No jantar dos fanáticos, a loucura de chutar nosso maior comprador

Em outras circunstâncias, só um louco imaginaria tal cena.

O presidente de um país viaja para outro país, que está em franca guerra comercial com um terceiro país, justo o que vem a ser o maior parceiro comercial do país do viajante.

E lá, publicamente, dedica-se a ouvir e fazer críticas ao seu maior comprador de produtos.

Pois ponha Bolsonaro, Estados Unidos e China como personagens e você terá a narrativa do que aconteceu ontem, no jantar oferecido na embaixada brasileira para o ex-estrategista de Donald Trump e o alucinado da direita, Olavo de Carvalho, ambos com o privilégio de assentar-se ao lado do presidente.

Que, faz um discurso bem aos padrões da Guerra Fria, delirando com a ideia de um “antigo comunismo não pode mais imperar“, algo que nem Donald Trump se expõe a dizer, atracado como está em conseguir posições vantajosas com a China, a Coreia do Norte e a Rússia.

As agressões gratuitas aos chineses seguiram-se nas vozes do marqueteiro Steve Bannon e, pior, do Ministro da Economia: “a China pode comprar no Brasil, mas não comprar o Brasil”, algo tão pueril que se responde com apenas duas questões. Onde os chineses estão nos comprando e porque estamos loucos para vender tudo o que há aqui, então?

Temos um governo que, em nome de seu ódio ideológico onipresente, está ameaçando toda a cadeia de comércio do país, especialmente a agrícola. Qualquer estudante secundário sabe que os Estados Unidos não querem exportar menos para os “comunistas chineses”, querem exportar mais. E, em grande parte, o mesmo que exportamos, especialmente soja e milho, cujas vendas aos chineses representam um terço de tudo o que vendemos ao exterior.

Entre Bolsonaro e Trump, adivinhem com quem os chineses usarão o poder de barganha de maior comprador destes grãos? Agora estenda isso para outros “derivados dos grãos”, a carne bovina e a de aves e veja o tamanho do estrago em potencial.

Em potencial, aliás, apenas porque os chineses movem-se devagar e prudentemente e foi assim que, em 50 anos, saíram da pobreza extrema para tornarem-se competidores dos EUA pela posição de maior potência do mundo. O Brasil, para eles, decai de alternativa comercial para subproduto da contenda com Trump.

Disse, ao início, que só um louco poderia imaginar o cenário do jantar presidencial de ontem.

Mas a loucura não está na imaginação, estava servida à mesa do fanatismo ideológico que leva o comando de um país extremamente dependente de exportações agrícolas a chutar publicamente seu maior comprador destes produtos.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

28 respostas

  1. loucos foram esses produtores que apoiaram em peso esse traste
    quero mais que morram de fome e na miséria – será pouco pra eles

    1. Concordo contigo, em gênero, número e grau. Imagine que após os chineses se inteirarem do teor desse regabofe, a quanto chegará o preço de nosso franguinho de cada dia, nossa alcatra, os derivados da soja, milho e etc. Será uma liquidação. Realmente o Bozo sabe baixar a inflação. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      1. China compra soja – vamos comer soja até cansar né?

        quem produz essas coisas que comemos diariamente são produzidos pela agricultura familiar e gente do MST – justo os que estavam na mira do agro negócio que queriam matar tbm os índios para ficar com mais terras – é disso que falamos aqui

    2. Mas para eles morrem de fome, devem deixar de vender seus produtos, tais como carnes, vegetais, leite, ovos, de modo que também morreríamos de fome, isto, sem falar de muitas pessoas que perderiam o emprego, os trabalhadores do campo, os camioneiros, os frentistas, os funcionários de refinarias de petróleo, além de trabalhadores de lojas, já que estas venderiam menos, isto também atingiria as fábricas desses produtos. Ou seja, seria uma verdadeira catástrofe, isso não ocorrerá, não apoio o mito, mas este governo tem nos industriais, tanto grandes como pequenos uma base de apoio e eles não as perderão, este discurso é só para agradar Olavo de Carvalho e sua Trup, nada vai ocorrer.

      1. muitas pessoas já perderam o emprego
        a liquidação é geral

        vc. acha que produtor de soja, de uma hora pra outra vai produzir “como carnes, vegetais, leite, ovos” – é sobre isso que estamos falando aqui viu? produtor de soja e de frango que exportavam pra china e para árabes

        são esses trastes do agro negócio que querem matar índio e gente do MST – os que produzem como carnes, vegetais, leite, ovos que todos nós comemos diariamente e que não vai para exportação

        e a industria tbm está encolhendo – parece que vc. não percebeu isso ainda.

  2. Prá que ser potência soberana? Melhor é ser o puteiro dos estadunidenses…
    Assim pensam Militares, altas cúpulas do funcionalismo e todo o nosso empresariado.
    Quando aparecerá um Fidel por aqui?

    E o moderadíssimo Lula, preso!

    1. No Brasil, será difícil aparecer um Fidel ou termos uma revolução genuinamente popular, já que o povo não consegue se organizar em um objetivo comum, a esquerda brasileira é dividida em vários grupos pequenos, há os membros do PT, menos radicais, há o grupo do PSOL, mais radical, assim como o PCO, PSTU e PCB, estes grupos não se unem por causa de divergências doutrinárias, além disso, no Brasil existe o problema, de que a maioria da população não tem conhecimento sobre o funcionamento da política, sobre a divisão dos poderes, sobre constituição e sobre as ideologias políticas, como direita e esquerda, muitos jovens sem conhecimento são doutrinados nas redes sociais por pessoas também sem conhecimento, como Olavo de Carvalho que associa tudo a sexo anal e a homossexualidade, muitos grupos religiosos usam a moral cristã para difamar líderes políticos, dizendo: “Aquele ali é comunista, defende a distribuição de cartilhas que tira a inocência das crianças na sala de aula.” Muitos evangélicos (religião que professo), são boas pessoas muito símples, que acreditam nessas coisas e votam em um candidato de direita, elas não tem noção sobre o que seja liberalismo, capitalismo, socialismo, comunismo, anarquismo, separação de poderes, para termos uma conciência política no Brasil é preciso explicar sobre política, sobre a constituição, sobre os pensadores políticos, de direita e de esquerda, para que elas tirem suas próprias conclusões, para isso ser feito, o ministro da educação não deve se importar com as ideias de Olavo de Carvalho.

      1. De fato, não há a menor chance de termos um Fidel!
        Escrevo e continuarei indo às manifestações com minha companheira, mas não quero que meus netos sejam submetidos, como fomos, a essa elite enricada e seus empregadinhos remediados. A ralé da humanidade.
        Se depender de mim, um filho não volta e o outro sairá do Brasil. Que concluam seus doutorados fora e não voltem. Quero até bancar a distância civilizadora. Em especial do RS. Estado traidor, racista e entreguista.
        Voltando…
        Não creio numa generalizada conscientização política de nossa população. Os preconceitos, o viralatismo e a visão americanóide são profundos no país.
        Mesmo iracundos com tudo isso, seguirei na luta.
        Especialmente para que Lula vá prá casa e mande a população catar coquinho. Que, aliás, será o que ela terá para comer em breve.

        Abraço

      2. De fato, não há a menor chance de termos um Fidel!
        Escrevo e continuarei indo às manifestações com minha companheira, mas não quero que meus netos sejam submetidos, como fomos, a essa elite enricada e seus empregadinhos remediados. A ralé da humanidade.
        Se depender de mim, um filho não volta e o outro sairá do Brasil. Que concluam seus doutorados fora e não voltem. Quero até bancar a distância civilizadora. Em especial do RS. Estado traidor, racista e entreguista.
        Voltando…
        Não creio numa generalizada conscientização política de nossa população. Os preconceitos, o viralatismo e a visão americanóide são profundos no país.
        Mesmo iracundos com tudo isso, seguirei na luta.
        Especialmente para que Lula vá prá casa e mande a população catar coquinho. Que, aliás, será o que ela terá para comer em breve.

        Abraço

  3. Esse sujeito chamado Bolsonaro, desenterrando o fantasma do comunismo, pensa que é o Richard Nixon????

  4. Isto ai é só o começo de uma tragédia anunciada. Enquanto os bocós brigam com a China (nosso maior comprador) o EUA passa a vender o mesmo que vendíamos e muito mais para a China. Coitado dos Bocós dos nossos produtores rurais que tem nestes produto “comodites” suas principais exportações. Batendo palas para louco dançar. Aguardemos a derrocada.

  5. Já que você falou em estudante secundário, sigamos com a aula:
    Hoje vendemos a soja para a China a 10 dinheiros a saca.
    Com a peleja dos puros democratas contra os sujos comunistas, deixaremos de vender à China.
    A soja que vendíamos a 10 dinheiros, venderemos a 3 dinheiros para os “irmãos” americanos, que revenderão a 9 dinheiros à China.
    O que ainda estão negociando é se as sacas serão entregues à China por nós, já com o selo “Made in USA” a 3 dinheiros ou para não termos nenhuma relação com os perigosos comunistas, mandamos aos EUA a 2 dinheiros.

    1. Verdade. Admiro a cultura chinesa (3 mil anos de civilização….). No agronegócio os EUA são CONCORRENTES do Brasil (vendem soja, milho, vários tipos de grãos, carne etc.. etcc.)., e os fazendeiros americanos são apoiadores de Donald Trump…O presidente americano quer que a China “compre mais” dos EUA e por isso cavou uma guerra comercial com aquele país….O governo brasileiro considera os comunistas chineses “do mal” e acha que os mesmos querem comprar o Brasil….Vai daí, o governo chinês resolve seu problema numa tacada só: faz um acordo com o Trump (comprando produtos agrícolas americanos), em contrapartida o governo americano tira as tarifas dos produtos chineses…… e o agronegócio brasileiro faz o papel de corno na história. Ah…e nem pode reclamar com a China….(e muito menos com os EUA).

  6. Na foto que ilustra a matéria chama a atenção a fisionomia tímida / assustada / submissa do viajante. Pelo jeito, no discurso não teve ímpeto para pose de arminha e fuzilamento de comunistas (chineses).

  7. TODAS, eu disse TODAS as condicionantes para um 2º golpe militar (afinal de contas o que teve início em 2013 – talvez antes – e vem se consumando desde 2016 tem as digitais da milicalha vira-latas e entreguista), desta vez no clã miliciano que as ORCRIMs midiáticas, judiciárias, as FFAA e TODO o aparelho repressor do Estado Brasileiro (cooptado/corrompido;comprado pelo alto comando internacional do golpe, que são o Deep State estadunidense, a banca e as oligarquias) ajudaram a empoderar. Os diversos crimes, tanto de responsabilidade como de lesa-pátria, cometidos pelo clã miliciano e pelos nazifascistóides que o apóiam são públicos e enchem mais 10 páginas, se apenas citados ou descritos de forma sucinta. Portanto o general cafuso que se acha “ariano” tem a faca e o queijo na mão e, se quiser, pode aplicar este golpe hoje mesmo, desautorizando o Bozo-pai de assinar qualquer acordo sabujo e servil aos EEUU. Se preferir, esse general boquirroto pode anunciar o golpe quando Bozo-pai e gangue que o acompanha estiverem desembarcando de volta ao Brasil; nesse caso, pode ser pedida a prisão de todos eles, no ato do desembarque.

    As peças no tabuleiro do golpe devem sofrer mexidas importantes nestes e nos próximos dias. A ver.

  8. O tigre é da ESSO, o elefantinho é da SHELL, o Brasil é de quem USA. E quem USA o Brasil? Sou EEUU…

  9. No décimo nono ano do século 21 e ainda há energúmenos falando em “antigo comunismo”. É dose. Essa ratatúia hibernou lá pelos anos 50 do século passado e acordou agora. Falam tanto do Maduro – por quem não morro de amores – mas o Brasil está prestes a se transformar numa Venezuela. Uma ditadura ELEITA. O golpe dentro do golpe está a caminho.

  10. E o PRESIDENTE “BISÃO”,naturalmente a mando de alguém que ainda tem cérebro no governo de lá,açula esse bando de “IDIOTAS”,comandados por um ANCIÃO FANÁTICO,a brigar com a CHINA.Ai,eles vendem tudo o que possam,para os chineses,e os POLTRÕES DAQUI,viram cães latidores.E enquanto isso,o nosso povão,CONTINUA DORMINDO EM BERÇO ESPLÊNDIDO. Dizem alguns,que dormir,aplaca a fome,quem sabe seja verdade.

  11. Não sou Boussonaro, mas acredito que ele só tem feito essas coisas, de ir em um jantar com este líder da estrema direita mundial e pronunciar discursos como o de que a China deve comprar do Brasil, não comprar o Brasil, ou em dizer chavões como o comunismo não deve liderar, apenas para agradar Olavo de Carvalho e os alunos, que ele doutrina pelas redes sociais, já que uma das bases deste governo é as redes sociais e Olavo de Carvalho, bases frágeis, cujo os internaltas não tem conhecimentos sobre políticas, nem mesmo sobre o próprio conseito de direita e esquerda.
    Paulo Guedes deve ter odiado este encontro, já que a China, é até mesmo para a direita um exemplo de país que teria abandonado o socialismo e estaria dando certo no regime capitalista.
    Uma vez, li em algum lugar, que Trump previniu os países árabes de que seu discurso contra os muçulmanos era só para ganhar as eleições, que nada mudaria.
    Tal vez, isso aplique ao governo Boussonaro, Mourão e o próprio Ernesto Araújo devem ter previnido a embaixada chinesa de que isso é apenas marquetagem para acalmar Olavo de Carvalho, Eduardo e sua turma.
    O próprio Ernesto Araújo tal vez deteste as ideias de Olavo de Carvalho, só se aproximou dele para conquistar o cargo, ele é inteligente, passou no concurso do ITAMARATI.
    Acredito que nossas preocupações com a política externa brasileira seja exagerada, Boussonaro não prejudicará o agro negócio, se o fizer por questões ideológicas ele cai no outro dia, já que a bancada do agro é uma das principais fontes de apoio que ele ten.

  12. “Não dá em nada, tudo sussa, é nos na fita Trump, eu garanto que vcs são nossos donos”, este é o clássico: viralatismo tupiniquim, ou entreguismo a brasileira, fica na preferência do cliente, é realmente e agora se confirma o rabo abanando o cão.

  13. Arrisco dizer que qdo ele e família falam em acabar com o comunismo, pensam q é destruir os petralhas, o Lula, o PT, os vermelhos. Não tem a menor ideia do q é comunismo. E é exatamente a profundidade de conhecimento, tbem, de seus eleitores. Lembram daquela q confundiu a bandeira do Japão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *