Não há ilusão, há cumplicidade

De uma coisa não se pode acusar Jair Bolsonaro, de esconder a sua natureza monstruosa.

Há 30 anos ele a expõe.

Não há enganados, há cúmplices e há tolos.

Os generais sabem que ele queria explodir bombas em quartéis.

Os que pensam respeitar a dignidade humana sabem que ele faz a apologia da tortura e da morte.

Os nacionalistas o viram bater continência para uma bandeira norte-americana, na festa de quem deixou seu país atrás de dinheiro.

Os negros sabem que ele reserva à pele escura o papel de cavalo, para carregá-lo nas costas.

A imprensa “livre”, ao dizer que “são extremistas iguais” os que nunca a censuraram e os que perseguiram, prenderam, torturaram,exilaram e mataram jornalistas oculta a diferença inconciliável entre ditadores e críticos.

Mesmo agora, quando ainda precisam disfarçar seus métodos e intenções, os espancamentos, as ameaças,as agressões se multiplicam.

Dizer que nada tem com isso quem, há poucos dias, dizia – fantasiando uma metralhadora como uma criança, quando tem idade para ser avô – que “vamos metralhar os petistas”? Não é uma força de expressão brutal, é a expressão da força bruta.

Não se pode mentir às pessoas: ou o país se levanta e diz não a isso ou teremos todos de nos ajoelhar, rastejar e implorar misericórdia pelos nossos irmãos e por nós mesmos.

Todos, inclusive os ricos, os grupos econômicos do capital e do agronegócio que, não satisfeitos com tudo o ganharam e ganham acham que isso os levará a um mais doce degrau do paraíso, como acharam quando levaram Michel Temer ao poder.

Agora, porém é pior,pois em lugar da lama, que se pode lavar, haverá sangue, que é mancha que não sai.

Não tenho nenhum prazer em escrever isso, mas vocês não estão simplesmente escolhendo um governo, que pode ser bom ou ruim, mas que tem limites, nos atos que pode praticar e no tempo que pode durar.

Estão libertando um monstro, jogando na rua os instintos primitivos que só conhece a destruição do outro e a própria fome como razões.

As suas milícias estarão vigiando a todos.

Adolescentes siderados vigiarão os professores que serão “comunistas” quando a nota for baixa; vizinhos vigiarão vizinhos, que serão “drogados” ou “viados” quando os desagradarem,  parentes vigiarão parentes e bandos de animais percorrerão as noites à procura de mulheres, de negros, de gays em que possam despejar sua brutalidade.

É a vida que você quer, é o mundo que dará aos seus filhos?

Civilizar leva décadas, mas para tornar-se selvagem bastam alguns meses na selva.

É nela que estamos entrando e os lobos já uivam nas ruas.

A escolha é crua e dura.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

26 respostas

  1. É isso aí, está na hora de “chutar o pau da barraca”. Espero que Haddad o faça em seus programas. O povo brasileiro está cagando e andando para programa de governo. Tanto que está elegendo quem declara abertamente que é contra o décimo terceiro. A disputa é no campo emocional, mexendo com os conteúdos psicológicos arraigados na mente de nosso povo, atrasado em termos de civilização.

  2. O verme ofereceu durante sua porca vida todas as armas que poderão ser usadas contra ele e o medo que sua figura asquerosa emana deve ser mostrado pela campanha de Haddad,o terror que ele impõe deve ser divulgado insistentemente e terá dois efeitos mostrar que é um psicopata e um mentiroso.Uns depoimentos de sobreviventes a tortura precisam ser expostos no horário nobre.As pessoas precisam ter ânsias de vômito no jantar.

    1. Boa sugestão essa de depoimento de vítimas da tortura. Na hora do impeachment elogio ao Ustra. Vamos vocalizar então as atrocidades da tortura no horário do Haddad e Bolsonaro, no seu horário, faz a defesa do torturador. Haddad acusa, Bolsonado defende e o povo decide.

    1. Emocionante a capacidade de Arnaldo Antunes mostrar com poesia o horror que se aproxima.
      Quando esta sensibilidade do artista aflora assim de forma ao mesmo tempo crua e bela, é também sinal de que os tempos são sombrios e horrorosos, é o termômetro da resistência à barbárie. São estes tempos que forçam aqueles que tem compromisso com os valores mais altos da humanidade a buscar o melhor de si para resistir.

  3. É isso aí, está na hora de “chutar o pau da barraca”. Espero que Haddad o faça em seus programas. O povo brasileiro está cagando e andando para programa de governo. Tanto que está elegendo quem declara abertamente que é contra o décimo terceiro. A disputa é no campo emocional, mexendo com os conteúdos psicológicos arraigados na mente de nosso povo, tão atrasado em termos de civilização.

  4. “A ESPERANÇA DE UM MUNDO MELHOR A IMAGEM PELA QUAL VALE ARRISCAR A VIDA SE SACRIFICAR ATÉ A MORTE”.(CHE)

  5. Desta eleição todos deveríamos fazer uma análise do resultado. Pergunte ao seus vizinhos o que acharam do resultado das urnas? Você ficará surpreso pelas respostas dos mesmos. Não será o pessimismo e sim a descrença das pessoas em nosso sistema, tanto legislativo, judiciário e executivo. Sabemos que as coisas não podem continuar do jeito que vai indo.

  6. Muito boa o Alerta, é difícil acreditar que chegamos a esse estágio, assando de um país que poderia dar exemplo de civilidade moldado na junção de várias raças, passamos para a figura de monstros da idade média!

    Vamos a luta meu povo, ainda resta esperance!

  7. SE FICARMOS DEMONSTRANDO MEDO MESMO QUE VIA EMOJIS CHORÕES ESSA MERDA VAI CONTAMINAR A TODOS;CAGÕES SÃO ELES.O MEDO É UM INSTINTO ÚTIL A PRESERVAÇÃO E ISSO DEMONSTRA A NECESSIDADE DE REAÇÃO MAS PARECE QUE NA ESQUERDA ELE ULTRAPASSA SEU LIMITE E PARALISA QUEM ATÉ ENTÃO SE DIZIA VALENTE.

    1. perdoe quem não reconheceu só no discurso ruim o que estava em jogo e primeiro chorou – mais tristeza que medo – e agora pega o tacape no armário. você sabe que nossos tiros serão “extremistas” e os deles serão “não foi nada”. lembrei do dia que ensinei a filha que se defender não era bater, foi uma lição pra nós duas.

    2. Disse tudo! Parece que o PT não quer ganhar essa batalha, tem que mostrar exaustivamente toda essa onda de violência praticada em nome do Nazista, denunciar todos os atentados, todas as atrocidades cometidas pelos seguidores do Sociopata em rede nacional! Assisti à propaganda do Haddad agora de manhã e não vi nada disso. Espero que acordem, enquanto há tempo!

  8. Não venceremos essa eleição na rede, com os dedos no teclado. É preciso ser vendedor de tuppeware, de yakult, de assinatura do Círculo do Livro, missionários mórmon, da Assembleia de Deus, Seicho-No-Ie, tem que gastar sola de sapato. Ter cara, coragem, cabeça, humildade para bater de porta em porta. Muitas nem vão ser abertas, outras tantas vão nos amaldiçoar, mas não há outra maneira de VENCER ESSAS ELEIÇÕES TÃO DECISIVAS.

    A razão e a solução está no simples. O desafio está no trabalho silencioso e de formiguinha de conquistar votos na maioria social, na nossa verdadeira classe média. Necessitamos manter os 45,3 milhões de votos e conquistar outros 16,2 milhões. A única forma é conquistar alguns poucos votos entre os quase 50 milhões de eleitores de Bolsonaro ou os 10,1 milhões de votos de eleitores de Marina, Alckmin, Meirelles ou Amoedo. Foram pouco mais de 10 milhões de votos nulos e brancos e 30 milhões de eleitores que se abstiveram. Cidadãos e cidadãs, às ruas, bater de porta em porta e pedir o voto de quem quer um país livre, justo e democrático.

    1. acredite
      conheço vários grupos fazendo isso
      e outras pessoas podem e devem aderir a esse movimento
      o Brasil precisa de todos nós

  9. Ciro é um grande traidor. Depois não reclame se os votos minguarem iguais os da Marina. O povo tem memória. Isso está pegando mal até entre os ciristas.
    Por isso sempre disse que o Ciro Gomes não era confiável. Alguém que elogia o Tasso Jeireissati não é digno de confiança.

  10. Alguns anencéfalos acham que isso é “exagero de petista”. Não enxergam o perigo de eleger esse energúmeno. Acham que têm extremistas dos dois lados. Acham que o congresso (o mais conservador desde a redemocratização, eleito no último domingo) lhe imporá limites. Desculpa os palavriados, mas chega a dar nos nervos que pessoas “esclarecidas” pensem que tudo isso é mais provável acontecer com o PT no poder do que com esse coiso como presidente.

  11. Brasileiros gostam de candidatos folclóricos tipo Tiririca, só que nenhum deles nunca fez uma leizinha que beneficiasse o povo. Ficam anos ou décadas no congresso votando contra o povo e não fazem nada a não ser para eles e a família deles.

  12. Hoje ouvi no rádio da propaganda deles. Algo meio soturno, um certo mal estar, ainda não consigo definir direito. Começa falando de Foro de S. Paulo, coisa que pouquíssimos brasileiros sabem o que é. A velha conversa de comunistas. Nenhuma proposta ou algo minimamente parecido. Não sei se é por eu estar do lado de cá, mas confesso que não me senti bem. Fosse de um produto, certamente eu não o compraria

  13. Fenomenal Brito. Resumiu tudo! Só não enxerga quem não quer. Não suporto mais esses hipócritas que se dizem cristãos. Querem sujar as mãos de sangue e limpar com perfume francês. Sqn!

  14. Parece-me que Ciro Gomes ao sair de férias pela Europa, deseja que o circo pegue fogo, para assim poder voltar como o salvador. Apenas uma impressão.

  15. Acho que o Brasil tá precisando mesmo de um governo do coiso. Pra essa gente satisfazer sua insanidade e ver o que é um governo de ultradireita. O brasileiro a tempos já flertava com isso, e agora apareceu um avatar pra depositarem seu ódio e loucura. É o que o Brasil merece infelizmente. Não existe justificativa pela falta de apreço pela civilidade. Se fossem realmente por causa de política, o campo estava bem representado pela direita. Mas querem é ver sangue, querem violência. Essa gente não perde por esperar. Tenho lido que os imbecis que tem votado no coiso com armas, e que fazem atos estúpidos, depois que são pegos e punidos, “se arrependem” e pedem “desculpas”. Acho que o que essa gente quer mesmo é impunidade pra sua violência. Não podemos deixá-los impunes. Cada ato dos fascistas deve ser respondido.

  16. Me desculpem a franqueza !!!
    Mas a Esquerda brasileira é muito bunda mole !!!
    E na hora da pressão bota a culpa no povo pobre e ignorante !!!!
    Esse nosso povo é tão ignorante, mais tão ignorante, que se, a Rede gRoubo de MANIPULAÇÃO fizesse uma campanha negativa contra Jesus, esse povo alienado, o colocaria na Cruz novamente !!!
    O momento é de crise, e crise gravíssima !!!
    Nessas horas é preciso usar a lógica e abandonar às emoções !!!
    Agora é hora de pensar, refletir !!!
    Somos mais de 200 milhões de pessoas, o povo só tem um sentimento em comum, A REVOLTA !!! Se o BolsoMERDA vencer às eleições, e parece levando e conta a manipulação de resultados do 1° turno, É claro que vai DAR o BOLSOLIXO !!!
    Se o PT ganhar, ele não governa !!!!
    Vocês não entenderam o GOLPE ?
    A Esquerda brasileira tem que mudar de atitude !!!
    Tem que fazer como os evangélicos, ir às periferias, tem que conscientizar o POVÃO !!!
    O plano golpista, é dividir o país para conquistar !!!
    Mas eu acredito no meu povo !!!!
    Quando o povo ver e perceber o que é o GOLPE… NÃO vai adiantar botar as Forças Armadas pra segurar o CAOS !!!
    Pois é o que vai virar o Brasil, o CAOS !!!
    O contexto atual é inteiramente distinto de 1964 !!!
    A economia mundial está em colapso, e o plano econômico dos golpistas é puro CAOS! !!
    O povo vem de uma situação económica Nacional positiva, há dois anos atrás. O povo queria votar no LULA !!!
    Os golpistas estão convictos que vão segurar o povo das periferias através do medo !!!
    Isso funcionou no passado, às circunstâncias eram outras !!!
    Agora não serão os universitários que vão se rebelar !!!!
    Às periferias não aguentam mais pressão !!!
    As forças armadas brasileiras usou o RJ como laboratório, E olha o que deu !!!!
    Hoje as variantes são múltiplas !!!!
    E acreditem, as Forças GOLPISTAS vão fazer de TUDO, DE TUDO MESMOm pra segurar às periferias.
    Esse nosso povo nunca se revoltou !!! Mas não se engane !!!!

  17. Sei, pela família, que a maioria que hoje vota no Helenão é a mesma daquela massa de camisas verde e amarelas nas campanhas do golpe. O resultado da eleição, com tucanos magrinhos e “despenados”, também mostra isso. Dito isso, não se pode esperar coerência dessa parcela. Tem um que me liga, comemorando, como se fosse um palmeiras x corintians… “Sabe de nada, inocente”.. espero estar completamente enganado, e que eventualmente façam um bom governo, mas todos os sinais mostram o contrário.

  18. O Fernando Brito analisa com muita argúcia, o quanto o povo é cúmplice dessa intragável anomalia.
    O que eu até agora não consegui entender, é como um sujeitinho metido a besta e desumano, um ser purulento, agressivo, que denota alto grau de desconhecimento do que é uma democracia e destila ódio pelas ventas como esse insignificante ex-capitãozinho de nossas “gloriosas FFAA”, pode ter chegado tão longe nessa disputa para o cargo mais importante de nossa república.!
    Não há dúvida de que existe algo de podre no entendimento desses nossos pobres patrícios que gostam de bater panelas e torcer pelos corruptos que os vivem imbecilizando e explorando há décadas!
    O nosso grande mal são as redes globos, os sílvios santos, os faustões, os ratinhos, os bispos edir macedos, etc… etc… etc… que, além de explorar, imbecilizam esses pobres patrícios, fazendo de jogadores de futebol heróis desta pátria amada salve, salve Brasil!!!
    Concluindo meu ponto de vista: Esse satânico candidato à nossa presidência não bate bem; ele, por sua postura e suas declarações. é, indiscutivelmente, um alienado mental!!!

  19. Reproduzo abaixo texto de comentário da leitora Rosane Garcia, postado no site de Os Divergentes (https://osdivergentes.com.br/helena-chagas/pib-descobre-contradicao-basica-do-governo-bolsonaro/). Lá, ela informa que o texto é de autoria de Isabella Poppe e aponta tê-lo obtido através de Beth Jacob. Não as conheço, mas achei bacana como isso está passando de mão em mão, de blog em blog e, então, dou a minha contribuição.
    Além do mais, é interessante

    “Parafraseando Bertolt Brecht

    Primeiro declarou que preferia filho morto, a ter um filho gay
    Mas eu não me importei com isso
    Eu não era homossexual
    Em seguida disse que negros não servem nem pra procriar
    Mas eu não me importei com isso
    Eu também não era negro
    Aí falou que a filha nasceu mulher por causa de uma fraquejada
    Mas eu não me importei com isso
    Todo mundo fala umas besteiras
    Então declarou publicamente apoio a um torturador
    Mas eu não me importei com isso
    Eu nunca fui torturado
    Em seguida bradou que a ditadura matou foi pouco
    “Deveria ter sido uns 30 mil”
    Mas também não me importei com isso
    Seus apoiadores debocharam de uma vereadora assassinada
    Mas eu não me importei com isso
    Eu não a conhecia
    Seu parceiro afirmou acabar com 13º e férias
    Mas eu não acreditei nisso
    Pois ele nunca seria capaz
    Por fim, me prometeu armas,
    No lugar de me dar emprego
    Pois assim eu estaria protegido
    Agora eles estão gritando
    Que vão matar “viado”
    Agora eles estão matando
    Negro a facadas
    Agora eles estão protestando
    Dando tiros para o alto
    Eu continuo não me importando
    Então eles cortaram meus direitos
    E me impediram de reclamar
    Aumentaram meus impostos
    E me ameaçaram se reclamar
    Levaram parentes e amigos
    E eu serei o próximo a quem irão levar
    Mas já é tarde
    Como eu não me importei com ninguém
    Ninguém se importa comigo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *