Não querem ser genocidas? Olhem o que fazem, generais…

Os generais governistas estão incomodados com o que disse Gilmar Mendes ao falar que o Exército Brasileiro está sofrendo um desgaste de imagem com a ocupação do Ministério da Saúde durante a pandemia e que, por isso, serão associados ao genocídio, deveriam passar em revista ao que se fez desde que assumiram o comando (?) da política sanitária do país.

Qual foi a primeira providência do general Eduardo Pazuello ao assumir o Ministério da Saúde? Baixar um protocolo de uso da cloriquina que só tinha como aval “científico” a opinião de Jair Bolsonaro e de Donald Trump.

Logo a seguir, tentou-se o “apagão” de dados estatísticos, uma manobra tola e fracassada, que não resistiu três dias e se desmanchou como a tolice que era.

O que mais fez o general?

Formulou alguma política de ‘lockdown’? Formulou uma politica de reabertura das atividades sociais? Estabeleceu uma política de testes que permitisse um critério claro e transparente de avaliação da evolução da doença que desse Norte ao seu combate? O que mais além de algum trabalho de distribuição de equipamentos de proteção individual e de respiradores? Fosse assim, seria melhor termos uma transportadora e não um ministério.

Recomenda-se, então, aos militares que se queixam das opiniões de Gilmar Mendes, que revisem seus próprios atos, que não têm sido tratados como algo que o próprio comandante do Exército, general Edson Pujol, disse ser “a missão de nossa geração”.

Se é mesmo isso, general, os senhores a estão perdendo – e feio – a batalha. E sem a decência de saber recuar, reagrupar e fazer a coisa certa.

Ainda bem que o nosso inimigo , nesta guerra, é um vírus que, embora letal, não raciocina. Porque com generais assim, nem é guerra: é genocídio.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

21 respostas

  1. Se deram mutissimo mal.
    Deviam saber que militares na política é desastre para o país e para eles mesmos.
    Voltem aos quarteis senhores. De lá nunca deveria ter saído.
    Vocês ficam devendo ao país uma dívida impagável.

  2. Não se associaram ao genocídio, são causa dele.
    Aqui no Brasil se costuma acusar as pessoas não pelos crimes que comerem, mas pelo acerto que realizam. Esse é também o caso da representação contra o GM.

  3. Pelo que vimos nos últimos 6 anos, a missão da geração do general deve ser: dar golpe, impedir o progresso do pais, evitar a distribuição de renda, entregar o patrimônio e as riquezas do país, converter-nos numa colonia extrativista a serviço dos EUA e perpetuar o Brasil como uma republiquetas de bananas.

      1. Centuriões? Império? O Império sabe o que são e sabe como tratá-los. São generalecos trogloditas, caricaturas vivas em suas pretensões militares de fancaria, não passam de conspiradores de golpes de estado, de quarteladas, joguetes das oligarquias predatórias e reacionárias, antinacional, antipopular, antidemocrática, nunca foram mais que polícias militares, forças locais de repressão, polícia política, “lar e moradia” de torturadores e assassinos com licença estatal, milícia com educação “superior” que NUNCA SERVIRAM apenas SE SERVIRAM SEMPRE das instituições como outras corporações, só apenas na forma burocráticas, quisto de privilegios no Brasil. E todos os militares, de todas as patentes, de todas as forças, são por ativas e por passivas coniventes com esses seus vergonhosos superiores.

    1. É lamentável que as forças armadas, cujo principal objetivo de existir é defender a pátria, se omita ou mesmo seja cúmplice, do desmonte que esse governo fascista promove das nossas riquezas. Um país com mais de 200 milhões de habitantes, não vai conseguir criar emprego e renda, para prover essa população de qualidade de vida, saúde, educação e segurança pública, se desfazendo do seu patrimônio. O País que chegou a ser a 6ª economia do mundo pode se transformar num Congo ou Níger, dois dos mais pobres países do mundo.

  4. Penso que a sociedade civil deveria discutir com rigor a validade de sustentar Forças Armadas. Comandadas por militares entreguistas, incapazes de defender militarmente o Brasil. Servem pra quê ? Quer uma prova de que não servem pra nada ? É só verificar que existem cerca de 3.000 (três mil) militares ocupando postos civis no governo federal. O Ministério da Saúde é a ocupação mais visível. São comprovadamente 3.000 oficiais que deixaram seus postos no Exército e ninguém sentiu falta.

  5. Militar é um ser arrogante, se acham superiores a tudo. Jamais aceitarão este tipo de acusação. Sonho com o dia que teremos um governo realmente forte que faça uma reforma nas forças armadas. Não precisamos de toda esta gente, que sai caríssimo à nação e não são necessários. Tem uma cidade no Rio Grande do Sul que possui 12 quartéis do exército. Pra que isto? Nós não vamos entrar em guerra com nenhum país do cone sul. Precisa haver uma reforma, criar grupos de militares profissionais e especializados, como muitos recursos tecnológicos e que seja rapidamente acionado em caso de necessidade. Quantidade não é vantagem nenhuma. Dois jatos americanos acabam sozinhos com todo nosso poderio do exército. A Aeronáutica está voando com aviões da década de 70 do século passado. O navio mais poderoso da Marinha, o porta aviões São Paulo, não consegue nem sair da baia da Guanabara. Se fizer ele dar um passeio de uma semana pela costa brasileira ele consome metade do orçamento da marinha para um ano inteiro. Nossa forças armadas são uma vergonha por isto se metem com política.

  6. Acredite quem quiser, mas eles ainda viviam em uma realidade paralela onde tudo está indo mais ou menos bem e o desempenho do governo é perfeitamente razoável. Gilmar os tirou dessa realidade paralela, em parte sustentada por fontes de fakenews que estão a secar, e os jogou na realidade brutal em que vivemos. Não gostaram, mas há mais como retornarem a seu mundo de fantasia que foi desfeito.

  7. Talvez sob comando do secretário de defesa, mas dos americanos, dito por ele mesmo, mas pago pelos brasileiros. Tão reclamando do quê?

  8. Não só genocida como ECOCIDA

    …rogo pra que a COMUNIDADE INTERNACIONAL cobre dessas BESTAS feras entronadas e GOLPISTAS, por todo o estrago e desrespeito cometido contra a vida..
    Sejamos sinceros (e às favas o politicamente correto) mas se o BRASIL e seu povo não sabem tomar conta daquela “merda”, da Amazônia e comunidades indígenas (módulos irônico e coloquial acionados), convenhamos, não há pq pleitearmos e mantermos a soberania daquela região riquíssima que, DEVE SIM ser preservada pro futuro, qdo o aumento da consciência humana e da tecnologia puderem nos assegurar “uma exploração” racional e minimamente danosa/invasiva daquele imenso berço e lar da VIDA do planeta.
    curiosidade, as Forças Armadas do país (soldadinhos de chumbo) consomem cerca e 1% do PIB do Brasil (80% com pessoal e 50% destes com aposentados) ..querem aumentar sua participação pra 2% do PIB ..já imaginou o estrago ?

    1. A COMUNIDADE INTERNACIONAL está preparando um piso ensaboado para este governo. Um movimento internacional contando hoje com mais de 100 empresas, os maiores conglomerados econômicos do planeta, marcas que fazem parte do nosso dia a dia, decidiram afastar de suas “contas” os divulgadores de ódio e fake news no mundo todo e assumiram a ideologia protecionista do meio ambiente. Países como Brasil e EUA já sofrem e sofrerão ainda mais boicotes no seu comércio e tratados internacionais que poderão desmontar esses governos. O Brasil não tem futuro. As nossas elites solaparam o seu futuro e a sua dignidade associando-se ao que existe de pior no mundo. Como sempre disse, não se pode esperar nenhuma reação dos brasileiros. Se houver um movimento no sentido contrário só poderá vir de fora.

  9. Sei que o tempo passa e as coisas mudam. Quando estava cursando o ginasial, há 60 anos, aprendi que dizer que uma pessoa estava “associada” a alguma coisa, isso era uma situação definitiva, confirmada. Quando alguém estava se “associando”, o processo ainda não estava completo, estava em andamento e poderia não se confirmar. Daí, pode-se concluir que Gilmar Mendes não estava acusando ou ofendendo, ainda, a honra dos honrados integrantes das forças armadas, por suposto! Por tanto, vamos deixar de enxergar chifre em cabeça de cavalo e adotar imediatas medidas eficazes de combate ao coronavírus! 73.000 vidas que já se foram representam sim um genocídio.

  10. O Gilmar está errando ao não incluir como crime de genocídio, a deliberada contaminação dos Povos Indígenas – com o coronavírus, pela boiada (garimpeiros) do Salles. Com a aniquilação dos Povos Indígenas, está rompida uma das principais barreiras contra o avanço da moto serra.

  11. Tem uma máxima da Gestão de Lideranças que diz que “podem estar reunidos os maiores gênios do mundo, mas na hora do cafezinho, quem lidera é a copeira”. Simples assim.

  12. O Tijolaço está inovando em métodos de censura: Deixa o comentário “PENDENTE” por tempo indeterminado, e só publica – quando publica – quando o assunto já caiu no esquecimento. Obrigado Fernando! Mas vou continuar prestigiando o blog que acompanho desde que ele foi criado por Brizola Neto.

    1. Como sou uma pessoa só a fazer tudo, isso pode acontecer, pelo que peço desculpas. Espero que sinta o mesmo em relação à acusação de censura. Mas não houve demora excessiva neste caso, pois está sendo liberado em 17 minutos depois de postado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *