Nature expõe arbítrio brasileiro à comunidade científica no caso Hicheur. Por Florencia Costa

nature

A mais prestigiada revista científica do mundo, a Nature,  publicou ontem (dia 14 de setembro) uma reportagem a deportação para a França do físico franco-argelino Adlène Hicheur, no dia 15 de julho, e um editorial crítico ao governo brasileiro.

Com o título “Pesquisadores devem se unir aos protestos contra a detenção de cientista”, o editorial da revista britânica afirma que a “pressa e as circunstâncias da ação parecem violar a lei brasileira, os direitos humanos, e os tratados internacionais assinados pelo Brasil”. O texto ressalta a ausência de explicações do governo brasileiro sobre a ordem de deportação, assinada pelo ministro da Justiça Alexandre de Moraes: “Parece ser uma arbitrariedade relacionada à tensão pré-Olímpica e à ampla cobertura da mídia brasileira sobre sua condenação passada”.

Em 2012, um tribunal francês o condenou por suposta associação com um ramo da al-Qaeda no Norte da África com base em troca de emails dele com uma pessoa apontada como terrorista pela polícia, mas cuja identidade nunca foi comprovada. A condenação de Hicheur, lembrou o editorial, “ foi vigorosamente contestada  por muitos colegas cientistas”. “Hicheur e seus apoiadores,  incluindo colegas cientistas, reafirmam a sua inocência e dizem que o julgamento foi uma negação da justiça”, ressaltou a matéria da Nature.

A revista científica diz que o incidente da deportação “causa ainda mais perplexidade porque o ministro da Justiça do Brasil reconhece que Hicheur era um cidadão que obedeceu às leis enquanto viveu no país e a França não levantou nenhuma nova alegação contra ele”.

O texto dos editorialistas da revista científica explica que um dos princípios legais fundamentais em uma democracia é o de que uma pessoa não pode ser julgada duas vezes pelo mesmo crime. “Mas mesmo assim, é efetivamente isso que está acontecendo com Hicheur tanto no Brasil como na França”, destacou a Nature.

Outro princípio lembrado pela revista é o de que a pessoa que já cumpriu uma sentença deve ter o direito a uma nova vida, sem obstáculos. “Mesmo assim, Hicheur, que fazia com sucesso um novo começo após mudar-se para o Brasil em 2013, contribuindo produtivamente para a ciência do país, teve esta chance negada”, constatou o editorial.

O texto afirma que pode se concordar ou não com a prisão domiciliar de Hicheur na França, embora “muitos de seus colegas a tenham denunciado como brutal, injustificada e desnecessária”. Mas neste caso _ destacou o editorial _  há ao menos uma aparência de lógica jurídica sob a situação temporária excepcional na França. No entanto a revista britânica ressalta que esta aparência legal é inexistente no caso da ação de deportação do ministro Alexandre de Moraes.

Além do editorial, a revista publicou uma reportagem, assinada pelo jornalista Declan Butler, intitulada “Misteriosa deportação de físico de partículas leva a aumento de protestos”.

(Clicando aqui, você tem a tradução do texto de Butler e de outras publicações europeias sobre o caso)

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

16 respostas

  1. Mandem essa canalha e esses vigaristas filhos da puta ingleses tomarem no cú. Palhaços. Até parece que não apoiaram o filho da puta do canalha do bush na invasão do Iraque onde a primeira coisa que os marginais americanos fizeram foi pilhar o museu nacional do iraque. Até parece que essa coeja inglesa se importa com o argelino e não sabem que foram os filhos da puta dos americanos que mandaram expulsar o argelino para inventar uma pretensa ameaça terrorista na estúpida classe média de merdas brasileira. Estão tentando enfiar uma base militar nessa bosta de país para tomarem conta de vez, já que os imbecis daqui estão cagando para qualquer coisa que não seja futebol. Vão encher o saco da mãe de vocês palhaços.

    1. Vamos ver se os palhaços ingleses estão falando sério. Porque eles não aceitam o argelino em vez de ficarem fazendo campanhas. Não que ferrar com a canalha golpista daqui não me diga nada mas a hipocrisia dessa canalha é lendaria. Tem alguma armação por trás dessa picaretagem. A última coisa que a canalha inglesa sentiria pena é de um árabe e todo mundo sabevque os ingleses são a bunda na festa dos americanos depois deles tomarem um monte de viagra.

  2. Caso típico de querer ser mais realista do que o Rei. Feitores ignorantes, quando dotados de poder arbitrário, terminam metendo seus patrões em vexames.

  3. Alguém acredita que esse min. Alexandre Moraes, saiba o que é educação? Tenha noção de pesquisa científica de ponta e sua importância para o País? Vários pesquisadores e mesmo o reitor da UFRJ se mobilizaram p/ evitar a expulsão de um pesquisador de ponta como Hicheur, só porque sendo Argelino tem relações com a comunidade árabe. Tudo em vão. Ele recebe Alexandre Frota, Kim Katengui e outras fig. do seu quilate. Não adianta a revista Nature protestar, aliás, ele deve pensar que essa é uma revista de cosmético. Esse é o ministério do Temer. Moraes na educação, Serra nas relações exteriores, Eliseu quadrilha na casa civil e por aí vai.

  4. Falando em golpistas…
    A única verdade sobre o evangélico com nome de xarope amargo:
    ‘o menino maluquinho que gosta de skate &$ de power point’ é que se trata, realmente, de um ilusionista!
    Traduzindo:
    num passe de mágica, fez desaparecer o CUnha do noticiário policial!
    PQP, o palhaço mágico do Circo de Horrores ‘braZ$&ilis’!
    Viva!
    O ‘miniSTÉRIO’ da ‘CUrtura’ do golpista TEMERário/TEMERo$$$o!

  5. PATETAS GOLPISTAS, leiam esta e refutem se forem capazes:

    Lula, em seu pronunciamento, fez um contraponto entre as acusações dos procuradores contra ele e o infame caso do helicoca.
    Contra ele, Lula, conforme admitiram os procuradores, não havia provas, mas convicção — uma das maiores estupidezes jamais proferidas no âmbito da (in) justiça brasileira em todos os tempos.
    Lula lembrou que no caso do helicóptero havia provas, mas não convicção.
    O helicóptero pertencia ao senador Zezé Perrella, amigo do peito de Aécio. Eram vésperas das eleições presidenciais, e a imprensa ignorou o caso para não prejudicar Aécio, dada a fama deste de playboy de vida não exatamente regrada.
    Também a PF não fez nada para elucidar a história.
    De concreto, o helicóptero pertencia a Zezé Perrella e dentro dele havia uma carga de 450 quilos de casa de cocaína, uma quantidade digna de Pablo Escobar.
    Lula, oportunamente, fez o paralelo, sem citar Perrella.
    No Twitter, Perrella mordeu a isca. Ameaçou processar Lula e alguns internautas que entraram na conversa.Falou como se fosse o papa Francisco.
    Mas um momento: não era dele o helicóptero? A pasta de cocaína não estava ali?
    É a sociedade que deve satisfações a Perrella ou o inverso?
    Perrella mostrou viver num universo paralelo.
    Apenas para lembrar, recentemente ele inaugurou a temporada de chantagem a Temer ao dizer, numa entrevista à BBC, que era precária a vantagem do número de senadores que tinham votado pela admissibilidade do impeachment.
    Uns poucos que se bandeassem, disse ele, e Dilma retornaria. Temer começou a agir freneticamente. Arrumou, por exemplo, uma sinecura para o filho de Perrella.
    E é este varão da República que tem o desplante de simular indignação porque o helicoca voltou à cena com Lula.
    Sua indignação é tão crível quanto a de Eduardo Cunha quando fala das contas suíças.
    Um e outro são grandes exemplos de como o dinheiro comprou o pior Congresso que este pobre país poderia ter.

    1. Há também o caso do FHC, que enquanto ainda presidente, solicitou e recebeu dinheiro de empresários, inclusive de empreiteira envolvida posteriormente na Lava Jato, alguns milhões de reais, para criar seu instituto, fato esse público e notório, divulgado na ocasião pela mídia cínica e hipócrita, que não viu nada de irregular, mesmo sendo crime previsto em lei a solicitação e/ou recebimento de vantagens por servidor público. Naquele caso há provas fartas, mas não há MP para agir.

  6. stf (todos), pg, senado, câmara, todos LIXOS! Não me representa. Meu País foi destruído! Fora Malditos! Ladrões!

  7. As pessoas são avaliadas pelo seu comportamento e pelo que falam. Analisando as postagens da maioria dos coxinhas aqui, não ficam dúvidas de que são pessoas con falta de caráter. Provavelmente tem poucos amigos e são rejeitadas no meio em que vivem, por isso precisam extravazar sua ira nas plataformas digitais. E não precisa ser um Freud para perceber isso. O mais espantoso nisso tudo é que elas não se dão conta do ridículo à que se expõem.

  8. Ao assistir ao teatro armado para incriminar o Lula, não sei por que, lembrei dos filmes protagonizados pelos “Três Patetas”. O script cairia bem para o famoso filme de décadas passadas: surreal.
    Numa parte da apresentação, ouvi dizerem que o Lula não fez a mudança para o triplex , o que configuraria ocultação de patrimônio. Por favor, digam, pelo amor de Deus, que eu estou louco, que eles não disseram isso!

  9. Governo de exceção só faz m….
    Só não aparecem suas besteiras, porquê tem a blindagem da globo.

  10. Os responsáveis pela Lava Jato tentam, a todo custo, acusar Lula de ter ganho o apartamento da OAS, em uma acusação sem provas, sem base na realidade e sem nenhuma consistência, pois seria algo impossível de ocorrer, uma vez que a propriedade de imóveis só pode ser transferida se for feito o registro dessa transferência. E como crer na acusação de tentativa de ocultação de patrimônio, se a intenção de aquisição naquele empreendimento era pública e foi até paga uma cota-parte nunca ocultada, antes da desistência? Se fosse ocultar patrimônio, faria como os donos daquela mansão de Parati (que o pessoal da Lava Jato parece que não tem a menor intenção de investigar) ou seja, usaria laranjas. Jamais alguém iria querer ocultar um imóvel que já demonstrou publicamente ter intenção de comprar, isso é óbvio. Os responsáveis pela Lava Jato sabem disso tudo, têm plena consciência de que estão fazendo uma acusação sem nenhuma base legal, portanto antiética, ilegal, caluniosa e difamadora, mas o que querem é destruir a imagem do ex-presidente. Essa intenção fica explícita neste trecho do Manual da Lava Jato, ‘Considerações sobre a operação Mani Pulite’, escrito por Moro em 2004, em que ele prega que na falta de provas, deve-se punir através da opinião pública (leia-se mídia) os agente públicos considerados inimigos, levando-os ao ostracismo, ou seja, na falta de provas para se prender e condenar alguém que for considerado, à margem e à revelia da lei, culpado, deve-se buscar destruir a imagem pública dessa pessoa para que ela saia da vida pública: “A punição judicial de agentes públicos corruptos é sempre difícil, se não por outros motivos, então pela carga de prova exigida para alcançar a condenação em processo criminal. Nessa perspectiva, a opinião pública pode constituir um salutar substitutivo, tendo condições melhores de impor alguma espécie de punição a agentes públicos corruptos, condenando-os ao ostracismo”. [Mais claro que isso…]. Em seu texto, em que expõe a estratégia de atuação que viria a adotar, afirma ainda “que se encontram presentes várias condições institucionais necessárias para a realização de ação semelhante no Brasi” e que a Mani Pulite “redesenhou o quadro político na Itália, levou ao colapso partidos que dominavam a vida política e ainda condenou o ex-primeiro ministro Craxi”, fazendo “largo uso da imprensa” e vazando à imprensa aliada informações confidenciais das delações premiadas.

  11. Em um ano Brasil registra perda de 1,5 milhão de empregos, considerando uma família de 5 pessoas temos em média 5,3 milhões de pessoas sem rendimento, sem contribuição social sem favorecer a economia. Mais pobreza menos dinheiro, esse é o quadro do Golpe provocado pelos fascistas do quanto pior melhor; que criaram no Brasil. E a situação tende a piorar. Com o Lula e Dilma tudo era o inverso, por isso o ódio .

  12. A elite desse país, é a mais egoísta, perversa, que existe. E o pior é que, eles estão brincando com a paciência, do povo veremos onde vai dar, isso tudo. Fora GOLPISTA Temer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *