Notícia para o pessoal que não tem fé no taco da Petrobras em Libra

Deu hoje em O Globo que o Governo estuda fazer aquilo que este modesto blog já tinha lembrado aqui.

Os “cancelonistas” do leilão reivindicam: a transferência direta do campo de Libra para a Petrobras,  esquecem ou não dizem que o governo já fez com um conjunto de áreas que, talvez, contenha a mesma quantidade de petróleo que há em Libra.

As áreas de cessão onerosa que o Governo cedeu à Petrobras no processo de capitalização de 2010 –  Franco, Iara, Florim, Tupi (Nordeste e Sul), Guará Sul e Peroba – podem guardar até mais petróleo que Libra. Franco, sozinha, é capaz de produzir os cinco bilhões de barris que o Governo delegou à Petrobras extrair.

É até o limite destes cinco bilhões de barris que essa reserva se incorporou aos ativos realizáveis a médio prazo da Petrobras, a partir dos quais e empresa pode, com estabilidade financeira, tomar recursos para financiar seus investimentos.

O que, segundo o jornal, o Governo estuda fazer é, nos termos da Lei de Partilha, contratar a Petrobras, no mesmo esquema de cessão onerosa – a empresa pagará por ele em petróleo, quando este for extraído – para retirar uma quantidade maior do que aqueles cinco bilhões de barris.

Assim, a Petrobras incorporaria este excedente em seus ativos e poderia, com mais folga, contratar recursos para viabilizar esta exploração e a sua parte – majoritária, veremos – em Libra, que também passa, nao proporção que vier a ser arrematada pela brasileira, a constituir reserva provada e, com isso, patrimônio.

O Governo Dilma, presidido pela mulher que articulou, sob o comando de Lula, a retomada do petróleo que FHC queria entregar às multis, não mudou a política petrolìfera para fazer igual.

Dentro da lei, os incrédulos verão, Libra também vai ser do Brasil.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

6 respostas

  1. O petróleo cara pálida, e dos acionistas da Petrobras, portanto vai tirando o cavalinho da chuva, se você não possui. Se os benefícios vierem em formato de investimentos em educação e sociais ótimo, se não ferrou de verdade.

  2. Fernando Brito, bom texto, mas para quem não esta muito familiarizado com o tema realmente fica difícil o entendimento. Esse tema é valioso para todos e merece um artigo com explicações mais simplificadas e termos explicados.

  3. Fernando, que falta vc nos fez no período em que o Tijolaço esteve ausente. Por favor, não faça isso NUNCA MAIS!!! Muito obrigada!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *