes falseadas).
    Portanto os operadores do direito, stf , Moro, Janot, Dallagnol, substituíram os mágicos no circo brasil, e a platéia de coxinha delira e bate panela.

  7. O tal “timing” tem o poder transformador de tornar “surubas generalizadas” as relações (?) institucionais, entre órgãos(?) que deveriam obedecer única e exclusivamente a Lei e Constituição Federal, tão vilipendiadas. Tempos modernos. Muita convicção nisso.

  8. Na feliz expressão de alguém -já não lembro o nome- que posta comentários aqui no Tijolaço, há os deletados premiados.

    Tipo Mineirinho (esse, então, mega delatado premiado), Careca, Santo e Brasif.

    Impressionante que, entre os listados como próximos alvos, raramente apareçam tucanos.

    Quando aparecem, não há consequências.

    O Nassif, por exemplo, está em novo artigo cobrando do Janot o que parece ser um indisfarçável acobertamento em relação ao Aécio.

  9. TEMER., o esculhambador geral da República. Usurpou o cargo que era do José Simão. Só que o Simão é ficção e o Temer é real. Sifu!

  10. Políticos canalhas blindados envolvidos em crimes mais as instiuições podres deram golpe com ajuda da mídia lixo, e essa mídia lixo aliena e segura a reação do povo brasileiro, para que o mesmo seja estuprado pelos financistas e oligarquias internacionais associados a falsas operações judiciais, destruindo empresas brasileiras e avanços sociais. Os canalhas perderam o respeito pelo povo brasileiro e pela FAs que estão em silêncio total, numa calma daquelas que vem antes das tempestades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *