Nova pesquisa, velha verdade: Lula tem a mesma maioria de 2002 e 2006

datajun1

A nova rodada de pesquisas do Datafolha reafirma o que todos sabem e, na grande imprensa, quase ninguém admite: Lula tem todas as razões do mundo para manter sua candidatura e corresponder ao desejo de uma larga maioria dos eleitores brasileiros.

Mais importante que o cenário em que se pergunta aos brasileiros qual seria seu candidato – onde Lula mantém os 30% dos levantamentos feitos desde a sua prisão, em abril – são as simulações de 2° turno, nas quais onde os eleitores fazem uma opção mais clara e induvidosa. Nelas Lula, passo a passo, vai se afirmando que é, sem sombra de dúvida, aquele que a população quer e precisa no comando do país.

Os 49% que obtém quando confrontado a Alckmin ou Bolsonaro, ou os 46% que tem ante Marina representam, considerados os votos válidos, 60 a 63%, o mesmo grau de apoio que Lula obteve nas eleições de 2002 e 2006, quando teve 61% dos votos no segundo turno.

Se ninguém duvida que aquelas foram votações incontestáveis e que o habilitaram a dirigir o país com força política para fazer as administrações que nem seus opositores se atrevem a questionar, porque isso não aconteceria agora?

O fato indiscutível é que agora, tanto quanto antes, formou-se e consolidou-se uma vontade coletiva, que está prestes a ser violada e confrontada.

O país vive a iminência de ser lançado a um desastre institucional, caso se confirme a exclusão do ex-presidente das urnas. Na melhor das hipóteses, a situação dúbia de eleger-se alguém claramente comprometido a ser seu intérprete no poder, com todas os potenciais de conflito que isso traz, porque legitimidade é algo que se tem pessoalmente e que se perde facilmente quando se a toma por empréstimo.

O próximo presidente será, em qualquer das “soluções” que se encontre diante do absurdo em que a tirania judicial nos lançou, “aquele que é porque não deixaram o Lula ser”.

Isso não pode terminar bem, não mesmo. Pois o que nasce como farsa muito raramente não termina como tragédia.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

17 respostas

  1. “Aquele que é porque não deixaram o Lula ser”. Perfeito. Só que vai dar uma trabalheira enorme desconstruir de novo o discurso unificado da complexo jurídico/midiático que proclamará a excelência da escolha soberana do povo brasileiro e a validade de um pleito claramente fraudado. O Brasil vive hoje e continuará vivendo, caso se confirme alguém da direita no poder, uma situação de pesadelo, um melancólico estado de absurdo, de irrealidade, de esvaziamento das esperanças e da dignidade. E não existe nenhum indício de identificação do perigo iminente por parte da esquerda que continua tecendo loas ao próprio umbigo.

  2. A preferência por Lula é inegável.
    A inércia dessa legião de lulistas é que chama a atenção.
    Querem Lula lá, mas não protestam nas ruas contra a arbitrariedade.
    Lula está preso e tem a fé do povo.
    Quem diz que o representa aqui fora não tem credibilidade para motivar uma demonstração pública de massa, uma reação pacífica, mas vigorosa em favor de Lula.

  3. O melhor disso é ver que a velha banda podre da mídia, suas facçoes politicas aliadas e parceiros de evasão de divisas, perderam a moral voto e credibilidade; mesmo tudo junto com o supremo com tudo.

  4. Quem nos dar a certeza absoluta da supremacia de Lula são os próprios golpistas ao manter o maior líder politico preso.

    1. Verdade. Dia 5 de junho ultimo (3a. feira), num convescote fechado e patrocinado pelo Banco BTG Pactual para a nata do mercado financeiro, o respeitado gestor de capitais Rogerio Xavier ( um dos fundadores da SPX Capital) expôs claramente o fracasso do golpe e do atual governo: “situação do Brasil é caótica: dólar pode ir a R$ 5,30, BC terá que subir Selic e juro dos EUA vai explodir com uma probabilidade muito alta da Treasury de 10 anos chegar aos 6% ao ano..”.
      e continuou ” O PiB deve crescer apenas 0,8% em 2018 e o BC deverá subir rapidamente os juros para conter a pressão”……e “divida bruta esta crescendo acelerada e precisa de solução”…..sobre as eleições “populismo vai ganhar apoio muito forte. Qualquer candidato indicado pelo Lula vai sair com uma grande vantagem.” .,,,, E no dia 7 de junho (5a.feira ultima) o pânico se estabeleceu no mercado financeiro com o dólar beirando 4 reais e a bolsa despencando, o que obrigou o BC a injetar doses cavalares da moeda americana no mercado. Resumindo: O MERCADO FINANCEIRO e seus empregados sabe que Lula ganha as eleições, não conseguiu emplacar um candidato à altura e daqui pra frente vai partir pro tudo ou nada. Dias perigosos virão.

  5. Tenho mestrado, quatro livros publicados, nunca recebi bolsa família, nem desfrutei de quota racial, nem comprei casa no minha casa minha vida. Meu voto é LULA ou quem ele indicar.

  6. Porque me censuras TIJOLAÇO ? NÃO sou spam ..sou um cidadão

    mais do mesmo ..pois é

    Datafolha ..CNT ..VOX POPULI ..IBOPE ..intelectuais ..ONU ..Comunidade Europeia ..todos dizem o que já sabemos ..que LUIZ INÁCIO esta preso injustamente ..que é PRESO POLÍTICO (menos pro Ciro Gomes e pro PHA) ..que as eleições se desenvolvem num cenário de FRAUDE (menos pro Ciro Gomes e pro PHA) ..que o golpe esta em pleno andamento ..que SERES violentos e arbitrários, GORILAS, se apossaram do Poder no BRASIL.

    aí eu pergunto pros SINDICALISTAS brasileiros ..e daí ?

    O POVO precisa ir pra rua e reivindicar este país pra si ..somos 220 milhões ..40 MILHÕES eleitores de LULA ..mesmo se considerados como uma massa uniforme e que pensaria igual (o que esta longe de ser), o BRASIL não é dos 430 mil PMs, 8 mil juízes ou 13 mil promotores, muito menos dos 151 generais de exército ou dos 4 jornalões que tentam nos manipular e amedrontar a cada dia ..há que darmos um BASTA NISSO.

    Pessoas que pensam diferente mas que respeitam o direito alheio (independente de suas convicções políticas) precisam ser ouvidas ! ..ao contrário de VERMES que DESPREZAM os direitos humanos, as minorias e a democracia, micróbios que defendem a VIOLÊNCIA e o arbítrio, como BOLSSOSSAURO, estes sim é que devem ser punidos e BANIDOS pela democracia.

    POR LULA LIVRE ..por eleições LIMPAS
    Pq a sociedade brasileira merece isso

  7. Queria saber a opinião de vocês sobre uma estratégia que me passou na cabeça:

    Se Ciro acredita – eu, de certa forma, também – que a candidatura de Lula será impugnada, ele deveria ser o vice dele!
    E com a possível inelegibilidade do Lula, Ciro será eleito com o programa do PT (à moda Ciro) e apoio de toda a esquerda.

    Participaria de todos os debates, no que ele é muito bom.
    Venceria com mais de 50% dos votos no primeiro turno, numa coligação excelente: PT, PDT, PCdoB, PSOL, PSB e os Maria Vaia com as Outras.

    E, com a impugnação do Lula, minha ideia seria ficar a chapa: Ciro e Manuela.
    Daí eles se casam e seremos felizes para sempre.

    Perdoem a ironia, mas o papo é sério!

  8. É um sinal de respeito à quem acredita num projeto de país que está escrito na CF. Lula é o cara….

  9. A pesquisa, só confirma que os golpistas estão certos. Tem que se rasgar a constituição , manter Lula apreso, e tornar ilegal sua candidatura. Pois se houver eleição com ele, não há como derrota-lo .

  10. Na semana passada conversava com dois rapazes que vieram fazer um reparo na minha máquina de lavar. Iniciaram uma conversa sobre política e me perguntaram em quem eu iria votar pra presidente. Diante da minha resposta, um espanto e uma pergunta: “- Mas o Lula pode ser candidato?” Então imagina qual será o resultado dessa pesquisa quando as pessoas que só se (de)informam pela mídia golpista souberem sobre esta e outras verdades?!

  11. A solução para o Brasil é fácil. Ciro presidente, Lula solto e ministro, Sérgio Moro na cadeia. Aí moralizou essa lambança.

  12. A direita golpista querendo pautar a esquerda. Depois dos colunistas da midia golpista agora vem o “insuspeito” Datafolha aferir que só Ciro e Marina são capazes de enfrentar Bolsonaro. Os golpistas nos querem convencer que no impedimento de Lula, candidato imbatível, só a traíra da Marina e o suspeito Ciro reúnem condições de bater de frente com Bolsonaro. A direita golpista agora virou boa conselheira, ou seja, só se for para ferrar a esquerda . No impedimento de Lula vamos de Haddad, assim como fomos de Dilma, quadros confiáveis e fieis a Lula.

  13. De João Batista a Nostradamus, diversas profecias dão que a separação do joio do trigo se dará na proporção de dois pra um. Lula sempre teve cativo seu um terço do eleitorado.

  14. O fato e que a direitalha tem medo de Lula.
    E tem medo de Lula porque ele é a expressão da vontade do povo, não a conveniência entre egoísta e criminosa de alguns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *