No The Guardian, a mídia e o nazismo. O acordo entre a AP e o III Reich

apnazi

A agência de notícias americana Associated Press cooperou formalmente com o regime de Hitler nos anos 30, fornecendo a jornais americanos material diretamente produzido e selecionado pelo ministério de propaganda Nazi. A revelação foi feita por uma historiadora alemã, Harriet Scharnberg.  A reportagem é da edição de hoje do jornal inglês The Guardian e a tradução, em cima do laço, é da amiga jornalista Florencia Costa, a quem agradeço em nome dos leitores.

É uma lição sobre o que ocorre quando aqueles que controlam a mídia, por seus interesses econômico, se associam ao autoritarismo. Tivemos aqui nossas lições, mas parece que não aprendemos.

 Como a Associated Press colaborou com os nazistas

Quando o partido Nazista conquistou o poder na Alemanha em 1933 um de seus primeiros objetivos foi dar o tom aos jornais nacionais e internacionais. O The Guardian foi banido em um ano e em 1935 até grandes agências britânicas-americanas como Keystone e Wide World Photos foram forçadas a fechar seus escritórios depois de serem atacadas por empregar jornalistas judeus.
A Associated Press, que sempre se descreveu como “o corpo de fuzileiros navais do Jornalismo” (“a primeira a entrar e a última a sair”) foi a única agência de notícias ocidental que conseguiu ficar de portas abertas na Alemanha de Hitler.
Assim a AP, como é chamada a Associated Press, se beneficiou e tornou-se o principal canal de notícias e fotos do Estado totalitário.
Em um artigo na publicação acadêmica Studies in Contemporary History, a historiadora alemã Harriet Scharnberg mostra que a AP somente foi capaz de manter seu acesso firmando uma cooperação de “mão dupla” com o regime Nazista.
A agência, com sede em Nova York, cedeu controle de sua produção assinando o chamado Schriftleitergesetz (editor’s law), prometendo não publicar qualquer material “que enfraquecesse o Reich”.
Este compromisso fez com que a AP contratasse repórteres que também trabalhassem para a divisão da propaganda nazista. Um dos quatro fotógrafos empregados pela AP nos anos 30, Franz Roth, foi membro da divisão de propaganda da unidade paramilitar SS, cujas fotografias eram pessoalmente escolhidas por Hitler.
A AP removeu as fotos de Roth de seu website a partir do momento em que Scharnberg publicou o resultado de sua pesquisa.
jew1A AP também permitiu que o regime nazista usasse seus arquivos de foto para sua virulenta literatura de propaganda antissemita.
As publicações ilustradas com fotos da AP incluem brochuras de sucesso da SS como “Der Untermensch” (“O Sub-Humano”) e o manual “Os Judeus nos EUA”, que pretendiam demonstrar a decadência dos judeus americanos com a foto do prefeito de Nova York , Fiorello LaGuardia ,comendo com as mãos em um buffet (veja ao lado).
A descoberta acontece pouco antes do aniversário de 170 anos da AP, em maio, e levanta questões complicadas sobre o papel que a AP desempenhou ao permitir que a Alemanha Nazista escondesse sua verdadeira face durante os primeiros anos de Hitler no poder e também sobre a relação da agência de notícias com regimes totalitários contemporâneos.
O acordo da AP  com o regime nazista permitiu que o Ocidente entrasse em uma sociedade repressora e isso permaneceu escondido. A invisibilidade produzida por este acordo fez com que, por exemplo, o fotógrafo P. Lochner, correspondente da AP em Berlin, ganhasse o Prêmio Pulitzer em 1939. O arranjo possibilitou aos nazistas também encobrirem alguns de seus crimes.
Scharnberg, historiadora da Universidade Martinho Lutero de Halle-Wittenberg, explicou que a cooperação da AP com o regime de Hitler permitiu aos nazistas “retratar a guerra de extermínio como uma guerra convencional”.
Em junho de 1941, as tropas nazistas invadiram a cidade de Lviv, no Oeste da  Ucrânia . Depois de descobrir evidências de assassinatos em massa praticados por tropas soviéticas, forças de ocupação alemãs organizaram pogroms de “vingança” contra a população judia da cidade.
As fotos dos corpos dentro das prisões de Lviv, de Franz Roth, foram selecionadas por ordem pessoal de Hitler e distribuídas para a imprensa americana via AP.
No lugar de imprimir fotos dos pogroms de Lviv , com suas milhares de vítimas, foram fornecidas à imprensa americana apenas fotos mostrando vítimas da polícia soviética e dos criminosos de Guerra ‘violentos’ do Exército Vermelho”, disse Scharnberg ao Guardian.
“Estas fotos contribuiram para disfarçar o verdadeiro caráter da Guerra liderada pelos alemãs”, disse a historiadora. “A decisão sobre que eventos iriam se tornar visíveis e quais permaneceriam invisíveis no fornecimento de fotos da AP seguiu os interesses alemães e a narrativa de guerra da Alemanha.”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

10 respostas

  1. Nenhuma surpresa para mim. O Estado Profundo estadunidense, aquele que decide, sempre foi mais nazista que os nazistas do IIIº Reich. O EUA entraram na 2ª Guerra com muita má vontade e só depois do ataque a Pearl Harbor. E por isso também tiveram um papel secundário no combate ao exército alemão cuja derrota se deu exclusivamente por ação do Exército Vermelho.

  2. Vídeo excepcional do Paulinho da farsa humilhando uma trabalhadora, no PHA. Chega ao cúmulo de atirar dinheiro na face da mulher.
    Um pequeno exemplo do que vem por ai se o GOLPE passar.
    Um sincero “obrigado” ao eleitorado paulista por mais um CANALHA no congresso nacional.

  3. Bom dia, estamos sendo embarcados para um momento do Brasil que infelizmente vai ser resolvido na base do fuzil com divisão do país em regiões autônomas como na Crimeia. E deixaremos SP sozinho e sem comprar uma bala deles, pois o sonhos deles de independência será realizado com pobres de um lado e ricos de outro!

  4. Acordei hoje cansado como tenho acordado mas muito feliz, passado o tempo e ver os coronéis Iscariotes pularem fora damos então sequência as nossas realistas analises e constatamos que a direita apesar de tanto empenho e tanto labor juridico e midiatico é incompetente até para dar um golpe.
    Contas feitas e os canalhas não possuem votos suficientes na Câmara e LULA ainda nem começou a atuar.
    O tabuleiro está mais forte,temos nossos peões,nossa rainha e o rei.
    Estou sinceramente muito animado aqui em sum paulo mas partirei para Brasília no primeiro grandioso ato que lá irá ocorrer pois muitos outros atos virão, mesmo passada a insanidade a suprema cortesã o ministerio publico fedorento e a policia politica federal ouvirão por muitas vezes mais os nossos gritos.
    Ou pautem pela legalidade ou saem de cena da vida Nacional.Não precisamos de uma polícia politica, de tribunais de exceção ocupados por bandidos de toga e de xerifes das antigas quermesses caipira.
    O Brasil é maior que estes canalhas.

  5. Algumas agências de notícias apoiaram o Partido dos Trabalhadores Nacional Socialista Alemão? Nenhuma novidade, o PT alemão enganou muita gente por algum tempo. Com o PT brasileiros ainda ocorre o mesmo, pois jornais como a Folha e muitos outros dão uma batidinha contra, mas sempre tentam defender suas falcatruas. O principal problema é que muita gente vai estudar jornalismo porque não consegue fazer uma faculdade que exija, por exemplo, o domínio da matemática básica. E esses palermas são facilmente doutrinados pelos professores esquerdóides que pululam por ali, gerando os jornalistas que não sabem fazer contas e acham que o governo não gastar o que não tem é uma opção ideológica neoliberal. Ou que defendem que o governo se endivide, mas se dizem contra os juros.

    1. Exato. A função do jornalismo fascista que, com toda a certeza você defende, é fazer contas. Quantos pobres têm de morrer pra evitar sua presença em aeroportos? Quantas crianças ficam sem comer na escola pra que alguns possam se beneficiar dos desvios de merenda? Quanto de fascismo um país suporta sem se levantar contra os que calculam seus lucros e tentam aprisionar a renda nacional em suas contas às custas de sonegação? Quanto devo pagar a um juiz pra que ele sente sobre um processo contra mim por sonegação, permitindo que eu possa me vangloriar de uma honestidade que não tenho, nem quero ter e ainda reclamar de pedaladas do Governo pra salvar os projetos sociais? Quanto deve ganhar um jornalista pra que ele se venda aos meus interesses? Números, números… Ética é pros fracos.

      1. Obrigado por exemplificar a confusão mental a que eu me referia. Você mostrou que é incapaz de interpretar um texto, vendo ali afirmações que nunca existiram e repetindo chavões idiotas como o do pobre no aeroporto. Além disso, revelou ser incapaz de perceber que um governo incompetente e deficitário aumenta a dívida e os juros, comprometendo o futuro do governo e dos pobres que ele poderia ajudar. Eis aí os defensores do nosso PT, que pegou uma dívida de 300 bilhões e hoje nos custa quase o dobro disso só de juros anuais.

        1. Você mostrou que sua diarreia mental já chegou a um nível crítico. A perda da massa Martim marrom que você tem no lugar da massa cinzenta se tornou perigosa. Sugiro participar o quanto antes do próximo evento coxinha, pq eles cagam na sua cabeça e assim restauram o conteúdo que você jorra na seção de comentários do blog

  6. Está faltando algo nessa história.O apoio das ” DEMOCRACIAS OCIDENTAIS ” ao Nazismo,se prendiam às suas esperanças de que os alemães acabassem com o SOCIALISMO SOVIÉTICO.Eu disse,SOCIALISMO que não tem nada que ver,com COMUNISMO,pois um é REGIME e o outro é SISTEMA.Confusãozinha introduzida pelos Nazi-fascistas de todo o mundo,que existem hoje em dia,em grande quantidade,disfarçados em ” DEMOCRATAS “,para confundir os otários de sempre,e hoje em grande quantidade por todo o mundo,e assim quando os alemães começaram a APANHAR DOS SOVIÉTICOS,com grandes sacrifícios de vidas humanas,e que depois a DIREITA DO MUNDO TODO RESPONSABILIZOU STÁLIN,pelas mortes perpetradas pelos nazistas,e assim quando Hitler viu que não conseguia vencer os socialistas,repetiu-se como TRAGÉDIA,uma das afirmativas do MANIFESTO COMUNISTA que adverte a todos,que quando BURGUESES SE REÚNEM,É PARA CORNAREM-SE UNS AOS OUTROS.E como cornearam-se.Morreram milhões.E os burgueses continuam a mandar nas ” DEMOCRACIAS DE CLASSE BURGUESAS “,por todo o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *